Claudino Leite

26/10/2021 00h14
PARE E REFLITA...
"Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12).
 
JESUS, A  LUZ DO MUNDO
O evangelho de João (12:26), narra outro importante texto sagrado semelhante ao supracitado: “Eu vim como luz para brilhar neste mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça na escuridão”. Simultaneamente, o Senhor Jesus proclamava as boas novas de salvação para muitas pessoas que tiveram o privilégio de ouvir a sua voz meliflua  endureceram o coração. Outra parte aceitou a mensagem de Jesus de coração aberto, de modo que desfrutou de mudança de vida.Trazendo para a realidade atual, quando alguém experimenta essa mudança, dá um passo importante rumo à vida eterna. Mudança que somente ocorre através da luz que ilumina o mundo, aquela que abre os olhos das pessoas e as faz enxergar um novo horizonte, que é a salvação por meio do sacrifício do Senhor Jesus Cristo no Calvário.  À medida em que se trilha por esse novo caminho, vai se conhecendo mais sobre o amor de Deus. Na aproximação do Senhor Jesus, ao mesmo tempo, há um distanciamento das coisas desse mundo de escuridão, e a vida eterna vai se tornando uma realidade presente. O arrependimento por se viver uma vida sem regra, sem limites e sem direção, representa um passo decisivo de separação das coisas atrativas em que o mundo oferece, quando ainda não se conhece Deus. Porém, quando uma pessoa toma a decisão de seguir os passos de Jesus Cristo, como luz do mundo, ela passa a contemplar uma esperança futura e a tomar posse, cada vez mais, em relação à vida além- túmulo. Uma vida, em sintonia com o evangelho de Cristo, nada tem a ver com os prazeres e deleites do mundo, como prostituição, dependência das drogas e das bebidas alcoólicas e muito menos com a marginalização.Para que seus pecados fossem perdoados, um dia Deus enviou seu filho Jesus, como luz resplandecente. Em obediência ao Pai Celestial, Ele veio pela humanidade e morreu na Cruz do Calvário, onde derramou o sangue em favor da salvação de todos os pecadores. Ressuscitou ao terceiro dia e venceu a morte. Se você vive uma vida marcada pela tristeza, pela dor e pela angústia, mas quer mudar, chegou a hora de romper com tudo isso e tomar uma decisão definitiva. Dê um passo em direção à luz. Arrependa-se dos seus pecados e aceite Jesus como Senhor e Salvador e serás uma criatura feliz para sempre.
 
LIBERDADE DE IMPRENSA
Diariamente, os jornais e alguém me diz que a liberdade de imprensa tem limite e precisa ser exercida com responsabilidade. Cada um enxerga diferente o que é responsabilidade, cada hora uma rédea mais curta que a outra para o limite, o judiciário hesita. Os periódicos ouvem especialistas, articulistas se esmeram com citações empoladas, todos louvam a expressão livre como um valor democrático, no entanto, em algum momento, sempre cercam um “mas”, “porém”, “contudo”, “todavia”, “desde que”, e o resultado é que muito e de qualquer jeito se fala dos limites, nada se fala da liberdade. E uma arbitrariedade que tem desestimulado e dificultado de forma contundente o desenvolvimento da atividade jornalística no país, resultando na proliferação daquilo que está à margem: fake news, robôs e grupos de tias do WhatsApp. 
 
82 ANOS, A LONGA TRAVESSIA
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Parnamirim (ADPAR), festejou 82 anos de fundação quarta-feira, 20 de outubro passado, realizando um culto em ação de graças,cjo o fundador foi o saudoso Otávio Gomes de Castro. É
 liderada pelo pastor e escritor Elinaldo Renovato de Lima, ex-Pró-Reitor de Administração da Universidade Federal (UFGRN), na gestão do reitor Domingos Gomes de Lima. A pregação constante do Evangelho tem impulsionado o crescimento da Obra de Deus, além da atuação do Espírito Santo na vida dos fiéis, notadamente, na administração do saudoso pastor Raimundo João de Santana, e prosseguindo com desenvoltura com o seu sucessor pastor Elinaldo Renovato, exímio defensor da fé cristã. “Esses 82 anos de atividades cristã, é fruto de um trabalho denodado da Assembleia de Deus em terras potiguares, ao longo de mais de 100 anos. A nossa igreja tem vivido uma bela história, engrandecendo o nome do Senhor Jesus, em seu Jubileu de Bodas de Cravo, ou seja, 82 anos de bênçãos: “Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres” (Salmo 126:3), disse em emocionado o pastor Elinaldo, que tem realizado um trabalho abençoado e profícuo, levando muitas almas aos pés de Cristo”.
 
