Claudino Leite

02/11/2021 00h02
 
PARE E REFLITA...
 
“Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra” (Salmos 121:1-2).
 
AS ADVERSIDADES DA VIDA
Tais palavras de conforto , consolo e de alento, também encontramos na Bíblia Sagrada, mas precisamente no livro do profeta Isaías 43, que diz: “Quando passares pela águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama alguma arderá em ti”. Há momentos na vida em que Deus parece está distante, insensível com a nossa condição. Porém ao debruçarmos sobre as Sagradas Escrituras, constatamos que o Senhor Jesus está perto dos que o invocam. Não estamos sozinhos, nunca! Na realidade, o medo nos impede de percebermos que Deus está sempre ao nosso lado. Nessa situação, devemos voltar os nossos olhos para o Mestre e não para as adversidades. Jesus Cristo é nosso norte, nossa bússola, nosso GPS!  Com Ele nunca ficaremos desorientados quando cruzarmos as águas encapeladas e bravias. O povo de Israel passou por adversidades no deserto, entretanto, todas elas foram superadas e não perceberam que Deus não os desamparou em nenhum momento. Para chegar à Terra Prometida era necessário passar pelo deserto, o povo levou 40 anos para atravessá-lo devido às murmurações e más escolhas. Ao contrário do povo de Israel, Jesus passou 40 dias em jejum, no deserto e superou a provação. Dessa forma, como Jesus, passaremos também por desertos e temos que nos preparar para esses dias momentosos e turbulentos. Não há como atravessar um deserto sem refletir no que se passou na adversidade não é uma situação perpétua, as provações são necessárias para o nosso crescimento espiritual. Afinal, com Cristo ao nosso lado seremos vitoriosos e atravessaremos as intempéries e a as borrascas e chegaremos incólume ao porto seguro. Não temas crê somente.
 
A CPI DA COVID
Na noite da terça-feira, 26 de outubro, a CPI da Covid aprovou por sete votos a quatro o relatório final do senador Renan Calheiros  (MDB-AL) sobre a maior tragédia sanitária da história do Brasil. Foram atribuídos nove crimes ao presidente da República, Jair Bolsonaro, além do pedido de indiciamento de 78 pessoas e duas empresas. Há pedidos de indiciamento de ministros, ex-ministros, três filhos do presidente, deputados federais, médicos, empresários e do governador do Amazonas, Wilson Lima. Duas empresas que firmaram contrato com o Ministério da Saúde – a Precisa Medicamentos e a VTCLog – também foram responsabilizadas. Como desdobramento após a aprovação, o documento de 1.289 páginas, elaborado ao longo de 6 meses, foi entregue ao procurador-geral da República, Augusto Aras, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e aos ministérios públicos do Rio de Janeiro e de São Paulo. O parecer será encaminhado ainda ao Tribunal Penal Internacional. A aprovação do relatório se deu após mais de sete horas de discussão, com dois intervalos. Durante o debate foi realizada a inclusão no documento, dentre outros pontos, de um pedido para que a advocacia do Senado acione o Supremo Tribunal Federal e a Procuradoria-Geral da República a fim de responsabilizar Bolsonaro por uma “campanha antivacina”, além da “imediata interrupção da continuidade delitiva” por meio do afastamento do presidente de todas as redes sociais com o intuito de  proteger a população. A decisão foi tomada após o presidente divulgar em "live" nas redes sociais, uma informação falsa que associa a vacinação contra a Covid a Aids. Após a repercussão negativa, o registro da transmissão foi excluído pelo Youtube, Facebook e Instagram. Por fim, faço minhas as palavras do senador Renan Calheiros: "O caos do governo Jair Bolsonaro entrará para a história como o mais baixo degrau da indigência humana e civilizatória. Reúne o que há de mais rudimentar, infame e sombrio da humanidade".(Jornalista Tarcyla Costa).
 
