Claudino Leite

06/07/2021 00h00
 
PARE E REFLITA...
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus 11:1).
 
A FÉ É UM DOM DE DEUS
Indubitavelmente, não se tem fé simplesmente, por que se diz ter fé. A fé genuína esta baseada na Palavra de Deus. O modelo de fé em Jesus está em seus ensinos, fonte inesgotável. É a única forma de absorver o puro ensino que emana do Criador, cujo resultado Lhe é agradável. A afirmação é amparada nas Santas Escrituras que o diz: “Quem crê em mim como diz a Escritura, do seu interior, manarão rios de águas viva” (João 7:38). Destarte é demonstrado que se crê legitimamente, em Jesus Cristo. Não é como se quer crêr; porque a fé é dada por Jesus; não se tem fé, porque se diz tê-la; não como se ouviu dizer ser fé. Devemos, nos medir, aferir a nossa fé; eis a forma correta: “Examinai-vos a vós mesmos se de fato estás na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (II Coríntios 13:5). Devemos aferir a nossa fé à das Escrituras; é uma batalha sem trégua: “Amados, procurando eu escrever com toda diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever e exortar a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Judas v-3). Só assim, escapa-se da confissão de uma fé destorcida: Precisa medir-se pela palavra. Assim estaremos conscientes de está na fé dada por Jesus, consoante diz o texto: &ldqu o;Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2.. Não cabe mais discussão. Daí em diante, nossa vida com Deus é inegociável, na mesma linha do salmista Davi (Salmo 18:25), que dizia:  Com o benigno te mostrarás benigno. Com o homem sincero te mostrarás sincero;  Com o puro te mostrarás puro; Com o perverso te mostrarás indomável. Certo escritor absorveu esta regra, ao dizer: Nosso lema deve ser: Lutar, buscar, talvez achar, mas não ceder. Em nenhuma hipótese, negar a fé em Jesus. Antes de ascender ao céu, Ele recomendou: “[...]; credes em Deus, crede também em mim” (João 14:1). O modelo da fé dada é este: “Quem crê em mim como diz a Escritura”. Quem assim crê em Jesus atende o puro ensino das santas Escrituras. Am&eac ute;m!
 
QUEM VOCÊ PERDEU POR UM DÓLAR?
A minha ex-editora de “O Correio da Tarde, jornalista Tarcyla Costa, desabafa laconicamente: “São mais de 500 mil vidas ceifadas no Brasil. Definitivamente não é só um número, são sorrisos que nunca mais veremos, abraços que nunca mais poderemos dar, amigos e familiares que partiram sem direito a despedida. Diante desse cenário sombrio, somos surpreendidos com um novo escândalo do governo Bolsonaro, como informou a repórter da Folha de São Paulo, Constança Rezende. Para cada dose de vacina comprada no Brasil foi pedido US$ 1 de propina. De acordo com a empresa Davati Medical Supply, a proposta partiu de Roberto Dias, até então diretor do Minist&eacute ;rio da Saúde. Para mim, que perdi familiares e amigos nessa longa e difícil jornada que tem sido a pandemia de Covid-19 no Brasil, é impossível não questionar: Nossa vida vale tão pouco?! Ou seja, a vida daqueles que partiram sem acesso ao imunizante tinha um preço, como descobrimos nos últimos dias. Para o governo federal, cada vida custa um mísero dólar. É revoltante, isso. Creio que a essa altura dos acontecimentos, se existe ainda quem defenda essa politica de morte do atual presidente e de seus comparsas, precisa ser interditado urgentemente. Já passou da hora de tirarmos Jair Bolsonaro do pode?”.
 
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Passei quatro anos na Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, ouvindo o meu professor de Técnica de Jornal Periódico, Woden Madruga, uma das estrelas da imprensa potiguar (Tribuna do Norte), ensinar: “Não há jornalismo sem liberdade de expressão”. Por sinal, esse foi tema da aula da saudade ministrada pelo craque da notícia da Tribuna do Norte, aos jornalistas de1975, no Salão dos Grandes Atos da Fundação José Augusto. Pois bem, a liberdade faz medo, é verdade. Mas amedronta os chefes. É aliada indispensável dos líderes, desde que sejam líderes e não chefes. Não há nada de mais ridículo do que um chefe de estado com medo da palavra, vivendo um pesadelo tenebroso de tentar proibi-la ao peso e estampido dos fuzis. Porém, sabem eles que a palavra é também uma espada e mais afiada, talvez do que aquelas que transpassam a cinta dos que ferem os direitos dos homens em nome do poder. Afinal, sabemos que a liberdade de expressão desse país amado e idolatrado, é garantido pela Constituição Federal promulgada em 1988. É só conferir!
 
