Claudino Leite

20/07/2021 00h10
 
 
PARE E REFLITA...
 “Então disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa, acha-la-á” (Mateus 16:24-25).
 
SEGUIR A JESUS
Este mal rabiscador ouvi uma voz, lá dos confins do mundo, que a única lição importante na vida é seguir a Jesus. No Brasil, a força da mídia eletrônica influencia mais que a religião. Impõe vícios, deturpam costumes, derrubam códigos e mandamentos. A necessidade preponderante de se fazer conhecer a pessoa e a mensagem pura do Santo Evangelho de Cristo, está suplantada pela liberdade de decisões judiciais ao arrepio da Constituição Federal promulgada em 1988. O postulado institucional da família de Deus está sendo mutilado. Jesus de Nazaré já não constitui o melhor que temos nas igrejas e o mel hor que podemos oferecer hoje à sociedade hodierna. E Ele, continua ainda o melhor que a humanidade já produziu. Jamais deixou de ser o potencial mais admirável de luz e de esperança que os seres humanos podem neste mundo moribundo e ardente em chamas. Somente tenho a deplorar, que sem Ele, o horizonte da história se empobrecerá caso caia no esquecimento. A luta implacável que se trava no país para substituir a família constituída no casamento por um homem e uma mulher, não pode submergir na crise e na celeuma dos sexos. A família brasileira sofre a hostilidade ostensiva dos desajustados sob a passividade das igrejas que não entendem. Preferem o duelo das escaramuças dogmáticas no pretório das iniquidades. Onde está o inimigo hoje da família propugnada nos ensinamentos cristãos? Quem levanta as multidões nas ruas para consagrar a sodoma, a droga e a subversão das leis e dos bons costumes? São pouquíssimos os religiosos que se levantam nos púlpitos para defender o segmento fiel do legado do Mestre da Galileia quando se contesta atualmente seus ensinamentos irretorquíveis. Se as igrejas se unissem no plano das ideias e dos postulados bíblicos, tal decisão mudaria o cenário. Se separadas, tornam-se fragilizadas, litigantes elas não representam nada. Os cardeais, os arcebispos, bispos, pastores, padres, apóstolos, sejam quais forem os títulos das denominações devem se unir, na hora premente e presente, para reecontrar o eixo, a verdade, a razão e o caminho. Para tanto, precisa ter fé.
 
ECUMENISMO SECULAR
Segundo do pastor e teólogo Altair Germano, da Assembleia de Deus de Abreu e Lima (PE), – O ecumenismo do CMI já foi chamado de “ecumenismo secular”. É comum nos círculos ocidentais o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) ser identificado como politicamente de esquerda. Nas décadas de 70 e 80 foram publicadas acusações de que muitas organizações ecumênicas estavam dando dinheiro das igrejas-membros, sem o devido conhecimento delas, para causas revolucionárias radicais, marxistas e grupos armados. Houve, por exemplo, uma controvérsia muito grande quando em 1978, através do seu programa de combate ao raci smo, o CMI fez doações aos movimentos armados que estavam tentando derrubar o governo de minoria branca na Rodésia (atual Zimbábue). E ainda: A entrada e visibilidade de igrejas da Europa Oriental (especialmente a Igreja Ortodoxa Russa, que tem o maior número de membros filiados no CMI que qualquer outra igreja-membro) levantou suspeitas de infiltração por parte de agentes dos serviços de inteligência soviéticos e outros. Simultaneamente, houve repetidas críticas de que o CMI, zeloso em denunci ar as violações aos direitos humanos por parte das ditaduras militares de direita no mundo todo, era irresponsável e culpavelmente silencioso acerca da opressão dos governos comunistas totalitários e permanecia impassível e inativo diante da perseguição de dissidentes cristãos nas mãos deles. Talvez, se os crentes deixassem as ideologias e as políticas partidárias, gerando ódio entre a irmandade cristã e pregassem o Santo Evangelho de Cristo para a salvação dos pecadores neste mundo combalido, cheio, tribulação,  ambição e miséria fosse mais proveitoso.
 
