Claudino Leite

31/08/2021 00h03
 
 
PARE E REFLITA...
 
“Saudade, ó bela flor, quando te faltem, coração ou jardim, onde tu cresças; vem, vem ter comigo; deixa os que te não seguem, terás em peito amigo lágrimas, que te reguem, espaços, em que floresças” (Gonçalves Dias, poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo brasileiro).
 
VIVA O NEOLIBERALISMO (alheio)
 
Notívago e relendo os meus alfarrábios encontro o belo texto de autoria do saudoso jornalista Clóvis Rossi, uma das estrelas da imprensa brasileira publicado na “Folha de São Paulo”, edição de 20 de agosto de 1995.Por achar interessante peço licença aos meus poucos leitores para publicá-lo na íntegra:” VIVA O NELOLIBERASLISMO (alheio): Na noite de quarta-feira bateu de repente um febrão de mais de 39 graus em minha neta Natália, 13 meses. A mãe liga para o pediatra (particular). Está em Brasília. Não lhe resta alternativa se não procurar um dos hospitais pediátricos do seu seguro-saúde (privado, claro). O médico, visivelmente um estagiário, parece assustar-se mais do que o avô, o que já diz tudo. A enfermeira tira a temperatura e acusa febre, dá 37 e uns quebrados. “Milagre da Novalgina", pensa o avô. Afinal, a menina saíra de casa com mais de 39. Engano do avô. Deve ter sido erro de medição porque, na volta para casa, os 39 estavam lá de novo, firme e fortes.O médico não acha nada. Suspeita apenas de uma gripe forte. Na manhã seguinte, pelas dúvidas, minha filha leva a menina a outro Pronto Socorro, do convênio, que confirma o diagnóstico da véspera. Na sexta-feira a febre não baixa dos 39. Natalinha geme de dor. Minha filha resolve levá-la ao pediatra de confiança, que já voltara de Brasília, calculando o rombo que o preço da consulta vai abrir no seu modestíssimo orçamento.Bendito gasto.O diagnóstico é rápido: pneumonia já avançada, o que o raios X confirmaria em seguida. O pediatra recomenda internação. Sugere o seu hospital de confiança, um dos melhores da cidade. Claro que não consta dos hospitais do seguro-saúde de minha filha. Mas tudo bem, a Natália não tem preço e os R$ 2.900, preço da época só de depósito incomodam muitíssimo menos do que as olheiras no rostinho lindo. Volto para casa, toca o telefone. Minha filha Clarissa liga de Londres. Estava com dor de ouvido e um mal-estar difuso. Marcou consulta em um hospital (público). Diagnosticaram otite, insuficiente para explicar o mal-estar. Ficou internada, passou por uma bateria de exames e saiu, 36 horas depois de virada pelo avesso, sem pagar um p... (o linguajar é típico dela, perdão, leitor). Desligo o telefone me perguntando por que os neoliberais dos outros são mais inteligentes do que os nossos. E desconfiado de que há algo de muito errado em um país em que não há saúde pública e os seguros-saúde não são lá muito seguros.
 
A VOZ DO PASTOR
 
“Minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (10:27-29). Eu lhes dou a vida eterna, e elas nunca morrerão. Ninguém pode arrancá-las de minha mão, pois meu Pai as deu a mim, e ele é mais poderoso que todos. Ninguém pode arrancá-las da mão de meu Pai. Ao ser rodeado pelos líderes dos judeus, no Templo de Salomão, durante uma festa daquela época, e perguntado se era o Cristo, Jesus disse que já havia respondido, mas eles não creram. Acrescentou ainda que as próprias obras por ele realizadas, comprovavam quem era, porque as fazia em nome do Deus Pai.Jesus disse mais: As minhas ovelhas ouvem a minha voz. Aqueles que realmente são ovelhas de Cristo obedecem à sua voz e o seguem. O Pastor, no caso o próprio Cristo, dá vida eterna aos que o seguem. Aqueles que se desgarram do Pastor e se recusam ouvir a sua voz e segui-lo, demonstram que não são suas ovelhas.  Há uma preciosa promessa dada por Deus a todos que são ovelhas de Cristo. Os seguidores de Jesus nunca perecerão, nunca serão eternamente banidos da presença, nem do amor de Deus e nenhum poder nem circunstância neste mundo os separará do seu Pastor divino. Há certeza, segurança e proteção, até mesmo para ovelhas mais frágeis, se seguirem e ouvirem o Bom Pastor.  No mundo atual, há uma multidão de pessoas que está sem rumo e sem direção. Milhares seguem falsos líderes, que as atraem para verdadeiros abismos. Outras são atraídas pelos prazeres e os deleites oferecidos por esse mundo e perambulam de mal a pior. Muitas pessoas se tornaram prisioneiras da prostituição, dominadas pelas bebidas e as drogas, enquanto outras se desencaminharam levadas pela ambição e o apego desenfreado ao dinheiro e às riquezas.Como bom pastor, Jesus Cristo deu a vida na cruz do calvário para que seus pecados fossem perdoados. Ele venceu a morte, ressuscitou ao terceiro dia e garantiu a vida eterna àqueles que o seguirem de todo o coração. Se você quer mudar a direção da sua vida, renuncie às coisas desse mundo, arrependa-se dos seus pecados e aceite Jesus como Salvador.
 
