Claudino Leite

15/02/2022 09h36
 
PARE E RERFLITA...
Disse Jesus a seus discípulos:“O ladrão vem somente  para roubar, matar, e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenha em abundância” (João 10:10).
 
O SENTIDO DA VIDA
As pessoas indagam: Por que estamos aqui? Será que a minha vida tem finalidade?  A vida revela uma forma totalmente diferente do que queremos para nós. Vivemos de uma maneira em que sempre estamos sentindo falta de algo. Há uma insatisfação generalizada em nossa forma de viver. Muitos desejariam ter nascido em outro lar. Sempre sentimos que falta algo em nossa vida para sermos completamente felizes. Desejamos sempre o que é do outro, como o seu trabalho, o seu salário. A vida é cheia de altos e baixos. Vivemos administrando contas, dívidas, casa, igreja, trabalho e, quando achamos que estamos bem, logo surge um problema que nos tira a paz: um filho com comportamento inadequado, um problema na igreja ou até mesmo uma doença. Algo que poderia ser resolvido facilmente acaba tirando o nosso sono e a nossa paz. Que valor tem a vida? Talvez, o valor de uma casa, que é facilmente roubada; quiçá, o de um carro ou de uma moto, de uma bicicleta, de um celular, até mesmo de um tênis. Talvez, a vida não valha nada nas mãos de um jovem, de uma criança com um revólver em suas mãos que, sem qualquer ressentimento ou sentimento, tira a vida de um filho, de uma filha, de um pai, de uma mãe.
 
 
O QUE FAZER?
Pela falta de educação, de saúde, de segurança de uma política de distribuição de renda, pela falta de esperança. Como vamos frutificar diante de tantos problemas sociais e de violência? O que vamos fazer? Esta é a vida como ela é. Creio que o cristão verdadeiro, que vive e, portanto, compreende a sua fé como um dom, que abraça a verdade revelada e encara a vida como o sumo bem que possui em suas mãos, tenta naturalmente evangelizar, por entender que estamos predestinados à salvação e que devemos compartilhar a fé em Cristo Jesus em obediência ao mandamento do Senhor Jesus: “Sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo” (Atos 1:8). Então, todos nós, povo de Deus, devemos buscar anunciar o evangelho com palavras e testemunho em meio a tanta violência, mentiras, desigualdades, pois “nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vós amardes uns aos outros” (João 13:35). Mas, sem perder de vista a conversão e a transformação diante da violência e da destruição. Afinal, a vitória do cristão é a vida eterna. É o povir. Jesus disse: “Porque Eu vivo, vós vivereis, - “A vida de qualquer criatura, não consiste na abundancia do que possui”. (Lucas 12:15).
 
 
O ENSINO DE DEUS
Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a convivência.  Às vezes, usa a raiva, para que possamos compreender o infinito valor da paz. Outras vezes usa o tédio, quando quer nos mostrar a importância da aventura e do abandono.  O Mestre costuma usar o silencio para nos ensinar sobre a responsabilidade do que dizemos. Às vezes, usa o cansaço, a fim de que possamos compreender o valor do despertar. Em outra ocasião, usa a enfermidade, quando quer nos mostrar a importância da saúde. Ele costuma usar o fogo para nos ensinar acerca da água. Em outras oportunidades, usa a terra, para que possamos compreender o valor do ar. E outras vezes, usa a morte, quando quer nos mostrar a importância, visto que tudo está sob o seu controle.
 
 
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Passei quatro anos na Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, ouvindo o meu professor de Técnica de Jornal Periódico, Woden Madruga, uma das estrelas da imprensa potiguar ensinar: “Não há jornalismo sem liberdade de expressão”. Por sinal, esse foi tema da aula da saudade ministrada pelo craque da notícia da Tribuna do Norte, aos jornalistas de1975, no Salão dos Grandes Atos da Fundação José Augusto. Pois bem, a liberdade faz medo, é verdade. Mas, amedronta os chefes. É aliada indispensável dos líderes, desde que sejam líderes e não chefes. Não há nada de mais ridículo do que um chefe de estado com medo da palavra, vivendo um pesadelo tenebroso de tentar proibí-la ao peso e estampido dos fuzis. Porém, sabem eles que a palavra é também uma espada e mais afiada, talvez do que aquelas que transpassam a cinta dos que ferem os direitos dos homens em nome do poder. Afinal, sabemos que a liberdade de expressão desse país amado e idolatrado, é garantido pela Constituição Federal promulgada em 1988.
 