MAL-ESTAR DE ROGÉRIO
O ministro do Desenvolvimento Econômico, o potiguar Rogério Marinho teve um mal-estar na noite de sexta-feira, 16 de julho, quando se deslocava para Porto Seguro (BA), onde passa férias com a família. Submetido a exames cardiológicos, foi diagnosticada uma obstrução arterial. Imediatamente, a equipe médica que o assistia efetuou uma angioplastia para implantação de um stent. O ministro passa bem e já terá alta hospitalar.
 
GUERRA SANTA
Deputados do segmento evangélico, deste Estado prometem uma disputa implacável, em busca dos valiosos votos dos crentes nas eleições de 2022. Isto se dá pelo auto crescimento do eleitorado evangélico e conservador no Rio Grande do Norte. A Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte (IEADERN), é a maior denominação do estado, congregando mais de 250 mil fieis e, aproximadamente 1.600 templos espalhados pelo Estado. Só em Natal são 260 igrejas. O professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal (UFRN), Orivaldo Pimentel Lopes Júnior, estudioso em Ciências da Religião aponta que exist e mais de 100 denominações espalhadas em várias cidades do estado. O número de fiéis da Assembleia de Deus e potenciais eleitores corresponde a mais de 40% das 487.948 pessoas que se identificaram como evangélicas é o que reela o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, o que na época, 11 anos atrás, já representava 15,4% da população potiguar.
 
AMPLIAÇÃO NA COMUNICAÇÃO
O pastor Wendell Costa de Miranda, dirigente da Assembleia de Deus em Baraúnas, região Oeste deste Estado, participou, (representando o pastor Francisco Miranda da Igreja em Mossoró), de uma reunião em Natal, com ex-senador José Agripino Maia, proprietário da Rede Tropical de Comunicações do Rio Grande do Norte e representando o ex-governador Tarcísio Maia (representante do grupo). Na ocasião, foram tratados projetos de Rádiodifusão para o Rio Grande do Norte e ampliação da red e de comunicação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus norte-rio-grandense. A Igreja Evangélica Assembleia de Deus no RN, possui atualmente a Rádio Nordeste Evangélica FM 92.5, de Natal, A Rádio Libertadora FM 96.3 de Mossoró, A Rádio Salinas FM 95.5 (arrendada a Assembleia de Deus de Macau).  A projeção é que essa parceria poderá ser ampliada para os municípios de Caicó e Nova Cruz, e as Rádios do Grupo Tropical dessas cidades estão na mira da Assembleia de Deus do nosso Estado.
 
A LINHA DOS CONGELADOS
Do Cascudo Cozinha, assinada pelo Chef Daniel Cavalcanti, já está disponível em três pontos de venda em Natal: o Mercado Tia Lila, em Candelária, e a Kouzina, em Lagoa Nova e o Bull Cave, na Zona Sul. Entre os destaques do cardápio estão o caneloni de ricota com espinafre ao molho de tomate, lasanha de berinjela e abobrinha, penne com tiras de filé e molho funghi, arroz de polvo, bobo de camarão e bacalhau Zé do Pipo. Desenvolvida para oferecer refeições preparadas com ingredientes selecionados e muita praticidade para quem gosta de comer bem, a linha de congelado s do Cascudo Cozinha deverá estar disponível em pontos de venda nos principais bairros de Natal e região metropolitana até dezembro de 2021. A informação é da assessora de Comunicação, jornalista Tarcyla Costa.
 
IGREJA MARODIANA
Em Puebla, a 130 km da cidade do México, foi inaugurada uma igreja em homenagem ao craque argentino Diego Armando Maradona, que faleceu em novembro do ano passado. Essa é a primeira Igreja Maradoniana no país, que fica localizada na Rua 5 de Mayo, no bairro de San Andrés Cholula. O objetivo da denominação é homenagear e “adorar” o camisa 10, em especial no país onde ele “tocou o céu com as mãos”, alusão ao famigerado gol fei to com a mão esquerda no jogo contra a Inglaterra, nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986. O culto ao camisa 10 da Seleção da Argentina já iniciou há alguns anos, e fez com que o argentino, naturalizado mexicano, Marcelo Buchet, decidisse erguer em maio deste ano os alicerces do “templo” dedicado ao craque que “disputa” com Pelé o título de melhor jogador de futebol da história.
A Igreja Maradoniana do México é uma congregação, já que ela existe desde 1998 e conta com cerca de 40 mil membros espalhados em todo o mundo, segundo o site Goal.
 
