Claudino Leite

05/10/2021 00h03
PARE E REFLITA...
“A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos” (Provérbios de Salomão, Cap. 16).
 
ALÔ!, ALÔ! AQUELE ABRAÇO!
Era 30 de junho, 23h30, bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Encantou-se um dos maiores comunicadores do rádio e da televisão brasileira: Abelardo Barbosa, conhecido, como Chacrinha, vítima de câncer no pulmão, mas foi o seu coração que não resistiu. Mas, as suas frases ficarão sempre em nossa lembrança: “Quem não se comunica, se trumbica”, “Terezinha!!!” “Vocês querem bacalhau?”, “Alô, seu Botelho, não melhorou do seu joelho?”, e tantas outras frases que só tinham graça quando saíam da boca do Velho Guerreiro,  Estava com 70 anos e seu velório e enterro estão entre os mais concorridos da história carioca. Era um comunicador  irreverente e ousado. Tinha um bom coração. Por  isso ajudou a muitos cantores e grupos em início de carreira, como: Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Tim Maia, Gal Costa, Roupa Nova e muitos outros que estiveram presentes no seu enterro, levando-lhe o último adeus. E você, que está lendo estas linhas, também tem um bom coração? O que é que existe no seu coração que você considera legal? E em matéria de comunicação, você é uma pessoa comunicativa? Você já se comunicou com Deus alguma vez? Não se lembra? Você sabia que pode muito bem se comunicar com Deus? E, melhor ainda, sabia que Ele (Deus) gostaria muito de se comunicar com você? Pois é, Deus quer se comunicar com você, conversar com você, ser o seu Pai, amigo, irmão, ser tudo em sua vida. Mas, desde que você queira, naturalmente. A comunicação entre homem e Deus se faz pelo coração e começa quando convidamos a Jesus para entrar e fazer morada em nossas vidas. É o começo de uma comunicação que traz resultados maravilhosos. O maior desses resultados é a vitória sobre a morte. Isso mesmo. Quem está com Deus está com tudo. Nem mesmo a morte tem vez. Jesus vence a morte e quem crê n’Ele é mais que vencedor. Nós podemos nos comunicar com Deus também, lendo a Bíblia, aquele livro que você tem em casa e que talvez ache misterioso e místico. Pois nesse livro, escrito pelo próprio Deus, está toda a comunicação de Dele com o homem. A história do mundo desde o começo. Leia, as Santas Escrituras, você vai conhecer a vida de muitos homens que se comunicavam com Deus e que sempre tiveram vitória. Chacrinha se comunicava com o povo através do rádio e da televisão, mas você pode se comunicar com Deus através de Jesus Cristo. E, neste final de texto, utilizo algumas expressões do Velho Guerreiro para comunicar melhor: - Alô, seu João, você quer a salvação? Sem Jesus, não tem não! - Alô seu Xexéu, sem Jesus não se vai para o céu! - Vocês querem a salvação? - Alô, alô, querido leitor, aquele abraço! E por falar em abraço, Jesus está esperando você com os braços abertos! (Maurão & Equipe, 1980).
 
PRESENTE DA MAMÃE
No dia 25 de junho de 1980 completei mais uma primavera. Recebera naquela data o melhor presente de dona Maria José dos Santos Leite, minha querida mãe, de saudosa memória, um exemplar da Bíblia Sagrada. Fiquei emocionado quando li sua dedicatória escrita do seu próprio punho nas primeiras páginas, do Santo Livro, mas guardo com muito zelo o belo exemplar entre os livros da minha singela e humilde biblioteca, hoje, com as páginas amarelas por causa do tempo que se foi. A dedicatória comovente escrita por mamãe dizia assim: “Claudininho, meu caçula querido, hoje estás colhendo mais uma flor no jardim de tua preciosa existência. Por este motivo, com todo meu afeto ofereço-te a Santa Bíblia, a palavra de Deus, a qual te guiará à viagem para eternidade onde encontrarás Jesus Cristo, o Salvador, quando o verás face a face como Ele é. “E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”. (Deuteronômio 6:6-7). Salve 25 de junho de 1980! Abraço, Maria Leite - Mamãe.
 
ORAÇÃO PELO MUNDO
“E, chegando-se Jesus, diante dos seus discípulos falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra”. (Mateus 28:18).Senhor, quem somos nós diante de algo terrível que assola, impetuosamente, este mundo combalido e ardente em chamas?  Apenas seres vulneráveis que precisam de amparo e proteção nestes tempos momentosos em que só Vós sabeis cuidar e curar. Pedimos que olhes para o mundo, transforme o medo em esperança e enfermidades em vitórias, renovando a fé e dando a tranquilidade necessária a todas as criaturas, que vivenciam a nostalgia do desencanto. Tende misericórdia das borrascas e aflições pelas quais o mundo atravessa, toma conta de todos, Senhor!  Vós sois o escudo e a bonança, a paz e a harmonia, a Mão Poderosa que retira todo o mal enxuga às lágrimas e estanca o pranto e acalma as ondas encapeladas da vida, hoje e sempre.
 
