Claudino Leite

20/04/2021 00h07
 
 
PARE E REFLITA...
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).
 
DEUS AMA VOCÊ!
Nos anos 69/70, a minha professora da Escola Bíblica Dominical na 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Natal, a senhora Laura Pimentel de Carvalho (Laurinha), leu o texto dessa história para os alunos, explicando o que representa o amor de Deus para criatura. No meu nefasto isolamento social por causa dessa peste maligna do coronavírus, encontrei-o em meus alfarrábios e relembro o belo exemplo citado pela dedicada professora, sob o título: “DEUS AMA VOCÊ” . “Um homem pobre bate em uma porta e pede comida. Enquanto a mulher, que é cristã, prepara algo, a filhinha dela pergunta ao homem: “O senhor també m ama Jesus? E como ele não respondeu, ela continuou: “Mesmo que o senhor não o ame Ele ama o senhor, disso eu tenho certeza. Então ela busca o dinheiro, que tinha economizado e o dá ao mendigo dizendo: “DEUS AMA O SENHOR”.  O mendigo saiu sem pronunciar uma palavra. Depois de um tempo, a menina recebeu uma carta desse mendigo que estava com o coração endurecido e não tinha respondido quando foi perguntado se ele amava a Deus. Ele continuamente ouvira a frase sussurrando aos ouvidos e que falava no seu coração. “DEUS AMA O SENHOR”. “Isso me comoveu tanto que não pude deixar de entregar a minha vida, sob lágrimas, a esse Deus amoroso. Eu agradeço de todo o coração, porque você me falou dessa mensagem do amor de Deus”. Também quero escrever no seu coração a mesma mensagem: ”Deus ama você, m esmo que você não mereça. Já que você é um pecador perdido. Não despreze mais a bondade e o amor de Deus, visto que em Romanos 2:4-5, diz: “Ou desprezas a riqueza da sua bondade, tolerância, longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza de coração impertinente acumulas contra ti mesmo a ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus”. Siga agora mesmo o exemplo do mendigo, e entregue sua vida a Jesus Cristo, confessando e seu pecado diante de Deus e pedindo perdão a Ele e serás uma criatura feliz para sempre”. Afinal, ainda há uma esperança! E esta não está na ciência, na política ou na religião. E sim, em Jesus Cristo! O Filho de Deus já morreu no Calvário por toda a humanidade, sofrendo para salvar cada indivíduo d e seus pecados. Então, meu respeitável leitor, você, não deseja receber em seu coração a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador pessoal? Ele mesmo disse em João 10:10: “O ladrão vem somente para matar, roubar e destruir; eu vim para que tenham vida e tenham com abundância”.
 
IMUNIZAÇÃO LENTA
Sempre antenada com a linguagem dos números e dos índices que expressa a verdade a jornalista Tarcyla Costa, militante na imprensa potiguar, respeitante a pandemia do coronavírus, entre outros assuntos faz a seguinte observação sobre  imunização lenta: “Cerca de 40 dos 50 estados americanos já deram início a imunização para Covid-19 em maiores de 16 anos. Essa poderia ser a realidade do Brasil, país que sempre foi referência mundial em campanhas de vacinação. Infelizmente não é. Devido a falta de planejamento prévio do Governo Federal para negociação e aquisição de imunizantes e insumos, a vacinação em todo o Bra sil se arrasta a passos lentos (ainda na faixa etária dos 60 anos), com pouco mais de 10% da população tendo recebido a primeira dose do imunizante e de 4% as duas doses. Diante desse cenário, praticamente todos os estados brasileiros estão no limite de ocupação de leitos críticos e clínicos, com pacientes vindo a óbito na fila de espera. Que Deus tenha misericórdia de nós!”
 
“ÔNIBUS DA FÉ”
O pastor Alan Santos da Comunidade Evangélica Deus é Fiel (Catedral dos Gaditas), em Cabo Frio (Rio de Janeiro), vem realizando um trabalho evangelístico na cidade fazendo um tour para orar pelos enfermos de dentro de um ônibus. O último trabalho foi realizado na noite do último sábado (03/04). Em um ônibus, os membros saíram para orar pelas pessoas internadas nos hospitais da cidade, principalmente os que estão sofrendo com a Covid-19.
“Noite de sábado em oração nos hospitais com o ônibus da Fé! Que a oração move montanhas, e que haja cura, esperamos por dias melhores. Esperança para os feridos! Cremos na cura de Deus ! Evangelismo nos hospitais de Cabo Frio!”, escreveu o pastor nas redes sociais. A equipe formada por 17 fiéis, cantavam louvores, oravam e profetizavam a cura dos infectados pelo novo coronavírus. O “Ônibus da Fé”, como é conhecido, percorreu as unidades hospitalares da cidade da Região dos Lagos. Todos os participantes respeitaram as regras de distanciamento social, além do uso de máscaras. O evangelismo chamou a atenção dos moradores da cidade que apoiaram a forma que a igreja usou para levar um pouco de conforto e fé aos enfermos, bem como os profissionais da linha de frente na batalha contra o vírus.
 
