Claudino Leite

04/01/2022 09h18
 
VIVENDO E APRENDENDO...
 
PARE E REFLITA...
“O céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos” (Salmo 19:1).
 
VIVENDO E APRENDENDO...
Aprendi que se aprende errando. Que crescer não significa fazer aniversário; que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouvi uma bobagem; que trabalhar não significa ganhar dinheiro; que os sonhos estão aí para serem alcançados; que a gente conquista as pessoas mostrando o que somos; que os verdadeiros amigos ficam sempre com você até o fim; que a maldade se esconde atrás de uma bela face; que não se esperam a felicidade chegar, porém se procura por ela; que quando penso que sei de tudo não aprendi nada, pois o mundo é uma eterna escola que não dá férias; que a natureza é divina, e sem dúvida, é a coisa mais bela da vida; que amar é se dar por inteiro, isto é, de corpo e alma; que um só dia pode ser mais importante do que muitos anos; que se pode conversar com as estrelas; que se pode confessar com a lua; que se pode viajar além do infinito; Que ouvir uma palavra de carinho faz bem à saúde; que dar um carinho também faz... que a sinfonia mais doce é ouvir quando uma pessoa chama você pelo próprio nome; que sonhar é preciso; que é bom ter os nossos momentos de criança; que o nosso ser é livre; que o julgamento alheio não é importante; que o que realmente importa é a paz interior; não podemos viver apenas para nós mesmos. Mil fibras nos conectam com outras pessoas, e por essas fibras nossas ações vão como cousas, e voltam para nós. Aproveite ao máximo cada instante da sua vida, pois ele é o único. Afinal, “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo coração, de toda a sua alma, de todo entendimento e de todas as suas forças” (Marcos 12:30). Cristo morreu no Calvário para salvar este mundo moribundo e agonizante. É só aceitá-Lo e segui-Lo! Este é o meu grito aqui consignado nestes dias trepidantes de janeiro para um planeta turbulento que navega sobre águas perigosas. Por fim, agradeço e retribuo as mensagens de Boas Festas e Feliz Ano Novo enviadas pelos amigos e leitores.
 
CHEGOU 2022
O ano começou com as turbinas ligadas. ...Passamos pelo distanciamento social, igrejas fechadas e muitas incertezas. Uma mudança climática fez várias vítimas ao atingir o Brasil com severas ondas de frio e chuva  e calor. As crianças ficaram sem ir à escola na maior parte do ano. Passamos por grandes desafios, que muitas vezes pensávamos que não iríamos conseguir transpô-los. 2021 foi, realmente, um ano desafiador e conturbado pela Pandemia do coronavírus.  Entretanto, não esqueçamos de que sempre que um ano acaba, uma nova porta se abre diante de nós. Nos momentos de adversidade é que tiramos grandes lições de crescimento e maturidade. Perceba, está começando um novo ciclo de experiências, de conquistas e de muito aprendizado.
 
CHAPA DE LULA E ALKMIN
Muitos amigos de esquerda tem debatido e criticado a possibilidade de uma candidatura de Lula à presidência da República tendo com vice Geraldo Alkmin. Ao meu ver, nesse momento a prioridade é tirar Jair Bolsonaro do poder e devolver um pouco de dignidade ao povo brasileiro. Para isso agir de forma estratégica é imprescindível. Desde que o mundo é mundo, alianças são necessárias para ganhar votos e assegurar conquistas. Então melhor ter um vice com alguns pontos negativos mas com abertura para dialogar com empresários e partidos de Centro e de Direita, do que correr o risco de manter um negacionosta, irresponsável e despreparado na presidência. Esse é o momento é de unir forças em prol de um bem maior. É o que revela a jornalista Tarcyla Costa, sempre atenta ao cenário político brasileiro.
 
