Claudino Leite

03/11/2020 00h10
 
PARE E REFLITA...
 "Só em lugares podem repousar / Nossas lembranças mais valorizadas"... Por isso por onde passamos devemos cativar pessoas pelo que somos e pelo que elas são e não pelo que temos ou pelo que elas têm. Nos lugares da lembrança, (hoje também lugares virtuais) estão as pessoas que amamos, que cativamos e nos cativaram, as que desejamos rever e encontrar...”. (Prof. Roberto Lima de Souza,  escritor e vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN).
 
REFORMA PROTESTANTE
Sábado, dia 31 de outubro último foi comemorado por evangélicos de todo o mundo o dia da Reforma Protestante. Em 1517, um dia antes da festa católica de “Todos os Santos”, o monge agostiniano Martinho Lutero pregou publicamente suas 95 teses, na porta da Catedral de Wittenberg (Alemanha). Seu apelo era por uma mudança nas práticas da Igreja Católica, por isso o nome “Reforma”. A iniciativa teve consequências por toda a Europa, dividiu reinos, gerou protestos e mortes. E mudou para sempre a Igreja. Para alguns, Lutero destruiu a unidade do que era considerada “a” igreja, era um monge renegado que desejava apenas destruir os funda mentos da vida monástica. Para outros, é um grande herói, que restaurou a pregação do evangelho puro de Jesus e da Bíblia, o reformador de uma igreja corrupta. O fato é que ele mudou o curso da história ao desafiar o poder do papado e do império, e possibilitou que o povo tivesse acesso à Bíblia em sua própria língua. A principal doutrina de Lutero era contra o pagamento de penitê ncias e indulgências aos lideres religiosos. Ele enfatizava que a salvação é pela graça, não por obras.
 
JESUS, A SOLUÇÃO!
Sofrimento? Desemprego? Medo do futuro? Sentimentos de culpa? Problemas no casamento? Pensamentos de suicídio? Depressão? Doenças? Paixão? Se você, meu caro leitor, realmente está precisando de ajuda, por favor, não esqueça que há alguém que tem todo o poder para enfrentar qualquer situação: Jesus Cristo, o filho de Deus. Somente Ele pode iluminar a sua situação e romper todas as correntes que lhe amarram e prendem. Toda criatura pode experimentar pessoalmente essa salvação por meio dele. Talvez, você esteja passando por uma situação semelhante quando os discípulos passaram quando estavam so bre o Mar: “E sobreveio uma tempestade de vento no lago, correndo eles o perigo de afundar”.  O que fizeram? Gritaram para Jesus: “Mestre estamos perecendo”!  E sua pergunta é: “O que devo fazer na minha situação?” Seja qual for a sua necessidade, clame a Jesus e experimentará salvação, por em Romanos 10:13 – diz: “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo”.
 
DESOBEDIÊNCIA AO DECRETO
Agentes da Guarda Municipal do município Macaé, no Rio de Janeiro, interditaram na terça-feira , 27 de outubro, a Igreja Internacional Geração Profética, na Rua Alcides Mourão, no bairro Aroeira, por desobedecer ao decreto municipal, proíbondo reuniões com mais de 10% dos fiéis. A ação ocorreu após um flagrante de aglomeração em um culto religioso realizado. A medida, segundo órgão, é uma prevenção à proliferação do novo coronavírus na cidade. A interdição foi cumprida quatro dias depois do flagrante. Na ocasião, um líder religioso, junto com os membros, impediu a entrada da fiscalização da Vigilância Sanitária no templo. Houve tumulto e fiéis tentaram impedir a filmagem dos fiscais. Em seguida, os membros do templo foram para fora da igreja e comemoram o impedimento da entrada dos agentes com ‘grito de guerra.Em um vídeo postado pelo pastor-presidente da igreja, ele afirma que os fiscais da Vigilância Sanitária chegaram “de forma truculenta “. Ainda no vídeo, o líder religioso faz denúncia grave, ao afirmar que os agentes possivelmente teriam ingerido bebida alcoólica, e que teria impedido a entrada das autoridades por este motivo.
 
