Claudino Leite

25/05/2021 00h06
 
 
 PARE E REFLITA...
“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” ( 2º Coríntios 4:8-9)
 
A PROVAÇÃO
Por que existe o sofrimento? Por que Deus permite que o ser humano sofra? Qual a origem da injustiça? Por que encontramos dificuldades em nossa vida? Com certeza o patriarca Jó fez muitas e outras perguntas quando passava pelo momento crucial  em sua vida. Estas são também perguntas, dúvidas e questionamentos que todos nós encaramos no dia a dia. Mas, você, prezado leitor, eu sabemos que nunca teremos resposta. São questões que mostram o quanto estamos vazios.  É um vazio que busca preencher com riquezas, prazeres, saúde ou fama, e quem não consegue tais bens, passa a debater-se com esses questionamentos. Jó sempre será visto como um homem de Deus, ser vo do Senhor (Jó 1:1). Era rico, tinha muitos bens e uma família saudável. Será que assim é fácil servir ao Senhor? Esse argumento de Satanás que (Jó 1:10). Mais tarde, quando perdeu quase tudo o que tinha, O patriarca enfrentou, em meio ao sofrimento e à dor, toda aquela carga de dúvidas. Dessa maneira, pergunta-se: Estaria Jó duvidando da existência de Deus? Estaria Satanás certo em afirmar que Jó apenas servia ao Senhor por tudo que havia recebido dEle? Jó estava vazio, pois havia perdido os seus bens, à família e a saúde. Porém, a verdade é que as suas perguntas o levaram a buscar a Deus. O seu sofrimento o colocou mais próximo do Senhor. Jó preencheu seu vazio por meio da comunhão com o Criador do Universo. Somente quando o Mestre habitou no lugar que lhe era devido em sua vida, Jó teve o vazio preenchido. Quantas pessoas não vivem como Jó e conhecem a Deus apenas de ouvir falar?  Diversas pessoas fazem perguntas, questionam e duvidam por que vivem longe do Todo-Poderoso e por isso nunca experimentam a Sua bondade e misericórdia. Graças a Jesus Cristo, hoje, podemos aproximar-nos de Deus e ter comunhão com Ele. Podemos afirmar que conhecemos Deus por viver com Ele. Somente, por intermédio de Jesus Cristo é que podemos confessar que essa graça maravilhosa preenche o vazio que reina em nossa alma.Por fim, o Senhor Jesus mudou a sorte de Jó,quando este orava pelos amigos, e deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuía, sendo pai das mulheres mais formosas do Oriente. Jó morreu com 140 anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até a quarta geração. Jó faleceu velho e farto de dias. Para tanto, precisamos ter fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus.O maior exemplo é o do patriarca Jó.
 
O SER HUMANO
É estranho...eu acho: Briga com os vivos, e leva flores para os mortos; Lança os vivos na sarjeta, e pede um "bom lugar para os mortos"; Se afasta dos vivos, e se agarra desesperados quando estes morrem; Fica anos sem conversar com um vivo, e se desculpa, faz homenagens, quando este morre; Não tem tempo para visitar o vivo, mas tem o dia todo para ir ao velório do morto; Critica, fala mal, ofende o vivo, entretanto, o santifica quando este morre; Não liga, não abraça, não se importam com os vivos, mas se autoflagelam quando estes morrem... Aos olhos cegos do homem, o valor do ser humano está na sua morte, e não na sua vida. É bom repensarm os isto, enquanto é tempo!”
 
