Eliade Pimentel

04/02/2021 00h07
 
Sobre saber fazer e saber ensinar
 
 
E também sobre saber dizer que não sabe, pois já aconteceu mil vezes de eu pedir alguma coisa para alguém fazer e a pessoa não fazer porque não sabia, mas também não disse nada. Normalmente, somente quando cobramos é que percebemos que a pessoa não fez porque não sabia fazer. Concluí que mesmo quando se trata de algo corriqueiro para nós, é interessante que a gente explique como faz, porque pode se tratar de uma coisa distante da realidade da pessoa. 
 
É bom termos esse tipo de precaução para não nos frustrarmos quando pedimos um socorro a alguém na hora que precisamos, vemos que a tarefa solicitada não foi feita. Certa vez, eu estava falando sobre educação de filhos e um amigo falou que devemos educar “por amostragem”. Na hora fiquei matutando, sem entender, até que depois caiu a ficha. Na verdade, ele estava se referindo a educar através do exemplo.  
 
Eu vou mais além. Em casa, com a filha, teve uma época que eu comecei a perceber que ela não sabia varrer a casa. Sempre que eu pedia isso, a vassoura não saía do lugar. Até que um dia eu peguei o objeto e mostrei bem direitinho como se faz o serviço. E assim, desde fazer uma simples tarefa doméstica, eu procuro ensinar, para ter a certeza de que será feito. Mas, às vezes ainda passa batido. 
 
Como por exemplo um dia que eu fui à quitanda e trouxe um maço de espinafre e disse: “você disse que estava com fome, então faz um macarrão com aquele nosso molho,  pois vou sair agora”. Ela disse que começou a querer tirar uma dúvida, mas eu não ouvi e dei as costas. Quando cheguei, o macarrão estava pronto, bem gostoso por sinal, mas não do jeito que eu imaginava. Quando questionei, a resposta foi que não sabia. 
 
Fiquei surpresa porque é um molho presente no nosso menu doméstico desde a mais tenra infância dela. A gente tira as folhas, refoga em um pouco de azeite, com alho e cebola, depois liquidifica com uma base cremosa, como creme de leite, e junta ao macarrão ainda quente. Se quiser agregar sabor e textura, acrescentar requeijão. Pronto, agora ela já sabe. E sorriu, com ar meio que de desculpa.
 
E assim, desde fazer uma cama, limpar os ladrilhos do banheiro, fazer os molhos do macarrão, o suco com as mangabas colhidas do quintal... tudo isso e mais um pouco, eu ensino, para ter a certeza de que a tarefa será executada com êxito. Ando pensando nesse assunto porque percebo no dia a dia que muita gente é desavisada. Não presta atenção no mundo ao redor e não aprende o que lhes é solicitado.
 
Esses dias, no escritório de uma amiga, um funcionário disse que não sabia fazer uma tarefa, a qual ela disse que faria. Mas, o orgulho foi mais forte e ele deu um jeito de trazer o serviço feito.  
 
Desde um serviço doméstico, a uma tarefa no trabalho, é interessante que a gente se certifique que nosso interlocutor saiba do que estamos falando. Na minha profissão, percebo que os jornalistas da new generation não têm ideia do significado de uma série de jargões. Fazer o quê, né... Se pedimos um boneco de alguém, não é um vudu. É um retrato. Sutiã é o subtítulo. 
 
Mas, se a pessoa não diz que não sabe, como adivinhar? Bem, neste caso, nossa perspicácia tem que estar a mil por hora. A expressão da pessoa diz muito, como numa loja em que pedi formas de papel para bolinhos e a moça disse que não tinha, mas eu percebi seu olhar desavisado. Quando eu circulei pela loja, encontro e mostro. Ela responde: “ah, formas para cupcakes”. Quer dizer, ela não sabia até então que cupcakes são minibolos.
 
Aprenda a discernir até que ponto você deve sair da sua bolha e ensinar o que sabe, para não se frustrar com tarefa por fazer. Seja humilde para ensinar ou para dizer que não sabe. Ninguém nasce sabendo, mesmo as tarefas simples. Aquela coisa que você acha moleza fazer, tem gente que não pegou ainda o jeito. Ou pode ser o contrário. Então, diga logo que não sabe. A “amostragem” que meu amigo tão inocentemente falou, pois ele queria dizer “pelo exemplo”, muitas vezes não dá resultados. Temos que dar a receita, o passo a passo e, em algumas situações, mostrar como se faz!   
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).