Claudino Leite

26/01/2021 08h05
 
PARE E REFLITA...
“Nenhum livro, desde descoberta do papiro até hoje, possui tanta profundidade  e a abrangência quanto a Bíblia cristã” (Valério Mesquita, escritor e membro da Academia-norte-rio-grandense de Letras).
 
JESUS CRISTO É A VIDA
A vida é o maior dom e a maior dádiva que Deus concede. O Mestre da Galileia é a vida que nunca morre. “Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre” (Hebreus 13:8). É por isso que Jesus nunca assistiu a um velório. Como relata o Livro Sagrado ao chegar a casa de Jairo, o velório foi suspenso, porque a filha de Jairo ressuscitou (Mateus 9:23-26). Ao se encontrar com o cortejo fúnebre do filho da viúva de Naim. Jesus parou o enterro, e o defunto ressuscitou (Lucas 7:11-17). Na pequena  aldeia de Betânia pertinho de Jerusalém, a morte, havia entrado na casa de Marta e Maria, lar onde Jesus tantas vezes se hospedava  e seu irmão Lázaro havia falecido há quatro dias e Jesus só chegou quatro dias após o velório do irmão Lázaro; e mesmo assim, Ele foi ao túmulo e o defunto ressuscitou (João11:1-45). Dessa maneira, o seu nome foi glorificado. Sendo Jesus a ressurreição e a vida, a morte não tem poder sobre Ele e não prevaleceu sobre Ele. O Mestre Jesus mesmo se entregou para morrer pelos nossos pecados na Cruz do Calvário. Foi o próprio Jesus quem disse: “Ninguém tira a minha vida; pelo contrário, Eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para entregá-la e também para reavê-la” (João 10:10 Portanto, creia em Jesus Cristo e receba vida plena ainda hoje! Afinal, isso é uma questão de fé.
 
ENFIM,  A VACINAÇÃO
O Programa Nacional de Imunização (PNI) foi iniciado de 1969 1974, sob o governo militar do general Emílio Garrastazu Médici. Graças ao empenho dos governos que o sucederam é que se obteve conquistas importantes na saúde pública no Brasil, como a erradicação da varíola e da pólio, em 1989. Epidemias como a de sarampo e difteria foram controladas com sucesso. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 1997 e 2015, a mortalidade infantil caiu de 31,9 por mil nascidos vivos para 13,8, mas nada disso serve para aqueles que agora pedem para o cidadão não usar máscaras e não  se vacinarem. O Ministério da Saúde investe R$ 3,9 bilhões em vacinas anualmente. É um dos investimentos mais bem aplicados do país. Tardiamente, o Brasil inicia seu programa de imunização.
 
CONVOCAÇÃO
O apóstolo Renê Terra Nova, líder da 1ª Igreja Batista da Restauração em Manaus (AM), está convocando pastores e personalidades famosas do meio gospel, para que se juntem a ele em uma campanha de doação de oxigênio para ajudar pessoas internadas com quadros graves de Covid-19.  Nomes importantes já manifestaram apoio a causa, e já usaram suas redes sociais para pedir apoio aos seus seguidores. Ludmila Ferber e Tiago Brunet, se uniram à Terra Nova nessa causa. O apóstolo Renê publicou um vídeo pedindo ajuda dos amigos e seguidores, e escreveu a seguinte legenda: “Seja um mantenedor, não é hora da dor do Amazonense! Não fique como expectador, nossa ação salvará muitas vidas! Se desejar ajudar, somos extremamente gratos. 1ª Igreja Batista da Restauração em Manaus. Banco Brasil – Agência  2905-X CC 71196-9 -  CNPJ 636935760001-00 pixsocial@mir12.com.br”
 
