Claudino Leite

12/01/2021 00h05
 
PARE E REFLITA...
“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida...”  (Vinicius de Moraes, poeta, compositor, cantor e dramaturgo, diplomata e jornalista, considerado uma das figuras mais importantes da cultura brasileira).
 
A FÉ ABRE ESPAÇO À TECNOLOGIA
O mundo de forma geral, sem dúvida, não é mais o mesmo. Os casais cada vez mais monossilábicos e dedicados aos seus próprios equipamentos eletrônicos, com telefones modernos e capazes de lhe manter em contato com o planeta de forma permanente. Agora até a fé sofre com a interferência tecnológica. E não me refiro aqui às missas e os cultos evangélicos on-line ou a Bíblia Digital, hoje disponibilizada na palma da mão para qualquer proprietário de “smartphone”, invenção do século XX que domina todo o mundo. Entretanto, refiro-me à realização de cultos religiosos com o uso de tabletes, em substituição aos papéis do evangelho.  A propósito, outro dia, presenciei uma cerimônia de um  belíssimo casamento, no qual o ministro evangélico oficiante, um jovem inteligente cativante, não conduzia um exemplar do Santo Livro. Pois bem, lhe bastou um moderno equipamento, pouco maior do que sua mão, para levar aos nubentes e demais presentes as palavras de conforto estímulo aos nubentes e demais participantes belo enlace matrimonial. Dessa maneira, nem mesmo a fé tem conseguido escapar da influência da atualidade num mundo combalido em que vivemos, marcado pela convivência virtual nas redes sociais.  Outrora, levar a palavra de Deus aos cristãos motivou os apóstolos inspirados p or Deus a escrever o livro mais vendido no mundo até hoje – a Bíblia Sagrada. No presente, tudo está disponível em um estalar de dedos. Imaginem! Meus leitores, como serão processados os cultos e as missas nas igrejas em um curto espaço de tempo! Quando surgirão os padres e os pastores com a coragem de abandonar a enorme Bíblia dos púlpitos e substituí-la pelo seu computador pessoal? Por conseguinte, não será uma mudança fácil. Na igreja, o conservadorismo é uma realidade. Muito embora que religiosos dos mais respeitados do país e do mundo estejam presentes com seus próprios perfis no Twitter ou Face Book. Até mesmo o papa Francisco, e o decano reverendo  Eudes Coêlho, da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana em São Paulo (SP), pregando à humanidade, para  a salvação dos homens, estão no mundo dos contat os através da rede mundial de computadores.  Em última análise, é a fé abrindo espaço à tecnologia. Aí, será o momento de uma reflexão em que as atualizações do planeta contribuíram. Efetivamente, a fé do povo não aumentará nem diminuirá. O que importa não é a evolução tecnológica, porem, o conteúdo evangelístico em propalar as boas novas e as doutrinas bíblicas. Corroborando o que diz a palavra de Deus: “O Céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Mateus 24:35).
 
ARREGAÇAR AS MANGAS
É preciso! Ufa! Chegamos em 2021. Vamos arregaçar as mangas.
“Ah, calma! O ano sempre começa depois do Carnaval.”
Quem nunca escutou uma frase como essa? Ainda mais aqui, no Rio Grande do Norte. Já deu pra perceber que esse ano será bem diferente.... Na virada do ano mesmo, isso já ficou visível. E necessário. Como diz a música: “Em fevereiro... Tem Carnaval!” Esse ano não vai ter. Pois é! Não tem essa de deixar para depois o que pode ser feito agora. Agora, também não tem mais essa de 2020... Passou! O número mudou! E as atitudes também precisam mudar. A gente tem pressa, hein! Pressa para pôr em prática projetos, realizar sonhos e claro, principalmente, pressa p or uma vacina. Tem trabalho mais esperado do que esse em 2021? É preciso viver sem paranoias, e viver por abraços, encontros e reencontros. Pra quem tá no poder, o inimigo a ser combatido é o desemprego, a desigualdade, a fome... Não o adversário político! Bora levantar a cabeça e trabalhar, meu povo... O ano está só começando.
 
ESPERANÇA
Entretanto, ainda há uma esperança! E esta não está na ciência, na política ou na religião. E sim, em Jesus Cristo! O Filho de Deus já morreu no Calvário por toda a humanidade, sofrendo para salvar cada indivíduo de seus pecados. Então, meu respeitável leitor, você, não deseja receber em seu coração a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador pessoal? Ele mesmo disse em João 10:10: “Ladrão vem somente para matar, roubar e destruir; eu vim para que tenham vida e tenham com abundância”.
 
