Claudino Leite

14/12/2021 09h34
 
MEDO E AMBIÇÃO
 
PARE E REFLITA...
“Castigarei o mundo por causa da sua maldade e os perversos, por causa da sua iniquidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos violentos” (Isaías 13:11).
 
MEDO E AMBIÇÃO
MALDITO, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos. Venham, BENDITOS de meu Pai! Recebam com herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Estas expressões foram, extraídas do famoso sermão de Jesus Cristo intitulado: “O Julgamento das Nações” (Mateus 25:31-34). No início da minha vida profissional tive um colega de trabalho que zombava da minha fé cristã, insinuando que eu seria um medroso com medo de um inferno hipotético. É provável que o inferno seja de fato uma mera invenção religiosa para amedrontar os fracos. Com medo do inferno deixam-se conduzir pela religião. Entretanto, caso haja um inferno, não exista nada mais sensato, do que considerar está hipótese. O medo do escuro infantil, mas o medo da morte é sensatez, pelo fato de que a morte de fato existe. Talvez, ele creia na existência do inferno, porém a morte é inegável, e por alguma razão misteriosa parece que ninguém é indiferente a este fato: Simplesmente deixar de existir. Sim, meu colega tinha razão eu creio no inferno e dele tenha medo. Caso a ciência tivesse uma resposta para a morte, minha religião seria descartável. A fé do cristão se entre igualmente de um forte desejo pela justiça, desejo pela bondade, desejo pelo amor, desejo pela vida. Na experiência existencial do cristão há uma sede profunda e não satisfaça. Almeja algo que nunca encontrou nesta vida, mas que também não consegue reprimir nem consegue negar. Alguma coisa o empurra para Deus: O medo da morte. Alguma coisa o atrai a Deus: A ambição pela vida. (Zuinglio de Andrade Costa, engenheiro e pastor da Igreja Presbiteriana de Cidade Satélite, em Natal (RN).
 
PINTO JÚNIOR, O MESTRE DA NOTÍCIA
Tramita na Câmara Municipal de Natal (CMN) projeto denominado “Medalha Pinto Júnior de Jornalismo”. O propósito é homenagear profissionais, individualmente ou representando instituições da sociedade, atuantes na área da Comunicação. A propositura é do vereador Pedro Gorki (PC do B). O prêmio é dedicado à memória e o papel histórico do jornalista José Alves Pinto Júnior - o Mestre da Notícia, que contribuiu de forma indelével para sociedade norte-rio-grandense com seu trabalho profícuo por mais de 20 anos. Seu legado é pautado em um jornalismo comprometido com o desenvolvimento a municipalidade e da ética. Meu amigo e colega Pinto Júnior, era diretor de o jornal Potiguar Notícias, sendo um dos nomes marcantes da história da imprensa em nosso Estado. Além de o jornal analógico, também criou o Portal Potiguar Notícias e o PTNTV, conceituados no webjornalismo com transmissões diárias. A entrega da Medalha será anualmente, em qualquer dia do mês de abril vindouro, em Sessão Solene convocada na Câmara Municipal de Natal. Ressalte-se que, Pinto Júnior era também escritor e poeta, tendo deixado um livro de poesias inédito, que servirá para posteridade. Sem dúvida, é uma homenagem tributada com muita justiça. Afinal, muito me honra em fazer parte dessa briosa equipe de o Portal do Potiguar Notícias, que coloca em relevo o noticiário, do estado do Brasil, e além fronteiras.
 
EXORTAÇÃO DO PROFETA
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” Esta exortação do profeta Isaías (Isaías 55:6) pressupõe que HÁ UM SENHOR (Deus, Criador de todas as coisas) e que, à revelia da minha vontade, haverá um tempo em que ME SERÁ TIRADA a possibilidade de encontrá-Lo. Há um Senhor? Caso haja um Senhor, conforme concebe o cristianismo, Ele transcende à sua criação, é completo em si mesmo e absoluto nos seus desígnios e poder. Independentemente de qualquer crença, por mera inteligência, constatamos as limitações dos homens, as minhas e as suas limitações. Por exemplo, que o homem nunca foi capaz de viver em paz. Até hoje nunca foi capaz de controlar a natureza: terremotos, enchentes e secas, doenças e pragas. O homem nunca foi capaz de evitar a velhice e a morte. O homem, eu e você, só encontrará sossego em Jesus Cristo. Em nós mesmos, circunscritos ao nosso saber e ao nosso poder, instigados pela soberba, só nos resta o desespero e a angústia. Angústia pelo temor do mar revolto que nos ameaça e da nossa incapacidade de dominá-lo. Enfim, descanso, sossego e paz de espírito só encontramos em Deus.
 