EQUÍVOCO
O colunista equivocou-se quando na edição da coluna de terça-feira, 28 de setembro último, na primeira nota frisou que Jesus nasceu em Jerusalém, quando na verdade foi em Belém de Judá, segundo os evangelhos canônicos de Lucas e Mateus contam que Jesus nasceu em Belém, na província romana da Judeia. A observação foi feita pelo leitor e pastor Ricardo de Almeida Oliveira,um dos obreiros da Assembleia de Deus em Natal (IEADERN).
 
CLAMOR DA MADRUGADA
A Igreja Comunidade Profética Pão da Vida, na Av. Maria Lacerda, 2009, Nova Parnamirim, realizará, segunda-feira, 11 de outubro, das 23 às 5 da manhã, no Clube do Albatroz da Aeronáutica, Estrada da Base Aérea de Natal S/N - Emaús em Parnamirim, uma vigília intitulada: “O Clamor da Madrugada”. Estarão participando daquela festa espiritual o pastor Júnior Luz, a pastora Renilda Carvalho, além do missionário Anderson Araújo. Vagas limitadas. Mais informações pelos telefones 99143-8973 e 998789748.
 
A BÍBLIA ENCONTADA
Ao completar 20 anos dos atentados terroristas contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York (EEUU). Poucas pessoas sabem que, durante os resgates, um bombeiro encontrou um fragmento da Bíblia Sagrada incrustado em um pedaço de aço derretido nos escombros de um dos prédios. Por muitos meses os bombeiros trabalharam limpando o que restou dos arranha-céus que se destacavam em meio à cidade. Em 30 de março de 2002, um dos bombeiros encontrou praticamente intacta, mas totalmente embutida em um pedaço de aço fundido. O fotógrafo Joel Meyerowitz, que fez o registro fotográfico ficou surpreso por ver que o Livro Sagrado que estava aberto no livro de Mateus, mais precisamente no Sermão da Montanha que diz: “Ouvistes que se disse: ‘Olho por olho e dente por dente. Mas eu digo a você: não resista aos ímpios. Em vez disso, se alguém bater em você na bochecha certa, ofereça a outra também”.
 
REVELAÇÃO
O fotógrafo revelou que não conseguiu entender como o exemplar da Bíblia ficou intacta se até o aço derreteu com o calor do incêndio. “Essa Bíblia despedaçada, queimada e coberta de destroços veio a mim das mãos de um bombeiro que sabia que eu era o guardião do marco zero”, disse Meyerowitz. “Meu espanto com a página aberta da Bíblia me fez perceber que a mensagem da Bíblia Sagrada sobrevive ao longo do tempo, e em cada era interpretamos seus ensinamentos recentemente, conforme a ocasião exigir”, disse ele.Hoje o exemplar encontrado está disponível no National September 11 Memorial Museum.
 
ESPERANÇA RIO
Desde janeiro de 2021, a Associação Evangelística Billy Graham, em parceria com as igrejas evangélicas do Rio de Janeiro, iniciou a jornada do “Esperança Rio”, a maior mobilização de evangelismo que acontecerá no estado. A última vez que foi realizado um movimento dessa magnitude foi em 1974, com a Cruzada Evangelística do saudoso  pastor Billy Graham, no Estádio do Maracanã, reunindo mais de 300 mil pessoas. O evento - com mais de 3 mil igrejas envolvidas - estava previsto para acontecer nos dias 11 e 12 de dezembro, deste ano, nas areias de Copacabana, com expectativa de reunir milhares de pessoas. No entanto, foi adiado para que seja feito em junho de 2022 “com total segurança e responsabilidade”, enquanto os casos de Covid-19 ao redor do mundo ainda tentam ser controlados.
 
Cremos que Deus já começou um grande mover no Rio de Janeiro”, afirma o pastor Chris Swanson, vice-presidente da Associação Billy Graham. Até a celebração final do Esperança Rio, a organização pretende continuar com o trabalho de capacitação através do curso gratuito de evangelismo e discipulado “Vida e Testemunho Cristão”, já realizado em 250 igrejas. O treinamento já capacitou 850 treinadores e mais de 8 mil cristãos do Rio de Janeiro. Além disso, também serão mantidos os encontros regionais do Mulheres da Esperança e realizadas diversas atividades com a juventude e líderes de ministério infantil.
 