ECUMENISMO?
 
É o processo de busca pela união apesar das diferenças. O termo ecumênico provém da palavra grega ?????µ??? (oikouméne), significa mundo habitado. Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões. Antigamente, em teologia, definia-se ecumenismo como movimento que visaria à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa, luterana, anglicana e protestante). A definição atual, mais abrangente, considera como ecumenismo a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs. Do ponto de vista do Cristianismo, pode-se dizer que o ecumenismo é um movimento entre diversas denominações cristãs na busca do diálogo e cooperação comum, buscando superar as divergências históricas e culturais, a partir de uma reconciliação cristã que aceite a diversidade entre as igrejas. Segundo a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, o termo ecumênico quer representar que a Igreja de Cristo vai além das diferenças geográficas, culturais e políticas entre diversas igrejas. Nos ambientes cristãos, a relação com outras religiões costuma-se denominar diálogo inter-religioso. Este artigo foi desenvolvido na perspectiva do ecumenismo como a busca de unidade entre igrejas cristãs para uma visão macro-ecumênica. (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre).
 
 
 
INSTITUTO MARANATA
 
Sob a direção da professora Ranúbia Bernardo, o Instituto Maranata, no município de São Gonçalo do Amarante, a 7 quilômetros de Natal, os alunos realizaram no último final de semana o 1º Sarau Literário, intitulado: “O Nordeste é o Meu País”. Outros estudantes fizeram uma exposição acerca da nossa cultura, artes, além dos costumes de nossa região. Os do 7º ano do Ensino Fundamental 2, apresentaram a peça a peça teatral: “O Auto da Compadecida”, recebendo aplausos da plateia. Ressalte-se que, “O Auto da Compadecida” é um filme brasileiro de comédia dramática lançado em 2000. Dirigido por Guel Arraes, tendo como roteirista Adriana Falcão, João Falcão e do próprio diretor, o filme é baseado na peça teatral Auto da Compadecida de 1955 de Ariano Suassuna, contendo elementos de O Santo e a Porca e Torturas de um Coração, ambas do mesmo autor, e influências de Decamerão, clássico de Giovanni Boccaccio. Durante o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, evento criado pelo Ministério da Cultura (MEC), o filme recebeu as premiações de melhor diretor, melhor roteiro, melhor lançamento e melhor ator. O filme brasileiro foi considerado de maior bilheteria de 2000, sendo visto por mais de dois milhões de espectadores.
 
CONVENÇÃO BATISTA 1
 
A Convenção Batista Brasileira tem sua gênese histórica na reunião realizada em 1907, na cidade de Salvador (BA), com a presença e apoio de 32 "delegados", mensageiros e representantes de 39 igrejas e "corporações" que, após deliberações, decidiram: "Nós, mensageiros das igrejas, sociedades e outras organizações da denominação Batista de várias partes do Brasil, reunidos na cidade da Bahia, capital do Estado do mesmo nome, nos dias 22 a 27 de junho de 1907, para executar a vontade das corporações que representamos, unir todas as forças batistas do Brasil, em uma organização nacional maior, para o desenvolvimento e eficácia da pregação do Evangelho de Jesus Cristo segundo a nossa crença.
 
CONVENÇÃO BATISTA 2
 
A Convenção Batista Brasileira, constituída pelas igrejas batistas que livremente se associam para sua formação, é uma associação religiosa, visando engrandecer o Reino de Deus em todos os seus aspectos, por todos os meios eticamente lícitos.A existência e objetivos da Convenção Batista Brasileira se assentam sobre quatro pilares básicos, a saber: A compreensão da natureza da igreja neotestamentária local; a posição do indivíduo no propósito de Deus; o governo democrático da igreja; o princípio da cooperação. Estes pilares básicos formam o arcabouço da Convenção Batista Brasileira e lhe fornecem a sustentação bíblica.
 
