Liliana Borges

27/03/2021 00h24
 
PARQUE DAS NAÇÕES, Lisboa Moderna…
 
O Parque das Nações é uma freguesia do Concelho de Lisboa que foi criada oficialmente em 2012 com a união de parte da freguesia de Santa Maria dos Olivais e mais parte das freguesias do Concelho de Loures, Moscavide e Sacavém.
 
O seu nome foi originário da Exposição Mundial de 1998. A EXPO’98 foi uma exposição internacional realizada nesta área da capital portuguesa com o tema “Os oceanos: um patrimônio para o futuro” e uma de suas finalidades principais foi comemorar os quinhentos anos dos Descobrimentos Portugueses.
 
O empreendimento contribuiu significativamente para o desenvolvimento da região com inúmeras obras como a construção da Ponte Vasco da Gama, a modernização da Estação da Gare do Oriente, Centro Comercial Vasco da Gama, hotéis, modernos edifícios residenciais e empresariais. Atualmente é um grande centro de atividades culturais.
 
A Ponte Vasco da Gama foi iniciada sua construção em 1995 e terminou 2 meses antes da Exposição Mundial. Ela possui 12,3 km de comprimento, considerada uma das pontes mais longa da Europa, além de que é belíssima. Curiosamente na sua inauguração foi servida uma feijoada que foi inscrita no Guinness World Records.
 
A Gare do Oriente foi inaugurada em 1856 e ao longo dos anos sofreu várias modificações, porém em 1990 foi lançado o concurso para sua modernização, posteriormente, foi escolhido o projeto do arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava. A estação ferroviária e rodoviária é uma das mais importantes do país  que também foi concluída em 1998. 
 
Ademais a estação possui uma arquitetura arrojada e elegante que por sinal é linda, como também, foi agraciada com o “Prémio Brunel de Arquitetura” em 7 de outubro de 1998, especificamente na categoria de estações grandes construídas de origem. 
 
Quanto ao aspecto cultural o parque é riquíssimo oferecendo inúmeras opções por todos os lados como: Pavilhão de Portugal, Pavilhão do Conhecimento com o Museu de Ciência e Tecnologia com várias exposições interativas, Pavilhão Atlântico, o Oceanário e, ainda, um teleférico que transporta visitantes de um lado a outro do Parque. 
 
Pavilhão Atlântico é o maior pavilhão de espetáculos de Lisboa que já se apresentou por lá várias celebridades como Lady Gaga, Madona, Shakira, Iron Maiden, Jennifer Lopez, Guns N’ Roses, Adele, Tony Carreira, One Direction, Sandy e Júnior e muitos outros. Dando uma ideia de espaço chegou a atingir um público de mais de vinte mil espectadores no concerto Scorpions.
 
Outro local espetacular é o Oceanário, aquário e instituição de pesquisa relacionado a biologia marinha e oceanográfica. É o segundo maior da Península Ibérica possuindo várias espécies de aves, mamíferos, peixes e outros habitantes marinhos. Cabe destacar que em 2017 foi considerado pelo TripAdvisor como o melhor oceanário do mundo. 
 
O Parque das Nações é visto como um dos sítios mais seguros de Lisboa. Pode-se afirmar que é a outra face de Lisboa, moderna, suntuosa, cosmopolita. A exemplo do Edifício Portas do Tejo e a Torre Vasco da Gama que é a edifício mais alto do país.
 
Além de tudo isso é um local para passear ao longo de todo o dia e entrar pela noite, pois oferece muitas opções como boas cafeterias, restaurantes, aluguel de patinetes elétricos (trotinetes em Portugal), bicicletas, pistas para praticar caminhadas, corridas, ciclismo ou, simplesmente, admirar a paisagem e deixar a imaginação fluir. 
 
Cantos e recantos imperdíveis nestas belas terras portuguesas…
 
Lisboa sua linda…
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).