Claudino Leite

23/03/2021
 
PARE E REFLITA...
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” (Mateus 5:6).
 
JESUS, A RESSURREIÇÃO E A VIDA
Disse Jesus a seus discípulos: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá” (João 11:25-26) Prezado leitor, você dúvida? Você, crêr nisto? Pois bem, a Bíblia Sagrada relata que na pequena aldeia de Betânia, pertinho de Jerusalém, a morte, havia entrado no lar de Marta e Maria, residência onde tantas vezes o Mestre se hospedara.  Seu irmão Lázaro, cujo nome significa: “Deus um socorro”, adoecera e morrera. Nunca um homem precisou mais “socorro de nosso Deus” do que esse defunto, q ue em estado putrefo, jazia na tumba fria. Mas, porque Jesus, sendo avisado, não veio a tempo curar o seu amigo Lázaro?  Por que demorou tanto em vir?  O próprio Jesus nos revela que isso foi para que Ele, Jesus, se revelasse a nós como a Ressurreição e a Vida, e para que o povo cresse n’Ele. Graças a Deus por essa revelação que demonstra ter Jesus, o Todo-Poderoso e o Vencedor do pior e do mais poderoso inimigo que temos, a própria morte!  Com tanta autoridade, o Filho de Deus deixou claro que, para Ele, não há impossível, mesmo se tratando da morte de uma pessoa. Para o homem, a morte é o fim de sua trajetória terrena. A morte é sinônimo de dor e da perda de um ente querido ou mesmo de um amigo. Significa a separação, a partida para uma longa viagem sem volta, sem um reencontro futuro. Entretanto, do ponto de vista das Escrituras Sagradas, e da visão pela fé, há a morte espiritual, que, em resumo, é a separação do homem, de Deus, como consequência do pecado. Quando Jesus afirmou ser a ressurreição, Lázaro estava morto há quatro dias e, segundo a Palavra de Deus, o corpo na sepultura já cheirava mal. O clima era de amargura e tristeza e alvoroço naquela família, porém a presença do Mestre da Galileia mudaria o cenário de desolação em alegria. Talvez, seja essa a sua situação. Provavelmente, você pensa,  meu caro leitor, que não há solução para o seu problema e que está próximo o fim de sua existência. Quiçá, você, tenha perdido a esperança. Mas, assim como Jesus ressuscitou Lázaro, Ele quer fazer com que você reviva, que sejam renovadas às suas esperanças . Jesus quer devolver a alegria ao seu lar, à sua família e aos seus amigos. Basta que creia Nele e a sua vida será transformada, por meio do amor, da paz e da Sua graça que vem somente por intermédio do Senhor Jesus Cristo. Para que tudo isso ocorra, é necessário que crer. É preciso que aceite o seu sacrifício no Calvário, que Ele padeceu pelos nossos pecados, porquanto venceu a morte não pôde prendê-lo e a sepultura não pôde detê-lo, ressuscitando ao terceiro dia. Portanto, arrependa-se dos seus erros e confesse Jesus como Senhor e Salvador de sua vida e tenha um feliz amanhecer, para a Glória de Deus! Isso é uma questão de fé.
 
A BELA CANÇÃO
Esta é uma das mais belas canções da Harpa Cristã sobre o fim dos tempos. "The King is Coming" (O Rei Está Voltando) foi escrita no final dos anos 70 por Bill e Glória. E mesmo passados tantos anos ela continua graciosamente sendo muito atual. Diante de tudo o que temos visto no mundo ao longo dos anos, e nestes dias nebulosos para aqueles que esperam ansiosamente pela volta do Salvador, não há como não pensar nas Sagradas Escrituras e suas profecias nos advertindo sobre os sinais do fim. Temos consciência do Deus Soberano que governa este mundo. Então, sabemos que nada é por acaso! Não se assustem! São o princ&iac ute;pio das dores e apenas a Palavra de Deus se cumprindo. Se arrependa de seus pecados, busque ao Senhor enquanto é tempo... se prepare para prestar contas diante do Justo Juiz!  Jesus voltará em glória nas nuvens seja em um futuro próximo ou distante.  Mas, Ele também pode voltar de outra maneira pra você e pra mim, inesperadamente através da morte.  Então, de qualquer forma estejamos preparados!
O Rei está voltando!!!
 
