Claudino Leite

22/06/2021 00h03
 
PARE  E REFLITA...
“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o tomem em consideração” (Eclesiastes 7:2).
 
MORTE DE PINTO JÚNIOR DEIXA IMPRENSA ENLUTADA
O escritor francês Anatole France (1844-1924), certa vez, contrariando os desígnios naturais disse: “Se eu fosse a Natureza poria a mocidade no fim da existência humana...”. Na sequência normal da vida, passamos pela infância, mocidade, maturidade e terceira idade. Na época de Anatole, transição dos séculos XIX e XX, a senilidade com raríssimas exceções, era um período improdutivo e não raramente de acúmulo de enfermidades. Como é difícil sepultar as pessoas amadas! Vamos aos vel&oac ute;rios por que não existe outro jeito... a última despedida é cruel para quem nutre uma amizade sincera e fraterna. É com o coração dolorido que conto essa história: A imprensa norte-rio-grandense está de luto. Faleceu aos 52 anos, na madrugada de sexta-feira, 18 de junho, meu amigo e colega jornalista José Alves Pinto Júnior, vítima de Covid-19, no Hospital da Unimed em Natal, deixando saudades. Ele era o Mestre da Notícia, afável, talentoso, cavalheiro, cordial e de fino trato. O velório foi realizado no Centro de Velório São José, em Lagoa Seca, nesta capital, seguindo para o cemitério Morada da Paz, em Emaús, município de Parnamirim. Ético e vocacionado, Pinto Júnior era jornalista diretor chefe de o jornal Potiguar Notícias e deixou uma marca indelével na imprensa potiguar. Graduado em jornalismo pela Universid ade Federal da Paraíba (UFBA), o Mestre Pinto nasceu na cidade de Nova Floresta e veio residir no Rio Grande do Norte nos anos 1990. Em 1999 fundou o Parnamirim Notícias, em seguida ampliou como Potiguar Notícias, jornal analógico com circulação em todo estado, e desde essa época tive o prazer de desfrutar de sua amizade quando comecei ser colunista do noticioso. No ano 2000 criou e apresentou o programa Conexão Potiguar, na TV União em seguida pela Band, onde perdura até hoje. Em 2010 migrou a PNTV, webtv com retransmissão em várias emissoras de rádio. Era também escritor e poeta, tendo deixado uma obra de poesias insigne. Deixa viúva esposa, Irandi, além de dois filhos, Ana Luiza e Pedro Henrique. Perdi um amigo! Foi embora o Mestre da Notícia, Pinto Júnior deixando à vida para entrar na história. À sua memória, o meu respeito, e a família que sofre a dor da sua partida minhas condolências, pedindo ao Pai Celestial que console a todos.
 
KARINA, O NOME DO DIA!
À querida esposa Karina, que aniversariou sexta-feira, 18 de junho, o Senhor lhe abençoe, diariamente, visto que Ele lhe dá o direito de abrir o melhor sorriso e abraçar a mais uma primavera. À nataliciante, desejo-lhe toda a felicidade do mundo, afinal, você merece por ser uma pessoa especial, criatura única que me enche de orgulho e prazer por estar ao seu lado, na labuta diária, seja na alegria, ou na tristeza, na saúde, ou na doença, na borrasca e na aflição, você, estar perto.Que o Todo-Poderoso conceda-lhe longuras de anos e longevidade de vida com saúde e fé! Que a paz do Criador que uniu o nosso amor possa nos acompanhar, enchendo de sonhos e estendendo nossos dias de vida até este corpo se tornar inerte e a ciência declarar o fim. Você. Karina, é uma esposa dedicada, amada e fiel aos preceitos do Evangelho de Cristo, autêntica dona de casa, mãe dedicada e digna de ser feliz. Aceite meu abraço afetuoso e um beijo no coração. Finalizando, deixo para sua meditação as sábias palavras inseridas na Santa Bíblia, por meio de 2º Timóteo 3:14-15: “Tu, porém permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste. E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”.Amo-a! Feliz aniversário!
 
