Claudino Leite

19/01/2021
PARE E REFLITA...
“Se uma sociedade livre não pode ajudar a seus muitos pobres, também não poderá salvar a seus poucos ricos” (John Kennedy ,35° presidente dos Estados Unidos e  considerado uma das grandes personalidades do século XX).
 
QUE VENHA A VACINA!
Recebo na minha caixa de meus e-mails o texto sob o título: “QUE VENHA A VACINA !” , enviado pela colega jornalista, escritora e amiga, Tarcyla Costa, minha  ex-editora de o extinto vespertino “Correio da Tarde”, que transcrevo na íntegra por achar atual e interessante: “A vacinação no mundo começou no dia 5 de dezembro na Rússia. No dia 14, teve início nos EUA. Atualmente mais de 50 países no mundo já iniciaram a imunização contra o coronavirus.  Infelizmente após mais de 200 mil mortes, o Brasil segue sem uma data para iniciar a vacinação. Sem seringas e outros insumos e a demora no processo de aprovação do uso emerge ncial, o governo brasileiro demonstra falta de planejamento, inércia e incompetência no controle da pandemia. Paralelo a essa falta de perspectiva a curto prazo (em um cenário em que aproximadamente 1000 pessoas morrem por dia no território brasileiro), o movimento antivacina se fortalece no Brasil e no Mundo, através de fake news e argumentos absurdos. Afinal, qualquer pessoa com o mínimo de bom senso sabe que mesmo as vacinas que estão ha muitos anos no mercado podem causar efeitos colaterais (o mesmo vale para medicamentos). O número de pessoas que tiveram reação nos países que deram início a vacinação é insignificante diante do universo de indivíduos imunizados (cerca de uma dezena para quase 20 milhões de pessoas vacinadas). Quanto a mim, aguardo ansiosamente a vacina (independente da origem, contanto que seja eficaz contra o vírus). Seja a da Moderna (EU A), a Coronovac (China), a Sputinik (Rússia) ou a da AstraZeneca (Reino Unido). Em último caso, que seja benvinda a da Bharat Biotech (Índia). Afinal, estamos cansados de máscaras e álcool gel. De óbitos que há muito deixaram de ser estatísticas e se tornaram rostos conhecidos (amigos, familiares, colegas de trabalho, etc). Estamos ávidos pelo sopro de esperança da vacina, por recuperar a alegria dos encontros com amigos, do aconchego da família, dos abraços apertados, dos passeios e viagens repletos de bons momentos, das caminhadas em ruas cheias de gente sem medo de um simples esbarrão. Tudo o que desejamos é voltar a viver plenamente o mais rápido possível”.  
 
FÉ DO PATRIARCA
-Eu seu que meu redentor vive - a frase proferida pelo patriarca Jó, inserida no Velho Testamento na Bíblia Sagrada (Jó 19:25). Sim, para acreditar precisa ter fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus. “O relato bíblico conta que havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus, e que desviava do mal. E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois diz ia Jó: Talvez, meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente. E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então, o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu: De rodear a terra, e passear por ela. E disse, novamente o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desv ia do mal. Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de tudo sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Então, estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está nas tuas mãos; somente faças nada contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. Foi aí, que Jó perdeu tudo quanto tinha ficou num vazio profundo, sendo desprezado pelos amigos, pela família, e até pela esposa, que ousou em dizer-lhe: Amaldiçoa esse teu Deus e morre. Então, J&oac ute; lhe respondeu: Como fala uma louca, assim falaz tu. O Senhor deu, o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor. Eu sei que meu redentor vive”.
 
 
PROVAÇÃO
Por que existe o sofrimento? Por que Deus permite que o ser humano sofra? Qual a origem da injustiça? Por que encontramos dificuldades em nossa vida? Com certeza o patriarca Jó fez essa muitas e outras perguntas quando passava pelo momento crucial  em sua vida, sendo abandonado por todos. Estas são também perguntas, dúvidas e questionamentos que todos nós encaramos, diariamente.  Mas, você, prezado leitor, e eu sabemos que nunca teremos resposta. São questões que mostram o quanto estamos vazios. E precisamos de ter a presença Deus em nossas vidas para guiar-nos.
 