“SHOW DA FÉ”
Programa exibido na Band pelo bispo R.R Soares, da Igreja Internacional da Graça ficou no ar  por quase duas décadas no horário nobre. Após os longos anos juntos, tanto a emissora quanto o bispo não demonstraram interesse  na renovação de parceria. A informação foi divulgada por Flávio Ricco no R-7, onde contou que a cúpula do canal do Morumbi de São Paulo (SP) optou por não renovar o contrato com o bispo. Inclusive, a última renovação da parceria foi feita há três anos, quando o R.R. Soares exigiu uma exibição de cinco minutos nos intervalos no programa “Brasil Urgente”, de Datena. Romildo Soares , que não é bobo e nem nada, sabe que o telejornal do polêmico Datena traz audiência ao canal e dessa forma, quis atrair os espectadores do jornalista para conhecer o “Show da Fé”. Porém, o comandante do Brasil Urgente reclamou e a estratégia do bispo durou pouco tempo. Milhões ao alto acontece que o fim da parceria acarretará em menos 15 milhões de reais no faturamento da Band, mensalmente, que é o que o bispo R.R Soares paga à emissora para ter suas exibições aos fiéis em rede nacional.
 
ORAÇÃO SERIA CONTRADITÓRIO?
Não se vê e não se houve os pastores, padres, além de outros religiosos realizarem uma campanha em prol da moral tão escassa nestes dias trepidantes em que atravessamos. Será que uma campanha de jejum e oração seria contraditório? Jesus voltará! E quando voltar, como será? A maior missão da Igreja de Cristo na terra não é fazer política partidária, fazendo campanha para os “Salvadores da Pátria” - os políticos - A maior missão da igreja é levar a mensagem pura do Santo Evangelho, enviado das promessas inconfundíveis do Mestre, cheia de perdão, amor e misericórdia para resgatar as almas perdidas. Dessa maneira, teremos dias melhores. Eu penso assim. Os outros...
 
DESEJO DO CORAÇÃO
É terrível: Os fiéis de uma igreja católica no centro da Itália foram surpreendidos pela “confissão” de um padre durante a missa dominical. “Meu coração se apaixonou”, disse o sacerdote da diocese de Todi, Riccardo Ceccobelli. O sacerdote anunciou que estava desistindo do seu posto de líder católico para se dar uma chance de “viver esse amor”;
 
VINÍCIUS DE MORAES
Poeta, dramaturgo e jornalista brasileiro disse: “Procura-se um amigo.Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar. (...)
 
ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE
Meu vizinho e amigo do Tirol, jornalista Rubens Lemos Filho, está concluindo no mais um livro de sua autoria, sob o título: “Primeiro Estádio”. A obra conta a história do velho Estádio Juvenal Lamartine, fundado em 1920 e localizado na Av. Hermes da Fonseca, no bairro elitista do Tirol, onde outrora foi palco de grandes emoções marcantes do futebol potiguar. É o quinto livro de Rubinho, que já publicou, entre outros: “Memórias Póstumas de um Estádio Assassinado” e “Danilo Menezes: O Último Maestro”. Um belo trabalho!
 
DESAFIO DAS PALAVRAS
É o título de mais um exemplar de autoria do escritor Manoel Onofre Júnior, lançado recentemente na praça impresso pela 8 Editora. São  artigos, ensaios, palestras. Excelente trabalho. Os leitores mais atentos às obras de escritor dizem que ele chega a sua 40ª obra publicada. No roteiro de suas publicações constam de contos, ensaios, crônicas, artigos, ensaios, diários de viagens. Onofre Júnior é  um dos melhores prosadores da aldeia potiguar. Seu primeiro trabalho literário foi “Serra Nova”, publicado em 1964. Na época, o autor tinha 17 anos de idade.
 
JORNADA PEDAGÓGICA 2021
A governadora do Estado, professora Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, abriu na manhã de segunda-feira, 12 de abril, por meio virtual, a Jornada Pedagógica 2021 da rede estadual de ensino promovida pela secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC). Ao finalizar a sua participação, a chefe do Executivo estadual falou sobre o retorno das aulas presenciais no RN. “As atividades presenciais na educação vão retornar quando as condições epidemiológicas avalizadas pelo Comitê Cient&i acute;fico permitirem. Parafraseando, duas frases de Paulo Freire que sempre nos inspiram: “Ensinar não é só transferir conhecimento, mas criar condições para sua construção; e educar é, antes de tudo, um ato de amor. E mais do que nunca precisamos de amor, de compreensão e cooperação para superarmos as dificuldades”, concluiu.
 