RESIGNAÇÕES E MURMURAÇÕES
Jesus disse que a mansidão e a humildade trariam descanso para as nossas almas. A resignação é a aceitação daquilo sobre o qual não temos controle. Resignar-se à impotência e à dependência. Não posso. Não tenho. Preciso de alguém que me socorra: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”. A resignação, quando expressa este olhar para Deus, esperar de Deus, é a mansidão e a humildade de que fala Jesus, é cura para as nossas almas. 1. Inutilidade da nossa ansiedade – Jesus diz que a nos sa ansiedade é inútil nas circunstâncias sobre as quais não temos controle. “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”.
2. A resignação é adoração – “O justo viverá pela sua fé”. Ele aprende que não tem e não pode. Confia em Deus. Espera em Deus. “Eu chorava muito, porque não se encontrou ninguém que fosse digno de abrir o livro [...] e os seus sete selos” (Apocalipse 5). O Cordeiro, só Ele, pode abrir o livro e retirara os seus selos. “O Espírito nos ajuda em nossas fraquezas, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).3. Na adoração a Deus há uma promessa.
 
CARÊNCIA DAS NOSSAS ALMAS
Há o consolo (uso o singular de propósito, não é UM consolo, mas O consolo do qual carecem as nossas almas) – a) “Os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” (Romanos 8:18-39); b) “Quem nos separará do amor de Cristo? [...] estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”; c) Há alguém capaz de abrir o livro e de lhe retirar os selos. Desvendar os mistérios da existência e da glória eterna. Não temos, mas alguém tem. A graça e a bondade de Deus. Findo com uma palavra de Jesus que me tem sido muito enigmática e desafiadora, e creio que muito me tem consolado: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondestes estas coisas dos sábios e cultos, e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado” (Mateus 11:25-26). A resignação põe termo, ou pelo menos minora, às minhas murmurações nessa travessia do deserto. Não está em mim, mas elevo os meus olhos para os montes. Há alguém.
 
PODE SER GUERRA?
Ah! Diria insistente, que guerra é diferente. É sangue, é bomba, é bala, é tragédia. Guerra é tudo aquilo que se convencionou desgraça. Existe a guerra pelas armas – substituídas por ataques certeiros digitais – e a guerra invisível vivida pelo mundo. O covid-19 é uma guerra em que a humanidade não pode se defender. Morre sem ver o inimigo. Só a misericórdia de Deus para livrar este mundo moribundo e ardente em chamas.
 
NO GRANDE DIA DO SENHOR
Aprecio muito esta sábia palavra do Dr. Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Brasileira. Há feridas na minha vida que não serão curadas. Há amputações inevitáveis. Há frustrações e derrotas em algumas batalhas que me entristecem... mas naquele dia, todo estrupiado, terei em Cristo a vitória. “Triunfo não é ausência de batalhas. Muitas vezes os soldados voltavam da batalha sem braço, pernas ou com seus olhos furados. Mas estavam em triunfo. As marcas do ministério ficarão em seus corpos, no coração, na alma. No Grande Dia do Senho, o grande general passará em revista as tropas, estaremo s lá. Feridos, marcados, mancos, sangrando, mas estaremos lá” -  Dr. Russel Sheed.
 
A IGREJA DOS 110 ANOS
Hoje, é possível que o número de membros da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), somado com outros muitos ministérios independentes, espalhados por este país afora, atinja a marca de 15 milhões de fiéis. No final de julho de 2011, houve um acréscimo de 100 mil novos assembleianos, que foram batizados em todo o Brasil como parte da comemoração do primeiro centenário da simpática denominação pentecostal. As Assembleias de Deus são, de longe, a maior denominação da Nação Brasileira – 50% dos evangélicos. É o que aponta uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Jan eiro.  Afinal, o crescimento assombroso que torna a Igreja Assembleia de Deus como a maior denominação evangélica do Brasil são: a importância dada à pessoa do Espírito Santo. Seus membros levam a sério o revestimento com o poder sobrenatural do Espírito para testemunhar e realizar à Obra de Deus. Isso é gratificante! “O Espírito Santo é a razão do avanço da igreja” revela sem pestanejar o presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (IEADERN), pastor Martim Alves da Silva. Na quarta-feira, 16 de junho, com um número reduzido de pessoas, obedecendo as orientações das autoridades sanitárias por causa da covid-19, foi realizado no Templo Central, no Alecrim, às 19 horas, um culto em ação de graças para festejar a data, sendo consagrado 45 presbíteros ao Santo Minist&ea cute;rio.
 
