Liliana Borges

20/03/2021 00h15
 
PORTINHO, Serra, Mar…
 
 
Continuando nosso passeio pelo Parque Natural da Arrábida, iremos chegar ao Portinho da Arrábida, uma das praias paradisíacas na região. Ela está localizada vizinho a Praia do Creiro, a cerca de 46 km de Lisboa, banhada pelo Oceano Atlântico e junto a foz do Rio Sado.
 
O Portinho é uma pequenina praia em harmonia com as encostas rochosas e verdejantes que está especificamente situada ao pé da Serra da Arrábida e, ainda, suas águas são cristalinas que variam de cor ao longo do dia conforme a vontade da natureza.
 
No verão o acesso de automóvel é interrompido devido ao grande fluxo de turismo, e além de que a estrada é bem estreita e íngreme que temos a impressão de visualizar a traseira do carro nas suas curvas. O visitante deixa seu veículo nas proximidades e apanha um transporte especializado para o trajeto, no restante do ano é possível chegar até lá em veículo particular.
 
Atualmente o turismo natureza está em alta, muito concorrido com passeios de pedestres, bicicletas, a cavalo, como também, outras modalidades a exemplo de escaladas, mergulho, espeleísmo, canoagem, observação de aves, natação em águas abertas, entre outros.
 
O local é bastante privilegiado para a prática de mergulho, stand up pladde e canoagem porque suas águas são muito tranquilas, transparentes e percebemos praticamente tudo que está submerso. Além disso, tem a possibilidade de fazer o percurso até a uma ilhota nas proximidades que é a bela Pedra da Anicha na praia adjacente.
 
Espeleísmo é uma atividade desportiva voltada para exploração de grutas utilizando técnicas e equipamentos compatíveis. Na região tem várias grutas e em algumas foram encontrados vestígios do período Neolítico, entre elas está a Lapa de Santa Margarida situada próxima a localidade, esta é a única que possui escadarias facilitando seu acesso apesar de que são mais de 200 degraus, no seu interior existe um altar cristão.
 
Os apreciadores de voos livres têm várias opções na área, uma delas é deslocar do Convento da Arrábida com uma visão de uma das mais belas baías do mundo e aterrar no Portinho da Arrábida. Deve ser uma experiência inesquecível para quem tem coragem de praticar a modalidade desportiva. Como não sou adepta desta atividade me contento em admirar a magnífica paisagem do alto da falésia e na beira do mar.
 
Como não poderia ser diferente por aqui, a localidade possui aconchegantes restaurantes com a excelência da culinária portuguesa e, ainda, nos presenteia com um cenário encantador. Em 2010 a praia foi considerada uma das “Sete Maravilhas Naturais de Portugal” na categoria Praias e Falésias.
 
Vale muito conhecer…
 
Lugar espetacular…
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).