ATÉ QUANDO, SENHOR?
Cerca de 800 anos a. C. havia uma profecia dada pelo profeta Isaias, de que Jerusalém seria destruída por causa da desobediência do seu povo a Deus. O Senhor havia pedido para o povo chorar e prantear como sinal de arrependimento.  Diz o profeta: “Porém, o que se viu era só festa e alegria. Vocês mataram bois e ovelhas, comeram carne, beberam vinho e disseram: “Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos” (Isaias. 22:13). É incrível como esta cena se repete hoje. Existe informação em massa sobre os cuidados que devemos ter com relação à proteção contra o vírus, incluindo aglomeração, além das medidas punitivas dos órg ãos governamentais. Mas, para muitas pessoas não adiantam. Parece até que as motivam mais. Só faltam fazer um outdoor e usar camisetas com os dizeres: “Comamos e bebamos, porque amanha morreremos”. Alguns deles, dias depois prantearão nas portas dos hospitais dizendo: “Não existem vagas, nem leitos de UTI, nem remédios para sedação, nem oxigênio.” Muitos deles transmitem o vírus para os seus entes queridos e depois, só choram e lamentam.  A geração de hoje “é imediatista” não consegue adiar o “bebamos e comamos” para depois da pandemia. O maior propósito objetivo da vida a busca pelo prazer (Hedonismo, filosofia que surgiu na Grécia antiga).  Até quando Senhor? Até quando?
 
PÂNICO DO COLUNISTA
O colunista expressa com muita sinceridade e franqueza em assumir seu pânico. Vivo assombrado diante do coronavírus, que tem, ceifado muitas vidas. Pela minha vida menos do que pelas vidas dependentes da minha. Cada dia, uma batalha psicológica. É um teste torturante trovejando em paralelo com duas desgraças a mais: O noticiário colado à insanidade ideológica e a falta de um líder para tomar conta de tudo com patriotismo e, sobretudo, autoridade respeitosa.
 
