Claudino Leite

06/04/2021 00h08
 
PARE E REFLITA...
“Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes” (Romanos 12:12).
 
O QUE VOCÊ DESEJA?
Se você, meu caro leitor, ao lê estas mal traçadas linhas, e pudesse fazer algum pedido, qual seria?  O seu desejo, seu mais íntimo desejo, não seria ser feliz? Com certeza você está pensando: “E, se eu tivesse dinheiro suficiente, isso se tornaria realidade”. Milhões de pessoas procuram à felicidade nesse caminho. Mas, você, também já percebeu que, tendo alcançado o que desejava, assim mesmo ficou insatisfeito em seu coração?  Pensou: “Caso eu tivesse as condições necessárias para realizar todos os meus sonhos e projetos, então tudo estaria bem, continue tendo e deixe a experiência de milh&otilde ;es de pessoas lhe falarem. Ela está sintetizada em um exemplo citado na Bíblia Sagrada. Em Lucas 15:11-32, Jesus contou a parábola do filho pródigo:” Um jovem pediu ao pai a sua parte da herança. O pai o atendeu prontamente. Então, ele foi para uma terra distante e buscou a felicidade, comprando e fazendo tudo o que desejava com o dinheiro abundante que tinha. O resultado foi, porém, que ele não ficou satisfeito em seu coração. Tendo gasto tudo o que possuía, começou a sofrer necessidades. Ai caiu em si, arrependeu-se e decidiu voltar ao pai, que o recebeu de braços abertos. E justamente isso identifica a experiência de milhões de pessoas. Da mesma forma como você, meu respeitável leitor, não satisfaz  em  seu coração, mesmo alcançando tudo o que o mundo lhe oferece, a não ser que procure a sua sorte com Jesus. Ele d iz em João 6:35: “...o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim, jamais terá sede”.Esse é o caminho para a inteira e completa felicidade. Jesus diz: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). Todos os tesouros que o mundo oferece, continuam deixando uma fome e uma sede não saciadas. Quer sejam por riqueza, poder, honra, prazer ou luxaria, os desejos íntimos do seu coração não serão atendidos, visto que somente serão satisfeitos se vier aos pés do Mestre da Galileia. É Ele quem o convida: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Afinal, Jesus é a solução. Experimente!
 
SEU ÚLTIMO CANTINHO (NINA AGUIAR)
A carta do meu filho dizia assim: “Eu seu que Deus me está provando e me resigno com tudo o que vem acontecendo. É preciso a pessoa ter espírito forte para não se rebelar nem se exasperar diante dos desígnios de Deus. Ele sabe o que faz, e, se tudo isso acontece, é porque é necessário. Wilson estava com um tumor maligno no cérebro. Estava internado num Hospital no Rio de Janeiro onde iria ser operado já pela segunda vez. Desta feita a cirurgia não logrou êxito. Wilson sente que se aproxima o momento supremo de sua partida para o Reino Celestial. Um padre aproxima-se do seu leito e lhe oferece a extrema unção. Ele rejeita dizendo que Jesus deixou apenas duas ordenança s o batismo e a Santa Ceia. Também não quer confessar-se, pergunta o Sacerdote? “Estou salvo e os meus pecados já estão perdoados por Jesus” foi a sua resposta serena e firme. Com fé em Deus e na sua graça o gozo do céu o encheu o coração, em seguida expirou. O falecimento de Wilson ocorreu em 13 de setembro de 1956. (Transcrito da revista “Vida Cristã, edição, dezembro,  1956, Editora Evangélica Brasileira do Rio de Janeiro).
 
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Passei quatro anos na Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, ouvindo o meu professor de Técnica de Jornal Periódico, Woden Madruga, uma das estrelas da imprensa potiguar (Tribuna do Norte), ensinar: “Não há jornalismo sem liberdade de expressão”. Por sinal, esse foi tema da aula da saudade ministrada pelo craque da notícia da Tribuna do Norte, aos jornalistas de1974, no Salão dos Grandes Atos da Fundação José Augusto. Pois bem, a liberdade faz medo, é verdade. Mas amedronta os chefes. É aliada indispensável dos líderes, desde que sejam líderes e não chefes. Não há nada de mais ridículo do que um chefe de estado com medo da palavra, vivendo um pesadelo tenebroso de tentar proibi-la ao peso e estampido dos fuzis. Porém, sabem eles que a palavra é também uma espada e mais afiada, talvez do que aquelas que transpassam a cinta dos que ferem os direitos dos homens em nome do poder. Afinal, sabemos que a liberdade de expressão desse país amado e idolatrado, é garantido pela Constituição Federal promulgada em 1988. É só conferir!
 