A BÍBLIA
Este Livro Sagrado foi o primeiro livro impresso do mundo, é o mais traduzido e o mais vendido. Em 1460, o alemão Johannes Gutenberg finalizou um trabalho que demorou cinco anos. A invenção da prensa com tipos móveis revolucionou o mundo. O primeiro livro impresso dessa maneira foi a Bíblia e isso foi fundamental para a Reforma Protestante. Continua sendo o livro mais vendido do mundo desde então. Segundo as estatísticas mais recentes, ela já foi traduzida em cerca de 2.900 línguas e dialetos. Em 2014, somente as Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) distribuíram 34 milhões de exemplares em todo o mundo. Considerando somente o Brasil, foram 7,6 milhões de volumes impressos pela Sociedade B&i acute;blica do Brasil (SBB), que publica as versões evangélicas. São mais cerca de 3,4 das católicas, totalizando 11 milhões.
 
ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado;
Compreender que ser compreendido;
Amar que ser amado;
Pois é dando que se recebe;
É perdoando que se é perdoado;
E é morrendo que se vive;
Para a vida eterna.
 
PERSEGUIÇÃO POLÍTICA
O deputado estadual e evangélico Jacó Jácome (PSD) foi entrevistado nesta segunda-feira, dia (28), no Foro de Moscow, pelo jornalista Bruno Barreto. Jacó Jacome admitiu na entrevista a possibilidade de mudar de partido. O deputado também diz estar sofrendo uma perseguição por parte do ex-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, que o suspendeu das atividades partidárias e interveio para impor o nome Galeno Torquato como líder do partido quando a bancada tinha escolhido Vivaldo Costa. “O PSD h&aacute ; muito deixou de ser um partido para servir aos interesses de Robinson que quer apenas desgastar a governadora”, disparou. A decisão de Robinson será contestada na Justiça. Jacó disse que estuda sair do PSD por duas formas: ou pela via jurídica ou autorizado por Robinson. “Não vou fazer o que eles querem e perder o mandato”, avisou. O deputado disse ainda que não faz parte da bancada da governadora Fátima Bezerra (PT) e se colocou como independente.
 
ESTILOS DIFERENTES
Em nosso Estado, se avalia por meio dos seus dois ministros: Rogério Marainho do Desenvolvimento Econômico e Fábio Faria das Comunicações, respectivamente, há dois estilos que não são opostos, e não são, revelam-se marcadamente bem diferentes: de um lado, o maneirismo; do outro, a tintura raivosa. O primeiro, hábil, sabe cultivar o convívio e te prestígio junto ao capitão, sem emarcular-s; o segundo radicaliza numa defesa incondicional no governo na busca de espaço no Palácio do Planalto, como se precisasse agradar.
 
ATENTADO CONTRA MALAFAIA
O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (RJ), um dos principais aliados do presidente da República, Jair Bolsonaro, sofreu uma tentativa de atentado quando voltava de um culto do Projeto Vida Nova, do apóstolo Ezequiel Teixeira, na Vila da Penha,  no culto de domingo, 27 de junho passado. O apóstolo Ezequiel Teixeira relatou o acontecimento durante a cerimônia rel igiosa, e disse que Deus havia guardado o amigo. “Chegando na Penha, Malafaia  sofreu um atentado e me ligou dizendo “Deus me guardou”, e relatou o ocorrido”, frisou Teixeira em um vídeo divulgado no YouTube. A princípio, o líder evangélico negou que tivesse acontecido alguma coisa e por este motivo não foi realizado nenhum boletim de ocorrência sobre o caso.
 
VOTO IMPRESSO?
Presidentes de 11 partidos se reuniram, por videoconferência, e decidiram se posicionar publicamente contra o voto impresso. Entre os presentes estavam aliados de Jair Bolsonaro, como o presidente do PP, Ciro Nogueira, dos Republicanos, Marcos Pereira e do PL, Valdemar Costa Neto. Bolsonaro é um das principais regras do sistema atual e levanta suspeitas de fraudes nas alterações, apesar de nunca ter apresentado provas. Além deles, estavam presentes dos presidentes do PSL, Luciano Bivar, do DEM, ACM Neto; do MDB, Baleia Rossi, do PSD, Gilberto Kassab, do Solidariedade, Paulinho da Força, do PSDB, Bruno Araújo, do Avante, Luís Tibé e do Cidadania , Roberto Freire. – O objetivo principal é mandar um recado claro de que esses partidos são contra mudanças no sistema eleitoral.
 