“SOU FORASTEIRO AQUI”
“Em terra estranha estou; do reino lá do céu embaixador eu sou. Meu Rei e Salvador vos manda em seu amor, às boas-novas de perdão”. Diz a bela letra do Cantor Cristão da Igreja Batista. Pois bem, vivenciamos tempos difíceis e momentosos. Amigos de vários anos vêm rompendo laços de uma amizade fraterna por conta de suas ideologias. E o que é pior, se você falar que não concorda com governo tal, já lhe rotulam como direita ou esquerda. Quando se analisa o que está em jogo os que são amigos que brigam, se ofendem e se afastam por diferenças de opinião política. De um lado, está um amigo que pensa diferente de você. Do outro, está a sua opinião. Se você chega ao ponto de brigar com um amigo por ele ter ideias distintas das suas, isso deixa-nos evidente que você valoriza mais a sua opinião pessoal do que o amigo. Na Bíblia Sagrada, há dezenas e dezenas de preceitos que falam sobre amor ao próximo, pacificação, reconciliação, perdão, bons relacionamentos, não devolver mal com mal, abençoar quem nos amaldiçoam, orar por quem nos maltratam e por ai se vai.  À luz do Evangelho de Cristo, não há nenhuma dúvida: sua opinião sobre política partidária não vale nada em comparação aos relacionamentos de amizade e, principalmente, fraternidade. Afinal, sou forasteiro e estou aqui na Terra de passagem, visto que, célere são os dias, os meses e os anos e tudo passa rapidamente.
 
O LIVRO DE ROMANOS
Romanos é um livro de ensinamento profundo e rico. Nele, o apóstolo Paulo mostra o problema de todos os homens: “Não há justo, nem um sequer” (3:10); “...pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (3:23); “...o salário do pecado é a morte” (6:23); “...a morte passou a todos os homens, pois todos pecaram” (5:12). Mas, a mensagem é esperançosa, não pessimista. Paulo descreve o evangelho como “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (1:16). Pecadores são “justificados gratuitamente, por sua graça” (3:24). “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (5:8). “...o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (6:23).
 
 
ATIVIDADES RELIGIOSAS
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei (PL 668/21) do deputado Pastor Eurico (Patriota-PE), que garante o livre exercício do direito de culto e reconhece as atividades religiosas como serviços essenciais. Conforme a proposta, o poder público deve garantir o livre exercício do direito de culto e dos atos necessários para que se realizem. O texto considera essenciais as atividades religiosas realizadas nos templos de qualquer natureza e fora deles. A matéria ainda estipula que eventuais restrições adotadas pelo poder público devem assegurar as condições para as cerimônias, ainda que em situações de calamidade pública, de emergência, de epidemia ou de Pandemia.
 
“SHOW DA FÉ”
Por quase duas décadas o missionário R.R. Soares comandou o “Show da Fé” na Band TV, chegando a ocupar o horário nobre da programação. Mas com a contratação de Faustão, o programa novo será exibido na mesma faixa do religioso e, por isso, chegou ao fim o contrato entre o líder da Igreja Internacional da Graça de Deus com a emissora localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo (SP). Foram 18 anos de parceria, com R.R. Soares chegando a pagar quase R$ 8 milhões para manter o programa no ar. Para não deixar a emissora, o missionário chegou a negociar outros horários na grade da programação, mas não chegou a um acordo financeiro interessante. As informações são do site “Notícias da TV”.
 
DELIVERY DA SUPERAÇÃO
A Igreja Universal do Reino de Deus realizou nos dias 18 e 19 de dezembro a ação “Delivery da Superação”, parte do Projeto Help, para conscientizar os brasileiros sobre a importância de cuidar da saúde mental. Cerca de 5 mil voluntários de diversas partes do país saíram pelas ruas com bicicletas e bags de delivery, abordavam os pedestres para falar sobre saúde mental e distribuíam cartas com frases motivacionais. “Abordamos a população de uma forma diferente a fim de falar de um assunto essencial diante do aumento dos casos de depressão e ansiedade. O objetivo é oferecer apoio emocional e escuta qualificada a quem enfrenta esses problemas. Além disso promovemos o Cantinho do Desabafo”, explica o Pastor Cadu Souza, responsável pelo projeto Help em todo o País. Resultado: 100 mil pessoas foram beneficiadas em todos os estados brasileiros.
 
