Renato Moraes

22/12/2021 09h45

 

Um forte de presente para o Natal

Na semana em que comemora mais um ano de fundação, a cidade do Natal ganha um presente que sempre foi seu e de seus visitantes, com a reabertura do Forte dos Reis Magos, fortaleza em pau-a-pique na praia, construída ao lado direito da barra do Rio Grande (do Norte) para combater o tráfico do pau-brasil e proteger as costas potiguares das já esperadas incursões estrangeiras do Rio Ceará-Mirim a Baía Formosa, aponta Cascudo, em Nomes da Terra.

Com planta do padre jesuíta Gaspar de Samperes, o então Capitão-Mor de Pernambuco, Manoel de Mascarenhas Homem, começava a erguer, em 6 de janeiro de 1598, a fortaleza. Com data tão marcante, seria de estranhar que o nome escolhido para a Fortaleza dos Reis Magos fosse outro. Estaria pronto em 24 de junho do mesmo ano.

Reconstruções fazem parte de sua história, o que inclui um outro forte, definitivo, em forma de pedra-estrela, construído de 1614 a 1619, segundo Cascudo. Retomadas também. Ontem, dia 20, em 1633, a fortaleza era conquistada pelos holandeses e mudava de nome: Castelo de Keulen, em homenagem a Matthijs van Ceulen, diretor holandês sediado em Recife. Três dias antes, eles haviam celebrado o primeiro sermão luterano na Igreja Matriz. Voltou a ser brasileiro e potiguar o Forte com a expulsão dos batavos, em 1654. 

Por ali passaram prisioneiros que também pontuam a história do lugar-Brasil. Em 24 de abril de 1817, morria no cárcere do Forte dos Reis Magos André de Albuquerque Maranhão, líder do movimento que ficou conhecido como Revolução Pernambucana. Virou nome de praça em Natal, o marco zero da cidade. No dia seguinte, seu corpo seria sepultado na Igreja Matriz, em local ignorado, nos conta Cascudo.

Para os saudosistas, talvez uns poucos, talvez muitos, não haverá mais o hotel com o mesmo nome dos Santos Reis que marcou a paisagem do lugar na Avenida Circular, hoje Café Filho, com início na Praia do Meio até a Praia do Forte, construída na gestão do prefeito Sylvio Pedroza (1946-1951).

Para o visitante, talvez uns poucos, talvez muitos, a visitação ao Forte dos Reis Magos represente apenas a passagem por um lugar de história do lugar. Para os que aqui nasceram, é a própria história do lugar, talvez resumida num lugar. O Forte dos Reis, a fortaleza da história do lugar dos Santos Reis na Terra do Natal.

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).