Claudino Leite

11/01/2022 09h15
 
LUZ E VIDA
 
PARE E REFLITA...
“Falando novamente ao povo, Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12).
 
LUZ E VIDA
Jesus afirma no evangelho de João (12: 46): “Eu vim como luz para brilhar neste mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça na escuridão”. Simultaneamente, o Mestre da Galileia proclamava as boas novas, muitas pessoas que tiveram o privilégio de ouvir a sua voz melíflua endureceram o coração. Outra parte aceitou a mensagem de Jesus de coração aberto, de modo que desfrutou de mudança de vida. Trazendo para a realidade atual, quando alguém experimenta essa mudança, dá um passo importante rumo à vida eterna. Mudança que somente ocorre por meio da luz que ilumina o mundo, aquela que abre os olhos das pessoas e as faz enxergar um novo horizonte, que é a salvação por meio do sacrifício do Senhor Jesus Cristo. À medida em que se trilha por esse novo caminho, vai se conhecendo mais sobre o amor de Deus. No ritmo em que ocorre a aproximação do Senhor Jesus, ao mesmo tempo, há um distanciamento das coisas desse mundo de escuridão, e a vida eterna vai se tornando uma realidade presente. O arrependimento por se viver uma vida sem regra, sem limites e sem direção, representa um passo decisivo de separação das coisas oferecidas pelo mundo, quando ainda não se conhece Deus. Porém, quando uma pessoa toma a decisão de seguir Jesus Cristo, como luz do mundo, ela passa a contemplar uma esperança futura e a tomar posse, cada vez mais, em relação à vida eterna. Uma nova vida, em sintonia com o evangelho de Jesus, nada tem a ver com os prazeres e deleites do mundo, como prostituição, dependência das drogas e das bebidas alcoólicas e muito menos com a marginalização. Para que seus pecados fossem perdoados, um dia Deus enviou seu filho Jesus, como luz resplandecente. Em obediência ao Pai Celestial, Ele veio pela humanidade e deu a vida na cruz do calvário, onde derramou o sangue em favor da salvação de todos os pecadores. Ressuscitou ao terceiro dia e venceu a morte. Se você vive uma vida marcada pela tristeza, pela dor e pela angústia, mas quer mudar, nesse Ano Novo chegou a hora de romper com tudo isso e tomar uma decisão definitiva. Dê um passo em direção à luz. Arrependa-se dos seus pecados e aceitem Jesus como Senhor e Salvador e serás uma criatura feliz para sempre.
 
APRECIAÇÃO DA OBRA
Sobre o meu segundo livro publicado na Academia Norte-rio-grandense de Letras: “Crônicas, Memórias, Fatos e Reflexões",a minha querida sobrinha, a pedagoga, Márcia Cristina, professora coordenadora da Universidade de Mackenzie de São Paulo e pesquisadora da Universidade Federal do Estado do Ceará, assim se expressou: “Ao debruçar-me sobre esta obra, percebi que o autor, José Claudino Leite Filho, se revela de forma autêntica e original. Isto porque, quem o conhece, consegue apreendê-lo em sua jornada escriturística quando constrói seu discurso e se constitui jornalista, numa temporalidade em que passado, presente e futuro se fundem. Características de um bom jornalista como profissional observador, historiador, reflexivo, e ao mesmo tempo, curioso e inquieto, são, evidenciadas em suas Crônicas e Memórias, denotando um único e sublime propósito: o genuíno Evangelho transcende os tempos e nos traz esperança!".Professora doutora, Márcia Cristina Dantas Leite Braz. Sobrinha do autor. Este mau rabiscador, agradece, penhoradamente, pelas palavras elogiosas de Márcia Cristina, as quais me deixaram embasbacado.
 
IDEIAS E POSIÇÕES
Não vou me envolver em alterações e querelas defendendo ideias e posições. Gostaria apenas de poder amar profundamente a todos e por todos ser amado. Ratifico com algumas pequenas alterações que, no meu caso particular, julgo necessárias: Não pretendo discutir, jamais, sobre religião, política, preferências pessoais, futebol, gosto e cor. Desejo amar a todos sem preconceito ou distinção e, se possível, gostaria de ser amado da mesma maneira. Decano no jornalismo, vi bem de perto o bem e o mal, os bons e os maus, a magnanimidade dos vitoriosos e a mesquinhez dos que apenas vencem. Ouvi o sim e o não, o gesto e o silêncio; senti o abraço e o desprezo, sem nunca duvidar que o ser humano é assim. Mereci o intenso desafio de conviver com alguns espíritos geniais e de saber suportar a mediocridade, notadamente a enfatiotada e notável, nos colarinhos duros da prepotência. Afinal, a vida segue.
 
