Emanuela Sousa

07/11/2021 09h14
 
"Acorda, trabalha, repete, mantém" - E o novo álbum da Fresno
 
 
A banda gaúcha Fresno lançou seu novo álbum nesta quinta feira. Eu, fã de carteirinha, depois de muitas idas aos shows, e ter colecionado discos até os 22 anos, esperava ansiosa pelo lançamento nas redes à meia noite.
 
Ouvindo faixa por faixa, atenciosamente, saboreando as belas melodias e decifrando as mensagens com críticas sociais em suas letras, uma em especial me chamou a atenção. A faixa "Essa Coisa (acorda - trabalha- repete- mantém)".
 
"Cada vez menos humano,
cada vez mais essa coisa" 
 
Esta frase só me fez olhar para dentro e entrar em profunda reflexão. Indiretamente, o vocalista nos convida a lançar um olhar para nosso cotidiano, e depois da contemplação, voltamos com essa triste descoberta:  vivemos nesse círculo de "Acorda - trabalha- repete- mantém", consequentemente sacrificamos nossos sonhos, lazeres e prazeres para deixa-los para depois... depois... Até uma outra oportunidade aparecer. 
 
Até o final da música e pulando para as outras demais músicas do álbum, fazemos uma breve reflexão. Caímos em si,  e temos a certeza que nos tornamos "Essa Coisa",  cada vez menos humano, se não acordarmos antes. Tempos difícei.
 
A vida não é este círculo vicioso que nos impõe. Não somos máquinas  (embora pensem que somos) Nem fomos criados para ser coisas. Precisamos preservar nossos momentos de lazer com os nossos amigos, priorizar nosso descanso, precisamos tirar alguns dias para produzir nossa arte, encontrar graça nas coisas, lembrar que estamos vivos. 
 
Se a gente não se mexer e abrir os olhos e ter a consciência que somos humanos, 
nossa próxima tragédia será sermos engolidos pelo capitalismo. 
 
O álbum da Fresno me fez tomar essa consciência.
E ser "essa coisa" está totalmente fora dos meus planos.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).