SARADO DE COVID
O pastor José Wellington Bezerra da Costa, de 86 anos, recebeu alta do hospital após 28 dias internado por complicações causadas pela covid-19. O comunicado foi foi feito pelo filho do pastor, José Wellington Junior, nas redes sociais da CGADB (Convenção Gera l das Assembleias de Deus do Brasil). “Graças ao nosso Deus, nosso presidente de honra venceu a covid-19 e está em casa. Rendemos ao Senhor Jesus a nossa gratidão por mais esse milagre, Glória a Deus”, disse o pastor José Wellington Junior. Ele também agradeceu as orações e o apoio dos líderes e membros da denominação. O presidente de honra da CGADB estava internado desde o dia 14 de maio após testar positivo para o novo coronavírus. O pastor pentecostal já havia sido imunizado com as duas doses da vacina, chegando a ficar internado alguns d ias na UTI, mas não precisou ser intubado. José Wellington Bezerra foi presidente da CGADB por quase duas décadas, se consagrando como um dos maiores líderes da Assembleia de Deus da atualidade. O patriarca é Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Belezinho, no Estado de São Paulo.
 
IGREJAS NA MÍDIA
A Igreja Universal d o Reino de Deus (IURD), liderada pelo bispo Edir Macedo pode estar prestes a arrendar o canal 32 na TV aberta em São Paulo (SP), após o fechamento da emissora que ocupava o espaço, a Loading, voltada ao público jovem. A Loading entrou no ar em dezembro de 2020, tendo como uma das principais anunciantes a rede de papelaria Kalunga, que também era sócia do projeto. Com a decisão da empresa em retirar o investimento, o canal que pretendia ser uma espécie de sucessora da antiga MTV optou p or fazer demissões em massa. Agora, conforme informações do portal TV Pop, a Universal é a favorita para assinar o acordo com a Spring, empresa que é dona do canal e tem pressa para fechar negócio. A Igreja Mundial do Poder de Deus, comandada pelo apóstolo Valdemiro Santiago, é outra interessada , já que tem acordo para transmissão de cultos com a Ideal TV, propriedade do mesmo grupo. Até a rádio Jovem Pan tentou fechar acordo para inaugurar à Jovem Pan News, iniciativa da empresa para concorrer nesse segmento, que hoje tem Globo News, Record News e Band News, além da caçula CNN Brasil.
 
 
 
JÁCOME EM FOCO
O pastor licenciado da Assembleia de Deus em Natal, médico Antônio Jácome de Lima Júnior, concedeu entrevista à Rádio 94 FM de Natal, no programa Ponto & Vírgula, na quarta-feira, 16 de junho, aos jornalistas Joaquim Pinheiro e Rô Medeiros, e o comentarista político Henrique Santana, onde abordou um cenário vívido de momentos marcantes como protagonista da sua história como homem, médico e político. O pastor pentecostal  respondeu as perguntas dos âncoras, bem como dos ouvintes do programa sobre sua carreira política, o cenário político atual e a situação da pandemia em que estamos vivenciando, expondo o seu objetivo maior que é o bem comum do Estado do Rio Grande do Norte. Deverá ser candidato a deputado federal nas eleições de 2022.
 
POSSE DE ELIANE
A promotora de Justiça Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira é a nova procuradora geral de Justiça do Rio Grande do Norte. A solenidade de posse no cargo foi realizada na tarde desta sexta-feira (18), no modelo híbrido. O mandato de Elaine Cardoso como líder do Ministério Público do RN (MPRN) é de dois anos. Elaine Cardoso é a primeira mulher a liderar o MPRN. Em virtude da pandemia de Covid-19, a solenidade de posse foi realizada no modelo híbrido, com a sessão do Colégio de Procuradores de Justiça do MPRN (CPJ) sendo realizada na plataforma Meet. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do MPRN no YouTube. Participaram da solenidade híbrida a go vernadora Fátima Bezerra, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e autoridades de todo o Estado, procuradores gerais de Justiça de outras unidades federativas, integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público, membros do Poder Judiciário e representantes da classe política.
 