EM 2022
Precisamos mudar. Sim, pois todo ano é a mesma coisa: todo mundo deseja que o próximo ano seja de sonhos realizados. Muitos fazem lista de planos, fazem rituais e outros fazem um balanço dos 365 dias que se foram. O propósito para ter um ano diferente é sempre bem-vinda, porém só isso funciona?  Na verdade, para que os dias sejam melhores, é preciso agir de modo diferente, é mister ser diferente. E, para agir diferente. Por fim, o seu interior definirá suas atitudes e elas serão responsáveis pelos novos  365 dias, os quais vivenciaremos. Posto isto, que tal dar a si mesmo essa chance de mudar, de ser diferente? Enfim, nada como um início de um ano para ser uma nova pessoa.
 
ELEIÇÃO GERAL
Um Ano Novo nos espera e com ele a esperança se renova. 2022, um novo ano mais especial - ano de eleição geral - que vai depender da nossa capacidade de fazer acontecer. No terceiro milênio não dá mais para esperar por um novo “Salvador da Pátria”, mas da responsabilidade de cada cidadão, eleitor, contribuinte; de toda a sociedade.
 
A BÍBLIA MANUSCRITA
Acaba de ser lançada oficialmente em todas as capitais do Brasil. A obra é uma iniciativa da Unigrejas. O lançamento ocorreu no dia 7 de dezembro do ano passado. Diversas lideranças evangélicas se reuniram no Memorial das Doze Tribos de Israel, situado no Jardim Bíblico do Templo de Salomão da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) na capital paulista. O evento cristão contou com as presenças do Bispo do Edir Macedo a IURD e do Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Presidente de Honra da Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB). A cópia do Livro Sagrado será produzida de modo colaborativo por mais de 30 mil pessoas de todo país. Cada uma transcreverá pelo menos um versículo da Santa Bíblia, segundo o Bispo Eduardo Bravo, presidente das Unigrejas, em entrevista concedida à grande imprensa.
 
 
GÊNESIS
A novela Gênesis foi um sucesso na TV Record e nas redes sociais com cenas que retrataram o início da história da Humanidade.  A obra contou com mais de 250 atores, oito cidades cinematográficas e 25 mil peças de figurino. Agora, trechos dessa grandiosa produção fazem parte da série A Bíblia, que é um compilado de episódios de diferentes novelas da emissora. A seleção das cenas é feita a partir dos acontecimentos do Livro Sagrado e o material é exibido em ordem cronológica. Além da Gênesis, a nova série apresenta fragmentos de Os Dez Mandamentos e a Terra Pometida.
 
 
OPINIÃO DO EVANGELISTA
O evangelista americano, Franklin Graham não acredita que o implante de microchip com o “passaporte de vacina” desenvolvido por uma empresa sueca seja a marca da besta descrita na Bíblia, mas alerta para o que tal tecnologia pode levar no futuro. O microchip, criado pela empresa de tecnologia Dsruptive Subdermals, pode armazenar vários dados acessíveis através de smartphones e outros dispositivos. Milhares de pessoas na Suécia tiveram chips implantados em suas mãos . Alguns especularam nas redes sociais que se esses microchips poderiam ser a “marca da besta” descrita no livro do Apocalipse.
 
FIM DOS TEMPOS
A Bíblia diz que no fim dos tempos haverá um sistema mundial em Apocalipse 13: 16-17: “Também faz com que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, sejam marcados na mão direita ou na testa, de modo que ninguém possa comprar ou vender a menos que tenha a marca. “Neste momento, uma empresa sueca desenvolveu um chip de “passaporte de vacina” que é implantado sob a pele e pode ser escaneado. Pode ser necessário entrar em restaurantes ou empresas, voar comercialmente, etc.”, continuou. “Pessoalmente, não acho que esse chip em particular seja a marca da qual a Bíblia fala, porém faz você se perguntar o quão próximos podemos estar.” “Se um chip escaneável sob a pele pode conter informações sobre a vacina, adicionar outras informações pessoais e dados financeiros pode ser um passo adiante. Isso pode parecer assustador; Mas as pessoas que colocaram sua fé em Deus e em Seu Filho, Jesus Cristo, não precisam ter medo. Não devemos viver com medo. Deus nos disse o que viria em Sua Palavra. Certifique-se de que seu nome esteja escrito no Livro da Vida do Cordeiro, arrependendo-se de seus pecados e colocando sua fé e confiança em Jesus Cristo”, completou. (Fonte: JM Notícia).
 