FRANLIN GRAHAM
É o presidente da Associação Evangelística Billy Graham. William Franklin Graham III, nascido em 14 de julho de 1952, é o quarto de cinco filhos do evangelista Billy Graham e sua esposa Ruth Bell Graham. Em sua autobiografia, “O filho rebelde de Billy Graham”, Franklin explicou que “Apenas ser filho de Billy Graham não me levará ao céu”. Ele sabia que estava sendo chamado para fazer mais com sua vida e assumir um compromisso real com Deus. Então, aos 22 anos, após um período de rebelião e viajando pelo mundo, Franklin dedicou sua vida a Jesus Cristo enquanto estava sozinho em um quarto de hotel em Jerusalém. Franklin conduziu seu primeiro evento evangelístico em 1989, e agora realiza Cruzadas, chamadas Festivais, em todo o mundo para a associação americana .Ele já proclamou a mensagem do Evangelho em 190 eventos evangelísticos, em 50 estados e territórios dos EUA e em 49 países desde 1989. A Associação Evangelística Billy Graham (AEBG) foi fundada em 1950 pelo seu pai o pastor batista Billy Graham, visando a proclamação  do Evangelho de Jesus Cristo por todos os meios eficazes, dando continuidade ao trabalho do maior pregador do século passado  - Billy Graham, hoje, gozando, às bem-aventuranças eternas.
 
EXPOSIÇÃO DO TURISMO
O deputado estadual Jacó Jacome (PSD), participou na quarta-feira, dia 29 de setembro, ao lado do vereador Érico Jacome, em Brasília (DF), da exposição do Turismo, cujo o propósito é divulgar a diversidade da cultura brasileira, espalhada em suas regiões. Os parlamentares representaram a capital potiguar. "A nossa cultura potiguar é sempre bem representada, seja pela música, dança, paisagens ou culinária. Temos o orgulho de mostrar quem somos para o Brasil e para o mundo."destacaram Jacó e  Érico Jacome, respectivamente. 
 
 “O SÁBADO É NOSSO”
O programa da ex-prefeita de Natal, hoje, pastora evangélica Micarla de Souza na TV Ponta Negra - “O Sábado é Nosso” - ficou para o mês de novembro. Problemas administrativos determinaram o adiamento. Ressalte-se que, a Rádio 95 FM, do Sistema Ponta Negra, vai deixar o atual endereço, na Av. Hermes da Fonseca, e vai para a Presidente Quaresma - Avenida Um – no populoso Alecrim, dividindo o mesmo endereço com a TV. É a jornalista que está tocando essa operação. Mas, o programa só irá ao ar no início de novembro.
 
CENSO DEMOGRÁFICO
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou atendendo ao pedido do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que a realização do Censo Demográfico de 2022 vai demandar recursos da ordem de R$ 2,292 bilhões de reais.  O custo da realização do Censo voltou à pauta após o STF ter sido informado pelo Estado do Maranhão de que o Governo Federal estaria descumprindo a decisão da Suprema Corte, que estabeleceu que a pesquisa deve ser feita em 2022.
 
NEOLIBERALISMO
Segundo o site “Politize”, “o termo neoliberalismo já era registrado em alguns escritores dos séculos XVIII e XIX, respectivamente, mas começou a aparecer com mais força na literatura acadêmica no final dos anos 80, classificando-o que seria um ressurgimento do liberalismo como ideologia predominante na política e economia internacionais. A ideia é que durante um certo período de tempo, o liberalismo perdeu predominância para o keynesianismo, inspirado pelo trabalho de John Maynard Keynes, que defendeu a tese de que os gastos públicos devem impulsionar a economia, especialmente em tempos de recessão. Keynes era favorável ao Estado de bem-estar social.
 
DECLÍNIO
A partir dos anos 1970, o mundo passou a vivenciar um declínio do modelo do Estado na sociedade, dando espaço para que ideias liberais aos poucos voltassem a ter preferência na política. Uma das primeiras experiências consideradas neoliberais no mundo foi levada a cabo pelo Chile. Em 1975, o ditador chileno Augusto Pinochet entrou em contato com acadêmicos da Escola de Chicago (EUA), que recomendaram medidas pró-liberalização do mercado e diminuição do Estado. Entre tais medidas estavam a drástica redução do gasto público, demissão em massa de servidores públicos e privatização de empresas estatais. As eleições de Margareth Thatcher no Reino Unido e de Ronald Reagan nos Estados Unidos, no início dos anos 1980, também foram indicativos desse fenômeno. Ambos são considerados até hoje líderes neoliberais. Mas, parece que o Neoliberalismo que o ministro da Economia, Paulo Guedes tenta implantar no Brasil, não tem dado muito certo, visto que, a saúde pública combalida, a Pandemia politizada, a Reforma Trabalhista penalizando o trabalhador, a fome, a miséria e o comportamento do presidente Bolsonaro deixa o país navegando em águas perigosas. Só Jesus na causa!
 