JOIAS PRECIOSAS
“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações” (I Pedro 3:12). Você e eu vivemos num mundo barulhento. Conseguir a atenção de alguém não é tarefa simples. A pessoa deve estar disposta a pôr tudo de lado para ouvir; desligar, o rádio, da televisão, afastar-se do monitor, dobrar o canto da página do livro. É um privilégio quando alguém dispõe-se a silenciar todas as coisas de ouvir-nos claramente. De fato, é um raro privilégio. Suas orações são honradas no céu como joias preciosas. Purificadas e autorizadas, as palavras sobem numa delicio sa fragrância ao Senhor Jesus. Suas palavras não param até alcançar o trono de Deus. As suas orações na terra ativam o poder de Deus no céu, e a vontade do Pai Celestial é feita na terra, assim como no céu... Suas preces movem Deus a mudar o mundo. Você pode não entender o segredo da oração. Você não precisa compreender. Porém esta máxima é bastante clara: As ações no céu começam quando alguém na terra suplica na terra. Portanto, isso é uma questão de fé. Eu penso assim, os outros...
 
DO FUNDO DO BAÚ
É para recordar: O saudoso potiguar João Fernandes Campos Café Filho (Café Filho) foi advogado e político brasileiro, tendo sido presidente do Brasil entre 24 de agosto de 1954 e de 8 de novembro de 1955. Também foi vice-presidente do país, entre 1951 e 1954, função que assumira simultaneamente com a de presidente do Senado Federal. Café Filho era evangélico filiado à 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Natal (IPI), na Rua João Pessoa – Cidade Alta, o seu belo templo que ainda apresenta a beleza arquitetônica da época.(republicada por incorreção).
 
TENHA EMPATIA
Meu amigo e vizinho do Tirol, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal (UFRN), Eimar Carneiro Marinho, esclarece nas redes sociais: “A recuperação não é somente 14 dias não... a fraqueza dura muito tempo e deixa muitos problemas pós Covid: esquecimentos, pulmão doendo , visão limitada, audição e olfato comprometidos e muito cansaço. Diziam que não nos alarmássemos, que era questão de higiene, que isto ia nos tornar melhores pessoas, pois não é assim. Alguns não sabem a tristeza e impotência de passar por isso ou ver um ente querido doente e você não poder faz er nada. As pessoas são tratadas como uma bomba ambulante. Poucos se colocam no seu lugar. É algo que eu não desejo a ninguém. Neste momento mais difícil percebemos quem são nossos "verdadeiros amigos e amigas" ou das pessoas que realmente nos apreciam. Quem lutou ou segue na luta contra o Covid não merece ser discriminado. A peste diabólica desse vírus separou famílias, amigos e, como sociedade, está tirando o pior das pessoas. Não vamos esquecer que um paciente Covid é um ser humano, que, muitas vezes, nem sabe como contraiu o vírus e está lutando pela sua vida. Compreensão com as famílias que são pacientes Covid, não tratemos como bichos estranhos... São seres humanos travando uma batalha Decidi escrever estas çinhas de apoio para quem lutou, luta e continua a lutar, para quem nos ensina a viver todos os dias como se fosse o melhor dia da vida! Para todos aqueles e aquelas que perderam alguém, ou estão na batalha contra o Covid-19.Estamos em oração para todas essas famílias. Tenha empatia!”
 
NA VIDA É ASSIM...
“Na terra somos forasteiros” diz a letra a bela canção do hinário presbiteriano. A vida é uma passagem, mas a AMIZADE é um Fio de Ouro, que só se quebra com a morte. Você sabe? A infância passa, a juventude passa, a velhice a substitui, a morte a recolhe. Na a mais bela flor que perfuma  e ornamenta os jardins perde sua beleza. Porém, uma AMIZADE fiel, dura para a eternidade, viver sem amigos é morrer sem deixar lembranças.
 
MALAFAIA NA CPI
O polêmico e irônico pastor Silas Malafaia, presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), teve o seu nome citado na CPI da Covid na manhã desta quinta -feira, 20 de maio. O líder pentecostal será convocado para depor na CPI nos próximos dias. Quem sugeriu o nome do pastor foi o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). O nome do reverendo assembleiano surgiu após uma discussão envolvendo todos os membros da comissão. A polêmica teve início durante a fala do senador Marcos Rogério (DEM-RO), que é um dos aliados do presidente Jair Bolsonaro. Desde esta quarta-feira, 19 de maio, a CPI tem deixado os ânimos dos integrantes bastante exaltados, pois está acontecendo um dos depoimentos mais esperados da comissão: o do ex-ministro da saúde general Eduardo Pazuello. O pastor Silas Malafaia foi citado por ser um dos principais conselheiros do presidente Bolsonaro, segundo informou o próprio filho do presidente. Após a sugestão de convocação do pastor Silas, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), acatou o pedido e disse que chamar&aac ute; o ministro evangélico.
 
