Claudino Leite

15/06/2021 00h06
 
PARE  E  REFLITA...
“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver. No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos”( Martin Luther King, Pastor batista e ativista político estadunidense).
 
OS CRISTÃOS OBEDECEM À PALAVRA DE DEUS?
Disse Jesus: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viveremos para ele, e faremos morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou” (João 14:21-24). Nesse relato bíblico, o Mestre da Galileia disse que quem obedece e pratica a Palavra dEle é quem O ama e que, por isso, será também amado pelo Pai e verá a manifestação da Palavra da  Verdade. A questão é que diversas pessoas pensam que pelo fato de irem à Igreja e fazerem caridade já demonstram que amam o Senhor Jesus. Entretanto, elas não compreendem que, na verdade, não O amam porque não obedecem integralmente à Palavra de Deus. Diversos cristãos, por exemplo, dizem que têm fé em Deus, mas não sacrificam a própria vontade para fazer a vontade do Pai Eterno. Os cristãos precisam, então, avaliar se realmente obedecem à Palavra Divina para afirmarem de fato que amam o Senhor Jesus. É simples: quem ama guarda e vive a Mensagem do Santo Evangelho de Cristo. Por fim, quem não O ama não A guarda, porém também não tem o direito de cobrar pelo cumprimento das promessas das Santas Escrituras.
 
ECUMENISMO
É assim que o pastor e teólogo, Altair Germano, da Igreja Assembleia de Deus de Abreu e Lima (PE) define: “Ecumenismo é o processo de busca pela união apesar das diferenças. O termo ecumênico provém da palavra grega ?????µ??? (oikouméne), significa mundo habitado. Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões. Antigamente, em teologia, definia-se ecumenismo como movimento que visaria à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa, luterana, anglicana e protestante). A definição atual, mais abrangente, considera como ecumenismo a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs. Como é possível observar, a definição atual de ecumenismo envolve “cooperação”, e não apenas “unificação” entre igrejas, como acontecia no conceito antigo. Quando diferentes igrejas (evangélicas e católicas) se unem num trabalho “cooperativo”, através de suas diversas instituições filiadas, como por exemplo as faculdades teológicas, isso caracteriza uma atividade ou prática ecumênica”.
 
RELÍCARIO DE SAUDADES
Àqueles que partiram para a eternidade: meu pai José Claudino Leite, minha mãe Maria José dos Santos Leite, os manos Saulo dos Santos Leite, Loide dos Santos Leite Barbosa, Jovan dos Santos Leite, as tias Guiomar dos Santos Ximenes, Cecília dos Santos Medina, meus cunhandos: Francisco Severo de Medeiros, Antônio Ferreira Penha, além da sobrinha Susy Coêlho Leite, meus inesquecíveis entes queridos que cumpriram a missão a eles predestinada. É o meu relicário de saudades.
 
ANGLICANA
A Igreja Anglicana é uma igreja reformada, que mantém o episcopado histórico, os sacramentos e a liturgia. Tem em comum as Igrejas Orientais e a de Roma alguns aspectos estéticos exteriores, mas não a teologia. Ela descende da Igreja Celta autônoma dos primeiros seis séculos, localizada nas Ilhas Britânicas. Esteve, posteriormente, sob a autoridade papal, da qual se desvinculou quando da Reforma Protestante do Século 16, que teve como um de seus líderes o monge Martinho Lutero. Atualmente, a Anglicana está presente em 165 países, com 80 milhões de seguidores, e tem a Sé de Cantuária como símbolo da unidade, necessariamente, do ponto de vista cristão.
 
SALOMÃO
O sábio Salomão procurou a felicidade na bebida, na riqueza, no prazer e na fama. Ao final, descobriu que tudo isso não passava de vaidade. A palavra "vaidade" significa "correr atrás do vento". Tem cor, mas não conteúdo. Tem aparência, mas não consistência. Tem movimento, mas não permanência. O sentido da vida está no temor a DEUS. Somente em DEUS encontramos razão na nossa vida. Somente na SUA presença há plenitude de alegria!
                      