VAZIO
Sem dúvida, esse vazio que muitas pessoas têm buscam preencher com riquezas, prazeres, saúde ou fama, e quem não consegue tais bens, passa a debater-se com esses questionamentos. Jó sempre será visto como um homem de Deus, servo do Senhor (Jó 1:1). Era rico, tinha muitos bens e uma família saudável. Será que assim é fácil servir ao Senhor?  Mais tarde, quando Jó perdeu quase tudo o que tinha, ele enfrentou, em meio ao sofrimento e à dor, toda aquela carga de dúvidas. Estaria Jó, duvidando da existência do Pai Eterno? Estaria Satanás certo em afirmar que Jó apenas servia ao Senhor por tudo que havia recebido dEle? Jó estava vazio, pois havia perdido os seus bens, à família e à saúde. Porém, a verdade é que as suas perguntas o levaram a buscar a Deus com todo fervor. O seu sofrimento o colocou mais próximo do Senhor. Jó preencheu seu vazio por meio da comunhão com o Mestre. Somente quando o Pai Celestial habitou no lugar que lhe era devido em sua vida, Jó teve o vazio preenchido. Quantas pessoas  neste mundo hodierno e globalizado em que o homem deste século pensa mais em ter do que ser, trazendo consigo ambição,violência e miséria não vivem como Jó e conhecem a Deus apenas de ouvir falar? 
 
QUESTIONAMENTOS
Sim, diversas pessoas de bem fazem perguntas, questionam e duvidam porque vivem longe do Criador, e por isso nunca experimentam a Sua bondade e misericórdia. Graças a Jesus Cristo, hoje, podemos aproximar-nos de Deus e ter comunhão com Ele. Podemos afirmar que conhecemos Deus por viver com Ele. Somente, por meio de Jesus Cristo é que podemos confessar que essa graça maravilhosa preenche o vazio que reina em nossa alma.  Por fim, por causa da integridade de Jó o Senhor mudou a sua sorte, quando este orava pelos amigos, e deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuía e viveu fartos de dias. Enfim, disse Jesus: “O ladrão vem somente para matar, roubar e destruir; eu vim para que tenham vida e a v ida em abundância” (João 10:10).
 
CONSCIÊNCIA CRISTÃ
A Visão Nacional para a Consciência Cristã (VINACC) é a instituição que organiza há duas décadas o Encontro para a Consciência Cristã, o evento acontece todos os anos, durante o carnaval, em Campina Grande, na Paraíba. Trata-se de uma organização evangélica interdenominacional, não governamental e sem fins lucrativos, que tem desenvolvido atividades importantes aos participantes para a propagação do genuíno Evangelho e o ensino da Palavra de Deus.
 
O QUE DISSE MORÃO:
“Contrariando o presidente Bolsonaro, o vice-presidente general Hamilton Mourão disse à grande imprensa que mesmo já tendo tido Covid-19 – voltou ao trabalho depois de 12 dias em isolamento social – vai tomar a vacina. Só não quer furar fila, o que é justo. Para Mourão, a vacina é uma questão coletiva, e não individual. “Pretendo tomar dentro da minha vez. Eu sou grupo dois de acordo com o planejamento. Não vou furar a fila, a não ser que seja propagandística”, desabafa o vice-presidente, justificando que se for para tomar antes do prazo como forma de incentivar, aí ele toma logo”.
 
DESABAFO MÉDICO
O médico Diego Vieira, de Fortaleza  (CE), fez um desabafo na sua página do Instagram que assina como “Imagens e História”, sobre o cansaço da classe médica durante mais uma etapa da pandemia, quando as pessoas não estão nem aí para os altos índices de contaminação pela Covid-19. “Estamos exaustos, deprimidos e desesperançosos, enquanto muitas pessoas estão postando fotos na baladas e nos bares”.
 