JORNALISMO
É ouvir os dois lados da notícia. Não se divulga apenas a denúncia enquanto não for ouvida, a outra parte para ser publicada na mesma edição, a palavra do acusado. Sim, ouvir os dois lados, sem adjetivar que fica para editorial e coluna, é deixar o leitor avaliar e decidir onde está a verdade. Se não achar o denunciado escreve os lugares e os telefones em que procurou.
AÇÃO SOLIDÁRIA
Após o Governo do Estado do Espírito Santo orientar igrejas a não realizarem cultos presencias durante a quarentena de 14 dias em todos os municípios capixabas, o templo adventista de Laranjeiras, na Serra, decidiu abrir as portas para realizar uma ação solidária.
Prevendo a queda na arrecadação de bolsas de sangue, líderes da igreja firmaram uma parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) para transformar o templo em um ponto de doação de sangue. Para participar da ação solidária e evitar aglomerações, os organizadores do evento criaram um formulário para agendamento de horário para doação. A expectativa é que sejam arrecadadas cerca de 100 bolsas de sangue. “É importante salientar que este evento não é destinado apenas para adventista, é apenas organizado pelos adventistas. Contudo, todos que tiverem interesse em doar, estão conv idados”, garante Ualisson Santos, organizador da ação em Laranjeiras.
PALMAS!
Para os dedicados profissionais de saúde, segurança, limpeza pública, transportes e tantos que arriscam a saúde, a fim que tudo funcione. Felicitamos, também os professores. É louvável assistir ao esforço dos nobres mestres com salários minguados em se adaptar a nova realidade das videoaulas diante de um público infantil, que vivem inquieto na quarentena. É um belo trabalho pensando no futuro dos nossos filhos, pois o Brasil precisa deles educados e instruídos. Palmas para eles, porque merecem!
PARALISAÇÃO
O Governo do Estado determinou a paralisação do Campeonato Estadual em decorrência da pandemia de Coronavírus. O decreto, assinado em conjunto pela governadora Fátima Bezerra e pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, não especificava a suspensão dos jogos de futebol. No entanto, em reunião entre as secretarias de Saúde do Estado e do Município, ficou acordado que seria necessária a suspensão. Segundo o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, a informação da suspensão foi dada pelo secretário de Tributação, Carlos Eduardo (Cadú). “Em seguida recebi uma ligação da p rópria governadora Fátima Bezerra”, disse. Vanildo, lamenta, profundamente a medida que vai gerar uma crise usucapiônica.
BRANDÃO PEDE O BONÉ
No comunicado, assinado pelo vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores, Carlos José da Costa, o banco afirma que a renúncia foi apresentada ao presidente Jair Bolsonaro, ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil, Hélio Lima. “O BB comunica que o Sr. André Guilherme Brandão entregou, ao Exmo. Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, ao Exmo. Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, e ao Ilmo. Presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil, Hélio Lima Magalhães pedido de renúncia ao cargo de pres idente do BB, com efeitos a partir de 01 de abril de 2021”, afirmou o banco no fato relevante. Brandão havia sido escolhido para a presidência do Banco do Brasil em agosto de 2020. Ele foi indicação do Ministério da Economia.
15 ANOS SEM  REAJUSTE
Com os gatilhos de contenção de gastos previstos na PEC Emergencial (186/19), o funciona lismo federal pode ficar 15 anos sem reajuste. O alerta vem sendo feito por todas as categorias, tendo em vista que o texto cria um “subteto” - um limitador de despesas dentro de outro teto previsto na Emenda Constitucional 95 (Teto de Gastos), que dura até 2036 e alcança a União. Os servidores afirmam que o congelamento salarial e de concursos públicos por esse período trará prejuízos para a administração pública. E defendem que as novas regras de ajuste fiscal previstas na PEC sejam revistas com celeridade.
FIQUE DE OLHO!
Veja os nomes dos deputados federais do Estado do Rio Grande do Norte que votaram para deixar o professores, médicos, enfermeiros e demais servidores públicos sem reajustes salariais nos próximos 15 anos. São eles: Benes Leocádio (Republicanos), Beto Rosado PP), Carla Dickson (PROS), João Maia (PL) e Walter Alves (MDB). Votaram favoráveis aos profissionais: Natália Bonavides (PT), Rafael Mota (PSB) e o General Girão se absteve. Mas, vem aí, 2022, ano de eleição. Fique de olho!
JACOSINHO É EMPOSSADO
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), deu posse a Jacó Jácome (PSD) para cumprir o seu segundo mandato como deputado estadual. Solenidade restrita, foi realizada no gabinete da presidência da Casa na quarta-feira,17 de março, contando apenas com a presença dos familiares de Jacó, em respeito aos protocolos de biossegurança. O deputado evangélico da Assembleia de Deus fez questão ressaltar na ocasião, a sua preocupação com o atual momento vivenciado pela sociedade em meio a pandemia e anunciou que destinará todas as emendas que tiver direito para o enfrentamento ao Coronavírus. Segundo Jacó, “o momento não é festivo em respeito as vidas perdidas para a Covid-19, é hora de trabalhar e honrar o povo potiguar. O jovem parlamentar assume a vaga de Sandro Pimentel (PSOL) após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A mudança aconteceu depois que o TSE determinou a retotalização dos quocientes eleitorais e partidários sem computar os 19.158 votos obtidos por Sandro Pimentel, implicando na eleição de Jacó Jácome.
TAXAR FORTUNA?!
“O governo tem a responsabilidade moral, ética e econômica de taxar mais fortemente nossa fortuna”. Esse é um trecho de uma carta aberta assinada na semana passada, por 18 bilionários dos Estados Unidos (EEUU), entre os quais figuram Bill Gates e o investidor George Soros. Até parecem os bilionários brasileiros, que fogem dos impostos como o diabo foge da cruz. Nesse momento, em que o Brasil enfrenta uma grave crise econômica e de saúde pública, onde estão nossos endinheirados? Por que só os trabalhadores estão pagando a conta? Ao contrário dos seus pares ianques, conhecidos por doaç&ot ilde;es milionários às pesquisas científicas e apoio às ações de combate à pobreza na África, os ricos daqui só pensam no próprio bolso, e sempre querem mais. Nossa costa marítima está repleta de iates luxuosos, longe dos pobres e do Coronavírus. E agora, José?
EM NOVA ROUPAGEM...
Organizado e idealizado pelo ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-diretor e professor da Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, Geraldo Queiroz, após dois anos de sua publicação pela Editora da Universitária, está sendo finalizada a versão digital (ebook) de “Memórias: Faculdade de Jornalismo Eloy” de Souza. Repasso aos amigos a notícia transmitida por  Rafael Sordi Campos responsável pelo projeto gráfico do livro com
ALdorisse Maria Bezerra Henriques, Nadja Farias, Rejane Lordão Monteiro, Nicolau Frederico de Souza, Ana Maria Cocentino Ramos, Antonio Melo, Arlindo Freire,  Emanuel Nery, Lúcia Coutinho, Jomar José da Costa Morais, Arízio Fernandes, José Wilde Cabral e Salésia Dantas. Enfim, os meus amigos e colegas jornalistas serão digitais.
OBITUÁRIO 1
Morreu, sexta-feira (19), o vereador Irmão Lázaro (PL), outra vítima da Covid-19. Ele estava internado há quase um mês em um hospital de Feira de Santana, interior da Bahia. A informação foi confirmada pela assessoria do vereador, que também era cantor gospel, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde 25 de fevereiro! "O perfil oficial do vereador Lázaro também fez uma postagem sobre a morte dele. Ele foi eleito vereador de Salvador em 15 de novembro de 2020, com 4.273 votos. Tamb&e acute;m, já foi deputado federal entre 2015 e 2018, ano em que concorreu a uma vaga no senado, mas não ganhou. Lázaro já foi integrante do grupo Olodum nos anos 90, mas decidiu seguir carreira de cantor gospel após se converter  ao evangelho. Um dos seus grandes sucessos, a música gospel "Eu te amo tanto", faz parte de um CD e DVD homônimo gravado em 2008 na Bahia. O prefeito de Salvador (BA), Bruno Reis noticiou em suas redes sociais:"Mais uma perda lamentável! Irmão Lázaro foi um artista fora de série que superou todos desafios com sua sabedoria e talento. Suas músicas fazem parte da minha vida e jamais irei esquecer da sua forma simples e carinhosa com todos. Que Deus conforte sua família, amigos e fãs do seu trabalho! Mais uma vítima dessa pandemia que já levou milhares de pessoas em nosso país" Descanse em paz, meu nobre Lázaro.
 
