Théo Alves

21/03/2021 00h54
Seja Gentil
 
Antes de qualquer outra coisa, seja gentil. Não importa o que aconteça: seja sempre gentil. Afinal, ninguém duvida de que este seja mesmo um mundo ruim e cheio de pequenas tragédias que vão permeando o dia a dia e se infiltrando nos ossos da vida, a roê-los por dentro e derrubá-los por fora. Então, seja gentil, sobretudo.
 
Cada um de nós carrega imensas cruzes insuportáveis, ainda que você ache que é capaz de carregar todas as outras, menos a sua que pesa mais que qualquer uma. Todos nós temos mais tropeços que vitórias, a arraia miúda do dia não tem sabor nem cor, é apenas textura. 
 
Por isso, não custa ser gentil.
 
Não faça perguntas demais, não se interesse de menos. Seja mais empático do que curioso e aceite ajudar sem querer invadir a vida dos outros. Para isso, seja gentil. Lembre-se de que você não é professor da vida alheia e que, embora tenha todas as soluções para os problemas que não são seus, elas são absolutamente inúteis. Por mais que você não compreenda a dor ou incômodo do outro, tenha paciência, pois todos acham que suas dores também não fazem sentido, por isso seja gentil.
 
Ensinar lições, procurar saídas e soluções, dar conselhos, intervir... isso não é necessariamente ser gentil, nem significa que você se preocupe com alguém. Pode parecer apenas que você é invasivo e insensível. Imagine um amigo que está triste, tem motivos para tanto e que confessa isso. Se sua resposta para ele é “anime-se”, faça um esforço de empatia e imagine que ele certamente já tentou isso antes e que não há de ter resolvido. Saber que uma saída genial como essa não tem nada de genial pode ser um bom começo para a gentileza. Boa parte das pessoas que passam por alguma dificuldade não quer uma solução: quer colo, afeto, acolhimento... se você não pode oferecer nada disso, seja gentil e aprenda a estar perto, mesmo em silêncio.
 
Por falar em silêncio, abaixe o volume, fale menos, desacelere. Os bons comediantes sabem a hora de um fôlego entre as piadas. Se você não é um bom humorista, comece aprendendo essa lição. Compartilhar um silêncio é um imenso gesto de gentileza.
 
Seja gentil. Mesmo que isso não pareça importante, seja verdadeiramente gentil. Aprenda a dar as mãos, a compartilhar, a dispor-se, a acompanhar e a ouvir. Descubra o que é necessário dizer sem que você pareça professoral ou pedante. Admita que você tem dores como o outro e que deve ser gentil como merece que sejam com você. Não importa o que aconteça, seja sempre gentil e isso será, por certo, um problema a menos no mundo.
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).