OBITUÁRIO
. Partiu para a Glória Celestial quarta-feira, 27 de setembro, a irmã na fé, Marleide de Lima Barreto, 60 anos, vítima de leucemia. Ela era componente do Coral Filemom do Templo Central da Assembleia de Deus, no Alecrim. Deixa viúvo o pastor Arnaldo Barreto Sobrinho, além das filhas Atalia e Euniania. O velório ocorreu no santuário da Assembleia de Deus em Nova Descoberta, e o féretro seguiu para o Cemitério Morada da Paz em Emaús, em Parnamirim. Que Deus conforte à família enlutada e aos amigos, que choram a sua partida.  “O Senhor deu; o Senhor o tomou bendito seja o nome do Senhor”. Meus pêsames e a minha solidariedade aos seus familiares enlutados.
. É com pesar que noticio o falecimento na quinta-feira, 30 de setembro, aos 92 anos, do meu amigo e irmão em Cristo, Dativo Cavalcanti de Farias, vítima de cardiopatia grave. Ele estava internado em um hospital em Natal, há mais de 20 dias, quando teve o seu quadro de saúde agravado vindo a óbito. Cordial, cavalheiro e de fino trato eram as características que permeavam o seu caráter. Manifesto minhas condolências aos familiares enlutados nesta hora dolorosa de dor e separação, especialmente à sua esposa Marleide. Que Deus console a todos
. Um caso chocante aconteceu em Israel envolvendo um filho muçulmano e uma mãe cristã. A polícia de Israel acusou nesta segunda-feira (27) um homem de assassinar a própria mãe, e ocultar o corpo, só porque ela se tornou cristã evangélica. Divorciada, a mulher, Rasha Muklasha, 46 anos e era mãe de cinco filhos. O suspeito do crime tem o nome Muad Hib. Após a morte de ex-marido ela se reaproximou dos filhos, mas sua conversão deixou Hib irado. O assassinato ocorreu 5 de agosto. O assssino marcou um encontro com a mãe, nas proximidades de Nazaré, para  matá-la. Segundo O Times of Israel o homem fugiu de um bloqueio policial e levou o corpo para próximo do rio Jordão, onde enterrou. Ele foi pego no mesmo dia em um segundo bloqueio policial feito por causa do desaparecimento da mulher. Ele foi preso perto de Nahalal.
 
GIRO PELO TWITTER...
... Parabéns à matriarca, Rita das Chagas, que na sexta-feira, primeiro de outubro passado, celebrou 95 anos de vida. Dona Rita é mãe da professora e  amiga Randy Kelly e sogra do meu amigo pastor José Francisco (Naíro). Ela pode confundir as datas e não emprega o palavreado dos intelectuais, mas conhece a história de Cristo, dando um testemunho de fé e fraternidade cristã. Que Deus continue abençoado nesse novo ciclo de vida;
...“É desanimador!  Inconcebível! Estamos em um Estado caótico.
 Sem direção, sem programa, sem projeto, uma estupidez geral”. O desabado é do economista Delfim Neto, ex-ministro da Fazenda no Governo do General Artur da Costa e Silva, ao conceder entrevista à grande imprensa;
... Em 16 de maio o evangélico empresário Wandemberg Marques, de Atibaia (SP), iniciou a transcrever manualmente a Bíblia Sagrada para participar do RankBrasil. Três meses e 22 dias depois, mais precisamente em 7 de setembro, ele conseguiu concluir o desafio, quebrando assim o recorde entre todos os participantes de 2021.Meu aplauso;
... O editor Abimael Silva nos últimos detalhes da edição de “Baú de Turco”, de Sá-Poty, uma raridade da bibliografia do RN. São poemas satíricos, de humor e ironia, publicados em 1932. O prefácio do jornalista Vicente Serejo, o livro terá dois textos: da neta de Sá-Poty (Pedro Lopes Jr), Cinthia Lopes, filha do falecido jornalista Everaldo Lopes; e da sobrinha-neta Rejane Cardoso, ambas jornalistas; e
... O jornalista Woden Madruga, registrou, em sua coluna no matutino “Tribuna do Norte”, a abertura de uma casa funerária na Duque de Caxias, na velha Ribeira, ao lado do Nalva Café. O ponto tem uma vantagem: basta atravessar a avenida e do outro lado está o Instituto Técnico de Polícia (ITEP) para dirimir qualquer dúvida de ordem cadavérica.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).