ASCENSÃO MISSIONÁRIA
O aumento das atividades missionárias em todo o mundo foi reportado pela International Mission Board (IMB),uma organização batista missionária sediada nos Estados Unidos da América (EUA), em um relatório divulgado na imprensa americana. O Relatório Estatístico Anual de 2020 revela o crescimento do trabalho missionário em comparação com as estatísticas de 2019, que também foi um ano de sucesso para alcançar os perdidos. Através dos esforços da IMB, enquanto 535.325 pessoas ouviram o Evangelho em 2019, cerca de 769.494 ouviram a mensagem de salvação em 2020. Houve também o aumento de novos convertidos: foram 89.325 em 2019 e 144.322 em 2020. “Tenho que admitir que fiquei um pouco nervoso com esse relatório”, disse o pastor Paul Chitwood, presidente da I MB. Devido a pandemia e a paralisação das atividades econômicas, ele confessa que “esperava uma queda nas estatísticas”. “Jesus falou diretamente comigo quando disse: ‘Oh, homem de pouca fé’, porque eu estava errado. O que testemunhamos em nosso trabalho ao redor do mundo em 2020 não foi uma queda, mas uma aceleração”, na pregação da Palavra de Deus – disse Chitwood.
 
MILAGRE DA MULTIPLICACÃO
Ao participar certa vez de um painel na Conferência dos Advogados, em Florianópolis (SC), o jurista Ives Gandra Martins arrancou risos ao fazer uma analogia entre o aumento da carga tributária brasileira e a passagem bíblica em que Pedro informa a Cristo que os romanos estão cobrando impostos dos nativos de Israel. Cristo manda Pedro pegar um peixe e pagar o imposto. “Qual a lição com esse fato? Primeiro, que a carga tributária em Israel já era injusta, sendo incomensuravelmen te menor que no Brasil; e segundo que, para pagar os tributos, Cristo foi obrigado a fazer milagres...”
 
EVANGÉLICOS COBRAM A BOLSONARO
Em meio ao avanço nas pesquisas do ex-presidente Luiz Inácio da Lula da Silva sobre o eleitorado evangélico, líderes da bancada evangélica na Câmara dos Deputados, os quais estão mais preocupados com a política partidária, do que com a pregação da palavra de Deus e, muito menos com a Pandemia, que vem ceifado a vida de muitas pessoas levaram queixas  sobre ministros ao presidente Jair Bolsonaro e cobraram maior atenção do Palácio do Planalto às bases  eleitorais nos estados. O grupo evangélico avalia que Bolsonaro precisa definir logo o partido político pelo qual disputará o pleito presidencial no ano vindouro, sob pena de prejudicar os projetos eleitorais dos aliados.
 
O QUE DISSE FHC?
“Este é meu último livro”, vaticina o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (FHC) em entrevista, por videoconferência, concedida à grande imprensa marcada em razão do lançamento de “Um Intelectual na Política”, volume de memórias em que FHC passa em revista sua formação acadêmica, ao mesmo tempo em que mostra como ela foi entrelaçada com a política. A menos de um mês de completar 90 anos, Cardoso mostra uma memória prodigiosa ao enfileirar datas, árvores genealógicas (de sua família e de outras), endereços, títulos acadêmicos, histó rias dos tempos em que viveu em Paris (França)  e em Santiago no Chile, e a linha do tempo que o levou a construir em paralelo sólidas carreiras como professor e como político. Também sobram críticas a Jair Bolsonaro, que ele considera “mal sentado” na cadeira da presidencial. Cardoso faz uma declaração de voto: se o segundo turno se der entre o atual presidente e Lula, o voto será no petista.
 