O AGIR DE DEUS
O Todo Poderoso vai além da compreensão humana, é divino e sobrenatural. Os planos do Senhor Jesus vão além do nosso entendimento, visto que, Ele enxerga mais adiante a situação. Não se desamine, espere em Deus e no seu plano perfeito que Ele tem para sua vida. O agir do Mestre Jesus é lindo e infalível. Deixe Deus trabalhar e confie n’Ele, pois não medirá esforços para realizar os mais lindos sonhos e promessas se cumprirem em sua vida. Deus está no controle de tudo e acalma o coração dilacerado, não permitindo que as coisas fujam do seu controle para lhe mostrar que Ele está no comando deste mundo combalido e ardente em chamas. Confie, em Deus, pois Ele está agindo ao seu favor. 
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Passei quatro anos na Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, ouvindo o meu professor de Técnica de Jornal Periódico, Woden Madruga, uma das estrelas da imprensa potiguar ensinar: “Não há jornalismo sem liberdade de expressão”. Por sinal, esse foi tema da aula da saudade ministrada pelo craque da notícia da Tribuna do Norte, aos jornalistas de1975, no Salão dos Grandes Atos da Fundação José Augusto. Pois bem, a liberdade faz medo, é verdade. Mas, amedronta os chefes. É aliada indispensável dos líderes, desde que sejam líderes e não chefes. Não há nada de mais ridículo do que um chefe de estado com medo da palavra, vivendo um pesadelo tenebroso de tentar proibi-la ao peso e estampido dos fuzis. Porém, sabem eles que a palavra é também uma espada e mais afiada, talvez do que aquelas que transpassam a cinta dos que ferem os direitos dos homens em nome do poder. Afinal, sabemos que a liberdade de expressão desse país amado e idolatrado, é garantido pela Constituição Federal promulgada em 1988.
 
JORNALISMO ANALÓGICO
Houve um tempo em que a novidade foi a grande matéria prima do jornalismo analógico. A notícia de jornal venceu o rádio e a tevê que ficaram nos seus leitos próprios, assim como o jornal soube manter seu espaço como veículo. Com o rádio, o jornal perdeu a instantaneidade e, com a tevê, as transmissões ao vivo quebraram a barreira da imagem na hora mesma em que os fatos estão acontecendo. Dessa forma, o jornal encontrou na palavra escrita o seu caminho. Com o advento da Internet, não veio só a globalização, com novidade e instantaneidade.Trouxe, notadamente,a inclusão. Todos fazem parte do sistema de comunicação. Recebem e transmitem informações, opiniões e julgamentos. O processo de formação da opinião pública deixou de ser prerrogativa dos donos dos veículos e jornalistas, e passou a abrigar, nas próprias entranhas, a presença individual e coletiva com a mesma velocidade e sua força de expressão.
 
GRANDE PONTO
O tempo passou suavemente. A vida é curta e não acreditávamos. Hoje, o Grande Ponto é como se fosse uma velha estação de trens que passam sem destino. Ainda tenho dois amigos: Júlio dono de uma cigarreira e Itaércia, minha costureira predileta que de vez em quando visito. Chego, puxo duas ou três lembranças que ainda estão guardadas na prateleira da memória, sem vida, no mar dos sargaços, e logo vou embora. Uso a desculpa de ter mandado lavar o carro. Desculpa esfarrapada. É só saudade.
 
"PÉROLAS  DO  ENTARDECER”
A “pérola de hoje é do escritor Francisco Galvão, no livro “O Cultivo Espiritual em tempos de conectividade”. “E bonito quando alguém aprende a desistir com dignidade dos sonhos que não eram seus. Aqueles sonhos que, no decurso do tempo, foram se tornando insuportáveis. Não é fácil livrar-se deles. Há muitos sonhos que não foram feitos para nós. Deveríamos todos saber a hora certa de abandoná-los. Mas, nem sempre o sabemos. Os sonhos errados robam a leveza de nossa interioridade”. (Josoniel Fonseca, pastor e advogado).
 