PLANTÃO GRAMATICAL
Qual é a grafia correta de uma palavra? Qual é a regência de determinado substantivo? Como se conjuga tal verbo? Essas e outras questões são respondidas com correção e segurança por uma equipe de especialistas e de forma gratuita. Há 34 anos em atividade, o Plantão Gramatical da cidade de Fortaleza (CE) tornou-se referência nacional para se tirarem dúvidas acerca da língua portuguesa. Esclarecimentos quanto a fonética, semântica, crase, pontuação, conhecimentos gerais e outras regras do português, são respondidas diariamente pelos professores que trabalham no serviço. Situado no Instituto Municipa l de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH), o programa realiza atendimentos de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, por meio de seis professores que atendem a população por telefone, online e também presencialmente, desde que tenha agendado antes. Telefone de contato: (85) 3225-1979.  Até que a Secretaria Estadual de Educação Cultura do Estado poderia seguir o exemplo. (Republicada por incorreção).
 
FURTO INEXISTENTE
Brasília, a capital federal não merece mesmo a fama dos políticos que a frequentam. Quando renunciou ao mandato, na esperança de retornar ao poder pelas mãos dos militares, o presidente Jânio da Silva Quadros, em 1961, pediu ao ajudante de ordens, major Amarante, que deixasse no Palácio Alvorada um terno e sapatos. Mais tarde, em 1978, conforme relato do jornalista Murilo Melo Filho em seu soberbo “Tempo Diferente” (ed. Topbooks, Rio, 295 pp.), Jânio contaria uma lorota à extinta revista Manchete: “A Presidência da República não me deu nada. Pelo contrário, andou me tirando. Lá, furtaram-me um terno, uma camisa e um par de s apatos...”
 
MIGUEZÃO, O BEBERRÃO
O esporte favorito de Miguelzão, figura popular em Campina Grande (PB), era chamar de “beberrão” um conterrâneo ilustre, nos papos do calçadão da avenida principal, naquele ano de 1990: o grande poeta, gente boa e candidato a governador Ronaldo Cunha Lima. Eleito, Cunha Lima resolveu fazer as pazes com Miguelzão. Uma testemunha ponderou: “Ronaldo não guarda nenhum rancor, reconheça que ele tem bom coração!” Miguelzão, um gozador, respondeu: “É, o coração dele é bom, mas o fígado não presta…”
 
OBITUÁRIO 1
Manifesto profundo pesar pelo falecimento da senhora Iracy Guedes Cavalcanti, 90 anos, vítima de Covid-19, na segunda-feira, 11 de junho passado, mãe do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior e da ex-tabeliã Suely Cavalcanti, além de madrasta do meu amigo jornalista Paulo Tarcísio Cavalcanti de Albuquerque, ex-editor de O Correio Brasiliense e atuante na imprensa potiguar. Nascida em São Paulo do Potengi (RN), Iracy Guedes Cavalcanti era casada com o ex-prefeito Poti Cavalcanti. Foi primeira dama de São Gonçalo do Amarante na década de 1960. Era professora, foi Diretora do Colégio Dr. Otaviano, vereadora e tabeliã no Município de São Gonçalo do Amarante, além de Delegada do Junta do Serviço Militar. Minhas condolências e solidariedade à família enlutada nesta hora de dor e tristeza.
 
OBITUÁRIO 2
Todos nós que fazemos a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte – em nome dos 24 deputados estaduais e servidores do Legislativo – lamentamos profundamente o falecimento de Marcos Barros, ocorrida na noite deste domingo,13 de junho, após longo período de grave enfermidade. Marcos era repórter cinegrafista da TV Assembleia há 10 anos. Competente e bastante admirado por seus colegas e todos que tiveram a oportunidade de desfrutar da sua amizade e companheirismo. Desejamos força e conforto a toda sua família e amigos.
 
OBITUÁRIO 3
Foi transferida para o Reino Celestial a irmã na fé Sara Galvão, 49 anos, na manhã de quarta-feira, 15 de junho do corrente, vitima de Covid-19. Ela estava internada no Pronto Socorro Walfredo Gurgel, a qual iria se submeter a uma cirurgia em virtude de ser acometida de fratura de fêmur. No Walfredo, contraiu  o cornavírus não resistiu a insuficiência respiratória e pulmonar, chegando a óbito.  Moça de fé, moral ilibada, Sara Galvão exerceu por vários anos com carinho, dedicação  o cargo de secretária do Círculo de Oração de Adultos da congregação da Assembleia de Deus de C andelária. Sara deixa muita saudade entre seus familiares, além da família cristã assembleiana que desfrutava de sua amizade. Que Deus dê o conforto a seus familiares e amigos que choram a sua partida. “O Senhor deu; o Senhor o tomou bendito seja o nome do Senhor”. Meus sentimentos à família de luto que chora a partida.
 