MAURÍLIO, O XERIFE
Relembro que no dia 19 de maio, fez três do falecimento de Maurílio Pinto de Medeiros. Delegado de Polícia Civil, jornalista, vascaíno, torcedor do América de Natal, maço, sinônimo de honestidade, competência, caráter, profissionalismo. Um homem muito digno, exímio caçador de marginais. Com pó xerife vagabundo falava fino. Maurílio tina o faro de policial herdado de seu pai, coronel Bento Manoel de Medeiros. O decano Xerife tinha orgulho do trabalho que exercia. Sua equipe estava atenta 24 horas, de domingo a domingo. A sociedade sente a sua ausência, pois destacava-se pela sua humildade uma das suas qualidades irretorquíveis.
 
“OS FARIA”
A coisa ficou ruim para “Os Faria” no Rio Grande do Norte (RN). O Ex-Governador Robinson Faria&nb sp;que imaginava sair candidato a Depurado Federal está inelegível por determinação da Justiça Federal. O seu filho,Fábio Faria, atual ministro das Comunicações não tem a menor chance de concorrer com Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Econômico que já ganhou a vaga na preferência das lideranças políticas do Estado para o Senado. Fábio Faria ser indicado candidato a Vice-Presidente de Bolsonaro, um sonho inatingível. É muita areia pro seu caminhão. Só se for o caminhão do Baú da Felicidade de Silvio Santos, s eu sogro
 
MISS UNIVERSO 2020
Na noite de sábado, 16 de maio último foi sediado Seminole Hard Rock Hotel & Casino, em Hollyyuood, na Florida (EUA), a 69ª edição do concurso de Miss Universo 2020, isto é, competição internacional de beleza, que escolheu Andrea Meza, miss México, como a vencedora do certame. Andrea superou 73 candidatas, inclusive a brasileira Julia Gama, que logrou o segundo lugar. O top cinco de finalistas do certame competição internacional de beleza ficou definido com Andrea Meza (México), Julia Gama (Brasil), Janick Maceta (Peru), Kimberly Jiménez (República Dominicana) e Adline Quadros Castelino (Índia).
Andrea Meza, de 26 anos, é a terceira mexicana a levar o título, após as vitórias de Lupita Jones (1991) e Jimena Navarrete (2010). Em sua apresentação no Miss Universo, ela revelou ser engenheira de software e embaixadora do turismo na cidade de Chihuahua, no México, além de atuar como ativista pelos direitos da mulher.
 
CENSO DEMOGRÁFICO
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que prepara um plano de trabalhos para a realização do Censo Demográfico em 2022. A pesquisa, que deveria ter sido feita neste ano, foi adiada por falta de verbas para o instituto e com nova data determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o IBGE, o planejamento vai detalhar os investimentos necessários neste ano e em 2022 para a efetivação da pesquisa. O documento deverá ser enviado ao Ministério da Economia, que deverá contabilizar os gastos na Lei Orçamentária Anual do ano que vem .
 
“HOME-OFFICE”
Após um ano da Pandemia de Covid-19, que levou milhares de empresas em todo o Brasil a adotarem o formato home-office, 69% dos trabalhadores se sentem melhor ao trabalhar em casa e após a Pandemia aceitariam migrar para um modelo híbrido de trabalho, conforme pesquisa encomendada pela Citrix. Para a realização do levantamento, foram entrevistados os profissionais de áreas: indústria, manufatura, financeiro e serviços, de cinco países, sendo eles, México, Chile, Colômbia, Argentina e Brasil. Ainda segundo a pesquisa, 73% dos brasileiros acreditam que os escritórios tradicionais serão usados apenas em atividades específicas ou em grupo. Além disso, 76% passaram a co gitar mudanças para outras cidades que lhe conferem maior qualidade de vida.
 
