Claudino Leite

09/11/2021 00h11
PARE E REFLITA...
“Saudade, ó bela flor, quando te faltem, coração ou jardim, onde tu cresças; vem, vem ter comigo; deixa os que te não seguem, terás em peito amigo lágrimas, que te reguem, espaços, em que floresças” (Gonçalves Dias, poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo brasileiro).
 
A VOZ DA BÍBLIA
Há mais de mil e novecentos anos houve um homem que nasceu contra todas as leis da vida. Esse homem viveu na pobreza e foi criado na obscuridade. Não viajou muito. Só uma vez cruzou os limites do país o qual viveu; foi no seu exílio de infância. Não possuía nem riquezas nem influência. Seus parentes  eram gente obscura, sem instrução e sem uma educação regular. Na sua infância, Ele sobressaltou um rei; na meninice, confundiu doutores; na idade adulta, subjugou  o curso da natureza  andou sobre as ondas bravias do mar como seu fosse uma calçada, e aquietou o mar. Curou multidões: sem uso de remédios e nada cobrou pelos seus serviços. Nunca escreveu um livro e, mesmo assim, todas as bibliotecas do país não podem comportar os livros que têm sido escritos respeitante Dele. Jamais escreveu um hino, porém Ele tem fornecido o tema para as músicas do que todos os músicos somados. Nunca fundou um colégio, mas todas as escolas e universidades  juntas não poderiam se vangloriar de terem tantos alunos.Nunca formou um exército, destacou um  soldado, manejou uma arma; porquanto nenhum líder teve um maior número de voluntários que, sob as suas ordens, tenha feito mais rebeldes deporem suas armas e se renderem sem o detonar um tiro. Nunca praticou a psiquiatria, entretanto, curou um maior número de corações quebrantados que todos os médicos da face da terra. Os nomes dos orgulhosos estadistas gregos e romanos apareceram e ficaram somente registrados nas páginas do diário da existência.  Os nomes dos cientistas, filósofos e teólogos do passado ficaram assinalados nos anais da história para posteridade. Portanto, o nome deste homem firma-se cada vez mais. Apesar do tempo ter marcado mil e novecentos anos entre as pessoas desta geração e a cena da sua crucificação  no Calvário. Ele continua vivo. Herodes não pode destruí-Lo, e a sepultura não pode prendê-Lo. Hoje, Ele permanece nos píncaros da Glória Celeste, proclamado por Deus, reconhecido pelos anjos, adorado pelos santos e temido pelos demônios. Seu amor à humanidade é incomensurável e sua mensagem exuberante e esplendorosa dirigi-se tanto aos orgulhosos que lhe negam a divindade, como aos que se afogam na libertinagem que o mundo combalido oferece, cheio de angústia e incerteza do porvir daqueles que o rejeitam para receberem o perdão. Seu nome é Jesus de Nazaré, que está sobre todo o nome. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para todo aquele que crer não pereça, mas tenha a vida  eterna (Evangelho de João 3:16). Amém!
 
KAIO, O NATALICIANTE DO DIA
Meu abraço de carinho e afeto ao meu querido filho caçula, Kaio Vinícios Dias Barreto Leite, que segunda-feira, 8 de novembro festejou mais uma primavera. Lá se vão 14 anos. Kaio, meu amor por você é maior do que os grãos de areia do mar. Você é o orgulho do papai e da mamãe, educado, comunicativo, inteligente e perspicaz. São as qualidades que permeiam o seu caráter. Faço tudo para lhe oferecer o maior e melhor presente, educando-o e ensinando-o o caminho dos bons horizontes da vida para ser você ser um cidadão de bem. Seja sempre esse doce de pessoa, enobrecendo a nossa família. Seja feliz hoje e todos os dias de sua existência, cheia de surpresas radiantes e aventuras para recordar. Que nesta data, o som se torne música, transformando-se nos mais belos acordes e o sorriso seja uma eterna celebração. Que Deus Poderoso toque nas cordas vocais de sua existência, e que mais um novo cântico glorifique o Criador. Parabéns, Kaio,! Que o seus dias sejam abundantes, alegres e prósperos.
 