VIVA CAMILLA!
Com saudade e atrasado, parabenizo a minha querida filha Camilla Sálvia de Moura Leite, advogada residente em João Pessoa (PB), pois na quarta-feira, 31 de março último, festejou idade nova, sendo muito cumprimentada por aqueles que lhes são queridos. Ah, você, Camilla é o orgulho do papai  minha querida primogênita e advogada predileta. Desejo-lhe que os seus dias sejam longos, alegres e prósperos, com as bênçãos do Pai Eterno. Feliz aniversário e meu a braço de carinho e ternura.  Finalizando, deixo para sua meditação as sábias palavras do salmista Davi: “O que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará” (Salmo 91:1). Viva Camillaaaaaaaaaaaaaaa!
 
A SEMANA SANTA
É uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. A Semana Santa foi instituída pelo calendário Gregoriano da Igreja Católica. Em relação às principais diferenças entre as doutrinas da Igreja Católica e a protestante, está na desobrigação de evangélicos celebrarem a Semana Santa do Domingo de Ramos à Sexta-Feira Santa. A data lembrada e celebrada é a Páscoa. Para os evangélicos, a principal forma de recordar o sacrifício de Cristo é por meio da realização da ceia, assim como Jesus Cristo fez com os seus discípulos antes de ser preso e crucificado no Calvário. Há igrejas protestantes que têm a Santa Ceia de Cristo todos os meses. "Na realidade, a morte de Cristo todos os meses, como falou o apóstolo Paulo, que recomendava que nos reuníssemos para comer e beber o corpo e o sangue de Jesus, até que ele volte". Ai, depende da fé de cada um.
 
MALAFAIA ALERTA:
Irônico, polêmico, mas um defensor da fé cristã,pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), no Rio de Janeiro criticou líderes religiosos que anunciam profecias e revelações que trazem pânico em meio à pandemia do novo coronavírus. A desaprovação por Silas vem após o pastor Exequías Silva d a Assembleia de Deus Belém do Pará na Penha, em São Paulo (SP) prever que haveria muitas mortes na madrugada da última terça-feira, 30 de março, trazendo apreensão e medo à população. Através de um vídeo publicado no YouTube,  Malafaia fez questão de criticar pastores que relatam supostas visões e revelações, envolvendo tragédias e mortes. Segundo ele, esses mesmos pastores não “leiam a Palavra de Deus”. Além disso, alertou os cristãos a respeito do medo em meio à pandemia. “A primeira emoção negativa primitiva que se manifestou no homem depois da queda foi o medo, quando Deus procura o homem, depois que ele cai, no Jardim do Éden e Adão diz: “eu tive medo e me escondi”. Medo destrói defesas imunológicas, mas a Bíblia diz que o medo é um espí rito que domina a mente, vontade, sentimentos e o corpo. Deus não nos deu um espírito de medo, mas de poder, clamor e equilíbrio, para combater o espírito do medo”, alerta Silas. Em seguida, o pastor pentecostal citou momentos em que as Santas Escrituras fala sobre as palavras que eram ditas em meio à algumas adversidades. “Deus não mandou “zap’”com bobagem para Paulo não, Deus não mandou “zap” para assustar Paulo não, porém Deus mandou Tito para consolar Paulo e falar coisas boas”, recorda Silas. “Vocês não tem Bíblia não? Vocês não leem a Palavra de Deus não? Vocês estão atrás de palhaçada, de bobagens que não contribuem com nada para um monte de gente que não tem uma base de fé, porque não leem a Palavra de Deus”, desabafa Silas aos pastores, deste pa& iacute;s. Ele acrescenta que, outras passagens bíblicas, que pandemias e desastres sempre existirão, pois primeiramente, é fruto do pecado. Além disso, lembrou que esses acontecimentos servem para que Deus possa trazer avivamento no meio do seu povo.
 