POVO CRISTÃO
 A imensa maioria do povo cristão passa fome. Não possui o que vestir nem calçar. Milhões estão desempregados, especialmente, depois dessa pandemia do coronavírus e parte envereda pela prostituição, violência e morrem à míngua sem o remédio e hospital. Lamentável! A ordem estabelecida pelos sinais do tempo é a pregação do Evangelho de Cristo, para a salvação das almas desprovidas de fé e esperança, além da solidariedade, o sacrifício e a caridade já que as igrejas de todos os credos transformam os repetidos cultos, missas, e atos religiosos em campanhas efet ivas em favor das favelas, dos abrigos, dos cárceres, dos orfanatos e dos marginalizados de toda sorte. Não se edifica a fé e a salvação do cristão erigindo-se catedrais ou complexos turísticos, mas investindo-se na sua humanidade. Então, eu diria, não dá lucro ao construtor. Quando se alargam as portas para as coisas materiais, fecham-se as espirituais.
 
O CASCUDO BISTRÔ
Segundo a colega e amiga, jornalista Tarcyla Costa, assessora de comunicação de o Cascudo Bistrô, até quarta-feira, dia 13 de janeiro, o Cascudo Bistrô, situado no bairro do Tiro, terá um breve recesso, voltando a funcionar normalmente na noite do dia 14. Já o salão de festas anexo ao bistrô funcionará nesse período para pequenos eventos mediante reserva antecipada. Durante o recesso, Daniel Cavalcanti estará atuando como personal chef, preparando jantares ou almoços especiais para grupos a partir de 8 pessoas, em residências ou casas de praia. Sem dúvida, é uma grande pedida.
 
CULTOS PRESENCIAIS
O Conselho da Igreja Presbiteriana de Manaus (IPM-ANAUS) suspendeu os cultos presenciais, até 31 de janeiro de 2021. A medida de prevenção foi tomada em razão do aumento exponencial no número de pessoas infectadas e de internações na capital, devido ao rápido avanço do Coronavírus no Amazonas. As celebrações permanecerão de forma virtual.
 
SEMENTES CURADORAS?
A Justiça Federal de São Paulo (SP) determinou que o Ministério da Saúde informe em seu site se as  sementes de feijão, anunciadas pelo apostolo Valdemiro Santiago da Igreja Mundial do Poder de Deus, tem ou não eficácia comprovada contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2). Essa é a segunda vez que a solicitação é pedida. Em outubro do ano passado, o juiz federal Tiago Bitencourt de David ordenou que a informação fosse colocada no site da pasta da saúde. Contudo, a decisão não foi cumprida.
 
BOTIJÃO MAIS CARO
Com o décimo aumento consecutivo, o preço do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos poderá chegar aos R$ 90 em algumas cidades no Rio Grande do Norte. Isso se deve ao reajuste de 6% para as distribuidoras, aplicado pela Petrobras a partir de quinta-feira, 7 de janeiro.Somado a isso, o presidente do Sindicato dos Revendedores Autorizados de Gás Liquefeito de Petróleo (Singás-RN), Francisco Correia, frisa que houve um acréscimo no Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), que é utilizado como base de cálculo do ICMS. Aí, o consumidor é quem paga o pato.
 