POR DO SOL
Do Rio de Janeiro vem a notícia e ressalto com prazer a participação notável do meu querido sobrinho, advogado, José Claudino Neto, na participação do 63º Encontro  Por do Sol, ocorrido quarta-feira, 3 de novembro, reunindo um grupo de arte, constituído por poetas e escritores na Sala Cecília Meireles, no bairro da Lapa, na capital Fluminense. Na quinta dia 10, realizar-se-á um Sarau, ou seja, uma reunião festiva, noturna, para ouvir música, conversar, dançar, com finalidade literária, homenageando a saudosa Cecília Meireles, jornalista, pintora, poeta, escritora e professora brasileira. Sem dúvida, um nome canônico do modernismo brasileiro, uma das grandes estrelas da língua portuguesa e é amplamente considerada a melhor poeta do Brasil, embora tenha combatido a palavra poetisa por causa da discriminação de gênero.
 
MUSEU DA BÍBLIA
O Ministério do Turismo liberou R$ 14,2 milhões para a construção do “Museu da Bíblia”, em Brasília (DF). O projeto recebeu o aval do ministro Gilson Machado e do presidente Jair Bolsonaro após cobrança de deputados evangélicos. O valor a ser pago pela pasta cobrirá apenas uma pequena parte dos custos previstos para a obra orçada em R$ 80 milhões. O museu será erguido no canteiro central do Eixo Monumental, no Distrito Federal. A previsão era que o museu ficasse pronto em dezembro próximo, mas houve atraso no projeto.O museu será construído num terreno de 10 mil metros quadrados e terá a forma de uma Bíblia. A previsão é que receba 100 mil visitantes por ano. Em meados de 2019 a bancada religiosa do Congresso já havia prometido 35 milhões em emendas impositivas de deputados e senadores destinados a realização da obra.
 
JACOSINHO HEMANAGEIA DIA DO EVANGÉLICO
Para marcar passagem do Dia do Evangélico foi realizada uma sessão solene no Centro de Educação Municipal de Referência em Educação (CEMURE), quinta-feira 4 de novembro em Natal, sendo homenageados os representantes das maiores igrejas no Rio Grande do Norte. A solenidade foi uma iniciativa do deputado evangélico Jacó Jácome (PSD), subscrita pelo deputado também evangélico Albert Dickson (PROS), coadjuvada pelo ex-deputado e primeiro vice-governador evangélico do RN, médico Antônio Jácome. “Mais uma vez por meio do meu mandato, celebro este dia, pois apresentei esta mesma homenagem quando vereador, e depois nos anos seguintes como deputado. Reconhecemos solenemente da data e a importância para a sociedade, além de homenagearmos a Reforma Protestante, pela qual trouxemos ao Estado um museu com peças e fatos históricos desse acontecimento emblemático para nós cristãos, o centenário e outras datas importantes das denominações cristãs potiguar”, afirmou Jacó Jácome.
 
A VIDA SEM  RETOQUE
“Tudo posso naquele que fortalece”. Quando tocamos as nossas impressões digitais. Quando tocamos nas vidas das pessoas, deixamos a nossa identidade. A vida é boa quando você está feliz; mas, a vida é muito melhor quando  os outros estão felizes por causa de você. Nada  na natureza vive por si mesmo. Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham seu perfume para si. Jesus não se sacrificou por si mesmo no Calvário, porém por nós. Viver para os outros é uma regra da natureza. Enfim, todos nós nascemos para ajudarmos uns aos outros. Assim, teremos um feliz amanhecer.
 