 
OBITUÁRO 2
O céu recebeu na quarta-feira, 17 de março, promovendo às Mansões Celestiais o pastor Salatiel Silvestre da Silva, 2º vice-presidente da Igreja Assembleia de Deus em Campina Grande (PB). Há 21 dias ele estava hospitalizado em decorrência de complicações da Covid-19. Portando, aprouve a Deus recolhê-lo. Nascido no dia 15 de março de 1950, o ministro evangélico foi um desbravador na Obra de Deus, propagando o Evangelho de Cristo e servindo-O com dedicação durante seus 71 anos de vida. Esposo e pai exemplar, era casado com Eunice Silvestre com quem teve quatro filhos e quatro netos. Com um testemunho cristão digno de ser imita do, o reverendo pentecostal foi um servo fiel, que andou com Deus e O honrou em seu proceder. Seu legado não será esquecido pela igreja em Campina Grande, que tinha por ele profunda admiração. Que o Espírito Santo de Deus que conforte os corações enlutados.
OBITUÁRIO 3
Morreu, sábado, dia 13 de março, o colega e amigo da Universidade Federal (UFRN) vítima de Covid-19, Francisco de Assis Rocha Cavalcanti, 82 anos de idade. Cavalca, como era conhecido atuou com desenvoltura em várias áreas da UFRN: Chefia de Gabinete da Reitoria, fundador e presidente da Associação dos Funcionários da Universidade ( AFURN), fundador da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativo em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil  (FASUBRA), Secretário Geral do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitár ia (CRUTAC), Coordenador do Restaurante Universitário (RU), além atuante em tantas outras ações. Homem de excelentes relacionamentos com todos os níveis, desde o mais simples funcionários aos dos mais altos escalões. Aos seus familiares, os nossos pêsames e que Deus conforte os seus familiares.
OBITUÁRIO 4
A ex-miss Brasil Therezinha Morango Pittigliani morreu sábado,13 de março, aos 84 anos. Morango foi vítima de uma parada cardíaca após uma cirurgia no fêmur, no Rio de Janeiro, onde morava com a família. Além de conquistar o título do concurso brasileiro em 1957, a miss amazonense foi a segunda colocada no Miss Universo no evento realizado no mesmo ano.A ex-miss nasceu no município de São Paulo de Olivença, a 1.235 quilômetros de Manaus (AM). Teresinha Morango foi a primeira amazonense a ganhar o concurso Miss Brasil, em 1957. No mesmo ano, ela representou o país no concurso Miss Universo, sediado na Califórnia (EUA), fican do em segundo lugar. No evento, a peruana Gladys Zender faturou a coroa. Os concursos de beleza à época tinham bastante visibilidade, o que a transformou em celebridade. Dois anos após o concurso, Therezinha casou-se com o empresário catarinense Alberto Pittigliani, com quem teve um casal de filhos, Alberto Júnior e Andrea, passando a morar no Rio de Janeiro (RJ). Viúva desde 2003, ela deixa filhos e uma neta.
 