 
PASTORES VACINADOS
O casal fundador e líder da Igreja Renascer em Cristo e da TV Gospel, Estevam Hernandes, 67 anos, e sua mulher, Sonia, 62, foram vacinados contra a Covid-19 no Estado da Flórida, nos Estados Unidos. Além deles, Edir Macedo, líder e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e sua esposa, também receberam o imunizante em Miami (EEUU). As informações são da coluna do Ricardo Feltrin para o portal UOL .  O bispo Edir Macedo foi bastante criticado por sua posição negacionista no início da pandemia e dizer a tensão q ue o mundo já vivia à época era uma “Tática de Satanás” e trabalho da imprensa para causar desespero. Entretanto, a linguagem dos números e dos índices não mentem, mas expressam a verdade.Eles estão mais preocupados em ganhar o “vil metal” dos fiéis, desabafa um velho pastor jubilado do evangelho que vive pela fé, o qual pede para não ser identificado.
 DOUÇURA DO DIA
"Que seja doce o dia quando eu abrir as janelas e me lembrar de você. Que sejam doces os finais de tardes, inclusive os de segunda-feira - quando começa a contagem regressiva para o final de semana chegar. Que sejam satisfatórias a espera pelas mensagens, ligações e e-mails das pessoas que amamos e nos consideram. Que seja (mais do que) melíflua a voz ao falar no telefone. Que seja doce o seu cheiro. Que seja doce o seu jeito, seus olhares, sem receio. Que seja doce o seu modo de andar, de sentir, de demonstrar afeto, carinho e ternura para o seu  próximo. Que sejam alegres suas expressões faciais, até o levantar de sobrancelha. Que seja doce a leveza que eu sentirei ao seu lado. Que seja doce a ausência do meu medo. Que seja doce o seu abraço. Que seja doce o modo como você irá apertar a minha mão." Isso é marcante para o ser humano.
A VIDA É ASSIM...
“Na terra somos forasteiros” diz a letra a bela canção do hinário presbiteriano. A vida é uma passagem, mas a AMIZADE é um Fio de Ouro, que só se quebra com a morte. Você sabe? A infância passa, a juventude passa, a velhice a substitui, a morte a recolhe. A mais bela orquídea que ornamenta os jardins perde sua beleza. Porém, uma AMIZADE fiel, dura para a eternidade, viver sem amigos é morrer sem deixar lembranças a aprender. Gente bonita de coração tem tanta beleza por dentro que chega a transbordar por fora e passa a ter luz própria.  Gente rica de tudo isso vive bem, é feliz e trilha seu caminho com bonita fé.
ARCA DE NOÉ
Documentário promete mostrar imagens reais da Arca de Noé – descoberta há mais de 50 anos. Há meio século, em 1959, foi encontrado no distrito de Dougabayazit, em Agri, na Turquia uma forma de navio enterrado subsolo. A descoberta foi suficiente para reacender a incansável procura pela Arca de Noé, acreditando que desta vez o objeto sagrado teria enfim sido localizado, segundo o arqueólogo Andrew Jones e o geofísico John Larsen.
MATURIDADE
Conforme a psicóloga Leila Dantas Leite de Macêdo: “As lentes da maturidade são translúcidas sobre muitos aspectos da vida: Não temos o poder de mudar ninguém; a preocupação excessiva não tem o poder de controlar todas as coisas e a transitoriedade da vida, bem como o processo de envelhecimento se encarregam de nos lembrar, com frequência,  a fiabilidade humana. Com maturidade aprendemos que as mudanças necessárias precisam ser desejadas e buscadas por cada um; o fardo das preocupações, por mais que insistamos em carregá-lo, não resolve todos os problemas. Somos falhos, imperfeitos, finitos porém a necessidade do transcendente, do que é eterno (Deus), está conosco desde sempre. Talvez para alguns, ela sói se descortine com a maturidade”.
RAPOSA FELPUDA
Francisco Dornelles era secretário da Receita Federal depois Ministro da Fazenda no Governo Sarney, quando decidiu fechar coletorias federais em pequenas cidades. Entre elas estava a de Santo Antônio do Monte (MG), terra do ex-governador Magalhães Pinto. “Um inimigo seu quer nos intrigar”, reclamou Magalhães a Dornelles, por telefone, “tanto que mandou fechar a coletoria de Santo Antônio...” O secretário da Receita explicou o porquê de a cidade estar na lista. Raposa felpuda, Magalhães sugeriu: “Bom, já que não dá para tirar da lista, dá para esquecer de fechar a coletoria?”< /span>
VACÂNCIA NO STF
A antecipação da aposentadoria do ministro Marco Aurélio para 5 de julho instalou em Brasília as discussões sobre candidatos à sua vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os nomes mais citados estão o pastor presbiteriano André Mendonça, que deixou  o Ministério da Justiça para reassumir a chefia da Advocacia Geral da União (AGU), o também “terrivelmente evangélico”, Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e seu antecessor João Otávio de Noronha.
QUEIXA DO CAPITÃO
Deus na coluna de Josias de Souza, na Folha de São Paulo: “Bolsonaro voltou a se queixar de Hamilton Mourão em privado. Irrita-se com o hábito do vice-presidente General Hamilton Mourão de coversar com os repórteres. Teve uma recaída porque Mourão defendeu o papel de governadores e prefeitos na formulação de medidas restritivas contra o coronavírus. Quem ouviu Bolsonaro ficou com a impressão de que o alto mandatário do país, trancado em seus rancores, dá asas a uma teoria conspiratória.
POBRE NAÇÃO!
O Brasil um país de mais de 200 milhões de habitantes, no meio da maior turbulência sanitária de sua história vivenciando as incertezas de mais um ano de pandemia, continua cheio de indagações  -  e poucas respostas -  acerca do seu presente, e sobretudo, o seu futuro. O mais grave é a falta de quem pode dar tais informações com força e credibilidade de um líder (não me refiro de um “Salvador da Pátria”). Mesmo eleito sem empolgar o eleitorado, o democrata Joe Biden, 77 anos (o mais idoso dos Presidentes americanos), assumiu o país com maior número de vitimas da mesma pandemia (número maior do que todos norte-ameri canos mortos na Guerra do Vietnam), e sem alarde e holofotes, sua primeira resposta que seus compatriotas esperavam: - Antes de completar 100 dias de Governo, cerca de 100 milhões de norte-americanos (perto de 50% da população) estarão vacinadas contra a Covid-19. Ressalte-se que, é a meta pela vida foi alcançada 20 dias antes do prazo estabelecido. E  está sendo dobrada. E no Brasil, ainda depende do Centrão. Pobre País!
 