ELEIÇÕES 2022
A ex-vereadora Clorisa Linhares, pré-candidata ao governo do Rio Grande do Norte, recebeu na sua residência o pastor Alfredo Luiz de Melo, líder da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Assú. Na ocasião, a ex-vereadora Clorisa Linhares, convidou o reverendo, para ser o coordenador da sua campanha no segmento evangélico. O pastor Alfredo Luiz é membro da União de Ministros da Assembleia de Deus do Nordeste (UMADENE), e ex-vice prefeito da cidade de Pau dos Ferros, no Oeste Potiguar. Ele exerce grande influência política no segmento evangélico. Clorisa Linhares, é evangélica e servidora do Tribunal de Justiça do Estado (TJRN), é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Estado do Estado, além graduada em Direito. É especialista em gestão pública e em segurança pública. Foi policial penal. Foi vereadora em Grossos (RN) em 2018, teve seu nome cotado pra governo, mas teve seu nome vetado pelo Solidariedade.
 
GILIADE
O Quarteto Giliade celebrou, recentemente 34 anos de adoração ao Senhor Jesus, realizando um culto em ação de graças, na Igreja Assembleia de Deus em Rio Verde, no Estado de Goiás, sob a direção do pastor Wellington Rocha. O Giliade é formado por Jabes Rosa, Nivaldo Rosa, Aluísio Júnior e Marcos Silva. Com um vasto repertório musical o quarteto segue com os projetos preparativos para o novo CD. Com músicas ultrapassando barreiras internacionais para o grupo cantar em inglês e espanhol, algumas regravações americanas e brasileiras, como o clássico “Sossegai”,que foi lançado pela gravadora CPAD Music, disponível em todas as plataformas digitais com grande sucesso.
  
A ARCA DE NOÉ
O pesquisador Andrew Jones e o cientista chefe do Departamento de Engenharia Geofísica do Departamento de Geofísica Aplicada da Universidade de Istambul, doutor Fethi Ahmet Yüksel, querem provar que a Arca de Noé está mesmo no topo do Monte Ararat, em cima de um vulcão adormecido perto da fronteira da região Leste da Turquia. Os pesquisadores conseguiram encontrar um artefato “feito pelo homem” abaixo da superfície que poderia ser mesmo a Arca usada por Noé para salvar a humanidade do grande dilúvio, relatado na Bíblia Sagrada. Usando tecnologia, agora eles tentarão chegar mais próximo. “Os novos dados GPR mostram linhas paralelas e estruturas angulares de 8 a 20 pés de profundidade”, afirma a equipe no site do projeto. “Essas linhas paralelas e ângulos retos abaixo da superfície são algo que você não esperaria ver em uma formação geológica natural”, explicam os cientistas. Porém, a pesquisa prossegue em ritmo acelerado.
 
AS NUVENS DA POLÍTICA
“Política é como uma nuvem você olha ela se apresenta de um jeito. Depois de cinco minutos você olha, novamente, e ela já mudou de posição”. A frase é atribuída é da saudosa raposa da política mineira Magalhães Pinto, que foi além de advogado, economista, banqueiro e político brasileiro com atuação em  Minas Gerais (MG), estado do qual foi governador e representou no Congresso Nacional. Participou ativamente da conspiração que precedeu o Golpe Militar de 1964 no Brasil, deixando mazelas intocáveis na Pátria Brasileira. Sem dúvida, a frase cabe ser relembrada nestes dias trepidantes vivenciados pela Pátria Brasileira.
 
POLÍTICA DE PREÇOS
O presidente Jair Bolsonaro parece convencido a tomar atitude contra a política de preços selvagem da Petrobrás, após a divulgação do lucro líquido aos acionistas, somente este ano, de mais de R$ 63,4 bilhões, prova de maneira definitiva de que a estatal aumenta seus preços muito além do necessário. Essa voracidade decorre do fato de que, sem concorrentes no mercado interno, a Petrobrás é pressionada pelos acionistas majoritários, que de fato influenciam suas decisões, para fabricar lucros exorbitantes, à base da exploração dos consumidores. Bolsonaro prometeu durante sua visita a Anguillara Veneta, na Itália, que vai “jogar pesado” com a Petrobrás, mas sem prejudicar aos acionistas (40% deles estrangeiros). O presidente brasileiro admite uma tolice: abrir mão dos dividendos, usando-os para reduzir preços. E ainda não deu conta de que, na Petrobrás aparelhada, o seu presidente general Silva e Lula, nada apita na definição dos preços. E agora, José? Quem paga o pato são os consumidores.
 