VATICANO
O Vaticano iniciou, na semana passada, sua campanha de vacinação contra a Covid-19, informou a agência oficial de notícias VaticanNews. Foram priorizados profissionais da saúde e idosos moradores da cidade-estado, sede da Igreja Católica, localizada dentro de Roma. Em um segundo momento, familiares dos trabalhadores – assistidos pelo Fundo de Assistência Sanitária – também s ão vacinados. Ainda não há confirmação oficial de que o Papa Francisco, de 84 anos, recebeu a primeira dose da vacina. O jornal argentino “La Nación” afirma que ele foi um dos primeiros a ser vacinado, mas que imagens não foram permitidas para garantir a privacidade do Papa.
 
CRISE SANITÁRIA
Diante da crise na saúde vivenciada no Estado do Amazonas, diversos órgãos federais e locais apresentaram à Justiça Federal de Manaus uma ação civil pública. Na ação, afirmam que a responsabilidade é do governo federal e que cabe à União assegurar o fornecimento regular de oxigênio para os hospitais. O estado vive um aumento no número de casos de Covid-19. Hospitais do Amazonas estão superlotados e sem oxigênio para os pacientes, que estão sendo transferidos para unidades em outros estados, inclusive para o Rio Grande do Norte.A ação foi apresentada por Min istério Público Federal (MPF); Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM); Ministério Público do Trabalho (MPT); Ministério Público de Contas (MPC); Defensoria Pública da União (DPU); e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).
 
APOSENTADOS E PENSIONISTAS
Do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais do que um salário mínimo terão reajuste de 5,45% neste ano. No ano passado, o reajuste tinha sido de 4,48%. Assim, o teto do INSS deve subir de R$ 6.101,06 para R$ 6.433,57. Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o reajuste para os segurados do INSS com benefícios acima do piso previdenciário obedece a lei nº 8.213/1991. Para definição do reajuste dos beneficiários, foi divulgado que o &iacut e;ndice usado para reajustar os benefícios acima do piso nacional é o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores deverão ser confirmados em uma publicação no Diário Oficial da União.
 
DECADÊNCIA
O América Futebol Clube empatou domingo, 9 de janeiro,no Estádio da Arena das Dunas de Natal, com a equipe do Floresta do interior do Ceará, e continuará na Série D. Da mesma forma que houve quem vibrou com a eliminação do ABC passadas semanas, também houve quem vibrou com a eliminação do time alvirrubro. Entende-se melhor a decadência do futebol norte-rio-grandense quando lançamos um olhar macro e abrangente sobre o Rio Grande do Norte. Ficamos para trás em tudo e não seria diferente com o futebol. As derrotas do ABC, América e Globo, de Ceará Mirim só demonstram o quão pobre an da o futebol estado potiguar. O futebol reflete muito claramente a realidade da nossa economia.
 
DIDI, O PRÍNCIPE ETÍOPE
No livro de Juca Kfouri  “Enciclopédia do Futebol”, edição de 1963, faz o relato curioso sobre  “Didi, o craque da seleção brasileira, bicampeão do mundo 58/62, na Suécia e no Chile, respectivamente. Um dos melhores e mais elegantes e lords meio-campistas da história do futebol. Didi era especialista em bolas paradas. Seu nome de batismo era Seba stião Pereira do Nascimento  - O Príncipe Etíope  - apelido dado pelo teatrólogo Nelson Rodrigues. Didi trocou a primeira companheira por Guiomar, causando  espanto a sociedade puritana e preconceituosa. Porém, inspirava até mesmo o teatrólogo no amor febril por Guiomar. Guiomar Batista era uma linda mulher, nos anos 50, mulheres lindas se chamavam Guiomar, cantora de alguma fama. Surgia vestida de odalisca num, programa apresentado por Ary Barroso, na  Rádio Tupy do Rio de Janeiro, que, platonicamente, era apaixonado por ela. Dependia de Guiomar, a paz de Didi para enfiar lançamentos primorosos e exuberantes ou cobrar faltas em folha seca, chute de efeito em que caía devagarinho como um papel preguiçoso em curvas que enganava o goleiro vencido. “Didi sem Guiomar era um problema de segurança nacional “, apelava Nelson Rodrigues. Guiomar morreu em fevereiro de 2001, um mês depois do seu criolo como chamava, ciumenta, possessiva. Em uma excursão do Botafogo, rasgou os ternos de Didi, por causa de uma fotografia dele – do time – com dançarinas no México”. Didi, faleceu, em 12 de outubro de 2002, vítima de câncer no Hospital Universitário do Rio de Janeiro (RJ), sendo sepultado no Cemitério São João Batista. Didi, o Príncipe Etiope marcou época no futebol.
 
