Claudino Leite

10/08/2021 00h01
 
PARE E REFLITA...
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16).
 
A BÍBLIA SAGRADA
Não li, em minha vida, tanto quanto gostaria de ter lido sobre autores das literaturas brasileira, francesa, portuguesa e inglesa, além das biografias dos grandes estadistas, os episódios marcantes da história da humanidade. Mas, sem dúvida, a leitura da Bíblia Sagrada foi que mais me atraiu e hoje sou eternamente gratificado. Por isso, sugiro: Leiam a Bíblia. Além de instruir, ela educa e santifica. No dia 13 de dezembro os evangélicos da Nação Brasileira comemoram - o Dia da Bíblia. Enquanto muitas pessoas estão inebriadas e preocupadas com a pós-modernidade do século XXI. A genuína família evangélica continua persistente com os preceitos esplendorosos do Santo Livro, anunciando a semente do Santo Evangelho de Cristo, para aqueles corações sedentos de salvação, desprovidos de fé, de amor e de paz. É por intermédio da Bíblia que Deus se revela à humanidade. Há séculos, milhões de pessoas têm sido desafiadas, abençoadas e beneficiadas pelas Santas Escrituras. Suas palavras inspiradas conduzem o ser humano para mais perto de Deus, tocam vidas aprimoram o caráter e são um bálsamo para o coração atribulado e aflito, entre outras muitas atribuições. Os seus 66 livros, sendo 39 do Velho Testamento e 27 do Novo, respectivamente, foram escritos por profetas e apóstolos divinamente inspirados.  Vejamos o que a Bíblia Sagrada representa na opinião de alguns homens de destaque que a História registra: Napoleão Bonaparte (ex imperador da França) – “a Bíblia é uma força viva, um livro que sobrepuja a todos os outros. A alma jamais poderia  vaguear sem rumo, se tomar este livro como o seu guia”. Para o escritor e literato Coelho Neto, “a Bíblia é o livro que tenho na minha cabeceira. É dele que tiro a água para saciar-me. É dele que tiro o conforto para as dores das minhas agonias”. O cientista inglês Isaac Newton revelou que “o Livro Sagrado é a filosofia mais sublime que já conheceu”. O escritor Austresélio de Ataíde, disse: “A Santa Escritura é um manancial de conforto e conselho, mestre silencioso e permanente em disponibilidade. A Bíblia é o mais secreto confidente das penas e aflições, pois, ninguém sai de suas páginas sem receber o bálsamo suave para nossa alma e o conforto para as horas amargas da vida”. Este colunista, afirma categoricamente: A Bíblia é uma biblioteca divina, uma fonte inesgotável. Tem como o centro da vida e Obra do Senhor Jesus Cristo, o único Salvador do homem que vive num mundo trepidante e ardente em chamas. É a bússola divina pela qual podemos chegar incólume são e salvo ao porto-seguro. É a Carta Magna de Deus tem a resposta e solução para todos os problemas da humanidade. É só crer. Lendo as suas páginas o Espírito Santo de Deus me convenceu do pecado, da justiça e do juízo. Isto é o importante. Por fim, a Bíblia é Deus falando ao homem; é Deus falando por meio do homem; É Deus falando como homem; É o Mestre falando em favor do homem.
 