VANDALISMO NA CASA DE DEUS
Um templo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), na Av.  Nossa Senhora da Penha, 2.575, no bairro Andorinhas, em Vitória (ES), foi alvo de ataques com coquetéis molotov durante protestos ocorridos no último dia 3 de julho. Um dos artefatos caiu nas proximidades da e scadaria principal e outro foi encontrado por funcionários no jardim. Segundo o bispo Bruno Gouveia, responsável pela tr Universal, não houve feridos e a Polícia Civil capixaba está investigando o ato de vandalismo. Um Boletim Unificado foi registrado no 1º Distrito Policial da capital estadual. O religioso revelou ainda que já haviam ocorrido manifestações nas cercanias da igreja nos últimos três finais de semana.  Ele confirmou à imprensa local que os envolvidos gritavam palavras de ordem contra o Governo Federal e líderes evangélicos. Escreveram palavras de ordem e picharam no rodapé do muro da igreja”, contou. Segundo o Boletim de Ocorrência, o “grupo de camisas pretas” também arremessou um boneco de pano em chamas e atacou a Igreja com pedras. O bispo Bruno disse ainda que, no momento do ataque, um culto estava sendo realizado no templo, mas não houve feridos e também não foi possível identificar os responsáveis pela ação.
 
AMPLIAÇÃO NA COMUNICAÇÃO
O pastor Wendell Costa de Miranda, dirigente da Assembleia de Deus em Baraúnas, região Oeste deste Estado, participou, (representando o pastor Francisco Miranda da Igreja em Mossoró), de uma reunião em Natal, com ex-senador José Agripino Maia, proprietário da Rede Tropical de Comunicações do Rio Grande do Norte e representando o ex-governador Tarcísio Maia (representante do grupo). Na ocasião, foram tratados projetos de Rádiodifusão para o Rio Grande do Norte e ampliação da red e de comunicação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus norte-rio-grandense. A Igreja Evangélica Assembleia de Deus no RN, possui atualmente a Rádio Nordeste Evangélica FM 92.5, de Natal, A Rádio Libertadora FM 96.3 de Mossoró, A Rádio Salinas FM 95.5 (arrendada a Assembleia de Deus de Macau).  A projeção é que essa parceria poderá ser ampliada para os municípios de Caicó e Nova Cruz, e as Rádios do Grupo Tropical dessas cidades estão na mira da Assembleia de Deus do nosso Estado.
 
VOTO IMPRESSO
Em uma manobra para evitar a derrota da proposta de emenda à Constituição (PEC), estabelecendo o voto impresso nas eleições vindouras, deputados bolsonaristas conseguiram adiar a votação prevista para esta sexta-feira,16 de julho último, na comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o assunto do parecer do relator, deputado Filipe Barros (PSL-SP). A rejeição do parecer favorável à impressão do voto era vista como certa, e aliados do governo fizeram muitas tentativas para adiar a votação O presidente da comissão, deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), convocou nova reunião para 5 de agosto. A reunião foi encerrada após Martins ter atendido ao pedido do relator de mais tempo para fazer uma alteração no parecer.
Mesmo assim, deputados contrários ao voto impresso maioria na comissão tentavam retomar a reunião ainda nesta sexta-feira para votar o relatório, o que não havia acontecido até a última atualização desta reportagem, não obtendo êxito. Ressalte-se que, a impressão do voto é uma das bandeiras do presidente Jair Bolsonaro, que costuma lançar suspeitas de fraude em relação ao voto eletrônico sem nunca ter apresentado provas de qualquer irregularidade.
 
