Liliana Borges

02/01/2021 00h34
 
COMBOIOS, Lisboa a Cascais…
 
Comboios é a denominação utilizada em Portugal para trens como conhecemos no Brasil, por aqui são muito utilizados para viajar entre as cidades portuguesas, como também, viagens para o exterior e, além disso, são excelentes transportes urbanos.
 
A primeira empresa fundada para construção de linha de ferro foi em 1844 que não prosperou devido a conjuntura política na época e, ao longo dos anos considerando períodos difíceis como a Primeira e Segunda Guerra Mundial, onde o preço do carvão sofreu grandes elevações foi bastante afetado esta vertente, posteriormente, houve muitos investimentos no percurso do tempo e após a entrada de Portugal na União Europeia foi um setor que muito prosperou.
 
Atualmente o país possui uma boa estrutura ferroviária com serviços regulares e adequados para atender a população, inclusive agraciando a área do turismo. A responsável pela estrutura ferroviária é uma empresa estatal, Comboios de Portugal, que disponibiliza diversos tipos de trens com várias rotas, tarifas, velocidades e classe de conforto.
 
Uma rota muito interessante é “Cais do Sodré - Cascais”, esta situada ao longo do litoral com belíssimas paisagens que é composta por 17 estações. São trajetos muito utilizados pelos cidadãos e uma ótima opção turística. Foi iniciado à exploração em 1889 e concluída em1895, como também, foi a primeira ferrovia eletrificada portuguesa em 1926.
 
 Uma das alternativas para o turista é adquirir um bilhete que custa 6 euros que terá a validade por 24 horas e mais 0,50 centavos do cartão, sendo possível subir e descer na estação que quiser durante este período ou, ainda, outra possibilidade por 72 horas que custa 13,50 euros.
 
Ademais, os comboios partem da mega Estação do Cais do Sodré inserida no centro histórico de Lisboa, onde circulam todos os tipos de meios de transportes facilitando o acesso e finalizando em Cascais. São inúmeras estações que cada localidade possui suas peculiaridades, histórias, cantos, recantos e encantos. E assim, fica ao gosto do viajante escolher os lugares para visitar adequando a sua disponibilidade de tempo.
 
Cabe destacar algumas estações que poderemos visitar com lugares incríveis: Alcântara, o LX Factory, as Docas, miradouro da Ponte 25 de Abril; Belém, A Torre de Belém, Monumento dos Descobrimentos, Mosteiro dos Jerônimos; Oeiras, Parque dos Poetas; Estoril, a bela Praça do Cassino, Pastelaria Garret, apreciar externamente seus lindos hotéis por onde circulavam militares, espiões na época das Guerras Mundiais; Cascais a pitoresca cidade com seus maravilhosos restaurantes e cafeterias…
 
Este um passeio que podemos fazer a qualquer tempo, cada período do ano com seus encantos, no verão as famosas e belas praias concorridíssimas, na primavera apreciar a beleza das flores, no outono suas lindas cores com as folhas mudando sua coloração até cair e dar espaço para o inverno chegar, neste ver o sol a brigar com as nuvens para refletir por um cantinho iluminando as graciosas paisagens.
 
Se por acaso o seu tempo for curto e não for possível descer nas estações, ainda assim, vale entrar no comboio no Cais do Sodré, seguir até Cascais com duração, aproximadamente, de 40 minutos e após retornar. Poderá adquirir o bilhete apenas de ida e volta, pois, é um passeio maravilho para vislumbrar belos cenários que enche nossos olhos…
 
Fiz este trajeto várias vezes e sempre tem mais algum lugar para conhecer, muitos encantos…
 
É imperdível…
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).