Cefas Carvalho

02/09/2021 10h24
 
O ´deus-mercado` perdeu a paciência com o ´mito`
 
 
É bem claro que o impeachment de Dilma Rousseff em 2016, além de ter sido de caráter parlamentar-midiático, contou com o apoio do que chamamos de ´deus-mercado`. Aquela entidade misteriosa, onisciente e onipresente, como o Deus lá na Bíblia, que no Brasil reúne Fiesp, donos de TV, banqueiros e agronegócio num balaio que sempre tem interesses opostos aos da maioria da população.
 
A partir do golpe contra Dilma, o ´deus-mercado` embarcou de vez no antipetismo, ainda que tenha ganhando rios de dinheiro nos governos Lula. O sonho da elite econômica era a volta dos tucanos ao poder. O golpe foi dado para eleger Geraldo Alckmin. O problema é que o antipetismo saiu dos trilhos e a conjuntura possibilitou um Jair Bolsonaro pela frente.
 
Mas a carta de garantia do ´deus-mercado` para que Jair não fizesse besteiras demais era Paulo Guedes, o ´Posto Ipiranga`. O problema é que Guedes, além de ter virado bolsonarista, fez besteiras demais. Mostrou-se incompetente mesmo.
 
Com Guedes incapaz e Bolsonaro criando crises diárias e tensões golpistas, o mercado percebeu o óbvio: Crise política e conflitos são ruins para a Economia. E resolveu desembarcar do desgoverno Bolsonaro.
 
As notas de entidades empresariais e industriais vem apontando isso, inclusa aí a nota que foi sem nunca ter sido da Febraban. Bolsonaro tem motivos gigantes para se desesperar. Perder o apoio dos bancos e do poder financeiro é fatal para um presidente da República, Collor e Dilma que o digam.
 
E esse apoio sempre se dá (ou não) única e exclusivamente pela questão econômica. O ´deus-mercado` não está preocupado com democracia, meio ambiente, justiça social, arte, com nada. Pensa no dinheiro. Na verdade em que se tenha dinheiro circulando nas mãos da população para que ela possa consumir e aumentar os lucros de todos.
 
E sabemos todos que está acontecendo o contrário. Não há dinheiro na praça. Há inflação, crise, gasolina a 7 reais.
 
O ´mito` era útil enquanto rezava a cartilha do mercado mas sem complicar demais as coisas. A incompetência e vontade de autoritarismo de Jair fizeram o sonho da Direita Liberal ruir. O ´deus-mercado` procura agora outros projetos onde amarrar seu burro (ops). Se cair a ficha de que com Lula ele volta a ganhar dinheiro, até aceitará o petista no poder.  
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).