EDUCAÇÃO SOBRE COVID
Um grupo de evangélicos realizou sábado, 5 de junho, uma ação conscientizando a população que estava nas praias  urbanas de Natal, informação sobre a prevenção e combate a COVID-19. Intitulada como “Natal Radical” a mobilização intercongregacional, abordou centenas de pessoas onde foi oferecidos máscaras, álcool em gel, além de um material informativo para conscientização sobre o combate e prevenção a doença. Aproximadamente 500 pessoas foram abordadas pelas equipes que se espalharam pelas praias  de  Ponta Negra, praia dos Artistas, praia do Meio e do Forte. A ideia é conscientizar as pessoas sobre a importância do combate e prevenção, nós vamos dar continuidade a essa iniciativa, a próxima edição ocorrerá em bares e restaurantes, assim como em outras pontos que concentrem  quantidade de pessoas”
 
ASSALTO AOS RELIGIOSOS
Um homem morreu após tentar assaltar um grupo de religiosos que estavam orando em um monte, no bairro das Piabas, na noite sábado, 5 de junho, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Segundo informações da Polícia Militar Mineira, o marginal e um outro comparsa abordaram quatro homens que estavam fazendo um ritual de oração em um monte. O bandido estava armado com um facão e uma réplica de revólver. Enquanto ele anunciava o assalto, o pastor, líder religioso do grupo, fez uma oração para o suspeito e, segundo a polícia, logo em seguida, o homem teve um mal súbito e morreu na hora. O outro suspeito conseguiu fugir em direção a um matagal. O pastor e os outros fieis chamaram a polícia. Rabecão e perícia foram até o local e o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Betim, também na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A delegacia de plantão da Polícia Civil de Ribeirão das Neves vai investigar o caso.
 
IGREJA SAMÁ
Desentendimento administrativo e eclesiástico levou o pastor Reuel Bernardino, ex-presidente da Assembleia de Deus de Camboriú (SC), e ex-presidente e herdeiro do Gideões Internacionais Missionários da Última Hora, se desligar da AD de Santa Catarina e abrir sua própria igreja. No final do ano de 2018, o religioso foi obrigado pela Convenção Estadual da Assembleia de Deus de Santa Catarina (SC), a renunciar o cargo de pastor-presidente de Camboriú, e entregar a liderança do Gideões. Mesmo sem ter idade para ser jubilado, ele aceitou a aposentadoria, ficando apenas congregando com um amigo que dirigia a Assembleia de Deus num bairro de Camboriú. Com esse amigo, o reverendo Odilon, que Reuel fundou a Assembleia de Deus Missão Samá, além de um departamento missionário que leva o nome do seu pai o saudoso Cesino Bernardino. A visão do líder evangélico é a mesma do Gideões: manter missionários pelo mundo, fazendo missões. Com isso, o Gideões Missionários dos Últimos Dias ganha um evento concorrente, que também irá acontecer todos anualmente com o mesmo propósito de arrecadar finanças visando à Obra Missionária.
 
POLIZARIZAÇÃO NO FUTEBOL
Um país altamente polarizado às vésperas de uma competição de futebol, um técnico da seleção brasileira com posicionamento político crítico ao governo, uma crise entre dirigentes desportivos e uma relação muito próxima entre o mundo do futebol e militares. O cenário sobredito é o Brasil de 1970 - quando a seleção brasileira era comandada pelo técnico João Saldanha (1917-1990) e o Brasil estava no auge do regime militar, sob a presidência de Emilio Garrastazu Médici (1905-1985). A atual crise na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em meio a um conflito envolvendo diversas partes - os jogadores da Seleção, o técnico Tite, os dirigentes da CBF e o presidente Jair Bolsonaro - sobre a realização da Copa América no Brasil trouxe à tona a memória de um dos episódios mais famosos da relação entre futebol e política no país, que culminou na demissão do treinado João Saldanha. Como a Copa América perdeu relevância e prejudica clubes brasileiros. Seus jogos ocorrerão em locais com mais de 85% de ocupação de UTIs. Nas vésperas da Copa de 1970, a imprensa noticiava que Médici queria ver o jogador Dario, conhecido como Dadá Maravilha, pertencente ao Flamengo na seleção. Saldanha respondeu, via imprensa, ao presidente: "Nem eu escalo ministério e nem o presidente escala o time que dirijo". Duas semanas depois da declaração, ele foi demitido e substituído por Mário Lobo Zagallo.
 
PLANTÃO GRAMATICAL
Qual é a grafia correta de uma palavra? Qual é a regência de determinado substantivo? Como se conjuga tal verbo? Essas e outras questões são respondidas com correção e segurança por uma equipe de especialistas e de forma gratuita. Há 34 anos em atividade, o Plantão Gramatical da cidade de Fortaleza (CE) tornou-se referência nacional para se tirarem dúvidas acerca da língua portuguesa. Esclarecimentos quanto a fonética, semântica, crase, pontuação, conhecimentos gerais e outras regras do português, são respondidas diariamente pelos professores que trabalham no serviço. Situado no Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH), o programa realiza atendimentos de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. No total, seis professores atendem a população por telefone, fax e também pessoalmente.  O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, tendo como telefone de contato (85) 3225-1979. Até que a Secretaria de Cultura do Estado podia seguir o exemplo.
 