 
 
“PÉROLAS DO ENTARDECER”
As ventanias do estresse têm alcançado a todos nestes tempos de Pandemia. Se a carga que estamos levando parece demasiado pesada para nós, é porque nunca deveríamos carregá-la sozinhos. Lutar com ela pode ser uma luta de um vai e vem, mas vencê-la está totalmente fora do nosso alcance. O estresse está corroendo até mesmo a nossa habilidade de lutar. Mas Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”-  diz o experiente pastor Josoniel Fonseca).
 
PRECEITOS BÍBLICOS
Na Bíblia Sagrada, há dezenas de preceitos que falam sobre amor ao próximo, pacificação, reconciliação, perdão, bons relacionamentos, não devolver mal com mal, abençoar quem nos amaldiçoam, orar por quem nos maltratam e por ai se vai.  À luz do Evangelho de Cristo, não há nenhuma dúvida: sua opinião sobre política partidária não vale nada em comparação aos relacionamentos de amizade e, principalmente, fraternidade. Afinal, sou forasteiro e estou aqui na Terra estamos de passagem, visto que, célere são os dias, os meses e os anos e tudo passa rapidamente, além de um dia que tudo vai terminar, pois ninguém vai ficar para semente, não é verdade?
 
POLÍTICA NO ALTAR
O pastor José Carlos de Lima, presidente da Igreja Assembleia de Deus na Paraíba e 2° vice-presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), declarou em um vídeo que está proibido que políticos façam campanha política no altar da igreja. “Eu quero pedir respeitosamente que pré-candidatos não sejam levados para o púlpito”, disse ele citando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estará fiscalizando as igrejas a fim de aplicar punições. A recomendação se dá pela aproximação das eleições de 2022, quando os políticos começam a procurar apoio. O pastor pede para que essas pessoas sejam colocadas dentro da nave, que sejam apresentadas aos fiéis, mas que não estejam no púlpito. “Eu não tenho dificuldade em obedecer, aqueles que obedecerem os mandamentos não vai sofrer”, continuou.
 
TEÓLOGO E MISSIONÁRO
Aprecio a sábia palavra do doutor Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Brasileira. “Há feridas na minha vida que não serão curadas. Há amputações inevitáveis. Há frustrações e derrotas em algumas batalhas que me entristecem...mas naquele dia, todo estropiado, terei em Cristo a vitória. “Triunfo não é ausência de batalhas. Muitas vezes os soldados voltavam da batalha sem braço, pernas ou com seus olhos furados. Mas estavam em triunfo. As marcas do ministério ficarão em seus corpos, no coração, na alma. No Grande Dia do Senhor, o grande general passará em revista as tropas, estaremos lá. Feridos, marcados, mancos, sangrando, mas estaremos lá”
 
IMPOTÂNCIA DAS VACINAS
Em virtude do aumento de casos da Covid-19 em alguns municípios potiguares, o deputado Jacó Jácome (PSD) chamou a atenção para a declaração de pesquisadores da UFRN que alegam que, apesar dos novos casos, os índices de internação e óbitos no Rio Grande do Norte seguem baixos. Em pronunciamento durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa, o parlamentar reforçou a importância das vacinas. “Claro que devemos seguir atentos e precavidos, mantendo as medidas de prevenção e higienização, mas isso reforça a efetividade da vacina, pois é ela que assegura essa baixa nos índices de óbito e internações, mesmo diante do aumento de casos. Segundo a Secretaria de Saúde, a taxa de ocupação de leitos hospitalares para Covid-19 está em torno de 30%, representando um baixo índice”, disse Jacó. Segundo o jovem parlamentar, os pesquisadores recomendam que “não há nesse momento indicativo para a necessidade de fechamento dos espaços públicos nos mais de 30 municípios que registraram o aumento de casos Covid-19. Porém, devemos continuar conscientes quanto às medidas de prevenção”, alertou.
 