PAULO GUEDES, HEIN?
A demissão de dois secretários e dois adjuntos do Ministério da Economia reforçou a expectativa de demissão do próprio titular da pasta Paulo Guedes. As apostas no governo são de que ele pode sair “atirando”, como o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, acusando o governo de se render ao populismo. Guedes encontra-se amuado desde quando Bolsonaro o chamou em tom grave: “Paulo Guedes, decidi que o valor do benefício será de R$ 500 reais por mês, no mínimo 400. Se você não gostar, paciência. A decisão está tomada. O presidente achava que Guedes se demitiria tão logo fosse comunicado da decisão, porém o ministro não reagiu. Apenas balbuciou um “sim, senhor”.  Guedes está apegado ao cargo. A admiração de Bolsonaro por Guedes foi minada pela incapacidade ou desinteresse da equipe econômica para viabilizar o auxílio emergencial.
 
CASOS DE COVID-19
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, alertou para uma nova alta nos casos de Covid-19 no mundo. Durante uma coletiva de imprensa na Europa, ele ressaltou que muitos países pobres ainda têm pouco acesso às vacinas contra o cornavírus, dependendo basicamente do consórcio Covax, a fim de imunizar suas populações. Tedros defendeu que o países desenvolvidos apliquem doses de reforço das vacinas apenas em pessoas com imunidade comprometida. Segundo ele, a prioridade deveria ser agora o enviou de imunizantes aos países vulneráveis. Tedros incentivou fabricantes de vacinas nos países pobres a solicitar à OMS uma autorização para uso dos produtos, alegando que, as vacinas sozinhas não poder terminar a Pandemia.
 
PLANTÃO GRAMATICAL
Qual é a grafia correta de uma palavra? Qual é a regência de determinado substantivo? Como se conjuga tal verbo? Essas e outras questões são respondidas com correção e segurança por uma equipe de especialistas e de forma gratuita. Há 34 anos em atividade, o Plantão Gramatical da cidade de Fortaleza (CE) tornou-se referência nacional para se tirarem dúvidas acerca da língua portuguesa. Esclarecimentos quanto a fonética, semântica, crase, pontuação, conhecimentos gerais e outras regras do português, são respondidas diariamente pelos professores que trabalham no serviço. Situado no Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH), o programa realiza atendimentos de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, através de seis professores que atendem a população por telefone, online e também, presencialmente, desde que tenha agendado antes. Telefone de contato: (85) 3225-1979.  Até que a Secretaria Estadual de Educação Cultura do Estado poderia seguir o exemplo.
 
OBITUÁRIO
. A cantora Marília Mendonça, 26 anos, morreu num  acidente aéreo de um avião de pequeno porte ocorrido nas primeiras horas da tarde de sexta-feira, 5 de outubro. O desastre aéreo ocorreu na cachoeira na serra da cidade de Piedade de Caratinga a 300 quilômetros de Belo Horizonte (MG). Os tripulantes também que perderam a vida foram o seu produtor Henrique Ribeiro, seu tio e assesor Abicieli Silveira, o piloto e co-piloto da aeronave. O avião decolou de Goiânia (GO), para Caratinga, onde Marília teria uma apresentação à noite. Sua morte foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave operada pela PEC Táxi Aéreo de modelo C90A, fabricada em 1984, possuía situação de condições para voo e o certificado foi emitido em agosto do ano passado. O governador de Goiás Ronaldo Caiado decretou três dias de luto oficial devido a morte da cantora.O velório ocorreu sábado dia 6, no Ginásio Goiânia Arena, de modo que os fãs, amigos e familiares pudessem se despedir de Marília Mendonça.Em seguida, foi sepultada no Cemitério Memorial Parque, reservado para familiares.
 