SÍNDROME GRIPAL
Além do sistema de saúde público, as instituições da rede privada também passam por um momento de alta demanda da população em busca de atendimento médico, causada, principalmente, pelo surto de síndrome gripal. O maior pronto-socorro privado do RN, o do Hospital Rio Grande, teve um aumento de 40% nos últimos 15 dias.  O pronto socorro do Hospital São Lucas chegou a suspender o atendimento. Há registros de aumento da demanda também no Hospital Memorial e na Prontoclínica Dr. Paulo Gurgel. O diretor do Hospital Rio Grande, médico Luiz Roberto Fonseca, dise à imprensa local que,  o número médio de atendimentos  passou de 280 para até 420 por dia, incluindo as especialidades de ortopedia, cardiologia, clínica médica e ginecologia e obstetrícia.
 
REGIÃO METROPOLITANA
Em toda a região metropolitana, desde a semana passada, o sistema de saúde apresenta mais lentidão no atendimento em razão do surto gripal. Ontem, através de uma nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) informou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município estão “operando com lotação máxima e nenhum paciente ficará sem atenção”. 
 
“A VIDA COMO ELA É”
A verdade dos tribunais chega nas ondas do rádio. É por meio do programa “A Vida como ela é...”, levando  ao ouvinte da Rádio 96 FM, as histórias reais ocorridas no Rio Grande do Norte, tendo como apresentadores o advogado Cyrus Benavides  e Tom Aráujo. O programa vai ao ar às segundas-feiras, às 9h50 horas, já conta com grande audiência. É só conferir.
 
BERILO DE CASTRO
O ex-craque do Alecrim Futebol Clube, agora médico é também escritor e está com livro novo na praça: “Compositores Inesquecíveis – Vida & Música”. São 35 nomes maiores da música popular brasileira, entre eles dois potiguares: Dosinho e Hianto de Almeida. No timaço estão Luiz Gonzaga, Capiba, Sivuca, Jackson do Pandeiro, Patativa do Assaré, Humberto Teixeira, Zé Dantas, Belchior. Todos nordestinos. Mais: Ary Barroso, Adoniram Barbosa, Ataulfo Alves, Baden Powell, Cartola, Dorival Caymmi, Herivelto Martins, Lamartine Babo, Lupicínio Rodrigues, Mário Lago, por ai. Leitura bem ritmada.  O prefácio é de Vicente Serejo.  
 
AS URNAS DE 2022
Diz a física - dois corpos não ocupam o mesmo lugar - na política também é assim: há sempre um só vencedor para cada espaço a ser conquistado. Quando as urnas de 2022 forem abertas, e contados os seus sufrágios, teremos um presidente, um governador e seu vice, um senador, oito deputados federais e vinte e quatro estaduais. Nem mais, nem menos. As disputas vão dizer quais os vencedores e o conjunto irá contar, sem segredo, a história de como tudo aconteceu.O que parece uma pobreza de caráter excessivamente resumitivo é justamente seu retrato fiel. O que fica de fora, como estruturas mobilizadoras na conquista do voto, são as démarches na construção das vitórias e fracassos.
 