SERVIDOR PÚBLICO
O Dia do Servidor Público foi criado durante o governo do presidente Getúlio Dorneles Vargas, e as leis com direitos e deveres desses guerreiros funcionários foram instituídas em 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia 28, comemora-se o dia desse profissional. Mas, com salários minguados, direitos tolhidos, muitas ações tramitando na justiça pelo pelos direitos adquiridos, os quais foram cortados, a desobediência da causa pétria, a classe sempre é relegada ao segundo plano pelos poderes constituídos. Portanto, nenhum funcionário público teve nada a festejar,no qual eu me incluo. Sou aposentado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde trabalhei 39 anos e nove meses, cumprindo, fielmente, com o dever. Agora, não venham os idiotas me taxarem de esquerdiopata e nem de comunista por causa do meu desabafo. Enfim, a Nação Brasileira navega sobre águas perigosas. Porém, nesse valioso canto de página parabenizo a todos os servidores públicos do Brasil, pela passagem do seu dia.
 
ASSEMBLEIA MINISTERIAL
Sob a presidência do pastor Martim Alves da Silva, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado (IEADERN), pastores e evangelistas se reuniram segunda-feira, primeiro de novembro, numa Assembleia Ministerial, no templo sede, no bairro do Alecrim, para aprovar as contas da Igreja do exército fiscal 2020, além de referendar a composição da diretoria da Instituição para 2022, e ainda, as mudanças de obreiros do interior do Estado, conforme edital de convocação no último dia de setembro. Os assuntos foram pautados na AGO/IEADERN prevista para o mês de dezembro para aprovação final.
 
JACOSINO SE DEFENDE
O deputado estadual Jacó Jácome, respondeu aos ataques sofridos pela presidência do seu partido, o PSD. Ele foi questionado pela sua fidelidade política e até sua posição cristã. O parlamentar foi atacado após reiterar seu desejo de exercer o direito de trocar de partido. "Não é novidade as ações cometidas pela presidência do PSD com relação a minha participação política no partido, quando em 2016, sofri, inclusive, a ameaça de não concorrer ao pleito eleitoral, em virtude dos atos do presidente do PSD, e seu filho, à época Deputado Federal", revela o jovem parlamentar. Em 24 de junho de 2018, Jacó recebeu uma ligação do então deputado Federal Fábio Faria, comunicando que o PSD não o daria a legenda para que pudesse disputar a reeleição para o cargo de Deputado Estadual. Porque o deputado federal, o seu pai Antônio Jácome, há época filiado a outro partido, disputaria a eleição para Senado em coligação contrária do PSD. Segundo Jacó, a decisão era avalizada pelo então Governador do Estado, Robinson Faria, que de forma velada enviara emissários me desencorajando. Como não haviam motivos oficias e nem houve ato de infidelidade partidária de minha parte nos dois anos que eu estava filiado ao PSD; a ameaça não tinha consistência, sendo ato de bravata e capricho", desabafa o jovem parlamentar.
 
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Uma paciente de Piracicaba (SP), pertencente as Testemunhas de Jeová foi obrigada a realizar uma transfusão de sangue, mesmo contra a sua vontade, por ser dessa seita.  A igreja proíbe os seus seguidores efetuar transfusão sangue por ser algo sagrado, representando a vida. Veda a transfusão, assim como ingerir alimentos com sangue. A professora J.P.,de 58 anos estava internada desde julho último, no Hospital Unimed de Piracicaba, com hemorragia digestiva. Os médicos entenderam ser necessário efetuar endoscopia para investigar a localização da hemorragia, mas, por se tratar de um exame invasivo, queriam submetê-la a uma transfusão de sangue para a estabilização do quadro hemorrágico. Para preservar a vida a Unimed acionou a Justiça, alegando que a professora corria risco de morte. “O hospital tem o dever de preservar a vida da paciente”, afirmou no processo. A Justiça de paulista, através de uma tutela de urgência, autorizou o hospital a realizar a transfusão de sangue na paciente. Além disso, autorizou a instituição hospitalar a adotar todos os procedimentos médicos necessários para a preservação da vida da docente, “ainda que contra a vontade dela”.
 
GASOLINA CARA
Os brasileiros estão pagando cada vez mais caro para encher o tanque do carro, desde o dia 25 de outubro passado. O aumento foi da ordem de 7,04% para a gasolina e de 9,15% para o diesel. No ano, o diesel já acumula alta de 65,3% nas refinarias. Já a gasolina subiu 73,4% no mesmo período. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mostra a valorização para o consumidor, as altas em 12 meses foram de 33,05% e 39,6%, respectivamente. O consumidor é quem paga o pato.
 
