Eliade Pimentel

03/12/2020 17h10
 
Hedonismo: bom é estar presente todos os dias!
 
 
Sejamos amenos. Vamos falar de pequenos prazeres. Aqueles que não matam, não ferem. Ao contrário, curam. Pecados pequeninos. Eu acredito que a vida deve ser vivida com facilidade, alegria e glória! Igual ao "mantra" de uma técnica terapêutica que eu conheci só de nome. Imaginem se assim fosse. A grande maioria das pessoas tem que ralar muito e às vezes não sobra nem para uma latinha, que dirá para uma caixinha de gela. E seguimos com a ideia cristã - mais uma vez me apego ao cristianismo - que o prazer pelo prazer é pecado. É vão. É leviano. 
 
Percebo que o provável motivo de o homem e a mulher terem sido expulsos do paraíso continua sendo a tônica que rege a vida de boa parte da população mundial. Assim eu vejo. O prazer carnal. Não me refiro a sexo simplesmente, mas o incluo nesse rol. Cada pessoa, com suas particularidades, geralmente encontra tempo e meios para cultuar pequenos arroubos de prazer. Desde o que leva ao narcisismo, sim, o culto a si mesmo. Ao prazer compartilhado. Coisas úteis a mais de uma pessoa, a um grupo, podem gerar satisfação individual. Que legal, que bacana. Eu olho e vejo um todo. E essa imagem me oferece uma conexão comigo e com outras pessoas ao mesmo tempo. 
 
Vamos lá nessa viagem. Eu vim hoje tratar de um assunto pouco conhecido por este nome. Hedonismo. Em linhas gerais, trata-se de um estilo de vida em que a busca pelos prazeres da vida está em primeiro lugar. Desde que eu soube dessa filosofia antiga, pela primeira vez, eu me pego às vezes me entregando a ela com naturalidade. E diante da indisponibilidade para seguir a vida cem por cento na onda do hedonismo, vou seguindo com minha listas de pequenos prazeres consumíveis no dia a dia. 
 
São esses que para outras pessoas não são essenciais. E para nós, ou para mim, ou para você, são. Gosto por exemplo de ir a uma padaria chic no dia do meu aniversário. E peço um café com leite ou capuccino. Enquanto analiso o cardápio. Às vezes somente um pão na chapa. Ou pão de queijo. Assim modulo meu desejo de um dia ir à Europa e conhecer os cafés de lá. Mas sinto-o (esse desejo de ir para longe) cada vez mais banalizado. E vou experimentando as viagens por aqui. Sempre o caminho é seguir, para tantas cidades eu conseguir, em busca de sol e mar, pedra e sal. Muito chão para conhecer e curtir. No RN e por onde eu alcançar. Viajar me faz sonhar acordada. 
 
Outra coisa que eu gosto é ir a praia dia de semana, ou fazer um pequeno programa turístico, ou ir ao cinema. Meninas e meninos, experimentem ir ao cinema na semana. Só ou acompanhados. Ave. Bom demais. Passe antes numa doceria. Vixi. Melhor ainda. Estou falando por mim. Procure estabelecer os seus prazeres. Meu irmão vende obras de arte. Quem é o público. Quem tem a arte entre seus prazeres maiores. Para uns tantos, vale mais a parede nua. Para outros, a riqueza do talento alheio lhe enche os olhos. Mareia. Eu sou dessa turma. Ah se eu pudesse, encomendaria exposições a céu aberto! 
 
E roupas? De verdade, tenho alguns apegos. E sonho não engordar tanto para não perder a chance de usá-los. Por último, dois vestidos. Sonho em melhorar meu guarda-roupa, mas não é essencial para mim e continuo do jeito que sou. Fazendo um quebra-cabeça no dia a dia com as peças que tenho. Aqui e acolá, uma aquisição dá um diferencial. Consumo de roupas definitivamente não está entre meus pecados. Nem mesmo pequeninos. Mas o prazer em si está em me sentir bem com a fórmula que tem dado certo. O resultado final. Gosto do meu jeito de ser. Isso é uma dica, meus amigos, minha amigas!!!! Eu aqui como se tivesse discursando! Sim. Construa sua imagem, ame o que vê no espelho, e terá prazer em se ver bem. Isso é a magia do querer bem a si. 
 
Assistir a filmes leves também é dos meus pecados pequeninos. Amo "desperdiçar" uma tarde comercial para ver qualquer filmeco. De comédia romântica às aventuras infanto-juvenis. Faz-me relaxar por completo. Às vezes leio crônicas repetidas. Por falar nisso, uma amiga me pediu de volta um livro. Juro que não devolver livros de vez em quando seja um pecado involuntário. E não deliberado. Longe de mim. Gosto de que me devolvam também. Mas evito pedir emprestado. Ah, comprar em sebos e brechós é reconfortante. Me satisfaz enquanto necessidade de consumo. 
 
E no mais que eu me recorde, passar o mês de dezembro a comemorar! Todos os dias do mês eu considero meu niver!!!! E viva o sol Sagitário!!!! Sigam-me os bons e as não tão boas também! @sersimplesesaudavel. 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).