AJUDA EVANGÉLICA
Em reunião realizada  na Assembleia de Deus em Belém do Pará, pastores se reuniram de forma virtual, e arrecadaram valor considerado que se converterá em centenas de cilindros de oxigênio para ajudar os hospitais de Manaus e do Interior do Estado Manauara. O pastor-presidente da Convenção Nacional da Assembleia de Deus (CADB), Samuel Câmara convocou pastores  e obreiros de todo Brasil e movido por Deus entrou na causa para ajudar os amazonenses que sofrem neste período de pandemia. O Governador do Estado, Wilson Lima, participou da reunião e reconheceu o grande papel da igreja pentecostal neste momento de pandemia tanto na área espiritual e agora, também de forma material. Oxalá, que outras igrejas coirmãs tomem esse exemplo louvável.
 
MOBILIZAÇÃO DE IGREJAS
Uma mobilização de igrejas evangélicas na cidade de Assis (SP) resultou em uma corrente de oração em frente aos hospitais da cidade, em clamor pela saúde dos internados e, principalmente, pela recuperação dos infectados com a Covid-19. A cidade do interior paulista vem enfrentando uma situação preocupante com a pandemia do novo coronavírus, despertando às igrejas agirem através da fé para que Deus aja sobre os pacientes de Covid-19. A iniciativa partiu do pastor Fernando Henrique da Silva, da Igreja Assembleia Pentecostal Luz da Manhã, que mobilizou fiéis na última quarta-feira, 13 de janeiro. Sua proposta é que uma igreja desafie outra para que todos os dias tenha alguma igreja orando nesses locais, conforme informações do site local Assiscity. Outras igrejas foram confirmadas para o desafio, garantindo que ao longo dos próximos dias a corrente de oração seguirá atuante. Fiéis da Igreja Aliança com Cristo e da Igreja do Evangelho Quadrangular garantiram que estarão mobilizados ao longo da semana, nos mesmos locais, revezando com as demais em um clamor de aproximadamente uma hora, todos os dias.
 
VIOLÊNCIA NA CASA DE DEUS
Bandidos arrombaram uma igreja evangélica no município de Goianinha, a 60 quilômetros de Natal, e roubaram instrumentos musicais, além de uma televisão. O crime aconteceu na madrugada de terça-feira,19 deste mês, sendo registrado pelas câmeras de segurança. O alvo da ação dos criminosos foi a 1ª Igreja Batista de Goianinha, no bairro Rio da Ponte. É possível ver dois homens com rostos cobertos pelas camisas. Após arrombarem a igreja, eles seguiram dentro do local escuro e com uma lanterna traçando o caminho.Os criminosos pegaram um contrabaixo, um teclado, uma guitarra, um violão e dois microfones. Além disso, uma televisão também foi roubada. Afinal, urge, que as autoridades locais tomem medidas coibitivas contra a ação deletéria desses marginais, praticando violência na Casa de Deus.
 
46º PRESIDENTE DOS EUA
O americano, Joe Biden foi terça-feira, 20, de janeiro, empossado como o 46º presidente dos Estados Unidos (EUA), assumindo um país profundamente dividido e com o maior número de casos e mortes da Covid-19 em todo o mundo. O democrata, aos 78 anos, se torna o presidente mais velho da história da nação norte-americana em uma cerimônia que foi drasticamente reduzida na capital de Washington, despida da tradicional pompa e circunstância dado a pandemia e preocupações com a segurança após a invasão do Capitólio em 6 de janeiro, por apoiadores do ex-presidente Donald Trump. Após fazer o juramento de praxe, conduzido pelo Juiz-Chefe do país, John Roberts, Biden discursou, dizendo que a sua posse é o “triunfo da democracia”. O ex-presidente Trump deixou a capital do país viajando para a Florida mais cedo e não participou do evento. É a primeira vez que um presidente não comparece à posse do sucessor em mais de 150 anos. Republicanos do alto escalão do partido, incluindo o ex-vice-presidente Mike Pence, participaram da posse, junto dos ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton.
 