ELEIÇÕES NA ACADEMIA
 A Academia Norte-rio-grandense de Letras convocou duas eleições para 11 de novembro, para escolha do substituto do saudoso jornalista João Batista Machado no seu quadro de sócios. São candidatos o ex-governador Geraldo Melo e o escritor mossoroense Davi Leite. No mesmo dia o ex-reitor da Universidade Federal (UFRN), professor e escritor Diógenes da Cunha Lima será reeleito para novo mandato como Presidente da Instituição.
 
A FIGURA DO POLÍTICO
Mineiro, muito lembrada em programas de humor, ressaltando de forma exagerada a cautela que caracteriza o personagem e a sua opção por “trabalhar em silêncio” parece estar materializada como padrão, nesse momento político, em nosso Estado. Em Minas Gerais, a discrição significava a própria sobrevivência diante de impostos escorchantes e da segurança de quem, pela própria atividade, era visto como quem lidava com grandes somas, e a discrição era um mandamento na labuta diária. Tal comportamento reservado foi, posteriormente, transportado para a atividade política. E não apenas por quem veio das Minas Gerais; dependendo da situação que estiver sendo vivida. Inclusive por quem não incorporou hábitos saudáveis como a discrição, a cautela e a preservação do silêncio, traduzidos num ditado à moda nordestina: - “quem quer pegar a galinha, não diz xô”. Será?
 
CONFINAMENTO CHINÊS
Autoridades da China determinaram o confinamento de milhares de pessoas no norte do país e pediram aos habitantes da capital que limitem os deslocamentos após novos casos da Covid-19. A medida foi anunciada no início da semana passada, a apenas 100 dias do começo dos Jogos Olímpicos de Inverno, que vai ocorrer no ano vindouro em Pequi. A China identificou 39 casos da Covid-19, durante o período de sete dias. Muitos contágios estão relacionados a deslocamentos de viajantes. Os novos focos de infecção foram detectados em 11 províncias, sendo a maioria na região norte da China com o Ejin e Lanzhou. Os serviços de ônibus e táxi foram suspensos, além de fechamento de atrações turísticas.
 
DE MIRIAM LEITÃO
Em sua coluna de O Globo, sob o título - “Brasil está pior do que o mundo”: - O mundo inteiro está crescendo este ano e o Brasil também, mas menos do que o mundo. A recuperação continuará no ano que vem e o Brasil crescerá menos até que o Japão. Todos os países enfrentam pressão inflacionária, porém os nossos índices estão em patamar muito mais elevado. Pelo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), estamos em situação pior do que os outros países. Os erros que o governo cometeu estão cobrando a sua conta”.
 
A CASA DAS LETRAS
O escritor Thiago Gonzaga está com livro novo na praça: “A Casa das Letras”, que sai com o selo da Offset Editora. A obra reúne artigos que publicou na imprensa potiguar sobre alguns membros da Academia de Letras do Rio Grande do Norte, aqueles que são considerados, de mesmo, “literatos”. Do time selecionado por Thiago, são 13: Diva Cunha, Diógenes da Cunha Lima, Daladier Pessoa Cunha Lima, Dácio Galvão, Clauder Arcanjo, Humberto Hermegenildo de Araújo, Ivan Lira, Jarbas Martins, Lívio Oliveira, Manoel Onofre Jr., Marcelo Alves Dias e Souza, Nelson Patriota e Vicente Serejo. Thiago já está no preparo do volume 2. Este primeiro ganhou o Prêmio Veríssimo de Melo, da Fundação José Augusto, na categoria “Ensaio ou Coletânea de Artigos sobre Cultura ou Literatura”. Um belo trabalho.
 
A BIBLIOTECA
Na opinião do jornalista Vicente Serejo, uma das estrelas da imprensa, desta aldeia de Poty, a Biblioteca é “uma pequena floresta com todos os encantos, exotismos e até as pequenas assombrações para os que não a conhecem nos seus caminhos mais íntimos. Vivem na mesma paz os livros lidos, os relidos, os nunca lidos e os que jamais serão sequer folheados. Mas, certos dias, alguns dos mais esquecidos saltam e caem nos olhos, como se acordassem a eles mesmos e ao leitor desatento que anos e anos viveu sem salvá-los do seu triste abandono”. 
 