ADHONEP
Se você é um empresário em dificuldades, tome nota. Há, no Brasil, um grupo de homens de negócios que tem uma receita bastante heterodoxa a fim de encontrar o caminho da prosperidade: aceitar a Palavra de Deus. Os menos religiosos vão achar estranha essa mescla pragmática de fé e capitalismo. O grupo é grande, unido e rico. Ele se reúne sob a bandeira da Associação dos Homens de Negócio do Evangelho Pleno (ADHONEP). É mais uma forma encontrada da pregação do Evangelho. Segundo o presidente da entidade. Osmany Soares de Oliveira, em Natal, a ADHONEP se reúne às quintas-feiras, em auditórios confortáveis de hotéis luxuosos da cidade, por&eac ute;m em virtude da Covid-19 do coronavírus as reuniões presenciais estão suspensas momentaneamente, devendo voltar mo próximo ano
 
A VIDA É ASSIM...
“Na terra somos forasteiros” diz a letra a bela canção do hinário presbiteriano. A vida é uma passagem, mas a AMIZADE é um Fio de Ouro, que só se quebra com a morte. Você sabe? A infância passa, a juventude passa, a velhice a substitui, a morte a recolhe. A mais bela flor dos que ornamenta os jardins perde sua beleza. Porém, uma AMIZADE fiel, dura para a eternidade, viver sem amigos é morrer sem deixar lembranças a aprender. Gente bonita de coração tem tanta beleza por dentro que chega a transbordar por fora e passa a ter luz própria.  Gente rica de tudo isso vive bem, é feliz e trilha seu caminho com fé bonita.
 
SERVIDOR PÚBLICO
O Dia 28 de outubro foi o Dia de Servidor Público.  Desiludidos, sem ter muito o comemorar, sem reajuste de salários, tendo à vista uma nefasta Reforma Administrativa, para usurpar os diretos adquiridos pela Constituição Federal promulgada  em 1988. Dessa maneira, foi assim que a classe atravessou o seu dia, mas nesse valioso canto de página parabenizo a todos os servidores públicos por seu compromisso, competência e profissionalismo que contribui para o dia-a-dia, desta combalida Nação Brasileira.
 
ADMIRAÇÃO
Admiro gente rica! Rica de gentileza, de afeto, de sentimentos, de reciprocidade, de carinho, de determinação e humildade. Gosto de gente que sorri com os olhos, que abraça com as palavras e nos acolhe com os sentimentos. Gente rica de boas sementes se esbalda com os melhores frutos, tem sempre algo bom a ensinar e a aprender. Gente bonita de coração tem tanta beleza por dentro que chega a transbordar por fora e passa a ter luz própria.Gente rica de tudo isso vive bem, é feliz e trilha seu caminho com fé bonita.
 
MALHA FERROVIÁRIA
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, se reuniu com o superintendente regional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Leonardo Diniz, para encaminhar iniciativas para a ampliação da malha ferroviária da Grande Natal e assinou um termo de cooperação para estender o sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT) em direção a Parnamirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta e São Gonçalo do Amarante (aeroporto). “Estamos aderindo a esse acordo entre governo federal (através da CBTU, Ministério do Desenvolvimento Regional), e prefeituras da Grande Natal e, depois, pretendemos aumentar para fazer o VLT melhor atender a Natal. Quando tornamos esse serviço de transporte mais amplo, propiciamos o barateamento da mobilidade intermunicipal. Assim, conseguimos beneficiar diretamente toda a população que vai e vem de Natal, diariamente”, enfatizou o chefe do executivo municipal, Álvaro Dias.
 
VACINA DE OXFORD
Contra a Covid-19 que estar sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford e a fabricante AstraZeneca produz resposta imunológica em idosos e jovens e as reações adversas foram menores entre as pessoas mais velhas, disse a AstraZeneca nesta segunda-feira (26). Horas antes, o jornal Financial Times antecipou que a vacina ativa anticorpos protetores e células T em grupos de idade mais avançada, citando dois pesquisadores envolvidos no processo.Testes de sangue de imunogenicidade realizados em um subconjunto de participantes mais velhos complementam dados divulgados pelos pesquisadores em j ulho, que já mostravam que a vacina gerou “respostas imunes robustas” em um grupo de adultos saudáveis com idades entre 18 e 55 anos.“É encorajador ver que as respostas de imunogenicidade foram semelhantes entre adultos mais velhos e mais jovens e que a reatogenicidade foi menor em adultos mais velhos, nos quais a gravidade da Covid-19 é maior”, disse um porta-voz da AstraZeneca à agência Reuters. “Os resultados trazem ainda mais o corpo de evidências para a segurança e imunogenicidade da AZD1222 (nome oficial da vacina)”, disse o porta-voz. Os detalhes da descoberta devem ser publicados em breve em um jornal científico, cujo nome ainda não foi divulgado. Apesar dos resultados positivos, ainda não é possível garantir que a vacina & eacute; segura e eficaz em pessoas mais velhas e outros estudos são necessários. Em fala recente, o secretário de Saúde britânico Matt Hancock disse que a vacina de Oxford ainda não está pronta, mas que o governo do Reino Unido já prepara a logística para uma possível implementação.
 
