Andreia Braz

06/04/2021 12h57
 
Para Ana Cláudia Trigueiro
 
 
Ela é uma das leitoras mais apaixonadas que conheço.
 
Ela já escreveu dois romances históricos inspirados em suas avós, Maria e Francisca: “O Mistério do Verde Nasce” e “Francisca”, ambos publicados pela CJA.
 
Ela vai lançar três livros esse ano: crônicas, contos e literatura infantojuvenil.
 
Ela é uma das melhores romancistas do RN e ainda será conhecida no Brasil inteiro.
 
Ela superou um câncer de mama e transformou a experiência em livro: “Em um Outubro Rosa”.
 
Ela é uma das guardiãs da memória da família e adora coisas antigas.
 
Ela está escrevendo a biografia do pai, José Lucena.
 
Ela já morou em São Paulo, Brasília e Goiás.
 
Ela amava frequentar a Biblioteca Pública de Brasília e lembra com afeto das conversas com a bibliotecária, que lhe indicou uma coleção que marcou sua vida...
 
Ela é fã de Laura Ingalls e tem os dez volumes da coleção escrita por essa norte-americana cuja obra é baseada em sua própria história de vida.
 
Ela é fã de Jane Austen, Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus, Auta de Souza, Carolina Wanderley, Miryam Coeli, Zila Mamede, Lídia Jorge, Conceição Evaristo...
 
Ela não gosta da folia de Momo; prefere ficar em casa quietinha, lendo, escrevendo, assistindo filmes/séries e curtindo a família.
 
Ela ama dias nublados.
 
Ela adora o mar!
 
Ela ama café!
 
Ela faz o melhor bolo de banana do mundo!
 
Ela adora Histórias em Quadrinhos!
 
Ela é fã da Mulher Maravilha!
 
Ela é apaixonada pelo marido e adora quando ele a presenteia com livros, especialmente edições raras. 
 
Sua melhor amiga é Viviene Campos. Elas se conheceram no cursinho pré-vestibular.
Ela adora receber os amigos em casa.
 
Ela é uma filha amorosa e dedicada.
 
Ela é uma mãe dedicada e muito compreensiva com os filhos.
 
Sua filha Giovana é uma grande amiga e confidente.
 
Seus filhos, Gabriel e Gustavo, são fãs de anime e cinema.
 
Ela adora maratonar séries com a família.
 
Ela faz as melhores resenhas de livros e filmes.
 
Ela é uma grande cronista e também escreve contos maravilhosos.
 
Ela adora escrever para adolescentes e faz isso com muita propriedade.
 
Ela é apaixonada pela literatura produzida no RN, especialmente pela literatura de autoria feminina, objeto de estudo e divulgação constante em suas redes sociais e nas palestras que ministra em escolas públicas e privadas onde seus livros são adotados.
 
Ela tem uma voz linda e de vez em quando grava áudios com poemas, contos e crônicas. Aliás, acho que já está na hora de Ana Cláudia ter um canal no Youtube e brindar seus leitores com esses vídeos, resenhas de livros...
 
Ela é uma amiga sempre disposta a ouvir e ajudar quem precisa.
 
Ela é uma das pessoas mais resilientes que conheço. Seu coração está sempre repleto de amor e gratidão, mesmo nas situações mais adversas.
 
Ela, assim como o mestre Rubem Alves, aprendeu bem esta lição: “Só veem as belezas do mundo aqueles que têm belezas dentro de si”.
 
Neste seu aniversário, quero lhe desejar o que há de melhor no mundo: viagens, livros, filmes, música, família unida, saúde, banho de mar, comida boa, afeto, pequenas alegrias, surpresas, abraços, café com bolo, churrasco, almoço de domingo, encontros literários na varanda de sua casa...
 
É uma dádiva ser sua amiga e desejo que sua existência continue sendo motivo de alegria e orgulho para seus familiares e amigos. A vida ficou ainda melhor depois que nos conhecemos e passei a “fazer parte” de sua amada família.
 
Esse é o segundo aniversário seu que não podemos comemorar, que não podemos abraçá-la, estar pertinho de você, conversar até altas horas, mas tenho fé em Deus que em 2022 faremos uma grande comemoração aí nessa varanda poética, regada a muito vinho e comidinhas deliciosas. Prometo lavar a louça. rs cozinhar não é meu forte. rs
 
Para finalizar esta singela homenagem, dedico-lhe estes versinhos (que Drummond escreveu para Zila): “a alma canta, comovida / o milagre da amizade, / que renova a minha vida”.
 
Receba meu abraço cheio de saudade.
Te amo.
Sua amiga-irmã.
Andreia Braz
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).