Cláudia Fragoso

02/01/2022 09h30

 

 

Para que servem os planos?

               Todo ano é a mesma coisa; quando está próximo da virada do ano, começam nos novos planos para o ano vindouro. Mas afinal, será que essas metas ajudam? Tivemos experiências recentes – de pandemia – que nos fizeram e fazem enxergar a vulnerabilidade da vida e o quão fugaz e fora do nosso controle ela é! Fico pensando quantas pessoas agora, nesse fim de ano não se cansaram dessa coisa de estabelecer objetivos e simplesmente vão optar por “deixar a vida levar”...

                Não sei se você já tinha esse hábito, de repensar o ano, a vida, deixar a mente sonhar e depois criar um plano de ação para alcançar cada um desses sonhos! Pode ser que você ache tudo isso uma grande besteira e que o bom da vida é viver sem planejar, nem pensar demais!

                Confesso que, como uma boa racional que sou, adoro fazer esse balanço, sonhar e estabelecer os meus objetivos do ano. E faço isso com muita alegria! Saber que eu tenho um “caminho” para alcançar cada um deles me deixa motivada para o ano seguinte, mesmo compreendendo que não sabemos absolutamente de nada do que vai acontecer, que precise fazer muitos ajustes na rota ou até que a vida nos coloque de cabeça para baixo. Sejam lá quais forem as intercorrências que certamente acontecerão na minha ou na sua vida, acredito que saber onde se quer chegar, nos dá uma certa calmaria e estabilidade emocional para enfrentar os desafios.

                Nunca ter realizado esse balanço da vida, nunca ter planejado o que se deseja ou mesmo pensado nos objetivos ou se permitido sonhar, pode fazer com que você deixe de conquistar tudo o que pode! E não estou falando (apenas) de recursos financeiros, mas de uma vida abundante – da graça de Deus, de amigos, de família, de lazer, viagens, momentos compartilhados, propósito, etc. Claro que você pode ter tudo isso sem planejar, mas de uma forma geral, é muito difícil conquistar sem pelo menos colocar energia para isso! Vou dar um exemplo: se você trabalha muito e a sua família é muito importante para você, como vai ter um tempo de qualidade, passar bons momentos ou até mesmo proporcionar momentos de lazer se não planejar isso antes? O planejamento envolve tempo, foco, energia, metas claras, objetivos e recursos financeiros para concretizar o que tanto se deseja!

                Nessa primeira semana de 2022 eu desejo que você QUEIRA com todas as suas forças ter uma vida PRÓSPERA! Mas que não fique apenas na vontade, que ela seja apenas o primeiro passo para lhe dar a motivação necessária a fim de que você consiga realizar seus sonhos – que eles possam ser transformados em objetivos e que eles lhe envolvam de tal forma que de tanto pensar neles, você seja atraído por essa vida de prosperidade! Aproveite e escolha uma palavra para esse ano que começa e se permita REALIZAR! Feliz 2022!

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).