PROFISSÕES DO FUTURO
O emprego passa por uma mudança profunda. E nos próximos oito anos, especialistas apontam que essa transformação será ainda mais radical. A tecnologia ditará o tom das alterações, agindo algumas vezes como protagoniza, e em outras, com coadjuvante, por efeito colateral nesse processo. Essas premissas estão por trás do estudo realizado pela multinacional de tecnologia Cognizant. Há dois anos, sob a lideran&cced il;a do especialista Ben Pring, que se autointitula futurologista em mercado de trabalho, a empresa norte-americana edita uma lista com 21 profissões que, nos próximos anos, devem movimentar as agências de recursos humanos. A publicação é revisada periodicamente e traz tendências para o mercado até 2028.
 
INVESTIDOR DE DADOS
Algumas ocupações, citadas no estudo pela primeira vez dois anos atrás, já fazem parte da realidade corporativa atualmente. É o caso da profissão de investigador de dados, que procura, processa e analisa informações e rastros deixados por pessoas, empresas e governos na internet. Com mudanças pontuais em sua denominação, a função hoje é mais conhecida como cientista de dados, e é disputada por empresas de tecnologia. Outras, no entanto, parecem retiradas da ficção científica. É o caso do alfaiate digital, profissional que segundo a projeção será responsável por customizar, tirar medidas ou mesmo desenhar roupas sob medida, a serviço de lojas que operam exclusivamente pela internet. Ou o controlador de tráfego autônomo, que terá sob sua responsabilidade o gerenciamento de trânsito de veículos autônomos e de drones nas grandes cidades do mundo.
 
 
FORÇAS MILITARES
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou o pedido do Rio Grande do Norte de apoio das Forças Militares, visando a garantia da segurança, no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, no dia 15 de novembro.A decisão foi na sessão da última terça, 27 do mês passado. O uso da Força Federal no pleito busca assegurar o livre exercício do voto, a boa condução da votação, além da apuração dos resultados nos municípios em que a segurança necessita deste reforço. Cabe aos tribunais regionais indicar, nos pedidos, as localidades onde é necessário o apoio das Tropas Federais. Conforme o chefe do Núcleo de Seguran ça do TRE-RN, Coronel Aldrin Brito, o uso da Força Federal em uma eleição visa a Garantia do Voto e Apuração (GVA) nos municípios em que a segurança pública necessita de reforço. “O Rio Grande do Norte teve seu requerimento deferido para os 113 municípios solicitados. Nas Eleições Municipais de 2016, foram deferidos pedidos para 87 municípios. Os critérios adotados para escolha das cidades onde atuarão as tropas federais são o histórico das ocorrências das eleições anteriores, animosidades existentes entre os possíveis candidatos, localização geográfica da cidade, análise do serviço de inteligência, entre outros”, afirma.
 
OBITUÁRIO
Na sessão de realizada em  27 de outubro de 2020, O Egrégio Conselho Estadual de Cultura lamentou a morte do escritor, dramaturgo e animador cultural  Júnior Dalberto,  vítima de Covid-19. Também registrou pesar pelo falecimento da Senhora Zoradie Gurgel, viúva do folclorista Deífilo Gurgel, ex-chefe do Curso de Educação Artística da Universidade Federal (UFRN).
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Terça-feira, 2 de novembro – Dia de Finados. Minha homenagem aqueles que partiram para a eternidade, especialmente, os meus antes queridos, além dos amigos que me deixaram triste. À memória deles o meu respeito e a saudade;
 
...Parabéns para o amigo médico Roberto Vital, grande profissional de saúde, chefe do Serviço Médico do Ginásio do Campus da Universidade Federal (UFRN) e médico do ABC F.C., que aniversariou quinta-feira, 30 de outubro findo. Desejo que os seus dias sejam longos, alegres e prósperos;
 
...O Mundo registra mais de 500 mil casos de Covid-19 em 24 horas e bate o recorde;
...O diplomata Marcos Sperandio será o novo chefe do Cerimonial do presidente Jair Bolsonaro, a partir de dezembro. Trabalho muito difícil, que exige competência, dedicação e muita paciência;
 
...O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, disse à rede Record, sem entrar na discussão sobre a obrigatoriedade da vacina,
que uma vacinação em massa rápida vai exigir quase uma “operação de guerra”;
 
...A Justiça Eleitoral invalida mais de 10 mil candidaturas; 11% por causa da Ficha Limpa; e
 
...Cientistas poloneses avistaram fora do Sistema Solar, um planeta errante do tamanho da Terra vagando pela Via Láctea;

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).