INSTITUTO MARANATA
A professora Ranúbia Bernardo, diretora do Instituto Maranata,
na Rua Eliane Barros, 210 - Novo Amarante, no município de São Gonçalo do Amarante (RN), informa que está com as matrículas abertas para os alunos que pretendem cursar os níveis 3 ao 8º ano. O Maranata, também oferece aulas de Inglês a partir do ensino infantil, esporte, além de um moderno laboratório para aulas práticas. Sábado, dia 18 vai realizar uma cantata natalina. Mais informações pelo (84) 99970-3738.
 FREITAS, O PRESIDENTE DINÂMICO
O presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (APUFRN), professor Francisco Freitas Filho, ex-diretor do Centro de Biociências da UFRN, informa à coluna que, a sede social da entidade voltou a funcionar a todo vapor depois da queda dos infectados do coronavírus na Praia de Pirangi do Norte. O seu maior propósito é dinamizar a programação entidade professoral.
 
PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM
O deputado estadual Jacó Jácome (PSD) realizou audiência pública sobre o Piso e Jornada de Trabalho dos Trabalhadores da Enfermagem no Rio Grande do Norte, na Assembleia Legislativa. O jovem parlamentar representou a força de trabalho da categoria na área de Saúde. “Vamos lutar por esses profissionais. Em nosso Estado, segundo o Sindicato de Enfermeiros, são mais de 40 mil trabalhadores entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. O Rio Grande do Norte conta com o registro profissional de cerca de 15 mil enfermeiros e no Brasil são mais de 2,3 milhões de trabalhadores nessa área”, revela Jacó. O parlamentar registrou ainda que em maio deste ano, um levantamento do Conselho Federal de Enfermagem mostrou um déficit de pelos menos 17 mil profissionais de saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Continuarei em meu mandato lutando pela classe os quais tem sido uns heróis, especialmente, em tempos de Pandemia. Procurarei ajudar na tramitação da matéria que trata do Plano de Cargos e Salários dos Profissionais de Saúde do Estado, que foi encaminhado pelo governo à Assembleia Legislativa”.
 
TEATRO ALBERTO MARANHÂO
Patrimônio histórico e artístico em nosso Estado, será reaberto sexta-feira, 17 de dezembro, após seis anos fechado. A confirmação é do presidente da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais com a governadora Fátima Bezerra. O teatro vai abrir suas portas desde julho de 2015, quando a Justiça mandou fechá-lo  por falta de segurança na estrutura. Para ser reaberto, o teatro passou por uma ampla reforma, custando quase R$ 100 milhões. A obra foi iniciada no governo Robinson Faria, mas depois paralisada, sendo retomada no governo Fátima Bezerra. A intervenção contempla a renovação das estruturas elétrica, hidráulica e de acessibilidade; climatização e paisagismo; reestruturação do palco e camarins; reestruturação do sistema de combate a incêndios e implementação de sistema de esgoto. Além disso, o Alberto Maranhão ganhou uma caixa cênica, o que não estava previsto no projeto original.
AYRES DE BRITO
Não faz muito tempo o ex-ministro Ayres Brito, entrevistado pela CNN, foi provocado no bom sentido, ele que é um defensor intransigente da Constituição Brasileira acima de todas as vontades e posições pessoais. A jornalista queria saber se Brito concordava com a afirmação de que o ativismo jurídico do Egrégio Supremo Tribunal Federal (STF) não estaria, indevidamente, usurpando a função de governo. Ayres Brito respondeu com a perfeição de um defensor da lei: “O STF não governa. Evita o desgoverno”.
 
COISA DE JUIZ
O professor Geraldo Batista de Araújo, da Universidade Federal do Rio do Norte (UFRN), não gostou de saber que a Justiça aprovou a realização do Carnatal este ano, permitindo aglomerações gigantescas e diante do perigo das variantes do coronavírus. Para Geraldo, desabafa laconicamente: “Resta agora saber se foi coisa de um juiz ou de um desajuizado”.
 
ACREDITE SE QUISER!
O jornalista Remo Macedo, meu colega da assessoria de imprensa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), observando a cena política brasileira desabafa: “Não se engane. O presidente Bolsonaro não morre de amores pelos evangélicos. Apenas descobriu um curral eleitoral manipulável para se manter no poder. Somente isso e nada mais”. Acredite se quiser!
 