GUERRA MINISTERIAL
Numa crise sanitária insigne que assola este país amado e idolatrado, os ministros vivem num pé de guerra. É preciso ser justo com a sagacidade e habilidade do ministro do Desenvolvimento Econômico, o potiguar Rogério Marinho. Não é pica pau, como disse o ministro da Economia Paulo Guedes. É uma águia certeira como ave de rapina. Foi muito grosseiro e deselegante o ministro da Economia ao acusar Rogério Marinho de batedor de carteira. Mesmo inconformado por ver Marinho virar-se contra o seu próprio criador.
 
SENADORA TOLERANTE
A então senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) presidia a sessão quando o saudoso senador José Maranhão (PMDB-PB), antes do seu discurso, avisou que iria demorar. “Não tem importância senador. Fique à vontade. Sou muito tolerante. E os senadores que aqui estão, e que também vão falar, serão pacientes.” Meia hora, Mão Santa (PMDB-PI) o aparteou, na maior ingenuidade: “Meu ilustre senador, por que não transforma esse discurso logo num livro?” Maranhão agradeceu a sugestão e tome discurso. Falou exatos 90 minutos.
 
DECRETO  PROLONGADO
Publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e quinta-feira, 15 de abril fluente, ato do governo estadual, prorroganado as medidas restritivas em vigor no Rio Grande do Norte, em função da Pandemia. As medidas seguem valendo até o dia 23 de abril. Salientando que permanecem o toque de recolher de segunda a sábado, das 20 às 6 horas do dia seguinte, e em tempo integral nos domingos e feriados, e as demais restrições do decreto anterior. O rigor nos protocolos sanitários também continua, já que a taxa de ocupação de leitos críticos no estado ainda se entre 95% e 100% em todas regiões. “A situação ainda é de extrema cautela. Os decretos são debatidos e di alogados com todos os setores, levando em conta as questões econômicas do Estado. Porém, a questão da saúde pública e salvar vidas continua sendo nosso foco preponderante. Sabemos que a economia não sobrevive sem pessoas. Precisamos todos estar unidos agora para que possamos sair dessa situação, protegendo as vidas, subtraindo o número de ocupação de leitos. E isso só acontece, se as pessoas conseguirem respeitar os protocolos sanitários”, frisou a governadora Fátima Bezerra.
 
IMPOSTO DE RENDA
Em Brasília (DF), a Câmara dos Deputados aprovou a prorrogação, até 31 de julho de 2021, do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física concernente aos rendimentos de 2020. A proposta será enviada à sanção presidencial. Foi aprovada terça-feira-feira, 13 de abril, emenda do Senado ao Projeto de Lei 639/21, dos deputados Rubens Bueno (Cidadania-PR) e Rodrigo Coêlho (PSB-SC). A emenda limita a dezembro de 2021, o último mês de vencimento de parcelas de imposto a pagar eventualmente apurado na declaração. O pedido para a adaptação veio do governo federa l, segundo o qual o País poderia perder arrecadação de até R$ 13 bilhões no Orçamento de 2021 se o parcelamento chegasse até os primeiros meses do ano que vem. A matéria contou com parecer favorável do relator, deputado Marcos Aurélio Sampaio (MDB-PI).
 
OBITUÁRIO 1
A morte cala para sempre uma das vozes mais belas da música evangélica do Nordeste. Parte para a eternidade aos 74 anos na noite de segunda-feira,12 deste mês, o cantor evangélico e pastor Eliézer Rosa, em  decorrência de Covid-19. Ele estava internado há várias semanas em um hospital de Recife (PE). Natural da cidade pernambucana de Abreu e Lima e proveniente de uma família cristã, Eliézer Rosa dos Santos consolidou-se como uma das vozes evangélicas mais notáveis no Norte e Nordeste brasileiro. Porém, interpretando canções de Eduardo Silva e Esteves Jacinto, ele ganhou popularidade nas décadas de 70 e 80, chegando a cumprir agendas em outros países. Os clássicos Juízo Final, Divisão, Homem de Branco, Caminho de Emaús e Somente Olhar a Ti romperam às fronteiras regionais e hoje são parte do cancioneiro evangélico brasileiro. Que o Mestre da Galileia o receba em seu Reino Celestial.
 