“EIS AÍ UM SONHADOR”
O cantor Emersom Migray lançou recentemente o single “Eis aí um Sonhador”. A música carrega uma mensagem importante para todos os que estão enfrentando dificuldades na Pandemia de Covid-19, o fato de que devemos voltar a sonhar e acreditar em Deus. A canção está disponível em todas as plataformas de streaming digital. Já o videoclipe pode ser conferido no canal oficial de Émerson Migray, no YouTube. Ele, também atua como pastor da Igreja do Evangelho  Ágape, em Osasco em São Paulo (SP), e acredita que os planos de Deus sempre se cumprem. Por este motivo, os cristãos não devem desistir dos seus sonhos. Sua certeza é fruto de sua trajetória na fé. O cantor já passou por muitas dificuldades. Teve de enfrentar desprezo, portas fechadas, indiferenças, além de problemas de saúde, mas saiu vitorioso por que perseverou até o fim.
 
PASTOR É AGREDIDO
O pastor Antônio Elias, da Igreja Assembleia de Deus de Santarém em Belém do Pará, foi agredido covardemente por um homem durante a transmissão de uma live na quinta-feira, 14 de outubro último. O religioso que é membro da Convenção de Ministros Evangélicos Interestadual da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na capital paraense estava pregando na rua, quando foi pego de surpreso por um meliante, que lhe agrediu a socos e pontapés.
Conforme informações dos presentes, o agressor tinha se desentendido com alguns membros da igreja anteriormente. A polícia foi chamada e o homem foi levado para a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil, onde o caso foi registrado. O governador do Pará, Helder Barbalho, publicou um vídeo ao lado do Delegado Geral da Polícia Civil, Walter Resende, repudiando as agressões e dando apoio à comunidade evangélica do Estado. Por conta das agressões, o pastor, que já é idoso, ficou com vários hematomas no corpo, principalmente no rosto. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado e o agressor liberado para responder ao processo em liberdade. Urge, portanto, que se tome medidas coibitivas para evitar ação deletéria contras esses marginais que agridem as pessoas de bem.
 
600 MIL MORTOS
Não é brincadeira! Criada no último dia 13 de abril, no Senado Federal, a CPI da Covid-19 não chegava então a despertar maiores expectativas. Seis meses depois, com o recesso de um mês pelo meio, assim mesmo a CPI está completando o seu trabalho de forma muito mais positiva do que se poderia imaginar. Muito mais do que o espetáculo de televisão que produziu, alcançando índices altíssimos de audiência e com transmissão simultânea por algumas redes de TV privadas, e antes mesmo dos resultados já apresentados, é fácil constatar o influente papel que veio a exercer. Instalada quando o País enfrentava uma das maiores crises sanitárias dos seus 500 anos de história, essa CPI tem o mérito de despertar a opinião pública nacional, justamente para isso.Pela primeira vez, poderemos ter um governo julgado, principalmente, pelo que não fez. Pelo que deixou de fazer; por ter influenciado a morte de 600 mil brasileiros, de todos os quadrantes geográficos e de todas as classes sociais.
 
ATIVIDADES PRESENCIAIS
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, enviou um ofício ao presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux, solicitando o retorno das atividades presenciais nos tribunais. “O acesso às unidades judiciárias, quando permitido, é restrito ao agendamento prévio e apenas aos agentes que compõem o sistema judiciário, e que as medidas para o retorno gradual não vêm sendo implementadas satisfatoriamente”, disse a OAB.
 
VARIANTE DELTA
Os casos de Covid-19 registrados da variante Delta na cidade de Elói de Souza, região Agreste Potiguar, a 68 quilômetros de Natal, provam que a Pandemia ainda não chegou ao fim e que medidas preventivas devem continuar. Enquanto muita gente acha que tomar a segunda dose da vacina significa chutar o pau da barraca, tirar a máscara e sair fazendo festa por aí, o município de Elói de Souza dá provas de que não é bem assim que a banda toca. A prefeitura de local decretou medidas de isolamento social, suspendendo   por um período de 15 dias, todo e qualquer evento que implique em aglomeração, depois que foram identificados dois casos da Covid-19 da variante Delta no município, além de um surto da doença. Depois de cinco dias sem registros de casos, a Secretaria Estadual de Saúde  Pública começou a notificar novos casos. Atualmente, são 11 pacientes confirmados e 7 suspeitos.“Adotamos medidas preventivas para evitar ao máximo a proliferação dessa variante”.As declarações sao prefeito Maciel Gomes (PL) nas redes sociais.
 