OBITUÁRIO
.  Foi transferida para a Glória Celestial a minha querida amiga e irmã na fé, a matriarca Rita das Chagas Cavalcanti, 95 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. O seu falecimento ocorreu quinta-feira, 9 de dezembro, no Hospital Antônio Prudente da Hapvida em Natal. Ela era membro da Assembleia de Deus na Av. Presidente Bandeira, no Alecrim. Mulher de caráter ilibado, fé inabalável, e de testemunho irretorquível. Dona Rita poderia confundir as datas, não empregava o palavreado dos intelectuais, mas conhecia a história de Cristo, pois aceitou como Salvador desde a sua infância. São as características que permeavam as suas qualidades. O velório aconteceu no Centro de Velório Morada da Paz, na Av. 8, no Alecrim, e a cerimônia fúnebre foi feita pelo seu genro, pastor José Francisco de Oliveira Filho, coadjuvado pelo pastor Reginaldo Luna, ministros da Assembleia de Deus, neste Estado. Em seguida, o féretro seguiu para o cemitério Morada da Paz, no município de Extremoz, região Metropolitana de Natal, aonde foi sepultada. “O Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor! ” (Jó 1:21-22). Minhas condolências, ao pastor José Francisco, a esposa professora Randy Kely, aos netos Moisés, Moab, Miriam, e demais familiares, que choram à sua partida. Que Deus console a todos.Os seus restos mortais repousam no Campo Santo de Extremoz, até a ressurreição dos Justos.
 
. O pastor Fernando Luzitano, 56 anos, da 1ª Igreja Batista de Rio do Fogo, a 75 quilômetros de Natal cometeu suicídio na tarde terça-feira, 30 de novembro, ao pular da ponte Newton Navarro no bairro da Redinha. Segundo informações de um amigo próximo, ele teria informado a esposa que iria abastecer o carro para resolver algo em outro local, e o destino não seria a capital. Mas, desviou do destino informado e se dirigiu a ponte Newton Navarro, onde de posse de uma faca, cortou as redes de proteção e rapidamente pulou sem pensar duas vezes. O pastor vinha sofrendo de depressão e tomava vários remédios. O ocorrido está causando uma grande comoção nas redes sociais, devido o enorme carinho que muitos tinham pelo reverendo batista. Lamentamos profundamente tamanha tragédia e pedimos que Deus conforte a todos os familiares.
 
GIRO PELO TWITTER...
... Sob a liderança do professor e pastor, Rafael Jácome, procurando dinamizar sua programação  a Igreja Evangélica Emanuel Zona Norte de Natal realizou o Culto do Amigo, atraindo grande número fiéis. Participaram no louvor o cantor evangélico Mariano Sá e a Caravana LouvarRNTV;
 
... Segue estável o estado de saúde do pastor Francisco Cícero de Miranda, líder da Assembleia de Deus em Mossoró (RN), depois de ter se submetido a uma angioplastia na semana passada, para a desobstrução das artérias do coração;
 
... A Universidade Federal (UFRN) foi premiada a sexta colocada na 4ª edição do Ranking de Universidades Empreendedoras, organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior);
 
... “É desanimador! Uma coisa inconcebível! Estamos em um Estado caótico. Sem direção, sem programa, sem projeto, uma estupidez geral”, desabafa o economista Delfim Neto,  ex-ministro da Fazenda no governo  militar do General Costa e Silva, em 1967/1969). Será que ele é de esquerda ou comunista porque se expressou assim?;
 
... Depois de tantas lutas, a colega e amiga, ex-diretora Comercial de o extinto semanário “O Jornal de Natal”, Marta Alves de Oliveira concluiu com brilhantismo o curso de Serviço Social na Universidade Paulista (UNIP), no período 2021.1. Parabéns pela formatura;
 
... Os guardas da STTU, de maquininhas eletrônicas o dia nem amanhece, multam os veículos estacionados na frente dos hospitais da Unimed e da Promater. Deve ser uma doença. Os amarelinhos, sempre lépidos, nunca estão nos grandes cruzamentos nas horas de trânsito mais intenso. Eles não são treinados para auxiliar os motoristas, mas para puni-los; e
 
... O ex-governador do Estado, Geraldo Melo, enfrentando tratamento de câncer e estava internado no Hospital da Promater, tratando a enfermidade, recebeu alta e já está em casa. Os médicos acharam melhor aplicar o tratamento de Geraldo em casa. É que na Promater os casos de Covid-19 só tem aumentado.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).