A SAIA DO PREFEITO
O novo prefeito de Mampituba no Rio Grande do Sul (RS), Pedro Juarez da Silva, o Pedrão para mostrar que cumpre suas promessas de campanha, arrancou gargalhadas da população do município fronteiriço a Santa Catarina e fez sucesso nas redes sociais, ao tomar posse na sexta-feira, primeiro de janeiro de camisa social, gravata, sapato com meia e saia estampada até as canelas. Tudo começou com uma conversa info rmal entre Pedro e o açougueiro do supermercado Benatos, testemunhada por um grupo de eleitores. O papo era a coligação de quatro partidos que pretendia impedir que Pedrão se elegesse prefeito de Mampituba pela terceira vez (ele fora prefeito por dois mandatos, entre 2009 a 2016). Confiante, o então candidato do MDB apostou que se fosse eleito com menos de 300 votos de vantagem, tomaria posse vestindo saia. Pedro conseguiu o terceiro mandato, mas por uma margem mais apertada do que imaginava. Fez 1.431 votos, o equivalente a 53,82% dos votos válidos de Mampituba e apenas 203 a mais do que o petebista Edgar da Silva Cristovam, o Degão. Junto com os cumprimentos, o eleitorado recomendou que o prefeito eleito providenciasse a saia. "As da primeira-dama, infelizmente, não me serviram. Tive de pedir emprestado a uma amiga evangélica, que tinha um modelo mais longo e recatado ", brincou o prefeito , de 1metro e 98 centímetros de altura e 142 quilos.Além de prefeitos bem-humorados, Mampituba também é produtor de banana, maracujá e pitáia, carros-chefes da economia local. Pedrão se elegeu prometendo incentivar parcerias para inserir a banana mampitubense nas merendas de municípios metropolitanos.Vizinha de Praia Grande (SC), a região também tem atrativos turísticos como os voos de balão sobre cânions, superiores a 20 por dia nesta época do ano.
 
PROFISSÕES DO FUTURO
O emprego passa por uma mudança profunda. E nos próximos oito anos, especialistas apontam que essa transformação será ainda mais radical. A tecnologia ditará o tom das alterações, agindo algumas vezes como protagoniza, e em outras, com coadjuvante, por efeito colateral nesse processo. Essas premissas estão por trás do estudo realizado pela multinacional de tecnologia Cognizant. Há dois anos, sob a liderança do especialista Ben Pring, que se autointitula futurologista em mercado de trabalho, a empresa norte-americana edita uma lista com 21 profissões que, nos próximos anos, devem movimentar as agências de recursos humanos. A publicação é revisada periodicamente e traz tendências para o mercado até 2028.
 
LICENÇA REMUNERADA
Pelo menos 95 servidores no Rio Grande do Norte tiraram licença remunerada de seus cargos para se candidatar a vereador em 2020 e não obtiveram um voto sequer. Ou seja, nem eles mesmos votaram em suas candidaturas no pleito municipal. Por lei, funcionários públicos precisam se afastar do serviço quando decidem disputar uma eleição e têm direito de continuar recebendo seus salários enquanto fazem campanha. Para investigadores públicos, o fato de servidores licenciados terem obtido zero votos aponta que eles provavelmente foram “candidatos fictícios”. Se candidataram para, na verdade, gozar de um descanso remunerado durante o período eleitoral ou para apoiar candidaturas de aliados em suas cidades.
 
FILHA DE BEIRA-MAR
A cirurgiã-dentista Fernanda Costa (MDB), filha do traficante Fernandinho Beira-Mar, tomou posse como vereadora na Câmara Municipal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (Rio de Janeiro). Suplente, a profissional de saúde ocupou a cadeira do vereador eleito Sandro Lelis, que foi nomeado secretário Municipal de Serviços Públicos pelo prefeito Washington Reis (MDB). Preso há quase 20 anos, Fernandinho Beira-Mar é condenado por crimes como tráf ico de drogas, tráfico internacional de armas, lavagem de dinheiro e homicídio.Na última eleição, a filha do traficante Fernandinho Beira-Mar teve 3.999 votos e terminou como suplente do MDB.
 
COVID-19
Está chegando outra vez bem perto da casa de todos esse vírus pernicioso desafiando aglomerações elitistas.  Com o coração apertado, porém com uma fé inabalável no Pai Eterno, em oração peço uma recuperação completa daqueles com Covid-19 e, com compaixão, peço a Deus que nos guarde, proteja e cubra com suas mãos curativas aqueles que tanto necessitam. Projeta e fortaleça os idosos, desabrigados, desempregados, enfermos, defensores da linha de frente e cuidadores que estão exaustos, mas e não desistem. Meu pedido é que você, meu caro leitor, considere colocar esta oraçã o nas redes sociais, pelos menos um dia. Sim, vamos estar unidos em oração uns pelos outros. Assim seja!!!
 