OBITUÁRIO 2
É com imensa tristeza que o Partido Solidariedade do Rio Grande do Norte vem a público lamentar o falecimento da ex-candidata a vereadora de Natal em 2020, empresária Vânia Gurgel, vítima de Covid-19, sábado, 10 de abril, em Natal. Além de filiada ao Solidariedade, Vânia era irmã de um dos fundadores e batalhadores pelo partido no Estado, o caicoense Kennedy Diniz. A todos da família meus votos pesar, força e fé neste momento de tristeza imensa. Lawrence Amorim – Presidente Estadual do Partido Solidariedade no RN - Kelps Lima – Fundador do Partido Solidariedade no Rio Grande do Norte.
 
OBITUÁRIO 3
“Preciosa é a vista do Senhor a morte dos seus Santos” (Salmo 116:15).  É com profundo sentimento de pesar e solidariedade que comunico o falecimento do pastor da Assembleia de Deus da cidade de Felipe Guerra, localizada na Chapada do Apodi, região  Oeste Potiguar,  Idemberg Loiola Guimarães, 53 anos de idade, vítima de Covid-19, ocorrido domingo 11 de abril último. Que o Espírito Santo console aos corações dos familiares, amigos e de todos aqueles enlutados neste momento doloroso de separação.
 
OBITUÁRIO 4
O curso de Psicologia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ficou amanheceu de luto na segunda-feira, 12 de abril findo, pelo falecimento da professora Maria José de Saboya, 71 anos, outra vítima dessa peste maligna de Covid-19. Minhas condolências aos seus familiares.
 
OBITUÁRIO 5
Assembleia Legislativa publicou nota de pesar pela morte do servidor, o publicitário Rafael Maia, vítima de acidente na noite de terça-feira, 13 de abril findo. O momento é de dor para todos que compõem a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) com a morte prematura do servidor Rafael Pessoa Maia, que faleceu na noite de terça-feira 13, em um acidente automobilístico na estrada de cidade João Câmara, na região do Mato Grande do Estado. Assembleia Legislativa transmite os mais sinceros votos de condolências aos familiares, à noiva Elen Vitória e amigos, em nome dos 24 deputados estaduais e dos servidores do Legislativo. Sorridente e leal, Rafael exercia às atividades  no setor de Cerimonial da Assembleia Legislativa. Presença constante nas sessões da Casa, Rafael era formado em Publicidade e fez pós-graduação em Gestão Pública na Escola da Assembleia, onde formou-se em 2017. A despedida de Rafael enluta amigos, familiares e companheiros de trabalho, que tiveram o prazer de conviver com um ser humano tão especial. O Poder Legislativo – em nome do presidente Ezequiel Ferreira, dos deputados estaduais e dos servidores – se solidariza e lamenta o falecimento precoce do estimado servidor. Descanse em paz Rafael.
 
GIRO PELO TWITTER...
...Com atraso, felicito ao amigo e colega jornalista José Vanilson Julião, ex-editor de o extinto semanário  “JORNAL DE NATAL”,  que amanheceu de idade nova terça-feira, 13 de abril passado, sendo muito festejado pelos parentes e amigos. Desejo ao nataliciante longuras e anos e longevidade de vida.
 
...Pesquisa PoderData feita de 12 a 14 abril de 2021, em todo o Brasil com 3.500 entrevistas, mostra que o percentual dos brasileiros que têm alguma religião e está saindo de casa para ir às igrejas ou templos caiu qua se pela metade em relação à última pesquisa, feita de 4 a 6 de janeiro. Era de 32% e chegou a 15% - queda de 17 pontos percentuais.
 
...Meu amigo, professor José Lacerda Alves Felipe, ex-chefe do Departamento de Geografia do Centro de Humanas (CCHLA) da Universidade Federal (UFRN) já mandou para o prelo o seu romance “Constância”, sua estreia como ficcionista, ele que é a maior e mais consagrada produção intelectual na condição de professor doutor em Geog rafia;
 
...Segundo o Instituto de Pesquisa Sensu, Henrique Eduardo Alves lidera a pesquisa para deputado federal no Rio Grande do Norte, seguido por Natália Bonavindes, Fernando Mineiro e Eliézer Girão. O filho do finado Aluízio Alves colhe os frutos de servir o Rio Grande do Norte;
 
...O Estado do norte-rio-grandense já supera marca de mais de cinco mil mortos do Covid-19. É lamentável!;
 
...O encanto de ser ministro não pesou os ombros de Aluízio Alves, Fernando Bezerra e Garibaldi Filho, para pesar toneladas sobre Fábio Faria e Rogério Marinho. Que penal!; e
 
...Quem desejar saber o que é neolioberalismo do ministro da Economia, doutor Paulo Guedes, é fácil: basta ler os diversos ensaios do livro: “Neoliberalismo como Cestão Sofrimento Psíquico”, tendo como autores:  Christian Dunker, Nélson da Silva Júnior e Vladimir Safatie.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).