IGREJA DO AVIVAMENTO
Vem realizando um louvável trabalho de ação social, além de pregar a mensagem do Evangelho. Há cerca de 10 anos surgiu a Igreja Missionaria do Avivamento em Ji-Paraná (Rondônia). A denominação foi fundada pelo pastor Marcelo Rodrigues, e tem se destacado pelo grande trabalho social prestado no estado de Rondônia. A instituição religiosa promove ajuda assistencial a centenas de famílias em diversas áreas. Através da Associação Carisma e Ação, promovida pela igreja, milhares de pessoas já foram alcançadas. Somente no ano de 2021, mais de 6 mil famílias foram abençoadas pelo projeto. Entre as ajudas, estão doações de cestas básicas, e até construção de casas e pagamento de aluguéis de viúvas sem renda fixa. Também são disponibilizados carros para levarem os doentes aos hospitais. O trabalho social da Igreja Missionaria do Avivamento é uma das prioridades do ministério, com pastores disponíveis 24 horas para ajudarem à população carente. Além disso, a instituição também conta com uma van e um ônibus para levar os fiéis aos cultos. Sem dúvida, é uma ação digna de aplausos.
  
FIÉIS DO LUCRO
Se você é um empresário em dificuldades, tome nota. Há, no Brasil, um grupo de homens de negócios que tem uma receita bastante heterodoxa a fim de encontrar o caminho da prosperidade: aceitar a Palavra de Deus. Os menos religiosos vão achar estranha essa mescla pragmática de fé e capitalismo. O grupo é grande, unido e rico. Ele se reúne sob a bandeira da Associação dos Homens de Negócio do Evangelho Pleno (ADHONEP). É mais uma forma encontrada da pregação do Evangelho.Em Natal, sob a presidência de Hermany Soares, ADHONEP se reúne às quintas-feiras, em auditórios confortáveis de hotéis luxuosos da cidade.
 
O QUE É H3N2?
Segundo os médicos infectologistas, com os quais eu conversei o que é a H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, responsável pela gripe comum. Os sintomas clássicos da gripe sazonal são febre súbita, tosse (geralmente seca), dor de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode ser forte e durar duas ou mais semanas, enchendo hospitais públicos e a rede hospitalar privada.
 
SALOMÃO
O sábio Salomão procurou a felicidade na bebida, na riqueza, no prazer e na fama. Ao final, descobriu que tudo isso não passava de vaidade. A palavra "vaidade" significa "correr atrás do vento". Tem cor, mas não conteúdo. Tem aparência, mas não consistência. Tem movimento, mas não permanência. O sentido da vida está no temor a DEUS. Somente em DEUS encontramos razão na nossa vida. Somente na SUA presença há plenitude de alegria!
 
VICENTE SEREJO
Em sua coluna diária no matutino Tribuna do Norte: “No repórter, ouvir e olhar ou olhar e ouvir, qualquer que seja a ordem, não importa. Ele carrega sempre, no silêncio expectante, um jeito discreto de desconfiar. Não é que a verdade fuja todas as vezes, mas é sempre melhor não tirar os olhos e os ouvidos no exercício da observação. Principalmente se a contradição acende sua luz e fica ali, iluminando as palavras. A certeza absoluta não é boa conselheira se olhar e ouvir é sua forma de descoberta”.
 
CONCURSOS PÚBLICOS
Os candidatos devem se preparar para grandes concursos públicos previstos para 2022. A expectativa é a de que, com o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2022 aprovado, as principais áreas do serviço público, como administrativa, fiscal, saúde, militar, policial e tribunais, abram milhares de vagas para todas as esferas políticas. No texto aprovado estão previstas 33.208 vagas para concursos públicos em 2022, sendo 4.263 delas a partir da criação de novos concursos e 28.945 para provimento (chamada de aprovados em concursos que estão abertos ou a partir de novos concursos). Por exemplo, carreiras fiscais, o concurso para a Receita Federal é o mais aguardado. Há mais de 22.000 vacâncias existentes no quadro de pessoal da Receita Federal, segundo o próprio órgão. Em 2020, foram solicitadas aberturas para 3.360 novas vagas, mas sem respostas do governo federal. 
  