ESTADO E PREFEITURA ALINHADOS
Natal vai seguir as determinações do novo Decreto Estadual, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), de quinta-feira primeiro de abril último.. O prefeito Álvaro Dias (PSDB), afirmou que o Decreto Municipal não causará conflitos. “Vamos fazer um decreto conjunto para que não haja conflito, que todos possam seguir com tranquilidade, sem haver discordância. Assim, haverá uma maior compreensão por parte da população”, disse o gestor municipal, em entrevista à Inter TV Cabugi.  Desde a última segunda-feira 5 deste mês, iniciou a valer o novo Decreto Estadual, flexibilizando  o funcionamento do comércio e permitindo aulas presenciais para alunos do ensino fundament al. O toque de recolher volta a ser posto em prática de segunda a sábado das 20 às 6 horas do dia seguinte, e em tempo integral nos domingos e feriados.
BEBIDAS ALCOÓLICAS
Durante a vigência do novo decreto, fica proibida a venda de bebidas alcoólicas para consumo em ambientes público e coletivo, inclusive restaurantes, lojas de conveniência, praça de alimentação e similares. O comércio poderá funcionar, mas sob rígido controle sanitário, limitada a frequência de pessoas a 50% da capacidade do espaço do estabelecimento ou ao limite máximo de uma pessoa por cada cinco metros quadrados, o que for menor. O horário de funcionamento será alternado, conforme proposta das federações empresariais. Ficam liberadas as aulas presenciais nas escolas até a 5ª série d o ensino fundamental, conforme escolha dos gestores e pais ou responsáveis.
SISTEMA  REMOTO
 As demais séries somente poderão ter aulas pelo sistema remoto. O decreto também flexibiliza o funcionamento de igrejas e academias: ambas só podem funcionar das 6  às 20 horas. As celebrações religiosas podem ser realizadas em ambientes coletivos, desde que a ocupação não seja superior a 20% da capacidade, respeitando sempre o limite de uma pessoa por cinco metros quadrados. As academias voltadas para atividades físicas devem observar o limite de 50% da capacidade de suas instalações, ficando sujeitas também à regra da ocupação de espaço dos cinco metros quadrados, e não poder&atild e;o funcionar nos domingos e feriados enquanto o toque de recolher estiver em vigor.
OBITUÁRIO 1
Caiu na minha caixa de mensagens digitais a notícia: O Instituto Metrópole Federal Digital (IMD), vinculado à Universidade Federal (UFRN) , emitiu uma nota de pesar na quarta-feira, 31 de março, comunicando o falecimento do professor Emerson Moura de Alencar, 43 anos, acometido por Covid-19, ele estava internado no Hospital do Coração há mais de 13 dias. O professor fazia parte do quadro de docentes do IMD há mais de três anos, ministrando aulas no Curso Técnico e no Bacharelado em Tecnologia da Informação. A nota destaca que a carreira universitária era um sonho do professor, “tristemente interrrompido neste momento, tendo amplo carinho dos colegas ”. Emerson deixa esposa e três filhos. Meus votos de pesar aos familiares
 