TERRA TREME NO RN
Dois tremores de terra foram registrados na semana em municípios do Rio Grande do Norte. O mais recente aconteceu na noite de quarta-feira (13) em João Câmara, na região Agreste do Estado, e foi de magnitude de 1.2. na Escala Richter. Conforme o Laboratório de Sismologia (Labsis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o abalo sísmico aconteceu às 19h50. Segundo o laboratório, não há registros de que os moradores do município "tenham ouvido ou sentido algo". Esse foi o segundo tremor no RN neste ano. O primeiro aconteceu em Caraúbas, na região Oeste potiguar, na segunda-feira (11). O Labsis apontou que o tremor foi de magnitude 1.5. Segundo o técnico do Labsis, Eduardo Menezes, por se tratar "de um sismo de magnitude relativamente pequena, é mais difícil da população da localidade ter sentido ou ouvido o tremor", situação semelhante a de João Câmara. As informações sobre os eventos sísmicos são repassadas para a Defesa Civil do Rio Grande do Norte.
 
JÂNIO QUADROS
Em viagem à Hungria, o ex presidente da República Jânio Quadros, na década de 60 jantava com a esposa dona Eloá num restaurante de Peste, do outro lado do distrito de Buda, quando ouviu ao fundo piadinhas a respeito dele e risos altos de funcionários da embaixada do Brasil. Envergonhado com a balbúrdia, levantou, cumprimentou-os e avisou: “Os senhores terão notícias minhas.” De volta ao Brasil, determinou ao Itamaraty a remoção de todos no posto.
 
AMAZONENSES EM NATAL
Cerca de 16 pacientes vindo do Amazonas pousaram em avião da Força Aérea Brasileira (FASB) no aeroporto da Base Aérea de Natal, em Parnamirim, trazendo para o Rio Grande do Norte, pessoas contaminadas de Covid-19 do Amazonas. O prefeito Álvaro Dias recebeu a comitiva que trouxe os doentes para serem internados no Hospital de Campanha de Natal, para onde os amazonenses foram  internados. Uma ação louvável.
 
DESEMBARGADOR
O desembargador Eduardo Siqueira, que humilhou o guarda municipal Cícero Hilário publicamente em Santos (SP), deverá pagar R$ 20 mil de indenização. O caso ocorreu em julho de 2020. Na ocasião, Siqueira caminhava pela orla da praia santista quando foi abordado pelo guarda municipal, que exigiu a utilização de máscaras de proteção individual. Incomodado, o desembargador proferiu ofensas ao funcionário público, além de dar uma carteirada para se beneficiar do ofício que exerce, chamou-o de analfabeto e rasgou a multa que havia recebido. A ação foi filmada e compartilhada nas redes sociais.Com a grande repercussão do caso, Siqueira se manifestou, dias depois, para se desculpar. Por decisão do Conselho Nacional de Justiça, o desembargador foi afastado do cargo, em agosto do último ano. No entanto, em janeiro, o ministro Gilmar Mendes, do STF, suspendeu o inquérito aberto para tratar do caso. Segundo ele, havia “verossimilhança na alegação de violação dos princípios do contraditório e da ampla defesa”.
 
PROVA DE VIDA
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira, 20 de janeiro passado, uma portaria do Ministério da Defesa que prorroga a suspensão, até 30 de junho vindouro, da prova de vida anual de militares inativos, pensionistas de militares, militares anistiados políticos e dependentes habilitados. A portaria também assegura que está proibido o bloqueio dos créditos relativos a proventos de inatividade e pensões, por falta de realização da comprovação de vida, que voltarão a acontecer a partir do dia 1º de julho. Por conta da pandemia, a medida também foi adotada em março passado, sendo prorrogada deste então. Em nota, a pasta informou que “a determinação visa estabelecer medidas de proteção no âmbito do Ministério da Defesa e dos Comandos das Forças Singulares para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19)”.
 