BANCADA EVANGÉLICA
 
Com posicionamento político ligado à esquerda, o cantor Leonardo Gonçalves 
 
 nome artístico de Hugo Leonardo Soares Gonçalves, é um cantor, compositor, produtor musical e arranjador brasileiro de música cristã contemporânea. Faz parte de uma família de músicos ligados à Igreja Adventista do Sétimo Dia, da qual é membro. Usando a sua página do Twitter criticou a Bancada Evangélica, listando deputados ou ex-deputados evangélicos que se envolveram em crimes.“Eduardo Cunha, atualmente preso. Dr. Jairinho, preso por torturar e assassinar o enteado; pastor Everaldo Pereira batizou o presidente Jair Bolsonaro sem profissão de fé no Rio Jordão situado entre Israel e a Jordânia, e hoje preso; Flordelis, suspeita de assassinar o marido; e isso é apenas o que se tornou público” - disse ele. O cantor não parou por aí, disse que esses parlamentares envergonham o Evangelho. “A lista deve ser bem mais longa. Todos estes foram eleitos por evangélicos, todos estes receberam apoio do segmento. Por que estou mencionando isso? Porque as definições de envergonhar o Evangelho de Cristo foram atualizadas”, completa, em entrevista à grande imprensa. Gonçalves frisa que há parlamentares evangélicos que ele conhece que trabalham em favor da sociedade, “não em favor dos evangélicos” e que não têm apoio de muitos líderes – desabafa.
 
 
 
AS NUVENS DA POLÍTICA
 
“Política é como uma nuvem você olha ela se apresenta de um jeito. Depois de cinco minutos ela já mudou de posição”. A frase é atribuída a raposa política mineira Magalhães Pinto, que foi além de advogado, economista, banqueiro e político brasileiro com atuação em  Minas Gerais (MG), estado do qual foi governador e representou no Congresso Nacional. Participou ativamente da conspiração que precedeu o Golpe Militar de 1964 no Brasil, que deixou mazelas intocáveis na Pátria Brasileira. Sem dúvida, a frase cabe ser relembrada nestes dias trepidantes vivenciados pela Pátria Brasileira.
 
VARIANTE DELTA
 
Todo o cuidado é pouco. Ninguém pode relaxar. Vejam só: O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) identificou a Variante Delta do novo coronavírus em duas amostras coletadas no dia 8 de agosto em Natal, em nosso Estado. O resultado final do sequenciamento foi finalizado, sendo possível confirmar a presença dessa variante em solo norte-rio-grandense.Segundo  a diretora do IMT, Selma Jerônimo, a identificação de variantes é frequente, em virtude da fácil mutação do RNA do vírus, motivo pelo qual as pessoas devem manter os cuidados na prevenção e tomar a vacina contra a Covid-19. “A diminuição da presença do vírus entre as pessoas é via de controlar o surgimento de novas variantes”, ressalta e acrescenta: É um absurdo as pessoas que não dão valor a vacina.
 
EM BRASÍLIA
 
Os ânimos na Capital Federal gente graúda no plano nacional, além do presidente da Câmara dos Deputados, do ministro Ciro Nogueira, chefe da Casa Civil da Presidência da República, além de outros ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm conversado tentando amenizar acerca da retomada de serenidade começam a dar resultado, como a desistência de Jair, o Messias pedir impeachmente do ministro Luís Roberto Barroso. O êxito da tentativa depende de discreção, por isso conversas são feitas sem alardes.
 
PARALÍMPIADAS DE TÓQUIO
 
O certame de Tóquio 2020 reforça os conceitos de resiliência e força de vontade de vários atletas do mundo inteiro nesse período avassalador de Pandemia. E o Rio Grande do Norte é representado com nomes importantes do nosso desporto paralímpico, o qual tem como chefe do Departamento Médico Roberto Vital, pela 7ª vez, competente profissional em Medicina Esportiva, que dirige com dedicação e carinho o Departamento Médico do ABC Futebol Clube de Natal.
 
PINACOTECA POTIGUAR
 
A Sociedade Amigos da Pinacoteca Potiguar lançou, sábado, 28 de agosto, às 16 horas, no Espaço Folha do Parque das Dunas de Natal, o lançamendo dos livros:  “Coleção e Arte”, de autoria Isaura Amélia e Antônio Márcio de Lima Dantas, catálogo em policromia com obras de artista potiguares. “Helen Ingersoll, poesia, organização do professor Cláudio Galvão, ex-chefe o Departamento de Artes da Universidade Federal (UFRN), que compilou poemas dessa mossoroense publicados em jornais. Vatenor, II Catálogo da Pinacoteca Potiguar (pré lançamento).
 
O PROFESSOR DA BOLA
 
Vai acontecer, quinta-feira, 2 de setembro de 2021, às 18 horas, na sede da Associação dos Funcionários da Universidade Federal (AFURN), na Rua das Viletas, 628B, bairro do Mirassol, Zona Sul de Natal, o lançamento do livro “Jorginho Tavares, o Professor da Bola”, de autoria de seu filho historiador Jorge Tavares de Morais Filho e  o jornalista Rodrigo Ferreira, contando os detalhes da vida do ex-craque do ABC Futebol Clube, que encantou a plateia com seu futebol exuberante nas décadas de 60/70, no velho Estádio Juvenal Lamartine no bairro do Tirol, que a história registra. Um belo trabalho!
 