VALÉRIO NA CULTURA
Por dever de justiça, acolhendo a decisão unânime do colegiado do Egrégio Conselho Estadual de Cultura, a governadora do Estado, Fátima Bezerra referendou o escritor Valério Alfredo Mesquita para a vaga deixada pelo acadêmico Nelson Patriota, que faleceu há dois meses passados. O acadêmico Valério Mesquita integrava o Conselho de Cultura, ocupando a cadeira do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, como ex-presidente da referida instituição e seu presidente emérito. Os mandatos dos 12 conselheiros não são remunerados, mais representativos em defesa da cultura potiguar e do patrimônio histórico do Estado. Abraço fraterno ao amigo Valério Mesquita!
 
NOVOS SÓCIOS
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte completou 119 anos de fundação em março passado. E segue movimentando sua estrutura renovando os seus membros e com intensiva presença na Internet. Na semana passada, cinco novos sócios foram empossado: Dácio Galvão, Conceição e Antonio Spineli, Antônio Alberto Cortez, além de Maria Elza Bezerra Cirne. Os novos sócios chegam para dinamizar a produção literária da Casa da Memória mais antiga do Estado.
 
GAZETA POTIGUAR
Alguns dos melhores nomes da comunicação mossoroense e potiguar se uniram em um projeto que transmite de forma contundente uma mensagem clara: o jornalismo  analógico vive, tem sua inigualável essência preservada e está longe de ser algo ultrapassado. Sob a direção geral do empresário Gomes Sobrinho, radicado em Mossoró que tem quase 4 décadas de atuação na comunicação, nomes como Gilberto de Sousa, William Robson, Neto Queiroz, Walterlin Lopes, Lígia Sousa e outros, lançaram hoje o novo periódico do Rio Grande do Norte: GAZETA POTIGUAR. Um jornal surpreendente, com um conteúdo atualizadíssimo e repleto de abordagens sobre os mais relevantes temas, especialmente os bastidores da política potiguar com vistas para o pleito eleitoral de 2022.
 
CARGO É PODER
Michel Temer era presidente da Câmara e, em visita oficial à União Soviética, convidou o secretário-geral da mesa diretora, Mozart Vianna, para integrar a comitiva. Em Moscou, foram acomodados em uma dacha, mansão confortável que servia à mordomia do regime, na época chefiado por Mikail Gorbatchov. Temer já desfazia a mala no quarto quando o cuidadoso Mozart Vianna bateu à porta: “Colocaram-me em uma suíte enorme, com salas, dois quartos etc, e o senhor está aqui, num quarto comum…” Michel Temer matou a charada: “É uma homenagem: afinal, você é o secretário-geral da Câmara!” Secretário-geral era o símbolo máximo do poder na URSS. Gorbatchov, o mandachuva de plantão, era secretário-geral do Partido Comunista.
 
HÓSPEDE INGRATO
Mocidade era figura folclórica na Paraíba dos anos 1960. Não tinha emprego, mas andava bem-vestido graças à generosidade de pessoas como o governador João Agripino, que até permitiu que ele morasse no palácio. Mas Mocidade adorava atacar o governador e pregava a invasão do palácio para “derrubar o governo!”. Agripino soube e o chamou para almoçar: “Mocidade, quem lhe dá quarto e comida?” Ele reconheceu: “O senhor.” Agripino emendou: “Como, então, você convoca uma multidão para derrubar o governador?” Mocidade respondeu com o garfo suspenso na altura do queixo: “Governo tem que se lascar, existe para ser derrubado...”
 
OBITUÁRIO 1
Uma notícia que entristeceu o coração dos paraibanos na tarde de terça-feira, 8 de junho último. O neto do pastor José Carlos de Lima, Presidente da Assembleia de Deus no Estado da Paraíba, Isaac Lima Filho morreu vítima de um violento acidente automobilístico no centro de João Pessoa. Isaac era um jovem empresário, de aparelhos celulares, um menino crente e temente a Deus e  havia sido assaltado em sua loja de celulares. Um homem e uma mulher entraram na loja e roubaram vários aparelhos. A notícia foi divulgada nas redes sociais, além de um vídeo onde Isaac pedia a todos que compartilhassem. Na mesma noite os celulares roubados foram encontrados, mesmo assim Isaac teve um prejuízo de 8 mil reais.  Ele havia gravado vários stories,  glorificando a Deus, por ter encontrado a maioria dos celulares e agradecendo e o Senhor Jesus por ter lhe poupado a vida. No dia seguinte, em um terrível acidente,  da moto que ele dirigia colidiu com um celta preto, cujo o motorista alcoolizado avançou o sinal de trânsito, causando a colisão, onde este motorista que estava errado não sofreu nenhum arranhão, mas causou o falecimento do jovem Isaac Filho. Oremos pela família enlutada nesse momento de dor para que o Senhor Jesus venha consolar os corações.
 