FERIADÕES DE NATAL
A Prefeitura do Natal ainda não definiu se haverá a contratação de atrações pelo Poder Público para o Carnaval de 2022. No entanto, o prefeito Álvaro Dias já se antecipou e decretou o ponto facultativo para o período de festas do ano que vem. As datas dos feriados previstos para o ano que vem foram publicadas (28), na edição do Diário Oficial do Município, de terça-feira, 28 de dezembro 2021. Segundo o publicado, o município terá ponto facultativo nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março (até às 14 horas), para o período de Carnaval. Ainda na publicação, a Prefeitura do Natal confirmou pontos facultativos também para o Dia de São Pedro (29 de junho, uma quarta-feira), e o Dia do Servidor Público, comemorado dia 28 de outubro (uma sexta-feira). No calendário listado para 2022, os natalenses terão quatro "feriadões": Paixão de Cristo (15 de abril, uma sexta-feira), Independência do Brasil (7 de setembro, uma segunda-feira), Culto Público aos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu (3 de outubro, uma segunda-feira), e Dia de Nossa Senhora da Apresentação (21 de novembro, uma segunda-feira). 
 
OBITUÁRIO...
. Morreu aos 86 anos, Dorval Rodrigues, um dos grandes ídolos do Santos Futebol Clube, domingo, 26, de dezembro, vítima de insuficiência respiratória e pulmonar. Ele estava internado na Casa de Saúde de Santos (SP). Segundo nota publicada no site do clube santista, a informação da morte foi confirmada pela sobrinha do ex-jogador que o acompanhava. Nascido em Porto Alegre, em 26 de fevereiro de 1935, Dorval chegou ao Santos em 1957, sendo considerado, pela imprensa esportiva o melhor ponta-direita da história do Clube. Nos anos 1960 formou o Ataque dos Sonhos, ao lado Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Entre suas conquistas, estão o bicampeonato da Libertadores e o bi mundial de 62 e 63, os brasileiros de 61, 62, 63, 64 e 65, e os paulistas de 58, 60, 61, 62, 64 e 65. Fez 612 jogos com a camisa do Santos, a quinta maior participação entre todos os jogadores, e marcou 194 gols, sendo o sexto maior artilheiro da história do Peixe.
 
. Faleceu terça-feira, 28 de dezembro, a vice-prefeita do município de Coronel Ezequiel, Irma Dias (PSDB), 40 anos, vítima de pancreatite aguda. Deixa esposo e um filho de 3 anos. Irma era natura de Cuité (PB). Através de nota divulgada nas redes sociais, a prefeitura lamentou a morte da vice-prefeita, “ressaltando que seu exemplo de dedicação e esforço ficará como lembrança para todos, especialmente, no exercício de ética profissional”. Irma deixa um legado de trabalho, luta e amizades”, complementa a nota. Além de ser vice-prefeita, Irma Dias era atual secretária de Educação e Cultura do município. O sepultamento ocorreu no Cemitério Público da Cidade de Coronel Ezequiel.
 
. O jornalista, escritor e editor José Maria Rabelo, fundador do jornal "Binômio", morreu aos 93 anos, em Belo Horizonte (MG), quarta-feira, 29 de dezembro, vítima de falência múltipla dos órgãos. Nasceu na cidade mineira de Campos Gerais, Rabelo foi caracterizado pelo sarcasmo, pela contestação e pelo bom humor, "Binômio: Sombra e Água Fresca", criado em parceria com Euro Arantes, é considerado um dos pioneiros da imprensa alternativa no Brasil. O semanário foi publicado entre 1952 e 1964, ano do golpe militar. O título do jornal era uma provocação ao então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitscheck (1951 a 1955), que, à época, lançou o plano "Binômio: Energia e Transporte". Por suas atividades no jornalismo e na política, Rabelo foi exilado durante a ditadura militar, na Bolívia, onde atuou nos principais jornais de La Paz; no Chile, onde criou uma rede de livrarias especializada em Ciências Sociais; e na França. Em Paris, dirigiu uma livraria de línguas espanhola e portuguesa. Ao retornar para o Brasil, em 1979, assumiu a direção do semanário "O Pasquim" e da revista "Cadernos do Terceiro Mundo", segundo informações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. Rabelo presidiu o Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Minas Gerais, durante 18 anos, e foi vice-presidente do Banco do Estado do Rio de Janeiro, nos dois governos de Leonel Brizola (1983 a 1987 e 1991 a 1994). É autor de vários, entre eles: “Diáspora – Os longos caminho de exílio”, entre outros. Viúvo, Rabelo deixa seis filhos.
 