COLOCAR EM CHEQUE?
Uma mudança pode colocar em xeque todo o sistema eleitoral brasileiro e também nossa democracia. Imagina a instabilidade que o Brasil pode viver com vários pedidos recontagem. Nosso sistema eleitoral é um mais conhecido do mundo, não tem por que mexer. – disse à coluna ACM Neto, presidente do DEM. A comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna obrigatório o voto impresso se reúne na segunda-feira para apresentação do parecer do deputado federal Filipe Barros (PSL-PR). – Não existe o menor sentido em se mudar o sis tema atual de votação eletrônica - disse o presidente do PSL, Luciano Bivar. – As pessoas que perderem como eleição vão questionar o resultado na Justiça e será uma loucura. O sigilo do voto ficará em risco, com uma recontagem. Além de abrir possibilidade de compra de votos nos rincões do Brasil. Só falamos sobre isso na reunião, porque qualquer outro assunto ia dar briga – afirmou o presidente do Solidariedade, Paulinho da Força.
 
ESTABILIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO
Sempre são os funcionários públicos que pagam o pato. A estabilidade no serviço público vem sendo o ponto mais defendido no âmbito da Reforma Administrativa (PEC 32), e com isso, passou a ser o item mais discutido por parlamentares responsáveis por analisarem a proposta. Após denuncias feita pelo deputado federal Luís Miranda (DEM-), sobre irregularidades do Governo Federal sobre compras de vacinas, o debate acerca da manutenção dessa garantia aos servidores da União, estados e municípios ganhou força. Inclusive, deputados das frentes parlamentares em defesa do serviço público vão reforçar a teoria de que a estabilidade é uma salvaguarda aos p rofissionais do setor para que não se submetam a pressões políticas.
 
PRERROGATIVA
A PEC 32, atualmente retira essa prerrogativa dos futuros funcionários públicos, mantendo apenas para as carreiras de Estado - aquelas sem parâmetro na iniciativa privada, que só podem ser exercidas na administração pública, como policiais federais, áreas de Receita e controle. Ainda assim, a definição das categorias que integram esse grupo virá por lei específica a serem definidas posteriormente. Porém, todo o funcionalismo defende que a permanência no cargo é necessária independentemente da carreira. Representantes de cargos que atualmente são considerados de Estado (ainda que não tipificadas em lei) também sustentam essa ideia. Mesmo sendo d o DEM, legenda que defende a reforma, o deputado Luis Miranda se opôs à PEC durante depoimento na CPI. “A partir de agora sou contra a reforma administrativa”, afirmou.
 
CÂMARA CASCUDO
O Dicionário do Folclore Brasileiro, obra clássica do historiador natalense Luís da Câmara Cascudo, foi banida do acervo da Fundação Palmares (PE), por ordem do novo presidente do órgão, o super-idiota Sérgio Camargo. Justificativa: é “um livro não só gramatical e ortograficamente desatualizado, mas com páginas soltas e exibindo um forte cheiro de mofo“. Dando uma olhadinha nos jornais de hoje, não vi nenhuma reação da intelectualidade potiguar. Os ditos letrados da terrinha, quase todos bolsonaristas, estão mais calados do que a Pedra do Rosário. Pra quem não sab e, Luis da Câmara Cascudo foi o mais destacado folclorista brasileiro e é considerado o maior intelectual que o Rio Grande do Norte já teve. Lamentável!
 
O QUE É DEPRESSÃO?
A depressão é altamente prevalente na população. Em geral e não escolhe raça, classe social ou idade. Entre as causas estariam a genética, o desequilíbrio de alguns neurotransmissores, como a serotonina, e eventos vitais. Já quanto ao grupo de risco estariam as pessoas com histórico familiar, doenças, estresse, ansiedade, traumas psicológicos, dentre outros. Os sintomas envolvem humor depresssivo, em sensação de tristeza e sentimento de culpa, falta de energia, preguiça ou cansaço excessivo. O diagnóstico da depressão é clínico e o tratamento é medicamentos e psicoterápico. Quanto &agra ve; prevenção, é importante buscar um estilo de vida saudável, ter uma dieta equilibrada, praticar atividade física regularmente, combater o estresse e ter uma rotina de sono regular. É o que revela o Ministério da Saúde.
 
