Liliana Borges

19/12/2020 00h33
 
MONTIJO, Pai Natal…
 
 
Montijo foi a cidade que escolhi para viver em Portugal, faz parte da região metropolitana de Lisboa, cerca de 20 minutos da capital por volta de 31 km de distância, situada na outra margem do Tejo próxima de grandes centros, mas protegida pelas águas do rio…
 
 É uma cidade pequenina com aproximadamente 58.000 habitantes, mas com estrutura de cidade grande, inclusive encontramos nos centros comerciais inúmeras lojas com marcas reconhecidas a nível mundial.
 
Faz 2 anos que aqui estou e cada vez mais apaixonada por esta nação. Meu primeiro artigo publicado no Portal foi exatamente em 20 de junho, são 6 meses que escrevo sobre os encantos destas terras lusitanas que sempre nos presenteiam com suas belas histórias. 
 
 Inicialmente vou lembrar como são os acessos que ligam a Lisboa, a belíssima Ponte Vasco da Gama com 12,3 km de comprimento e um visual esplendoroso ou, ainda, a travessia do Rio Tejo por barco em companhia da deslumbrante paisagem, se for ao entardecer com o pôr do sol será muito mais fascinante.
 
Montijo como a maioria das cidades portuguesas possui uma região antiga e outra moderna, como também, sua segurança é invejável. É muito estruturada com vias largas, ciclovias e poucos semáforos, pois existem inúmeras rotundas que favorece o fluxo do trânsito. Suas ruas são limpas regularmente com ajuda de caminhões aspiradores; possui lixeiras por todos os lados, onde os próprios cidadãos depositam os resíduos de suas residências; lindos jardins e canteiros mantidos regularmente. 
 
Cabe ressaltar que não existem moradores de rua e praticamente nenhum pedinte, particularmente somente encontrei um durante todo esse tempo. Observando, assim, as diferenças sociais são muito menores que no nosso país.
 
 Quanto a educação, a população em idade ideal tem acesso a boas escolas. Em Portugal é obrigatório as crianças e jovens frequentar a sala de aula que é fiscalizado pelo governo. As instituições de ensino são bem equipadas, são distribuídos os livros didáticos a todos os estudantes, custeado os outros materiais para quem necessita, além de alimentação adequada e balanceada, como também, para outros com melhor condição financeira a preços justos.
 
 Os prédios residenciais possuem no máximo 5 andares, o térreo pode se residencial ou comercial e mais 4 pisos para apartamentos, algumas vezes mais um superior para arrecadação, ou seja, uma área para depósito para cada unidade habitacional. Cabe destacar que não são murados e a área em torno como parques e jardins são públicos.
 
A Câmara Municipal promove sempre a arte e cultura como festas tradicionais, shows, caminhadas, espetáculos, atividades ocupacionais para idosos, entre outros. São divulgados mensalmente, um dos quais é um encarte com uma agenda de eventos distribuído pelo Concelho. Neste dezembro parte da programação do Natal será online, pois a maioria das atividades culturais foram suspensas ao longo de 2020, criando outras alternativas.
 
Ao longo do tempo e aos poucos vou conhecendo esta pitoresca cidade e descobrindo cada vez mais lugares interessantes.  No último sábado tive o prazer de conhecer a Adega Ti Martinho, restaurante localizado na Avenida dos Pescadores onde reúne a simplicidade das tradições regionais com a qualidade de seus serviços e mais a maravilha da culinária portuguesa.
 
Sempre em boas companhias, saboreamos o delicioso “Bacalhau a Ti Martinho” que é uma iguaria preparada na grelha, após servido acompanhado de batatas ao murro, regado com azeite, alho, coentros e; para beber um vinho da casa, como falam os portugueses: “tudo que é nacional é bom”. As crianças preferiram “Bitoque de Vitela” em harmonia com arroz e batatas fritas crocantes, e para terminar e adoçar “ChesseCake de Frutos Vermelhos” e “Mousse de Chocolate”. Simplesmente deliciosossssss…
 
Na Praça da República encontraremos “Germano das Farturas” que vende as tradicionais farturas, churros, churritos e waffles. Saborosos doces que nos deixam com água na boca, disputadíssimos! A Praça está lindamente decorada para o Natal, a bela Matriz, o coreto, o presépio e uma suntuosa árvore.  Papai Noel por aqui denominam de Pai Natal que em outras épocas sempre se fazia presente com crianças a sua volta, porém acreditamos que no próximo Natal desfrutaremos tudo isto mais unidos fisicamente. 
 
O Parque Municipal continua lindo e bem cuidado, marcando as mudanças das estações e, assim, Montijo sempre encantadora…
FELIZ NATAL!
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).