Claudino Leite

15/12/2020 00h01
 
PARE E REFLITA...
“E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! perecemos! Acudiu-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequenina fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança. E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8:23-27).
 
DEUS NO CONTROLE
A palavra de Deus diz que levantou-se um grande temporal de vento, e as ondas encapeladas e bravias subiam por cima do barco, de modo que enchia de água. Jesus estava na parte na popa do barco e dormia sobre uma almofada. Assustados, os discípulos acordaram Jesus e perguntaram:” Mestre, não se importas que pereçamos?  Logo, Jesus repreendeu o vento e o mar, a tempestade cessou imediatamente e houve grande bonança. Ele criticou os discípulos, chamou-os de tímidos, além de perguntar se não tinham fé. E, na nossa realidade? Como temos nos comportado diante das adversidades? Como temos agido quando situações indesejadas batem a no ssa porta? De que forma testemunhamos as maravilhas de Deus mesmo em meio da dor e da borrasca? Temos demonstrado conhecimento do que Jesus representa em nossas vidas e de que Ele está no controle também nessas ocasiões?
 
A verdade é que, assim como os discípulos, diante dos abalos da vida terrena, também somos tomados pelo medo e perdemos a visão de que Jesus está no barco, e de quem Ele verdadeiramente é. É exatamente, nesses momentos, quando os ventos sopram fortemente na nossa direção, que devemos proclamar para o mundo. Ele é o autor e consumador de nossa fé, é o Alfa e o Ômega o princípio e o fim, o Leão da tribo de Judá, o grande Eu sou, a resplandecente Estrela da manhã, a rocha ferida de Meribá, a pedra angular de esquina, o filho do homem, o Médico dos médicos, o Reis dos reis e Senhor dos Senhor es, Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade e Príncipe da paz, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, aquele que tem mãos a chave que, quando abre, ninguém pode fechar, e, quando fecha, ninguém pode abrir, é o que revela as Santas Escrituras.
 
Firmados nessa fé, queremos dizer para você, meu caro leitor, que Jesus pode estar também na sua vida, desde que a entregue nas mãos Dele. Arrependa-se dos seus pecados e aceite Jesus como Salvador da sua vida. Assim, teremos dias de glórias, enaltecendo o nome do Criador.
 
VIRADA DO ANO!
Tá chegando 31 de dezembro a virada do ano!  Vamos todos participar de uma virada diferente? Fogos pra o comemorar o quê? Um ano que se vai com tantas mortes em decorrência dessa pandemia miserável do coronavírus, ceifando a vida de amigos e entes queridos. Quando o dia 31 de dezembro vier, que os ponteiros do relógio marcarem 23h55, não devemos lançar fogos de artifícios, devemos lançar balões brancos e, simplesmente, ter um minuto de silêncio em homenagem por todas as vidas que foram perdidas em 2020. É tempo de reflexão e de pedir a Deus pela sua família, além de todas outras espelhadas por este mundo afora. E a cima de tudo, dar graças ao Pai Celestial pelo dom da vida epor ter saúde e sobrevivido nesses dias turbulentos em que atravessamos num ano que começa a dá os seus últimos suspiros. Afinal, “Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1º Samuel 7:12).
 
PARE E PENSE...
"Que seja doce o dia quando abrir as janelas e lembrar de você. Que sejam doces os finais de tardes, inclusive os de segunda-feira - quando começa a contagem regressiva para o final de semana chegar. Que sejam satisfatórias a espera pelas mensagens, ligações e e-mails das pessoas que amamos e nos consideram. Que seja melíflua a voz ao falar no telefone. Que seja doce o seu perfume. Que seja expressivo o seu jeito, seus olhares, seu receio. Que seja admirável o seu modo de andar, de sentir, de demonstrar afeto, carinho e ternura para o seu próximo. Que sejam alegres suas expressões faciais, até o levantar de sobrancelha. Que seja agradável a leveza e sua companhia que eu sentirei ao seu lado. Que seja doce a ausência do meu medo. Que seja fervoroso o seu abraço. Que seja doce o modo como você irá apertar a minha mão."
 