VOTO IMPRESSO!?
Corroboro com o pensamento da jornalista Tarcyla Costa, minha ex-editora de “O Correio da Tarde”, respeitante o Voto Impresso. Segundo ela, há mais de 25 anos o Brasil tornou-se referência mundial em agilidade, transparência e segurança nas eleições com a implantação do sistema de urnas eletrônicas em substituição ao voto impresso. Em todos esses anos nunca houve um único caso de fraude confirmado. Porém, o voto impresso é uma bandeira defendida exaustivamente pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).Ele já declarou dezenas de vezes que o sistema não é seguro, mas não apresentou nenhuma prova – ou mesmo indícios – de irregularidades. E foi além ao afirmar que, sem o voto impresso, poderão não ser realizadas eleições em 2022. Além disso, nas últimas semanas, o chefe do Executivo Federal intensificou as grosserias e acusações direcionadas ao presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e contra a Corte Eleitoral. O magistrado e a instituição já se manifestaram contrários a proposta de voto impresso, e reforçaram a confiabilidade das urnas. Bolsonaro, por sua vez, chamou o ministro de “imbecil” e vociferou que a “fraude está no TSE”, evidenciando o despreparo e a falta de compostura, incompatíveis com o cargo que ocupa. Na última sexta-feira, 6 de agosto, a Comissão especial da Câmara dos Deputados recomendou que o Plenário rejeite o texto da Proposta da Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que torna obrigatório o voto impresso. O parecer elaborado pelo relator, deputado Raul Henry (MDB-PE) foi aprovado por 22 votos a 11.  Um dia antes, o relatório do deputado Filipe Barros (PSL-PR) já havia sido rejeitado por 23 votos a 11. Ainda assim, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) anunciou que levará o tema para análise do plenário. O que nos resta como cidadãos é torcer para que o bom-senso prevaleça no final de mais um capítulo conturbado (para não dizer absurdo) da atual gestão federal.
 
FRAUDE ELEITORAL
Cerca de 11 partidos políticos acionaram a corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedindo que a corte exija do presidente da República, Jair, o Messias, explicações e provas da suposta fraude eleitoral mencionada por ele em live realizada em Brasília (DF). Os partidos quer os que esclarecimentos constem em procedimento administrativo instaurado em junho passado, pelo corregedor-geral, ministro Luís Felipe Salomão. Assim o pedido: MDB, PT, PDT, PSDB, PSOL, REDE, Cidadania, PV, PSTU e PCdoB. Na avaliação dos partidos a live “que tinha a finalidade de destacar os referidos indícios de fraude revelou uma esdrúxula e vexatória exposição de vídeos amadores, sem qualquer mensão a métodos de pesquisa e alguns, inclusive, originários de compartilhamentos em redes sociais”.
 