INSS
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro desse ano, também não terão seus benefícios bloqueados. A Portaria 1.266, publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira, prorroga a interrupção do bloqueio de pagamentos de benefícios até o fim de março. Esta prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos. Em situações normais, a prova de vida é feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.
 
PAULINHO NA FECAM
O presidente da Câmara Municipal  de Natal (CMN), o vereador Paulinho Freire segue como provável eleito para à presidência da  Federação de Câmaras Municipais (FECAM)  do Rio Grande do Norte. A chapa encabeçada por Paulinho está sendo montada com representantes de todas as regiões do Estado. A eleição será realizada dia 5 de fevereiro próximo. Paulinho recebeu apoio de vários presidentes de Câmaras ao apresentar alguns projetos que pretende implementar, caso conquiste mais uma vez o comando da Federação que já presidiu. “Estamos focados no fortalecimento dos legislativos municipais, não só das cidades polos, como principalmente das cidades médias e pequenas dando o apoio necessário para crescimento de cada Casa”, disse Paulinho.
 
OBITUÁRIO 1
Faleceu na Casa de Saúde São Lucas, domingo, 17 de janeiro, aos 84 anos, Haroldo de Sá Bezerra, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ex-secretário da Fazenda no primeiro mandato do governador José Agripino. Haroldo teve complicações em decorrência de uma pneumonia. Deixa viúva, a professora Selma Bezerra, além dos filhos, Elza, Tônico e Haroldinho. Nascido em Ceará-Mirim (RN), formado em Agronomia pela escola Superior de Agronomia, em Recife e Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuou no Ministério da Agricultura e na direção do Banco do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (BDRN), em 1971 e BANDERN, nos anos de 1972 a 1974. Exerceu a presidência da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do RN (CIDA), de 1974 a 1978. Foi Secretário de Estado da Agricultura, no final do governo de Tarcísio Maia, e secretário de estado da Fazenda, entre 1983 e 1986. Em 1987, o governador Radir Pereira fez sua nomeação para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas. O  Estado perde mais uma das suas grandes figuras.
 
OBITUÁRIO 2
Morreu terça-feira, 20 de janeiro. em Natal um pedacinho do glamour, da história da sociedade potiguar, da elegância, da foto de qualidade; Lolita Rêgo, aos 85 anos, convivendo com o Mal de Alzheimer já há alguns anos. Lolita foi a primeira mulher a trabalhar profissionalmente com fotografia no Rio Grande do Norte. Lolita tinha um olhar único para a fotografia, mulher bonita elegante, lord e de fino trato assim era a Dama da fotografia, Lolita Rêgo! Sua fotografia era uma pintura! Lolita fez cobertura fotográfica nos maiores casamentos de Natal Deu origem a uma família de fotógrafos, a mais talentosa imortalizada com os filhos Giovanni Sergio e Alenuska, os netos Renan e Giovanna. Além do marido, o jornalista e professor do curso de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN0 , saudoso Joanilo de Paula Rêgo.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...O Governo do Rio Grande do Norte assina acordo com o Ministério da Justiça. Com o propósito de criar força-tarefa de combate ao crime organizado;
...A nutricionista Sara Rocelly de Queiroz Lobato é nomeada Secretária de Saúde do município de Martins, região Oeste do Estado;
...Os diplomatas brasileiros adoraram o texto do presidente Jair Bolsonaro saudando, na medida certa, o presidente americano Joe Biden. A demora nesse gesto os deixou à beira de um ataque de nervos;
...Professora e pesquisadora do Departamento de Ecologia (Decol/UFRN), Priscila Lopes é uma das oito nomeadas para o Programa de Líderes do Oceano de Edimburgo 2021, na Escócia. Entre as atribuições e metas do programa está a participação em encontros de cúpula voltados para os oceanos, como aqueles promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU); e
...Quase 80% dos alunos do ensino médio não tiveram aulas presenciais no Rio Grande do Norte, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).