RELEMBRANDO FLOYD
Segundo o site Christianity Today, o cidadão americano George Floyd passou a ser conhecido em todo o mundo pela cena do policial com o joelho sendo pressionado em seu pescoço (quando morreu, no dia 25 de maio, em Minneápolis, nos Estados Unidos). Mas na Third Ward, uma comunidade negra em Houston, no Texas, ele era conhecido por influenciar jovens usando a Palavra de Deus. Antes de se mudar para Minneápolis - onde foi morto após a ação violenta de um policial - para uma oportunidade de emprego através de um programa de trabalho cristão, o homem de 46 anos passou quase toda a sua vida na Third Ward. Com o desejo de quebrar o ciclo de violência entre os joven s, Floyd usou sua influência para trazer ministérios à comunidade para fazer discipulado e evangelismo, principalmente entre os moradores mais carentes. "George Floyd era uma pessoa de paz enviada por Deus que ajudou o Evangelho a avançar em um lugar em que nunca morei”, disse Patrick PT Ngwolo, pastor da igreja Resurrection Houston, que fazia cultos na Third Ward. "A plataforma para alcançarmos esse bairro e as centenas de pessoas que alcançamos até agora foi construída nas costas de pessoas como Floyd”, desabafando  ao site Christianity Today.
 
EXEMPLO LOUVÁVEL
Nos últimos dias, no nosso país, uma parcela das pessoas se expressa, no mundo virtual e nas ruas, em movimentos na defesa de direitos e em manifestações em favor da festejada democracia. Outras nem tanto. Pelo mundo real afora e, principalmente, nos Estados Unidos, multidões saíram às ruas em protestos contra a violência aos negros e em favor da vida. Porém, Deus trata as pessoas segundo a sua justiça perfeita. Conforme passagens da palavra de Deus, Jesus acolheu e tratou, no seu tempo, pessoas que viviam à margem da sociedade de sua época, como cegos, leprosos, paralíticos e prostitutas, e ainda aqueles que eram odiados, como cobrador es de impostos. Eis um exemplo louvável.
 
TECNOLOGIAS
No período da pandemia do novo coronavírus as igrejas evangélicas de modo geral investem nas transmissões de cultos ao vivo, por meio de lives. A necessidade de seguir as normas de distanciamento e isolamento social impulsiona às igrejas ao uso das novas tecnologias. E, especialmente, as redes sociais como: Facebook e Instagram possibilitam o alcance de um número crescente de pessoas com a pregação da palavra de Deus.
 
BANCADA EVANGÉLICA
Para 65,3% dos seguidores do Gospel Prime, a Frente Parlamentar Evangélica (FPE), mais conhecida como Bancada Evangélica, não teve uma boa atuação dura nte a pandemia de coronavírus, apontou uma enquete realizada através do Twitter. O portal perguntou: “Na sua opinião, a Bancada Evangélica tem tido uma boa atuação em um ano pandêmico?”. O resultado mostrou que além de não satisfazer os evangélicos, o colegiado não consegue comunicar bem o seu propósito no Congresso Nacional, com 24,2% respondendo que não acompanha o trabalh o da FPE.
 
DEFESA DO PASTOR
Leucêmico e introvertido, o ministro da Justiça e Segurança Pública, o pastor presbiteriano André Mendonça, defendeu que cristãos possam discordar e questionar a homossexualidade.A declaração dele foi feita em seu Twitter. Mendonça abriu a série de publicações dizendo, na palavras dele, respeitar o “homossexualismo” e reiterou, afirmando que o respeito é um princípio cristão. Em seguida, ele afirmou: “Contudo, isso não significa que o cristão deva concordar ou não possa questionar o homossexualismo com base em suas convicções religiosas. O Supremo Tribunal Federal (STF),  assim reconheceu. Os direitos às liberdades de expressão e religiosa são inalienáveis!” O ministro evangélico saiu em defesa da cantora gospel Ana Paula Valadão, uma das estrelas do Conjunto vocal Diante do Trono, da Igreja Batista de Lagoinha (MG), que está sendo processada por uma fala de 2016. Durante um evento, ela disse que a relação homossexual “não é normal” e associou a união entre pessoas do mesmo sexo à Aids. Mendonça disse que a cantora evangélica está sendo perseguida e frisou: “Espero que a Justiça garanta os direitos desta cidadã brasileira, assim como tem garantido os direitos à liberdade de expressão de quem pensa em sentido contrário”. No mesmo dia em que ocorreram as declarações, o ministro do Supremo Dias Toffoli determinou que a Polícia Federal (PF) marcasse o depoimento do ministro da Educação, Milton Ribeiro, acusado de homofobia.
 