 
 
 
 
OBITUÁRIO
 
. Morreu segunda-feira, 23 de agosto, a ex-primeira-dama do Rio Grande do Norte, Aída Ramalho Cortez Pereira, aos 85 anos. O anúncio foi feito pela filha dela, que não confirmou a causa da morte. Aída Cortez foi casada com José Cortez Pereira de Araújo, político que governou o Estado entre 1971 e 1975, era também professor aposentado da antiga Faculdade de Direito da Universidade Federal (UFRN). "Ainda sem acreditar! Minha mãe , amiga , companheira de todas às horas partiu partiu para a eternidade. Tudo muito rápido. A vida é um sopro. Não sei o que vai ser agora da minha vida sem você, espero ter forças para resistir. Minha vida perdeu o sentido. Você se foi e me deixou sozinha", escreveu a filha da ex-primeira-dama, Aida Cortez, em publicação no seu Instagram.
 
. A radiofonia esportiva natalense está de luto. Faleceu na manhã de segunda-feira, 23 de agosto, o radialista José Jorge da Páscoa Menezes, 71 anos, vítima de infarto fulminante. Um dos maiores arautos da rádio potiguar entre os anos 1970 e 1980, José Jorge teve passagens por importantes emissoras do Rio Grande do Norte, tais como: Rádio Tropical, Cabugi AM e 87 FM, e seguia na ativa mesmo após perder a visão, em decorrência de glaucoma. A forma com que conseguia seguir nas transmissões, mesmo sem enxergar os jogos, fez o radialista ser famoso em todo o país. Natural de Natal e torcedor do América, José Jorge recebeu em 2016, a honraria de dar nome à sala de imprensa do CT Abílio Medeiros, em Parnamirim, durante a gestão de Beto Santos no comando do da esquadra alvirrubra potiguar.
 
. O Rio Grande do Norte se despediu, na semana passada, de um dos maiores atalaias da política potiguar. O ex-deputado federal, estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antônio Câmara, faleceu em decorrência de um câncer, aos 83 anos de idade.  Natural de João Câmara, Antônio Câmara se formou em Direito pela UFRN e, logo após sua formatura, disputou e venceu a primeira eleição para deputado estadual, em 1966. Membro do MDB, partido de oposição ao regime militar, ele cumpriu quatro mandatos consecutivos no Legislativo potiguar, até ser eleito deputado federal, em 1982. O ex-deputado deixa quatro filhos. O velório ocorreu no Morada da Paz, em Emaús de Parnamirim, antes de ser cremado. Nossas condolências e solidariedade aos amigos e familiares neste momento de dor e tristeza.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
. A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras vai comemorar, de forma presencial, o centenário de três imortais: Aluízio Alves, Veríssimo de Melo e Oriano de Almeida. As sessões ainda estão sem datas, possivelmente de setembro avante. Mas, segundo o presidente Diógenes da Cunha Lima, uma coisa é certa: a homenagem a Oriano de Almeida terá piano no palco;
 
. Parabenizo a minha querida cunhada radicada no Rio de Janeiro, Zenaide Coêlho Leite, ex-tecladista da Igreja Congregacional do Encantado, na capital fluminense, sexta-feira, 27 de agosto festejou de idade nova, sendo muito cumprimentada pelos familiares e amigos. Desejo-lhe bênçãos perene em sua vida. Para sua meditação Salmo 90. Forte abraço do seu cunhado caçula,  que mesmo distante lembrou-se da nataliciante;
 
. Outra primavera muito festejada foi da linda garota Giovana Dias de Albuquerque, aluna da 6ª série do Centro Educacional Cardoso, que quinta-feira, 28 de agosto passado, completou mais uma primavera com direito a todos os mimos, bolo e coro de parabéns pra você. Bjs do tio afim;
 
. O presidente Jair Bolsonaro não respeita o direito à liberdade de expressão. Reage a quem exerce esse direito universal com ameaça e desaforo. Omiti-lo da crítica é puxa-saquismo;
 
. Série D jamais será campeonato, sempre será calvário. É animador que estejamos a uma rodada do fim da interminável primeira fase. O ABC disparado na liderança do seu grupo, o 3, deve enfrentar o Retrô, time de empresários, mais interessado em negócios do que em títulos. O Retrô é o quarto colocado do Grupo 4; 
 
. Levantamento da revista Exame acerca do sinal de reaquecimento criativo do mercado imobiliário o Nordeste está representado por Recife, Fortaleza e Salvador. Já nos preços da gasolina praticados com exorbitância estamos entre os primeiros colocados; e
 
. Você sabia? Jesus vem breve!  Estás preparado?  Estamos esperando.
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).