O PORQUÊ DO SOFRIMENTO?
Por que Deus permite que o ser humano sofra? Qual a origem da injustiça? Por que encontramos dificuldades em nossa vida? Com certeza o patriarca Jó fez estas muitas e outras perguntas quando passava pelo momento crucial  em sua vida. Estas são também perguntas, dúvidas e questionamentos que todos nós encaramos. Mas, você, prezado leitor, e eu sabemos que nunca teremos resposta. São questões que mostram o quanto estamos vazios.  É um vazio que busca preencher com riquezas, prazeres, saúde ou fama, e quem não consegue tais bens, passa a debater-se com esses questionamentos. Jó sempre será visto como um homem de Deus, servo do Senhor (Jó 1:1). Era rico, tinha muitos bens e uma família saudável. Será que assim é fácil servir ao Senhor? Esse argumento de Satanás que (Jó 1:10). Mais tarde, quando perdeu quase tudo o que tinha, Jó enfrentou, em meio ao sofrimento e à dor, toda aquela carga de dúvidas. Estaria Jó duvidando da existência de Deus? Estaria Satanás certo em afirmar que Jó apenas servia ao Senhor por tudo que havia recebido dEle? Jó estava vazio, pois havia perdido os seus bens, à família e a saúde. Porém, a verdade é que as suas perguntas o levaram a buscar a Deus. O seu sofrimento o colocou mais próximo do Senhor. Jó preencheu seu vazio por meio da comunhão com o Senhor. Somente quando o Mestre habitou no lugar que lhe era devido em sua vida, Jó teve o vazio preenchido. Quantas pessoas não vivem como Jó e conhecem a Deus apenas de ouvir falar? 
CABRAL, O COMENTARISTA
O pastor Elienai Cabral será o comentarista da lição do 4° Trimestre 2021 da editora  Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD. Aborda a vida e ministério do apóstolo Paulo, considerado o apóstolo dos gentios. Ao todo, Elienai Cabral irá comentar 13 lições. Diferente da lição do 3º trimestre de 2021, da aludida editora, comentada pelo Claiton Ivan Pommerening, que foi alvo de duras críticas por parte da Assembleia de Deus em Abreu e Lima (PE), a lição comentada por Cabral tende a não ter questionamentos por parte de lideranças das Assembleia de Deus no Brasil. Trata-se de um líder evangélico conceituado e respeitado em todo o Brasil.  O reverendo é conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde,  sendo autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”.
CAFÉ DA ORAÇÃO
Achei interessante. Uma tradição de décadas nos Estados Unidos - o Dia Nacional de Oração recebe, anualmente, o presidente americano, independentemente do partido político – para uma manhã de oração e confraternização junto a líderes religiosos. Agora, o evento está sendo esboçado por lideranças evangélicas e empresariais para ser realizado no Brasil. Afinal, nunca orar mais mal, especialmente, nesse mundo turbulento e ardente em chamas.
EM CIMA DO MURO
Questionado sobre candidaturas do ministro do Desenvolvimento Econômico Rogério Marinho ou do ministro das Comunicações Fábio Farias genro do dono do SBT, Sílvio Santos com apoio do Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro deu a dica: os dois vão para o “par ou ímpar”. O presidente segue em cima do muro em relação a apoiar um dos ministros do Rio Grande do Norte. Enquanto isso, o País vive uma crise entre os Três Poderes, isto é, navega sobre águas perigosas. E agora, José?
MARCOS LOPES & DIONÍSIO
Foi muito estiloso o lançamento do livro “Transmitindo e Redensenhando” de autoria dos colegas jornalistas Marcos Lopes e Dionísio Outeda o Gringo, com máscaras e álcool gel ocorrido quarta-feira, às 18 horas, no Vila Colonial, na Av. Afonso Pena, 628, no bairro do Tirol. A orelha é escrita pelo jornalista Madson Fernandes e o prefácio do jornalista e advogado Itamar Ciríaco,editor de esportes de o matutino Tribuna do Norte. Este colunista marcou presença.
CONTRADITÓRIO E POLÊMICO
Em 1993, o presidente Bolsonaro denunciou fraude em voto impresso e defendeu apuração eletrônica. O registro foi feito pelo jornalista Luís Gomes no Jornal do Brasil de 21 de agosto de 1993, notícia que o então deputado federal de primeiro mandato Jair, o Messias (PPR-RJ), participou de um evento no Clube Militar, no Rio de Janeiro para definir  estratégias para a “Salvação do Brasil”. Na ocasião, o capitão da reserva do Exército defendeu a informatização da informatização dos votos.
MINISTÉRIO DO TRABALHO
A Medida Provisória (MT) nº 1.058/21, publicada no Diário Oficial da União (DOU), de 4 de julho de 2021, recria o Ministério do Trabalho, que desde 2019, funcionava como secretaria do Ministério da Economia. O deputado federal Onix Lorenzoni  ( Democratas-RS), assumiu a nova pasta, visando reduzir a taxa de desemprego que atingiu, 14,8 milhões de pessoas apenas no primeiro trimestre deste ano. Os dados foram elaborados e apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD). A MT estabelece que o novo ministério contará com a participação do Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Conselho Deliberativo do Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT). Prevê, também regras de transição e redistribuição de servidores, funcionários temporários e empregos públicos; permite, para fins de reestruturação e a redistribuição de cargos comissionados da atual estrutura organizacional.
REFORÇO DA VACINA
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Gebreyesus, pediu que os países imponham uma “moratória” e adiem doses de reforço da vacina contra a Covid-19, pelo menos até setembro. Durante entrevista coletiva, em Genebra (Suíça), a entidade insistiu na necessidade de distribuir melhor os imunizantes pelo mundo, a fim de controlar a pandemia. “Mais de quatro bilhões de doses contra a Covid-19 foram administradas globalmente. Não podemos aceitar que os países que mais têm vacinas usem ainda mais”, afirmou Tedros Adhanom. Segundo ele, o curso da Pandemia nesse contexto depende da liderança dos países do G-20.
TERROR NO CAMPUS
Trafegar no Campus da Universidade Federal do Rrio Grande do Norte (UFRN) virou um terror. Na quinta-feira, 5 de agosto teve recorde, mas nada positivo. Foram quatro assaltos diferentes. Sempre do mesmo jeito, a dupla chega de moto e aborda os atletas e levam o celular e o relógio. Infelizmente, a UFRN criou um mito, que a polícia militar do Estado não pode entrar na universidade, porque fere a autonomia da instituição. Pura balela, autonomia é administrativa, isso não é soberania.  Enquanto isso, a ação deletéria dos marginais está de vento em popa, trazendo pânico aos transeuntes.
MIGRAÇÃO
As emissoras de rádio AM que desejam migrar para a frequência FM deverão pagar entre R$ 8,6 mil e R$ 4,4 milhões pela adaptação da outorga. Os valores foram apresentados pelo Governo Federal, levando em conta fatores como abrangência, potência das emissoras e indicadores econômicos e sociais dos municípios onde estão instaladas.O valor mais alto, R$ 4,4 milhões, será cobrado para migração de rádios de grande potência (acima de 100 quilowatts) na região metropolitana de São Paulo (SP). O custo mais baixo de migração será de R$ 8,6 mil e valerá para antenas de menor capacidade (até 0,5 quilowatts) instaladas em municípios com menos de 10 mil habitantes. A migração não é obrigatória. A lista com todos os valores foi divulgada pelo Ministério das Comunicações e publicada Diário Oficial da União (DOU).
OBITUÁRIO
."E terminados os dias do seu ministério voltou para sua casa"( Lucas 1:23). Comunicamos que foi promovido as mansões celestiais o presbitério Hélio Pereira, 52 anos, vítima de parada cardíaca no dia 28 de julho passado. O obreiro estava exercendo a função pastoral no distrito de Vila Israel campo eclesiástico do município Touros (RN). Manifesto meu profundo sentimento de pesar e solidariedade aos familiares, pela perda irreparável do irmão Hélio. Que o Deus de consolação conforte os corações dos parentes e amigos.
.O filho da cantora Walkyria Santos, Lucas Santos de 16 anos morreu na terça-feira, 3 de agosto último, segundo matéria publicada pelo UOL, o empresário e sócio da cantora, Alexandre César, disse que Lucas foi encontrado morto em seu quarto no condomínio onde morava com a mãe, em Natal (RN). “O Lucas era um menino muito sabido. [A morte] Pegou todo mundo de surpresa. [Lucas foi encontrado] no quarto dele, estava sozinho”, disse o empresário ao UOL.
 