OBITUÁRIO 1
Meu abraço de solidariedade à família de Francisco Laurentino da Silva, 71 anos, meu legal colega de trabalho no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal (UFRN), pelo seu falecimento sábado, 15 de maio, vítima de câncer. Ele foi funcionário da Polícia Militar do Estado, em seguida veio trabalhar na UFRN, em 1977, prestando serviços nas cantinas do setor de aulas teóricas depois no Restaurante Universitário, em 1979.  Em 1990, foi transferido para o CCHLA. Jogou com brilhantismo como goleiro do Futsal da equipe da Associação dos Funcionários da UFRN (AFURN), conquistando campeonatos&n bsp; Estadual e Brasileiro. Cordial e de fino tato, Laurentino deixa a UFRN enlutada e seus familiares, amigos c colegas consternados com a sua partida. Que o Pai Eterno o receba com braços aberto, e lhe dê o descanso Celestial.
 
OBITUÁRIO 2
Vítima de um acidente automobilístico que aconteceu sábado, de 15 de maio passado, na Av. Tomaz Landim, próximo ao Bradesco, Zona Norte de Natal, faleceu o advogado e copastor de uma congregação da Assembleia de Deus em Natal, Job Ribeiro de Oliveira Sobrinho,76 anos. Manifesto os meus votos de pesar e peço orações pela viúva e seus três filhos que choram a sua partida. “Preciosa é à vista do Senhor, a morte dos seus santos” (Salmo 115:15).Que Deus dê o conforto que seus familiares carecem nessa hora dolorosa de dor e pesar. Hoje os seus restos mortais repousam no Campo Santo no Alecrim, até a Ressurreição dos Justos.
 
OBITUÁRIO 3
O ex-lateral Rildo da Costa Menezes morreu no último domingo, 16 de maio, aos 79 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos, vítima de parada cardiorespiratória em  sua residência.Na segunda-feira, o Santos, onde o ex-jogador teve destacada passagem, lamentou nas redes sociais. Assim como o Botafogo do Rio de Janeiro, clube no qual também brilhou. Rildo jogou pelo alvinegro carioca de 1961 a 1966, no time que tinha Garrincha, e pelo Peixe de 1967 a 1972, atuando ao lado de Pelé. Também teve passagem pelo Sport Clube do Recife e no Íbis do Estado de Pernambuco. No clube carioca, o ex-lateral colecionou títulos, levantando as taças do Campeonato Carioca em 1961 e 1962 e do Torneio Rio-São Paulo em 1962 e 1966. E no Santos conquistou os Paulistas de 1967, 1968 e 1969, além da Supercopa Sul-American, a Re copa Intercontinental e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Todos eles em 1968. Em 1966, ele disputou a Copa do Mundo da Inglaterra pela seleção brasileira. Vale salientar, que, Rildo ,ainda teve uma passagem pelo ABC de Natal, quando a equipe abecedista em 1972, o Alvinegro, então tricampeão potiguar, disputou o chamado Campeonato Nacional, equivalente à atual Série A do Campeonato Brasileiro, que tinha as grandes equipes do país como participantes. Na época. O técnico do ABC era saudoso Célio de Souza.
 
 
OBITUÁRIO 4
Um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, a atriz Eva Wilma morreu sábado, 15 deste mês, aos 87 anos. A atriz estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo desde abril, tratando um câncer de ovário. Eva Vilma havia sido internada em janeiro deste ano com pneumonia. Não fosse pela proibição dos pais, Eva iniciou sua carreira no “Holiday on Ice”, o espetáculo de patinação artística que excursionava sem parar pelo mundo afora. Aos 14 anos de idade, ela já era bailarina clássica, e sua desenvoltura a mantinha firme mesmo sobre uma superfície de gelo. Porém, a estreia como atriz não demor ou. Filha de um alemão católico e de uma argentina judia de ascendência russa, Eva Wilma Riefle Buckup Zarattini morreu na mesma cidade onde nasceu. Deixa os filhos Viviene John Herbert Junior, de seu primeiro casamento, e os netos Miguel, Mateus, Gabriela, Francisco e Vitório. Além, é claro, de um legado imenso - o de uma das mais belas e talentosas atrizes brasileiras de todos os tempos.
 