ESPORTES FAVORITOS
Meses depois da Copa do Mundo de 1994, sediada nos Estados Unidos quando o Brasil venceu a Itália e conquistou o tetra, o então vice-governador  de São Paulo, Geraldo Alckmin e o secretário de Planejamento paulista, André Franco Montoro Filho, conversavam em Roma com Giorgio Mottura, Presidente da Federação das indústrias da Itália. Para ser simpático, Mottura fez uma brincadeira: “Os italianos têm dois esportes favoritos: futebol e sonegação fiscal.” Montoro Filho respondeu na lata: “E são vice nos dois!”.
 
OBITUÁRIO 1
Candidato a prefeito de Acari na eleição passada, Gilson da Farmácia, que disputou com o eleito Fernando Bezerra, morreu de Covid-19, na terça-feira, 29 de junho último. Gilson estava internado em um hospital em Currais Novos. Na sua primeira disputa para o executivo, obteve 44% dos votos dos acarienses. Gilson já foi sepultado A esposa Fafá segue se tratando da doença. É Lamentável!
 
OBITUÁRIO 2
Faleceu, segunda-feira, dia 28 de junho, Lázaro Barbosa de Souza, sendo sepultado no Estado de Goiás, três dias depois de ser capturado e morto em Águas Lindas do estado goiano, por uma força-tarefa que reuniu 270 agentes. Segundo o UOL, o sepultamento foi confirmado por uma tia do criminoso, responsável pelo homicídio de quatro pessoas em Ceilândia, no Distrito Federal (DF). Lázaro foi um criminoso brasileiro que ganhou notoriedade em junho de 2021 após, supostamente, numa tentativa de assalto matar quatro pessoas de uma mesma família que residiam num chácara do INCRA, em Goiás, além de ter cometido outros homicídios.
 
OBITUÁRIO 3
Um policial militar lotado no Batalhão de Policiamento de Choque foi assassinado na noite de sábado, 4 de julho, no interior de uma casa na praia de Cumurupim, distrito de Nísia Floresta, a quilômetros de Natal. A vítima identificada como Dyogo Arielton estava com familiares quando dois homens chegaram já perguntando pelo militar, que reagiu, mas acabou baleado e morto. As informações são do Portal BO. Segundo a central de operações de Secretaria de Segurança Pública do Estado os criminosos estavam em um carro e ao entrar na residência já anunciaram o assalto exigindo a presença do policial, o que leva a crer que já sabiam que o sargento estava no local. Após o crime eles fugiram levando alguns pertences das pessoas que testemunharam tudo. Que horror.
 
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...A Secretaria de Saúde de Natal explicou que constatou que as 13 pessoas que supostamente teriam tomado vacinas vencidas e identificou que houve uma falha da equipe de digitação na inserção no sistema no lote administração;
 
...O aumentaço de 52% na bandeira vermelha 2 é como obrigar a vítima de um crime pagar a pena no lugar do seu algoz, desabafou Daniel Lima, presidente da Associação Nordestina de Energia Solar (Anesolar);
 
...A apropriação das riquezas nacionais por um estado ineficiente, inchado de apadrinhados e corrupto é um grande escândalo escondido. Com as ferramentas disponíveis da democracia precisamos combater a corrupção e os privilégios descabidos (corrupção legalizada);
 
... Saindo do prelo o novo livro de autoria de Francisco Sobreira: “Houve uma vez em Betânia”. O escritor ficcionista consagrado volta à sua ficção depois de um curso discreto silêncio de vários anos;
 
...Cristina Serra, colunista da Folha de São Paulo, não tem dúvida ao escrever na semana passada: O ministro da Economia, o empresário Paulo Guedes. Tem raiva de pobres. Afirmou com todas as letras. E enrolou alguns exemplos desse ódio;
 
...A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) composta por representantes do Governo do Estado e de Municípios aprovou a inclusão de profissionais de imprensa na lista de prioridades da vacinação que iniciou nesta semana; e
 
...O consórcio de veículos de imprensa que acompanha os dados da Covid-19, junto às secretarias estaduais de Saúde regist rou mais de 1.879 mortes em razão da doença no Brasil nas últimas 24 horas.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).