. A escritora Lya Luft morreu na manhã desta quinta-feira, 30 de dezembro, em sua casa em Porto Alegre (RS), aos 83 anos, vítima de um câncer.  Diagnosticada em maio com um melanoma, um tipo agressivo de câncer de pele que já havia produzido metástase, a autora de Pensar É Transgredir foi liberada no dia 21 para ficar em casa com a família, como informou o jornal Zero Hora de Porto Alegre. Nascida em Santa Cruz do Sul em 1938, Lya Luft estreou na ficção em 1964 com Canções de Limiar. Ao longo de sua trajetória, publicou mais de 30 livros e traduziu para o português clássicos universais de autores como Hermann Hesse, Rainer Maria Rilke e Virginia Woolf. "Lya era escritora de uma sensibilidade enorme. O corpo da escritora foi velado em uma cerimônia restrita à família e amigos. Lya Luft deixa o marido Vicente de Britto Pereira, os filhos Susana e Pedro e sete netos e netas.
 
. É com grande tristeza que a população do município de Encanto, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte recebeu a notícia do falecimento do vice-prefeito, Wagner Rêgo (DEM), cunhado do prefeito Alberone Neri (DEM) e irmão da primeira-dama e vereadora, Yria Rêgo. Wagner é reconhecido pelo grande coração e serviços prestados a todos os encantensenses. Internado em Natal, na madrugada de 30, de dezembro, ele teve uma parada cardíaca, foi entubado, mas infelizmente não resistiu.Deus console os familiares e amigos nesse momento difícil.
 
 
GIRO PELO TWITTER... 
... Medida Provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro eleva o salário mínimo de R$ 1.100, para R$ 1.212 reais;
 
... O pastor Claudionor Machado Bezerril assume nesta terça-feira, 4 de janeiro, a direção da congregação da Assembleia de Deus de Jardim Aeroporto, campo eclesiástico assembleiano de Parnamirim, com todas as pompas que manda o figurino;
 
... O estado de saúde do meu amigo, médico Isac Mário Araújo da Cunha, que estava internado na UTI do Hospital Rio Grande de Natal é estável depois de ser acometido de um infarto no miocárdio na última quarta-feira, 29 de dezembro último. Recebeu alta hospitalar e já encontra-se em casa, para glória de Deus.
 
... José Claudino Leite, presbítero do Templo Central da Igreja Assembleia de Deus, no Alecrim, e antigo servidor do Ministério da Saúde, meu inesquecível pai é nome de rua no bairro de Lagoa Nova de Natal. A proposição foi do falecido vereador evangélico Epitácio Nunes, e a lei foi assinada pelo saudoso prefeito Marcos Formiga, nosso vizinho do Tirol;
 
... Parabenizo ao cantor sacro Mário Xavier da Cunha, do Templo Central da Assembleia de Deus, no Alecrim, que quinta-feira, 29 de dezembro completou mais um ciclo de vida. Mário está conjugando esforços para o lançamento do seu primeiro CD. Desejo-lhe vida abundante e as bênçãos de Deus. Leia e medite no Salmo 90;
 
... O coro de parabéns pra você foi cantado para a matriarca e irmã em Cristo, Iracema Costa, membro da Assembleia de Deus em Neópolis, que quarta-feira, 29 dezembro, amanheceu de idade nova, recebendo os mimos dos familiares e congratulações da irmandade cristã. Para seu deleite espiritual leia e medite no Salmo 121; e
 
... O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), pretende ser reeleito e continuar, na próxima Legislatura, à frente do Parlamento estadual. Isso nega especulações segundo as quais Ezequiel poderia ser a alternativa da oposição para uma candidatura ao governo do Estado.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).