GIRO PELO TWITTER...
...Dia dos País: Fiquei feliz e gratificado com a visita da minha querida filha primogênita, advogada Camilla Sálvia de Moura Leite, que veio de Cabedelo  (PB), juntamente, com o maridòn Thiago, além da linda netinha Ana Lívia, passar o Dia dos País comigo. São bem-vindos!;
...José Claudino Leite, presbítero da Igreja Presbiteriana Independente de Natal, em seguida da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no Alecrim e antigo servidor do Ministério da Saúde, meu velho pai de saudosa memória é nome de rua no bairro de Lagoa Nova na capital potiguar. A proposição foi do falecido vereador evangélico Epitácio Nunes. À memória de papai, o meu respeito;
...A Igreja Presbiteriana Independente de Natal, situada na Rua João Pessoa, 259 – Cidade Alta, completou sábado, 31 de julho, 117 anos, pregando a mensagem do Evangelho para a salvação dos pecadores desprovidos de fé e esperança. Parabéns, presbiterianos;
...Parabenizo o meu querido sobrinho José Claudino Leite Neto, pressuroso advogado, radicado no Rio de Janeiro (RJ), que quinta-feira, 5 de agosto, amanheceu de idade nova, sendo muito cumprimentado por seus colegas de trabalho, além sua legião de amigos. Desejo-lhe  longuras de anos e longevidade de vida, protegidos pelo Pai Celestial; e
...O tom cada vez mais estridente para acusar o sistema eleitoral de fraude chegou ao ápice na live presidencial da última semana. Desta vez, houve reação: o Tribunal Superior eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, a abertura de inquérito contra o presidente. 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).