OBITUÁRIO 2
O blogueiro e ex-vereador de Natal Renato Dantas, filho do ex-deputado estadual Day Dantas e Iêda Dantas (in memorian) lutou, bravamente, porém não conseguiu vencer o Covid-19. Morreu dia 2, de abril, Sexta-feira Santa na Policlínica do Alecrim, nesta caputal.Vereador por três mandatos, presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), ele foi criador da primeira TV Legislativa do Rio Grande do Norte,Tirso Renato Dantas, 60 anos, era casado com a paraibana Dayana Campos, cantora evangélica. O corpo de Renato foi sepultado no Cemitério Morada da Paz, em Emaús de Parnamirim. O ex-vereador que assinava o polêmico Blog do Primo foi diagnosticado com Covid-19,& nbsp; dia 1º de março, e no dia 11 foi internado naquela unidade hospitalar, onde aconteceu óbito. Meus votos de pesar aos seus familiares.
 
PELO TWITTER...
...A sentença covarde da pandemia assola à humanidade. O Covid-19 nos faz agora de obituário em pavor, escravos da morte, esperando o nosso dia. Porém, se tivermos seguros com Cristo para herdar à vida eterna, é o que importa;
 
...Professora Ana Amélia, do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal (UFRN), você, foi um anjo da guarda do seu amado professor Jardelino Lucena, também colega dele na UFRN nos longos dias tristes de sua enfermidade, depois de viverem juntos os dias autoriais de um amor que venceu os preconceitos;
...Um pouco de humor: Das redes sociais para aliviar a morbidez de uma peste maligna do coronavírus que já ceifou a existência de  uma gama de vidas. Tem dondoca que só não se vacinou ainda para não revelar a idade do peso dos anos sobre os ombros”;
...As recentes decisões favoráveis a Lula no Supremo Tribunal Federal (STF) impulsionaram os planos de Lula de restabelecer contato com o segmento evangélico. Agora, o ex-presidente quer acelerar a retomada de diálogo com os fiéis;
...O ministro Rogério Marinho tá girando o Rio Grande do Norte, em pré-campanha declarada para o senado da República em 2022. Marinho tem viabilizado recursos e obras para sua terra e busca apoios nos bastidores. O entrave para o ministro e o fogo-amigo do tam bém ministro potiguar Fábio Faria, esse também sonhando com vaga em pauta; e
...O ex-ministro da Defesa General Fernando Azevedo e Silva tinha 10 anos de idade quando derrubaram o ex-presidente João Goulart, em 1964. Seu substituto, General Braga Netto, 7. Mas, é como se tivessem liderado a quartelada.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).