CORONAVÍRUS E SUA MUTAÇÃO
Detectada semana passada no Brasil, a variante B.1.621 do novo coronavírus teve mais características reveladas. A mutação, que teria vindo ao país em decorrência da Copa América, seria mais transmissível e contaria com uma mutação inédita. A variante teve sua primeira ocorrência em janeiro de 2021, na Colômbia. Desde então, chegou a aparecer em mais 19 países das Américas e da Europa, como detalham especialistas em vigilância genômica no site Pango Lineages. A B.1.621 está presente na “lista de alerta” criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como outras versões virais com a necessidade de monitoramento e maiores pesquisas. Até o momento, ela ainda não recebeu uma letra grega em sua nomenclatura, como as anteriores.
 
PERIGO DA VARIANTE
O perigo da variante está em cinco mutações importantes apontadas pelo CDC da Europa na espícula, a proteína Spike que fica na parte externa do coronavírus e tem o papel de iniciar a infecção na célula humana. Quatro delas (E484K, N501Y, D614G e P681H) foram vistas em outras cepas já conhecidas, mas uma delas (R346K) é nova e desconhecida. A modificação tornaria a B.1.621 mais transmissível e uma ameaça maior ao controle da pandemia. Em cidades como Córdoba, Bolívar, Atlántico e Choco, ela já representa um número superior a 60% de todas as investigações genéticas desde o começo de 2021. Agora, os especialist as irão voltar suas atenções ao monitoramento do avanço desta nova variante dentro do Brasil, a fim de impedir que ela se espalhe mais na população local. Para completar a seleção brasileira com uma atuação leucêmica perdeu a Copa América de 1 X 0 para a Argentina em pleno Estádio do Maracanã.
 
IDENTIFICAÇÃO NOS JOGADORES
O Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, identificou a variante do novo coronavírus B. 1.216 em amostras colhidas de dois jogadores que disputaram a Copa América e estavam com a doença no Mato Grosso. A variação só foi identificada no território brasileiro após a realização da com petição. Os testes positivos foram de um colombiano e um equatoriano. Colômbia e Equador se enfrentaram em Cuiabá, na Arena Pantanal, na abertura do torneio, em 13 de junho. Segundo o último balanço divulgado pela Conmebol, em 24 de junho, 166 pessoas ligadas à Copa América estavam com o vírus. O instituto recebeu dos estados as amostras vindas dos jogadores, comissão e delegações dos países para fazer a sequência.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
Enquanto estivermos passando pelo período da Pandemia, evite abraços, beijos e apertos de mão. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre bem humorado e com sorriso no rosto. O uso de máscara e o respeito ao distanciamento social é obrigatório durante a sua estadia nos lugares em que você trafega.Não vamos facilitar pois o vírus continua super ativo. Mesmo que já tenha vacinado, continue usando máscara.
 
CONCURSO PÚBLICO
Assembleia Legislativa divulgou no Diário Oficial da Assembleia  de terça-feira, 13 de julho do corrente, a formação da Comissão Especial do Concurso Público, destinado ao provimento de vagas para os cargos efetivos de Analista Legislativo – Nível Superior e Técnico Legislativo da Casa Legislativa. O diretor geral da Assembleia Legislativa, Augusto Carlos Garcia de Viveiros, adiantou que serão 24 vagas para o cargo de Analista Legislativo, com remuneração inicial de R$ 7.725,75 mais Auxílio alimentação e auxílio saúde e 23 para o cargo de Técnico Legislativo, com remunera&ccedi l;ão inicial de R$ 4.139,75, mais auxílio alimentação e auxílio saúde. Informes detalhadas o interessados poderão obtê-las no site da Casa Legislativa.
 
AGRAVAMENTO DA FOME
A Pandemia de Covid-19 contribuiu para o agravamento da fome em todo o mundo. É o que revela o relatório anual o Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e Agricultura (FAO). Segundo com estudo, em 2020, entre 720 milhões e 811 de pessoas passaram fome em todo o mundo. Conforme documento, desse total, mais de 118 milhões de pessoas começaram a passar fome no ano passado em decorrência da Pandemia, das quais 14 milhões vivem na América do Sul e no Caribe. Na África, o número aumentou em 46  milhões em relaç&atil de;o a 2019, Na Ásia, foram 57 milhões a mais em comparação com o apurado em 2019.
 