110 ANOS DO ALECRIM
Na comemoração dos 110 anos do bairro do Alecrim, ocorrido sábado, 24 de outubro, a emissora Jovem Pan News e o matutino a Tribuna do Norte promoveram uma ação na Feira Livre da Avenida Presidente Quaresma, em parceria com a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA) para comemorar os 110 anos do populoso bairro mais comercial de Natal.
A ação transcorreu durante toda a manhã na feira livre e contou com a participação do  Instituto de Ensino e Cultura (IEC), aferindo de pressão arterial dos transeuntes, realização de teste glicêmico, orientação sobre saúde e divulgação de informações sobre cursos oferecidos. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social  (SEMTAS), também foi parceira do evento, por meio do Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo do Alecrim.
 
PROBLEMAS FUNDAMENTAIS
Deste país são eternos não por culpa de Lula, Bolsonaro ou de quem possa vir pela terceira via, se vier. Nisto concordo com Hélio Beltrão, não o ex-ministro da desburocratização, mas o colunista da “Folha de São Paulo”. O que tem eternizado o desafio brasileiro, desde nossos trisavós, é não termos acreditado na educação. Na sua própria frase - “A educação pública básica é a calamidade que perpetua a desigualdade de oportunidades”. Isto é, não oferecemos chances iguais para todos. Nenhuma economia, por modelo, oferece a garantia de produzir ricos ou de profissionalizar a todos igualmente para que venham a ser remediados por igual. Seu milagre está em permitir a perpetuação das desigualdades, como escreveu Beltrão, presidente do Instituto Mises, entidade sem fins lucrativos que promove estudos econômicos voltados para a valorização do livre-mercado. Ou, tanto mais ousado na visão abrangente, em defesa da sociedade livre como o grande bem de todos.
 
OBITUÁRIO
. Partiu para eternidade quinta-feira, 14 de outubro, o locutor e pastor Cezar de Andrade, 68 anos, vítima da Covid-19. O comunicador era apresentador era do programa” Manhã Melodia”, o qual estava internado há  três meses, com Covid-19, na Policlínica de Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital fluminense. O anúncio do falecimento do pastor apresentador foi feito pelo diretor da emissora, também apresentador deputado estadual Fábio Silva, ao fim do programa “Tarde Maior”. Cezar Andrade, era pastor presidente do Ministério Favos de Mel, na Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Descansou em paz.
 
. A advocacia natalense está de luto. Faleceu, sábado, 16 de outubro, o advogado Alexandre Saraiva Filho, 45 anos,vítima de câncer no pâncreas. Há três meses Alexandre estava internado em um hospital de Natal, e era o filho caçula do advogado Paulo Lopo Saraiva, procurador aposentado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pessoa bem identificada nos meios jurídicos potiguar. Manifesto o nosso sentimento ao doutor Paulo, a seus filhos André, Fabinho e a todos os familiares.
                                                        
GIRO PELO TWITTER...
 
... Parabenizo ao meu querido sobrinho Marcos Antonio Leite Penha, leitor da coluna que festejou aniversário, terça-feira, 12 de outubro passado. Desejo-lhe vida abundante nesse novo ciclo de vida;
 
... Virgília: Vai acontecer sexta-feira, 29 de outubro, das 22 às 5 horas da manhã, a realização de uma grande virgília no Templo da Assembleia de Deus, na Av. Presidente Bandeira, no Alecrim, sob a direção da missionária Rute Leite de Medeiros. A festa espiritual terá a presença do cantor Oséas de Paula, entre outros;
 
... Ao realizar uma pesquisa a American Bible Society (ABS) aponta que, as igrejas afiliadas aos evangélicos têm mais cristãos “praticantes” do que as de outras denominações importantes.  Sob o título, “A Bíblia na Igreja Americana”, foi lançada na última semana faz parte do 7º  capítulo do 11º relatório anual da ABS sobre o Estado da Bíblia;
 
... Pesquisa aponta que nos últimos 10 anos dobrou o número de favelas no Brasil e hoje, na ponta do lápis, segundo os cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 20 milhões de brasileiros passam fome; 
 
... Ninguém poderia esperar que o presidente Jair Bolsonaro viesse a aprovar o nome do ex-presidente João Goulart, deposto no Governo Militar, para um trecho da rodovia federal, ligando Marabá, no Pará, a Aceguá, no Rio Grande do Sul. Inesperado é vetar em nome do estado tem a liberdade de escrever o que quiser, como quiser. democrático de direito; e
 
 ... O Governo do Estado contrata ampliação do Espaço Cultural do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN). Criado em 29 de março de 1902,  mais antiga instituição cultural do RN, o Instituto Histórico e Geográfico vai ter o seu espaço  ampliado. Já abertas as propostas pelas empresas que concorrem à realização do serviço.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).