OBITUÁRIO  5
Vitimado pela Covid-19 faleceu sábado,19 de março, meu amigo e irmão em Cristo, engenheiro José  Arimatéia Fernandes, 48 anos. Ele era membro da Assembbleia de Deus Ministério Madureira em Natal. Com tristeza manifesto meus votos de pesar aos seus familiares pela perda irreparável de meu amigo que se foi, pedindo ao Criador que conforte os corações.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Enquanto a igreja católica do Rio Grande do Norte confirma por meio de comunicado que seguirá o decreto do Governo e Prefeitura de Natal, mantendo templos abertos para orações individuais, sem celebrações com presença de público, o pastor Júlio Ricardo, do “Ministério Rema”, em Jardim do Seridó, faz ameaças à governadora Fátima Bezerra, dizendo: “Deus vai abrir a sua cova”. O reverendo deveria mostrar o espírito Cristão, o rando pela crise sanitária que assola o planeta. Ameaças não leva a lugar nenhum.
...No meio da pandemia, com as atenções voltadas para a maior crise sanitária de nossa história, um grupo de políticos de peso, aqui no Rio Grande do Norte, está vivenciando outra estação;
...Além de inconcebível, as ameaças ao ministro Edson Fachin, por sua decisão de livrar Lula de punição, é de uma burrice sem tamanho. Só vai estimular o reforço do espírito de corpo dos demais ministros;
...O Brasil bolsonárico é assim: nada muda no Ministério da Saúde, só o ministro. Isto é: só a vacina pode salvar, por mérito da ciência e não do ministro. Pobre Nação!; e
...Nesse país amado e idolatrado, por falta de um modelo de distribuição de renda mais justa, sempre faltou tudo: o pão, a água, o esgoto, a energia, a assistência  a saúde, a escola e o remédio; e...Mas, agora alcan&ccedil ;amos a beira do inferno: anunciam que pode faltar oxigênio. Ainda há quem aceite e justifique. Misericórdia!