DIRETOR DO IPHAN
O ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto, oficializou a nomeação do professor universitário e pastor evangélico Tassos Lycurgo da Igreja Evangélica Vitória da Fé, no Rio de Janeiro para o cargo de diretor do Departamento do Patrimônio e Material do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Lycurgo substituirá o especialista na área Hermano Queiroz, cuja exoneração também foi publicada no Diário Oficial da União.
 
FIÉIS DO LUCRO
Se você é um empresário em dificuldades, tome nota. Há, no Brasil, um grupo de homens de negócios que tem uma receita bastante heterodoxa a fim de encontrar o caminho da prosperidade: aceitar a Palavra de Deus. Os menos religiosos vão achar estranha essa mescla pragmática de fé e capitalismo. O grupo é grande, unido e rico. Ele se reúne sob a bandeira da Associação dos Homens de Negócio do Evangelho Pleno (ADHONEP). É mais uma forma encontrada da pregação do Evangelho. Segundo o presidente da entidade. Osmany Soares de Oliveira, em Natal, a ADHONEP se reúne às quintas-feiras, em auditórios confortáveis de hotéis luxuosos da cidade, por&eac ute;m em virtude da Covid-19 do coronavírus as reuniões presenciais estão suspensas momentaneamente, devendo voltar mo próximo ano.
 
SOCIEDADE BÍBLICA
Para os menos informados, A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) é membro da fraternidade mundial chamada de Sociedades Bíblicas Unidas, na qual as Sociedades Bíblicas nacionais se unem para consulta, apoio mútuo e ação, em sua tarefa comum de alcançar a distribuição mais ampla, eficaz e significativa das Escrituras Sagradas e de ajudar as pessoas a interagir com a Palavra de Deus. As Sociedades Bíblicas procuram efetuar a sua tarefa em associação e cooperação com todas as igrejas cristãs, como também com as organizações para eclesiásticas.
 
TRÁFEGO HUMANO
Uma organização evangélica brasileira tem trabalhado com pastores das Assembleias de Deus no Brasil e em outras partes do mundo no combate ao tráfego humano mundial. A organização se chama VEM Brasil, fundada há 11 anos pelo pastor assembleiano Carlos José de Melo. A entidade tem se destacado nessa importante missão.
 
ASSISTENTE MINISTERIAL
O Ministério Público do Rio Grade do Norte (MPRN) abriu seleção para o cargo de assistente ministerial. A vaga é para lotação como chefe do Setor Técnico Pedagógico da instituição. É exigido nível superior em Administração e/ou Gestão Pública. A remuneração é de R$ 4.552,55 mais os benefícios de auxílio-alimentação e auxílio-saúde. O MPRN leva em consideração que a seleção é um instrumento democrático para preenchimento de cargos na instituição e tem se mostrado como um recurso eficaz na seleç&a tilde;o de pessoal com base no perfil e competências necessárias para ocupação de cargos, A vaga existente é de provimento em comissão e, portanto, de livre nomeação e exoneração. O processo seletivo compõe-se da análise dos currículos, entrevista técnica e entrevista comportamental, conduzida pela chefia imediata, em parceria com a Assessoria de Comportamento Organizacional (ACO), de caráter eliminatório. A triagem de currículos será realizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), responsável pelo certame, e serão selecionados no processo os candidatos que, no entendimento do gestor e em atendimento aos requisitos da vaga, mais atenderem ao perfil desejável.
 
APLICAÇÃO DO ENEM
O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), Alexandre Ribeiro Lopes,  revelou à grande imprensa que prevê aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em janeiro. A prova deste ano, que já foi adiada uma vez por causa da pandemia, teve cerca de 5,8 milhões de inscritos. Principal porta de entrada para o ensino superior público e privado, o exame será aplicado para a maioria dos candidatos nos dias 17 e 24 de janeiro. Já a versão digital, realizada pela primeira vez nesta edição, está marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Cerca de 96 mil alunos fazem o teste online. Para as pessoas privadas de liberdade, o exame é previsto para 23 e 24 de fevereiro de 2021.
 