ASTÚCIA DE TANCREDO
Em agosto de 1983, o presidencial Tancredo Neves promovia reuniões secretas para articular sua vitória no Colégio Eleitoral, e precisava driblar os jornalistas: marcou encontro com o falecido deputado Ulysses Guimarães e dois governadores na casa de um amigo no Lago Sul, em Brasília. Passou pelos repórteres apressado: “Ulysses e eu arranjamos umas namoradas e vamos encontrá-las.” Uma repórter achou graça: “É mesmo? Aonde é o encontro?”, perguntou. Ele respondeu incontinenti: “Na QL 8 do Lago Sul.” Ninguém acreditou, mas também não seguiu a dupla. Que se dirigiu tranquilamente para a reunião com os governadores no endereço sobredito.
 
VILVALDO, O PRESIDENTE
O desembargador Vivaldo Otávio Pinheiro tomou como novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Eleito por aclamação em outubro de 2020, o magistrado vai cumprir mandato no biênio 2021/2022. Vivaldo Otávio Pinheiro será o 65º presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O antigo presidente era o desembargador João Rebouças. Natural de São José de Campestre, região intermediár ia distante a 100 quilômetros Natal, o novo presidente da Corte de Justiça integra o Pleno do TJRN, desde 19 de julho de 2007. Nos últimos dois anos, o desembargador atuou como ouvidor e membro da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. A desembargadora Maria Zeneide Bezerra será a vice-presidente e o desembargador Dilermando Mota o corregedor geral de Justiça.
 
OBITUÁRIO
Partiu para a eternidade na noite de domingo, 9 de janeiro, o coronel aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), Abner Medeiros, membro e componente do Coral do Templo Central da Assembleia de Deus, no Alecrim, vítima de Covid-19. Estava internado na UTI do Hospital Rio Grande em Natal, há mais de 30 dias. Meu amigo e irmão em Cristo descansou das suas obras e agora está com Cristo. Viveu para Deus na direção do Espírito Santo, experimentou milagres, e através dele vimos como Deus levantar pessoas, não importando as condições que as tenham. Foi ajudado por Deus e ajudou a tantas outras, direta e indiretamente, de modo não que poderemos contar. Cumpriu o seu ministério e voltou para casa do Pai Celestial. Dentre tantos títulos que poderíamos agora citar, Abner Medeiros será sempre lembrado por ser um homem de Deus.  Manifesto as minhas condolências à família enlutada. Se u corpo foi cremado, em seguida sepultado no Cemitério Morada da Paz em Emaús de Parnamirim.
 
GIRO PELO TWITTER...
...Segundo o jornalista Cefas Carvalho, editor deste bravo Portal  do Potiguar Notícias: “Muito triste a situação de Manaus em relação ao Covid-19 e estarrecedora e injustificável falta de oxigêncio nas UTis, o que vem causando mortes por asfixia;
 
...Palmas! Para minha para a minha cunhada Priscila Dias de Albuquerque, que aniversariou ontem, 18 de janeiro, recebendo muitos cumprimentos de familiares e amigas. Almejo que seus dias sejam longos, alegres e prósperos. Parabéns!;
 
...Com atraso, parabenizo a leitora da coluna e irmã em Cristo, Marluce Souza, membro do Templo Central da Assembleia de Deus,  no Alecrim, que sábado, 9 de janeiro último, amanheceu de idade nova. Desejo-lhe paz, saúde e vida abundante. Feliz aniversário;
...O prefeito Álvaro Dias nomeia titulares da Semurb, Comunicação e Habitação e transforma seis cargos comissionados em duas secretarias especiais; e
...Encontra-se à venda na Livraria Cultural do Centro de Convivência, da Universidade Federal (UFRN), o exemplar “Mesas de Maria”, da professora Maria da Graça Ferreira de Souza de Viveiros, minha ex-diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).