OBITUÁRIO 4
Foi a óbito na sexta-feira,18 de junho fluente, o coronel do Exército Brasileiro, José Estevam Mosca, 94 anos vítima de Covid-19. Além de militar de conduta ilibada o coronel Mosca, exerceu com brilhantismo o cargo de secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, na gestão do falecido governador Tarcísio de Vasconcelos Maia, e também foi prefeito do Campus Universitário, na administração do reitor Domingos Gomes de Lima, nos anos 70/80. Solidari-zo-me com os seus familiares nessa hora de doloroso pesar.
 
OBITUÁRIO 5
Levado por complicações cardiológicas, pulmonares e renais que há meses o aprisionaram a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), faleceu na sexta-feira, 18 de junho,, no Hospital Universitário Onofre Lopes (UOL), da Universidade Federal (UFRN), o jornalista Jaílton Augusto Guedes da Fonseca, 79 anos de idade. Ele foi redator e um dos maiores planejadores visuais da imprensa brasileira. Atuou em jornais de Natal, em algumas das mais importantes revistas do Brasil, a exemplo das legendárias "Realidade" e " Veja", e respondeu pela reforma gráfica de muitos jornais, como o brasileiro "Folha de São Paulo" e o paraguaio "ABC Color&quo t;. Na juventude foi um dos bastiões do bloco carnavalesco "Cacareco". Também se dedicou à pesquisa sobre todos os governadores do Rio Grande do Norte. Primogênito dos saudosos professora Joanita Costa e comerciário José Guedes da Fonseca, Jailton nasceu em 2 de dezembro de 1942, em Natal. Deixa quatro filhos: Ricardo, Roberto, Rogério e Rosália. Aos seus manos meus vizinhos do Tirol: Roberto Guedes, José Guedes Filho (Deca) e Fátima, além de outros familiares meus sentimentos  pelo mano que fez a sua última viagem.
 
GIRO PELO TWITTER...
...Meus parabéns para minha amiga e leitora da coluna, Décia Queiroz, que no último domingo, 20, deste mês, festejou novo ciclo de vida com generosas bênçãos do Senhor Jesus, ao lado de seus amados;
 
...Ex-chefe do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor Cláudio Augusto Pinto Galvão, efetuou o relançamento de seu livro sábado, 12 de junho, intitulado: “A Desafolhar Saudades”. O relançamento da obra foi feito pelo Canal da Filarmônica Onze de Dezembro. Um belo trabalho;
 
...Os grandes e descabidos privilégios que os poderosos atribuem a si mesmos É UMA CORRUPÇÃO LEGALIZADA. Dinheiro público colocado no bolso dos poderosos em detrimento do povo que trabalha e paga impostos abusivos que sustentar a corte;
 
...Abandonada de vez pelos poderes públicos, a Casa do Estudante, na Cidade Alta vem sendo constantemente assaltada pela ação deletéria dos marginais, apesar de todos os apelos feitos pelos seus residentes. Ela nunca foi tão relegada ao abandono quanto nessa época;
 
...Depois que o prefeito de Natal, Álvaro Dias, falou, repetiu, confirmou e reafirmou que não vai disputar o governo do Rio Grande do Norte no próximo ano, a oposição à governadora Fátima Bezerra segue patinando para encontrar um candidato majoritário que comande um palanque para alojar um dos ministros potiguares na disputa pela única vaga do Senado;
 
...A atriz da rede Globo, Marina Ruy Barbosa dá dicas na imprensa carioca para amenizar ansiedade: “Difícil alguém que não sofra desse mal estar”; e
 
...Ivo Barreto de Medeiros, médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal (UFRN), toma posse como patrono e titular da Academia Brasileira de Mastologia, demonstrando o talento e a grandeza do profissional. Ponto para o RN; e
 
...Recentemente, dezenas de motoqueiros, encabeçados pelo presidente Bolsonaro fez no Rio de Janeiro, se aglomeraram num terreno baldio, a maioria sem máscaras, demonstrando suas habilidades nas duas rodas e o quanto são desprovidos da massa encefálica. Aí vem um político sem noção lamentar a morte...
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).