OBITUÁRIO 5
Morreu de Covid-19 terça-feira, 18 de maio em Anápolis (GO), o potiguar Joaquim Cirillo (Kinkas), como era conhecido, cinegrafista/diretor de fotografia e antes de atuar na TV Cabugi, trabalhou na TV Globo. Em Natal, na afiliada da Globo, foi cinegrafista do jornalismo, e fez parte, como diretor de fotografia, do programa “Valeu o Boi”. Cirillo deixa  três filhos: Luiz Paulo, Luiz Fernando e Luiz Henrique, e os netos Guilherme e Giovana. Meus votos de pesar aos seus familiares, rogando a Deus que conforte e console a todos.
 
OBITUÁRIO 6
O prefeito mais jovem de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), faleceu domingo, 16 de maio, vítima de câncer. Aos 41 anos de idade, o prefeito lutava desde 2019 contra a enfermidade no estômago e que, mesmo com tratamento, se espalhou para outras regiões do corpo, com novos focos nos ossos e no fígado diagnosticados. Ele foi transferido para uma unidade de terapia intensiva (UTI), no começo do mês, após ter um sangramento no estômago. Covas estava internado no Sírio Libanês desde o dia 2 de maio, mesmo dia que pediu licença do cargo de prefeito. A internação ocorreu cinco dias após ter tido alta na mesma instituição, onde se submeteu à quimioterapia em conjunto com imunoterapia depois da descoberta de novos tumores no fígado e nos ossos ao fazer exames de rotina. A cidade paulista chora a sua partida e deixa comoção no meio pol&iac ute;tico.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Os gritos de felicidade vão o colega e companheiro, jornalista Cefas Carvalho, editor deste bravo Portal do Potiguar Notícias, que terça-feira, 18 de maio, festejou idade nova, sendo muito cumprimentado pelos colegas de redação, além de sua legião de amigos. O colunista deseja que os seus dias sejam longos, alegres e prósperos;
 
...Outro nataliciante que recebe meu abraço de parabéns é o professor Eli Paz de Lima, presbítero com ação pastoral na congregação da Assembleia de Deus, em Dix-Sept  Rosado em Natal, e leitor assíduo da coluna que amanheceu de idade nova sexta-feira, 21 de maio, recebendo votos de saúde e felicidade dos familiares, além dos amigos que lhes são caros; Leia e medite no Salmo 46.
 
...A professora Diva Cunha, do curso de Letras da Universidade Federal (UFRN), recentemente, tem recebido flores. Não pesem que são rosas vermelhas para uma dama triste. Pelo contrário. São flores alegres, viçosas e perfumadas para uma poetisa feliz;
 
...Pesquisadores das universidades da Flórida, nos Estados Unidos, e Chiao Tung, em Taiwan, criaram dispositivos que permitem detectar a infecção pelo novo coronavírus em um segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada. Os estudos foram divulgados hoje (18) na publicação Journal of Vacuum Science & Technology B, do Instituto Americano de Física;
 
...Se vivo fosse, o bicampeão mundial o lateral esquerdo Nilton Santos, a Enciclopédia, completaria 96 anos neste mês de maio. Em 2000, o botafoguense histórico foi eleito pela Fifa o melhor lateral esquerdo de todos os tempos;
 
...Querer culpar os prefeitos e governadores pela falta de vacina contra Covid-19 é típica malandragem populista depois de impor, a todo país, a incompetência de uma “pazzuelada” irresponsável;
 
...O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou à Polícia Federal a megaoperação, deflagrada  quarta-feira,19 de maio findo, contra servidores do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama, incluindo o ministro Ricardo Salles e o presidente do órgão, Eduardo Bim; e
 
...Privatizar estatais é como submeter a dieta aquele sujeito obeso que você passa a vida carregando nas costas.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).