ENCONTRO COM A NOTÍCIA 
Sintonize a Rádio 95.9 FM de Natal e escute, diariamente o programa de grande audiência “Encontro com a Notícia”, das 7 às 8h30 da manhã, com apresentação dos jornalistas Ciro Pedrosa, Augusto Fontenele, Mara Martins, Jacqueline Oliveira, Daniela Freire, Álvaro Campelo, além de Lúcia Martins, dando sua opinião e mandando o seu alô pelo celular (84) 99112-3395  e fique por dentro das noticias mais atualizadas do dia.
 
REITOR ELEITO
Sentença da juíza Gisele Araújo Leite, da 4ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, determina que o Ministério da Educação (MEC) nomeie o reitor eleito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte  (IFRN), o professor José Arnóbio de Araújo Filho. O prazo da justiça federal para trocar o reitor nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro pelo reitor eleito é de cinco dias. Apoiadores do reitor eleito e estudantes da Instituição se mobilizaram para um ato de apoio a Arnóbio, na sede do Instituto em Natal, na Av. Salgado Filho, no bairro do Tirol.
 
LIÇÃO DE AUSTERIDADE
Quando os políticos falam em “austeridade”, nem de longe pensam em seguir o exemplo do marechal Henrique Teixeira Lott, ministro da Guerra de JK. Em 1955, o deputado Armando Falcão era líder do governo na Câmara e quis subir a serra para visitar familiares em Araras, mas o seu carro quebrou. Ele soube que Lott também subiria a serra e telefonou: “Ministro, o senhor pode me dar uma carona?” O marechal foi logo avisando: “Posso, pois não. Mas só até Petrópolis. De lá o senhor aluga um táxi. A gasolina é do Exército e não posso gastá-la com ninguém de fora...
 
OBITUÁRIO 1
Os pastores da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte (IEADERN), manifestaram solidariedade e lamentaram a morte do pastor Francisco Ivo da Silva, 82 anos, membro da diretoria  da Assembleia de Deus de Mossoró, região Oeste do Estado, vítima de Covid-19.  O pastor Francisco Ivo da Silva faleceu na manhã de quarta-feira, dia 9 de dezembro, na cidade de Fortaleza (CE), onde estava há dias internado. Meu abraço de solidariedade à família enlutada pela dolorosa perda do reverendo Francisco que, com a sua integridade moral, engrandeceu a história da Assembleia de Deus, neste Estado. Que o Pai Eterno o receba em seus braços, e lhe dê o descanso Celestial.
 
OBITUÁRIO 2
Morre Paolo Rossi, algoz do Brasil na Copa de 1982. O ex-jogador italiano Paolo Rossi  faleceu quarta-feira, 9 de dezembro do corrente aos 64 anos, informa a imprensa do país do Velho Mundo. A causa da morte não foi divulgada. Herói do título mundial da Itália na Copa da Espanha, em 1982, o atacante foi decisivo na partida que eliminou o Brasil do técnico Telê Santana daquele certame mundial, marcando os três gols da vitória dos italianos por 3 X 2. Rossi ainda faria os dois gols do 2 X 0 na se mifinal contra a Polônia e um dos gols do 3 a 1 da final contra a então Alemanha Ocidental. Foi o artilheiro da Copa, com seis gols - metade deles marcada no jogo que eliminou a seleção brasileira.
 
GIRO PELO TWITTER...
...Amanhã, quarta-feira, 16 de dezembro é dia de parabenizar a jornalista Tarcyla Costa, colega, amiga e minha ex-editora de o extinto vespertino  “ Correio da Tarde”, que amanhece de idade nova, festejada pelo maridòn Lucas, familiares, além daqueles que lhes são queridos. Desejo que os seus dias sejam, longos alegres e prósperos e cheios bênçãos abundantes. Feliz aniversário!;
...O saudoso juiz de direito e pastor presbiteriano de Natal, Professor José Fernandes Machado é nome de escola estadual no bairro de Ponta Negra na capital potiguar;
...Eleitos presidente e vice-presidente dos Estados Unidos, respectivamente, os democratas Joe Biden e  Kamala Harris foram escolhidos “Personalidades do Ano” de 2020 pela revista norte-americana “Time”;
...O prefeito Álvaro Dias assinou decreto cancelamento as festas de réveillon anunciadas em Natal, em decorrência da Covid-19; e
...Mensagem do ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio em grupo de ministros disse que o secretário da presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos pediu demissão dele ao presidente Jair Bolsonaro, causando mal estar no Planalto.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).