OBITUÁRIO 1
Faleceu na madrugada deste domingo (11), no Hospital do Coração de Natal, o juiz de Caicó, Luiz Antônio Tomaz do Nascimento. Ele estava internado na UTI, se tratando de problema de saúde no aparelho digestivo. Natural de Santo Antônio do Salto da Onça, Dr. Luiz Antônio teve sua carreira de magistrado no Seridó.Era uma pessoa de muitos amigos. Querido por todos os caicoenses. O velório ocorreu no Cemitério Morada da Paz, em Emaús de Parnamirim onde foi realizada uma missa de corpo presente, e em seguida o sepultamento.
 
 
OBITUÁRIO 2
A cidade de São Paulo do Potengi acaba de perder um de seus filhos mais ilustres e queridos: Ambrósio Araújo Azevedo, considerado como “um patrimônio da história da sua terra. Encantou-se sexta-feira, 2 de julho, aos 93 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Ambrósio foi agricultor, comerciante, proprietário de cinema, político, secretário de Educação, jornalista. Por mais de 20 anos participou de um programa político na Rádio do Potengi AM, dividindo a bancada com o colega e amigo Silvério Alves. Audiência absoluta na região. O seu sepultamento aconteceu no Cemitério Parque da Paz da Cidade, s eguindo um cortejo que percorreu os vários pontos da cidade ao som da canção de Roberto Carlos: “Meu querido, meu velho amigo.
 
GIRO PELO TWITTER...
...Sob a presidência do professor e escritor Diógenes da Cunha Lima, Academia Norte-rio-grandense de Letras, voltou às suas atividades ditas presenciais, quinta-feira, 15 de julho, com o lançamento da 4ª edição de “Alma Patrícia”, de Luís da Câmara Cascudo, como escritor. A edição foi organizada pela escritora Eulália Duarte Barros (Lalinha);
 
...Meus parabéns e todos os mimos para minha querida neta, Ana Lívia de Moura Leite de Freitas, residente em Cabedelo (PB), que domingo, 18 de julho, que festejou mais uma primavera! Que os seus dias sejam abundantes, alegres e prósperos, além de um futuro promissor;
 
...Outro aniversário digno de registro é o da Técnica de Enfermagem, amiga e irmã em Cristo, Milza da Silva Gomes, leitora da coluna que quinta-feira, 8 deste mês, amanheceu de idade nova, sendo muito festejada pelos colegas de trabalho, e a irmandade cristã;
 
...O presidente Jair Bolsonaro confirmou a indicação do pastor presbiteriano,  ministro André Mendonça, da Advocacia-Geral da União, para o Supremo Tribunal Federal (STF). Sua fala foi feita a ministros durante reunião ministerial  no Palácio da Alvorada. O pastor tem sido um ferrenho defensor do presidente;
 
...Nasceu no Hospital Promater linda garota Liz, filha dos meus amigos e irmãos na fé Saulo e Vanessa. Mãe e filha passam bem; e
 
...A Cooperativa Médica do Estado (COOMED/RN), vem por meio de nota, informar da inexistência de paralisação na IPAs e ambulatórios a partir de sexta-feira, 30 de julho, como informou o Sindicato dos Médicos do RN. O contrato da Prefeitura de Natal está dentro do prazo para pagamento, o que descarta qualquer fundamento para uma paralisação;
 
...Na manhã da sexta-feira,17 de julho, o engenheiro Gustavo Rosado, secretário da Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Norte foi homenageado recebendo a alta distinção denominada medalha "Soldado Luiz Gonzaga", da Polícia Militar do Estado. Minhas felicitações ao colega e amigo da Universidade Federal (UFRN); e
 
...Por fim, qual a diferença entre os ministros potiguares Rogério Marinho e Fábio Faria juntos ao Palácio do Planalto, quis saber um eleitor de Marinho. O seguidor de Fábio respondeu sem pestanejar: Três letras: SBT.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).