OBITUÁRIO
. O passar dos anos nos ensina a ver sem espanto o fluir natural da vida e a partida dos amigos. Em Natal, partiu para a eternidade aos 45 anos de idade, sexta-feira, 22 de outubro, meu amigo e diácono Mozazel Barbosa de Santana, da Igreja Assembleia de Deus Paz e Vida (ADPAZ), vítima de câncer. O velório ocorreu no Cemitério Morada da Paz em Emaús de Panamirim, A cerimônia fúnebre foi realizada pelo seu cunhado pastor Eliseu Moreira Silva, dirigente da ADPAZ. Descanse em paz meu irmão na fé. Meus votos de pesar à família enlutada.
 
. É com tristeza e pesar que noticio o falecimento ocorrido no dia 27 de outubro, da minha colega de trabalho servidora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maria Lúcia Alves Chianca, 57anos. Segundo os colegas da instituição, os quais trabalharam com, Lúcia deu fim à sua própria vida, pulando do 13º do prédio onde morava. Lamentável! Que Deus conforte os seus familiares pela dor da separação.
 
. O ex-procurador-geral da República Geraldo Brindeiro morreu, em Brasília (DF), sexta-feira, 29 de outubro aos 73 anos, vítima da Covid-19, segundo informações da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). O jurista comandou o Ministério Público Federal (MPF) de 1995 a 2003, nos governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ele ainda trabalhava como subprocurador - era o mais antigo em exercício da magistratura. Nascido no Recife (PE), ele formou-se na Faculdade de Direito do Recife, em 1970. Em 1982 e em 1990, respectivamente, foram-lhe conferidos os títulos de Mestre em Direito (Master of Laws - LLM) e Doutor em Direito (Doctor of the Science of law - JSD) pela Universidade de Yale nos Estados Unidos. Brindeiro, também foi professor de Direito Civil e de Direito Constitucional na Universidade do Distrito Federal (UDF) e na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Deixa os juristas deste país enlutados.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
... Sábado, 30 de outubro passado, foi o dia de cantar parabéns pra você, para o meu amigo e médico do ABC Futebol Clube, Roberto Vital, correto, competente profissional e leitor da coluna, que festejou mais uma primavera. Desejo-lhe que os seus dias sejam longos, alegres e prósperos, com as bênçãos de Deus. Forte abraço;
 
...  Domingo, dia 31 de outubro foi um dia especial para o protestantismo, visto que, relembramos o Dia da Reforma Protestante de 1517, proclamada pelo seu precursor o monge Martinho Lutero, coadjuvado por João Calvino. Ressalte-se que, em janeiro de 2016 foi sancionada a Lei 13.246, instituindo esse dia como o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho;
 
... Não vá onde não te convidam. Não opine sobre o que você não sabe. Não interfira no que não é da sua conta. Não abra a geladeira na casa de oura pessoa .Não ligue depois da 22 horas. Não vá visitar alguém na hora do almoço. Não entre no quarto de outras pessoas sem permissão. Eram as regras de boa educação e continuam sendo, porque a educação nunca sai de moda!” – dizia vovó Judite;
 
... Nesta terça-feira, 2 de novembro é o Dia de Finados, especialmente, para os cristãos que reverenciam à memória de seus parentes, antes queridos e amigos que se foram. Pessoas que deixaram marcas indeléveis ao longo de seus passos.
Meu respeito à memória daqueles que fizeram essa longa viagem. Mas, considerado feriado nacional foi alterado o horário de funcionamento de espaços públicos, serviços e o comércio norte-rio-grandense;
 
... Quinta-feira, 4 de novembro, será comemorado o Dia do Evangélico em Natal. Para festejar a data, o deputado evangélico da Assembleia de Deus, Jacó Jácome (PSD), homenageará diversos ministros de várias igrejas cristãs, da capital e do interior do Estado.A solenidade que ocorrerá, às 9 horas da manhã, no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE), situado na  Av. Coronel Estevam, 3897, bairro de Nossa Senhora  de Nazaré em Natal; e  
 
... O primeiro aeroporto privatizado no Brasil, em maio de 2014, o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante a 22 quilômetros do Centro de Natal, está com seu processo de privatização suspenso, depois que a empresa Inframérica, que continua com sua gestão,devolveu a concessão alegando prejuízos na  operação. 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).