OBITUÁRIO...
. Faleceu, terça-feira, 4 de janeiro, o presbítero Paulo Eduardo de Lima, 60 anos, vítima de  Covid-19.  Homem de fé, dedicado à Obra de Deus foi apresentador dos programas setoriais da Rádio Nordeste Evangélica FM  92.5, por mais de 10 anos.
 
.  Morreu, sexta-feira, 7 de janeiro em Natal, o ex-técnico de futebol Pedrinho Albuquerque, 67 anos, vítima de câncer na face. Pedrinho fez história ao comandar o título estadual do Corinthians, da cidade de Caicó (RN), em 2001, o primeiro de um clube do interior do estado. Trabalhou ainda no ABC, Alecrim, Potyguar de Currais Novos, Santa Cruz-RN, Globo FC e Potiguar de Mossoró, seu último clube, em 2017. Ainda comandou Treze, Botafogo, Sousa equipes do Estado da Paraíba.
  
. O ator Sidney Poitier, primeiro negro a ganhar o Oscar de melhor ator por sua atuação em Uma Vez nas Sombras (1963), morreu sexta-feira ,7 de janeiro, aos 94 anos. A notícia foi divulgada pela imprensa britânica, mas não foi divulgada a causa da morte. Poitier também ficou conhecido pelos filmes: Adivinhe Quem Vem Para Jantar e No Calor da Noite, nos quais teve atuação marcante. Ele ajudou a organizar a famosa marcha em Washington, em 1964, quando Martin Luther King, que fez o discurso que eternizou a frase: "Eu tenho um sonho".
 
 
. Partiu para a eternidade sábado, 8 de dezembro, o professor e pastor Cornélio Silvestre de Lima, 88 anos, vítima de insuficiência respiratória e pulmonar. Iniciou sua vida cristã nos anos 60, na Primeira Igreja Presbiteriana Independente em Natal, em seguida transferiu-se para Assembleia de Deus, aonde dirigiu com zelo e dedicação várias congregações da igreja em Natal.
 
 
. Encantou-se na Glória Celeste, sábado, 8 de dezembro, o pastor da Assembleia de Deus, neste Estado, Francisco Paulo, 102 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. O reverendo pentecostal  foi coordenador de vários campos eclesiásticos do Rio Grande do Norte, prestando um trabalho relevante à Obra de Deus.
 
GIRO PELO TWITTER...
... O meu saudoso amigo e ex-presidente da Assembleia de Deus, neste Estado, pastor Raimundo João de Santana é nome de rua na cidade de Caicó, região do Seridó, por proposição do vereador evangélico Renato Saldanha de Souza, pelos relevantes serviços prestados na pregação do Evangelho  durante 11 anos naquela cidade seridoense;
 
... Parabenizo a minha concunhada  Monalisa  Kelly Silva dos Santos, que quarta-feira, 5 de janeiro festejou mais ano de vida, sendo bem cumprimentada pelos familiares e amigos. Com fé em Deus e na sua graça desejo-lhe que seus dias sejam recheados de saúde e bênçãos de Deus;
 
...  Felicitamos ao pastor Vladimir Caldas de Lima, leitor da coluna, que dia 6 de janeiro amanheceu de idade nova, indo comemorar a data na cidade de Gravatá, no Estado de Pernambuco, ao lado da sua querida esposa Nereuda. Almejo que seus dias sejam abundantes com as bênçãos concedidas pelo Pai Celestial. Forte abraço;
 
... O ex-governador Geraldo Melo voltou para a casa de Renata, sua filha, depois de um período no Hospital São Lucas. Repousa, cumpre a orientação médica, mas sem receber visitas; 
 
... A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta contra o perigo do Ômicron e os revellions explodindo aqui no Brasil;
 
... A discussão sobre vacina para criança, que movimenta setores da inteligência nacional, tem enorme defasagem: 204 anos. Antes de retornar para Portugal, deixando seu filho, o nosso D. Pedro I, Dom João VI, em 1817, criou a Junta Vacínica para conter a varíola, que matou seu irmão, Miguel;
 
... É incrível que, no ano do bicentenário, ainda existam pessoas empenhadas em manter esse tipo de discussão; e
 
... O mercado imobiliário de Londres acaba de provar que a celebridade literária pode gerar bons negócios, ao contrário do que pensa o capitalista bocó: a rua onde Oscar Wilde viveu e escreveu o livro ‘O Retrato de Dorian Gray’ é hoje o endereço mais caro de toda a Inglaterra. 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).