Cláudia Fragoso

12/12/2021 08h49

 

QUAL A MELHOR FORMA DE AMAR?

    Será que existe a forma certa de amar? Como saber se estou sendo amada? E quando o outro não percebe o meu amor, o que fazer? Muito se especula sobre demonstrações de afeto e variadas são as percepções acerca do quanto se ama ou se é amado. Você já deve ter ouvido frases como: “Ele não te ama, nem comprou um presente de aniversário! ”; “Nunca faz um jantar para ele, não pode amar...”; “Essa sua amiga nunca está presente, não gosta de você!”

    Talvez esteja nesse momento lembrando de alguns familiares, amigos ou do seu namorado, sua esposa, etc. É comum as pessoas buscarem medir os afetos através de lentes próprias e isso pode ser um grande problema! Pode ser que você se pegue questionando o quanto é querido comparando as relações alheias: comparando seu namoro com aquele casal que vive trocando presentes ou demonstrações públicas (seja de carinho ou das famosas “declarações de amor”).

    De acordo com o autor Gary Chapman (do livro “As cinco linguagens do amor”) existem 5 principais formas de expressar o amor e cada pessoa se sente amada de uma maneira diferente. Estranho, né? Até então se imaginava que bastavam bombons e flores para uma mulher se sentir amada! Mas você deve conhecer algumas (ou até você seja assim também) que simplesmente não sentem o coração aquecer com esses mimos. E que outras situações podem sim ser muito mais significativas para elas ou para você! 

    Essas cinco linguagens são formas que todos nós temos, mas que algumas delas são imprescindíveis! Abrir mão dessas principais pode ser o maior erro dentro de uma relação! Imagine um casal que se ama, mas não consegue comunicar o seu amor um ao outro! Isso acontece porque um pode “falar” com uma língua, mas o outro só compreende outra. E aí, o que fazer diante desse impasse?

    Vamos conhecer cada uma dessas cinco linguagens. Sugiro que, à medida que for lendo cada uma, vá atribuindo estrelas (de 1 a 5) de acordo com o grau de importância para suas relações. Vale lembrar que essas 5 linguagens servem para quaisquer relações: filhos, amigos, de trabalho, conjugal, etc.

    Palavras de afirmação – essa é a linguagem daquelas pessoas que se sentem mais amadas quando escutam elogios ou expressões verbais de afeto. Frases como “Nossa, você está linda!”; “Parabéns pelo seu esforço, meu amor”; “Essa sua escolha foi muito inteligente!” fazem com que elas sorriam de ponta à ponta!

    Tempo de qualidade – para as pessoas que sentem mais o sentimento do outro através do tempo de qualidade, estar presente integralmente é fundamental. Isso significa deixar de lado o celular, a TV, as distrações e manter-se 100% presente!

    Atos de serviços – lavar a louça ou o carro, fazer uma comida especial ou simplesmente pegar um copo de água sem que se peça, são atitudes fundamentais para as pessoas com essa linguagem do amor aflorada. Elas se sentem mais amadas quando o outro realiza ações que irão lhe ajudar no dia a dia.

    Toque físico – existem pessoas que precisam, mais do que outras, estar em contato físico constante, seja beijando, abraçando ou só tocando no outro. Para elas, se não estiver em contato, sentem como se o amor estivesse morrendo.

    Presentes – há ainda aqueles que, ao ganhar presentes, sentem que são amados de verdade! Esses presentes não precisam necessariamente serem comprados, pode ser uma flor que você pegou numa casa vizinha; o importante é lembrar e levar o carinho em forma de presente!

    E então, já descobriu qual a sua forma de se sentir amado?

    O interessante é que a forma como você se sente amado tende a ser a forma como você expressa o seu amor! Tudo certo, né? Não mesmo! Essa é a maneira pela qual você consegue sentir melhor o afeto do outro, contudo, se você a expressa mais do que as demais, pode ser que o seu companheiro não se sinta amado! E agora, o que fazer?!

    Vamos parar por aqui hoje para o texto não ficar longo demais! Por enquanto, apenas identifique a sua forma de amar e fique de olho no próximo texto para saber o que fazer com essa informação, afinal, está chegando o natal e nada melhor do que expressar o seu amor da melhor forma possível:  a maneira que ele/ela se sente mais AMADO!   


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).