OBITUÁRIO 2
O Estado do Rio Grande do Norte perde um grande cidadão de bem. Foi para a Casa do Pai Eterno na quinta-feira, 10 de junho, o presbitério Sancler Martins, da Assembleia de Deus da cidade de Angicos, a 171 quilômetros de Natal, localizado entre Mossoró e Açú, no Oeste Potiguar, vítima decorrente por complicações de Covid-19. Sancler Martins era proprietário da Tapiocaria Coisas do Sertão, localizada na BR-304, a mais famosa de Natal. Um pai de família honrado e espirituoso que nos deixa um legado de fé e amor por sua nação. O colunista se uni aos familiares neste momento de dor, crendo que o Mestre da Galileia consolará os corações.
 
OBITUÁRIO 3
A Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Natal (RN) perde um de seus juristas da advocacia potiguar. Faleceu na manha de quinta-feira, 10 de junho, em Natal, o advogado e geólogo Ricardo Nunes Waick. Era casado com a juíza Ana Cláudia Florêncio Waick, com quem teve duas filhas: Clara e Isadora. O velório acontece na Rua São José, onde às 17 horas do mesmo dia quando ocorreu terá uma Missa de corpo presente, em seguida o corpo seguiu para cremação para o sepultamento no cemitério Morada da Paz, em Emaús. Meus pêsames aos familiares enlutados.
 
 
GIRO PELO TWITTER...
...A importância da vacinação contra a Covid-19 foi o tema do pronunciamento do deputado evangélico da Assembleia de Deus Jacó Jácome (PSD) na sessão híbrida da Assembleia Legislativa, realizada na semana passada. O jovem parlamentar frisou que é preciso focar nesse assunto como uma prioridade, e lamentando que alguns munícipios potiguares com sua estratégia errada, o que está prejudicando a população;
 
...O colunista parabeniza nesta terça-feira,15 de junho, meu amigo pessoal, contador,professor de Biologia e pastor José Francisco de Oliveira Filho, festeja mais uma primavera ao lado da sua abençoada família e sua legião de amigos. Festeje a da data com júbílo lembrando do sacrifico que Cristo sofreu no Calvávio para nos salvar. Que os seus dias sejam longos, abençoados e prósperos. Leia e medite no Salmo 90. Feliz aniversário!
 
...Outro aniversário digno de registro é o da professora de enfermagem e irmã em Cristo, Kátia Cilene de Brito Cunha, esposa do meu amigo médico Isaac Mário Araújo Cunha, que domingo, 13,deste mês, amanheceu de idade nova, Desejo-lhe saúde e bênçãos abundantes em sua vida;
 
...A verdade dos tribunais chega nas ondas do rádio, em horário nobre. É por meio do programa “A Vida como ela é...”, objetivando levar o ouvinte da rádio 96 FM, as histórias reais ocorridas no Rio Grande do Norte, tendo como apresentadores o advogado Cyrus Benavides e Tom Aráujo. Já conta com grande audiência.
 
...Tinham razão os acólicos bolsonaristas quando temiam a CPI da Pandemia. Se não levar ninguém político, pelos menos escancara a grande farsa que  cloroquina escondia;
 
...Em nome da doutrina dos generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva, que permitiu a volta pacífica dos militares aos quartéis após o fim do regime militar, o general Eduardo Pazuello tem sido aconselhado a passar para a reserva e, assim, ficar livre para prosseguir suas aspirações políticas, legítimas como quaisquer outras;
 
...Demora dos países ricos em ceder seus excedentes pode fazer com que países pobres não consigam usar os imunizantes a tempo, prolongando a Pandemia, adverte agência da Organização das Nações Unidas (ONU); e
 
...Poucos se lembram, que o arcebispo de Natal, Dom Alair Vilar,foi de uma coragem serena e firme quando o clero sofreu a intolerância política no regime militar vivenciado pelos brasileiros na década de 60. Foi de uma dignidade a toda prova.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).