.  Partiu para a Glória Celeste, dia 14 de setembro, na Coreia do Sul, aos 85 anos, o pastor David Yongi Cho, vítima de uma hemorragia cerebral, depois estava hospitalizado de 2020. Ele foi um dos mais destacados dos líderes pentecostais do século passado. O coreano foi fundador da maior igreja da Coreia do Sul e símbolo do crescimento do cristianismo no pós-guerra do país, reunindo 800 mil membros. O líder cristão nasceu em 14 de fevereiro de 1936. Cho foi criado no budismo, mas se converteu a Cristo aos 19 anos quando estava à beira da morte devido a uma tuberculose, quando foi curado e aceitou o Evangelho. O ministro evangélico transmitiu o evangelho ao povo coreano, que caiu em desespero após a Guerra da Coreia (1950-1953). Yonggi Cho foi fundamental para o crescimento da igreja coreana, particularmente, desenvolvendo a Yoido Full Gospel Church como a maior igreja do mundo, segundo a imprensa coreana. Ele foi Presidente Mundial das Assembleias de Deus no mundo, pregando em várias cruzadas evangelísticas, pelo planeta afora, inclusive no Brasil, levando uma multidão de almas aos pés de Cristo.Enfim, descansou em Cristo. Hoje, gozando às bem-aventuranças eternas.
 
. O pianista Nelson Freire teve uma concussão cerebral após sofrer uma queda em sua casa, no bairro do Joá, na Zona Oeste do Rio, provocando sua morte, na madrugada de segunda-feira, primeiro de novembro aos 77 anos. A informação foi divulgada pela assessora do músico, Glória Guerra, frisando que ele morreu na hora. O corpo do pianista foi velado em uma cerimônia aberta ao público no Theatro Municipal. O sepultamento aconteceu no mausoléu da família, no município de Boa Esperança (MG) onde o pianista nasceu, deixando a música brasileira de luto.
 
GIRO PELO TWITTER...    
 
... Parabenizo o professor Francisco Freitas Filho, leitor da coluna e ex-diretor do Centro de Biociências da Universidade Federal (UFRN), que sexta-feira, 5 deste mês, festejou mais uma primavera. Desejo muitas felicidades, longevidade, sucesso, realizações, paz e saúde, juntamente com toda a sua família;
... O piloto do avião que caiu em Minas Gerais, e matou cinco pessoas, entre elas a cantora Marília Mendonça, tem ligação com o Rio Grande do Norte. Geraldo Martins Medeiros Júnior era casado com a potiguar Katarina Santiago, filha do ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Hamilton Santiago. O casal que tem dois filhos, mora em Brasília (DF);
... A Casa Publicadora da Assembleia de Deus realiza lançamento do novo Currículo de Escola Dominical. O pastor Douglas Baptista, líder da AD em Brasília (DF) e do Conselho de Educação e Cultura é o comentarista do 1º trimestre;
... A Editora Aliança apresentou a Grade curricular dos Estudos Bíblicos da Igreja de Cristo no Brasil para 2022. A Editora Aliança é liderada pelo editor-chefe e jornalista Antônio Júnior;
... O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia mobilização nacional para o Censo, efetuando testes nas 27 unidades estaduais, visando a realização do recenseamento de 2022;
... A advogada Joventina Simões já colocou no papel os princípios e metas à frente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) . A eleição será realizada agora em novembro para cumprir um mandato de três anos. Jojó tem talento  e tirocínio para exercer o cargo; 
... Uma emenda do senador Jean-Paul Prates e o apoio oficial da governadora Fátima Bezerra garantiram ao Instituto Histórico as obras de adaptação de um estacionamento rotativo. Terá, pela primeira vez, depois de mais de um século, uma renda mensal para sua manutenção.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).