ENFRENTAMENTO À PANDEMIA
Como parte das ações de enfrentamento à pandemia do Covid-19, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) colocou ultrafreezers à disposição da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap). Dessa forma, os equipamentos da instituição de ensino poderão ser utilizados para auxiliar a logística do Plano de Vacinação Contra a Covid-19. A UFRN realizou um levantamento sobre a disponibilidade dos equipamentos que são utilizados nos laboratórios da instituição para a realização de pesquisas científicas – conservação de material genético armazenados a baixíssimas temperaturas, por exemplo. Nessa perspectiva, como parte das ações que vêm sendo desenvolvidas pela UFRN no enfrentamento à pandemia, a Universidade disponibilizará o uso de sete ultrafreezers localizados nos campi de Natal e Caicó. Ainda conforme foi informado à Sesap, a Instituição se disponibiliza para planejar o compartilhamento dos equipamentos, que estão na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Centro de Biociências (CB) e no Centro de Tecnologia (CT).
 
VIOLÊNCIA NO CAPITÓLIO
Invasão ao Capitólio sede do governo americano em Washington, região Leste dos Estados Unidos provoca onda de demissões entre aliados do presidente Donald Trump. Quinta-feira, 7 de janeiro, as secretárias de Transporte, Elaine Chao, e de Educação, Betsy DeVos, tornaram as primeiras integran tes do gabinete presidencial a pedir o boné. Antes, assessores de Trump e chefe de gabinete de Melania já haviam se afastado. Afinal, a democracia do país mais poderoso do mundo está combalida.
 
SUSPENSÃO DO CARNAVAL
A governadora do Estado, Fátima Bezerra, ainda na reunião com representantes dos municípios do Rio Grande do Norte na semana passada: “O carnaval está suspenso. Tenho fé, esperança e confiança que, de mãos dadas, gestores e sociedade, vamos mitigar os efeitos da pandemia e salvar vidas”. Ela confirmou que as medidas restritivas já existentes em decreto, serão mantidas durante o carnaval. Cidades que realizam grandes e tradicionais festas de carnaval como Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, suspenderam as festas agora em 2021.
 
OBITUÁRIO 1
Só no final da semana passada recebi a triste notícia do falecimento do meu amigo e legal colega de trabalho no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Teófilo Lopes da Silva, 71 anos, vítima de infarto agudo no miocárdio. Teófilo era servidor dedicado que prestou serviços nos departamentos de Psicologia e Letras, respectivamente, além no Hospital Universitário Onofre Lopes (UOL). Minhas condolências à família enlutada.
 
OBITUÁRIO 2
Morreu quarta-feira, dia 6 deste mês - Dia de Reis - o jornalista, escritor, sociólogo e crítico literário, Nélson Patriota, 71 anos, depois de efetuar uma cirurgia delicada no Hospital Rio Grande em Natal. Lorde e de fino trato, Nelson trabalhou como articulista e copidesque no matutino Tribuna do Norte nos anos 90. Também na redação de o jornal a República nos anos 80, até o seu fechamento em 1987. Era integrante do Egrégio Conselho Estadual de Cultura,  sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Estado (IHGRN), além de ocupante de cadeira na Academia Norte-rio-grandense de Letras. Com a sua partida prematura a cultura e a imprensa potiguar fica órfã de mais um talento. Descanse em paz companheiro.
 
GIRO PELO TWI TTER...
...Parabéns ao pastor Wlademir Caldas de Lima, dirigente da congregação da Assembleia de Deus Fonte de Refrigério, Setor 7, que quarta-feira, 6 de janeiro último, festejou idade nova, sendo muito cumprimentado pelos familiares, além dos amigos que lhes são queridos. Desejo-lhe ao amigo pastor e leitor da coluna muita saúde, bênçãos abundantes e sucesso no ministério que abraçou;
 
...Outro registro é do aniversário da concunhada Monalina Kely dos Santos, leitora da coluna semanal, que festejou a data terça-feira, 5 de janeiro passado, comemorado em família. Almejo-lhe bênçãos abundantes. Feliz aniversário!;
 
...Com o ex-deputado estadual Allyson Bezerra agora empossado como prefeito da cidade de Mossoró, região Oeste do Estado, o mandato que ele ocupava na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte passa a ser do Subtenente da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Eliabe Marques, primeiro suplente do partido Solidariedade;
 
...Foi isso que ficou claro quando um cadeirante de Natal tentou fazer uma viagem de Uber na semana passada, mas não conseguiu. O motorista alegou que a cadeira iria sujar o carro dele. O colunista prefere não expor os nomes, porém levanta o assunto para que o mau exemplo não seja seguido por outros motoristas; e
...O prefeito Álvaro Dias assinou decreto municipal reativando vice-prefeitura de Nata l.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).