Renato Moraes

29/12/2021 14h13
 
Ao mar, pois “há mares que vêm para o bem”
 
Última semana de um ano em que a gente teve que abrir mão de muita coisa por uma causa mais importante: nossa saúde e a saúde do nosso próximo. A situação ainda requer cuidados, mas a nossa dica é um banho de mar revigorante, daqueles que as ondas levam o que restar de tristeza. Por isso optamos por indicar uma praia mais afastada, mais longe da agitação urbana. Afinal, como diz o dito popular, “há mares que vêm para o bem” ou “água salgada, alma lavada”.
 
Caraúbas é um pedacinho de paraíso no litoral norte que ainda conserva aquele clima de tranquilidade, aquele ar de vila de pescadores, com gente hospitaleira, mar calmo e uma brisa refrescante. A praia pertence ao município de Maxaranguape e fica a cerca de 60 km de Natal. O trajeto é conhecido: seguir pela BR 101 no sentido norte e depois pegar à direita, na RN 263. 
 
É preciso um pouco de paciência, pois a partir da BR 101 a estrada não é asfaltada, sacode um pouquinho, mas compensa a viagem. Jangadas, coqueiros e falésias são parte do cenário da praia, a orla tem poucos bares de alvenaria e muitas barracas de palha, mas em todos é possível saborear um peixe fresco, com sorte pescado na hora, à vista do cliente.
 
E o visitante ainda pode optar pelo banho de mar ou de água doce. Um passeio pelo local revela a vida tranquila dos moradores, uma vida simples e cheia de charme, como a capela de Nossa Senhora da Guia, em tons de branco e azul e sua escadaria colorida.
 
Caraúbas vem do tupi cará – íba, forte, resistente. É uma árvore de casca muito amargosa, coberta de folhas amarelas, como o pau d´arco. Caraúbas também é nome de uma cidade de aproximadamente 20 mil habitantes no Oeste potiguar, a cerca de 300 km de Natal. O padroeiro é São Sebastião.
 
Caraúbas, a cidade, tem origem no século 18, numa sesmaria doada ao tenente-general Francisco de Souza Falcão. A exemplo da praia, a cidade ganhou o nome pela grande quantidade de caraúbas, que são as árvores do ipê amarelo, encontradas num afluente do rio Apodi.
Até a próxima semana! Até o próximo ano! Que 2022 seja um ano de esperança e saúde para todos. Esperança de dias melhores, esperança de um Brasil mais humano.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).