 
DÚVIDAS EXISTENCIAIS
Sou um homem comum em dúvidas existenciais pela chegada da terceira idade, tempo suficiente para uma alma cansada. Avessa a badalações e isolada das confrarias por decreto de si mesmo. As oscilações de comportamento indicam o sentimento natural do medo, não do destino, pela fé em Deus. Não jugo subterfúgios e eufeminismo no lixo em nome da confiança dos meus poucos leitores, que acompanham meu teclar semanal da coluna. As tristezas da vida me fez crer em Deus, o verdadeiro Senhor de todas as sentenças e abrigo dos humildes. A mão poderosa que salva o afogado, iguala classes sociais, além de não discriminar as pessoas. É o Criador, que permite a perpetuação civilizatória, no declarar o fim. Com Deus, dialogo sem intermediários. Sou gratificado pelo raiar da aurora, pela beleza das flores com o seu perfume que exala, pelo dom da vida e o segredo do viver. Mesmo que a borrasca e as intempéries da vida queiram me sufocar estou ancorado pelo Supremo Pastor, quando Ele me diz: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmo 23:4). Isso me leva incólume ao porto-seguro.
   
ISRAEL EM CANGUARETAMA
Em cerimônia bem concorrida o presidente da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (IEADERN), pastor Martim Alves da Silva, deu posse ao pastor Israel Caldas Sobrinho, como novo dirigente Assembleia de Deus de Canguaretama, região Intermediária do Estado, a 77 quilômetros de Natal, na noite de quinta-feira, 10 de fevereiro último. O ministro evangélico recebeu a Bíblia Sagrada, representando os destinos espirituais e administrativos da Igreja Pentecostal, substituindo ao reverendo Miguel Adelino, que completou mais de 80 anos de idade, depois de prestar relevantes à Obra de Deus,sendo jubilado. Ressalte-se que, Caldas Sobrinho depois que foi para a reserva remunerada da Marinha Brasileira, tem se dedicado ao ministério eclesiástico com zelo e dedicação, levando muitas almas aos pés de Cristo. Desejo que sua administração seja abençoada e profícua para engrandecer o Reino dos Céus.
 
 
DESABAFO DE MALAFAIA
O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, no Rio de Janeiro (RJ), postou em suas redes sociais que o modelo Rodrigo Malafaia não é seu sobrinho. O nome do modelo tomou conta dos noticiários nos últimos dias por conta de seu casamento com o ex-The Voice Brasil Leandro Bueno. Rodrigo declarou que nenhum parente compareceu à cerimônia ocorrida na sexta-feira, 4 de fevereiro passado. Por meio do Twitter, Silas Malafaia disse que não possui “nem um sobrinho que casou com outro homem .Ter o meu nome não significa ser da minha família”. O pastor pentecostal, é um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro. Evangélico ferrenho, Silas é defensor da “cura gay” e é contra a união homoafetiva.
 
 
PRINCÍPIOS CRISTÃOS
O ex-juiz e pré-candidato do Podemos à Presidência da República, Sergio Moro, lançou a “Carta de Princípios para os Cristãos”, onde assume 14 compromissos com a comunidade cristã do país, entre católicos e evangélicos. O documento diz que contém elencado “verdadeiros compromissos com os quais sempre pautaremos a nossa conduta junto à comunidade cristã do Brasil”. Entre os temas tem questões bastante importantes politicamente para este grupo da sociedade: o aborto, a sexualização precoce de crianças, tráfico de drogas, ressocialização de presos e outros. Acerca do aborto, o documento diz: “Defenderemos a não ampliação da legislação em relação ao aborto e faremos a defesa da preservação da vida humana em todas as suas manifestações, conforme lei brasileira em vigor”. Sobre união entre pessoas do mesmo sexo – já autorizadas no país, Moro diz defender as “preferências afetivas e sexuais de cada indivíduo”, e que o “Estado deve evitar ao máximo invadir a esfera da liberdade privada, assim como deve preservar as crianças e adolescentes da sexualização precoce”.
 
 
BOLSONARO NA RÚSSIA
Segundo o Correio Brasiliense o governo da Rússia pediu que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua comitiva se submetam a um rígido controle sanitário para se aproximar do presidente russo, Vladimir Putin, durante viagem oficial a Moscou, marcada para essa semana. De acordo com as orientações enviadas pelo Kremlin ao governo brasileiro, às quais a BBC News Brasil teve acesso, Bolsonaro e os membros da comitiva que se aproximarão de Putin teriam que fazer exames até cinco exames do tipo PCR para detecção de Covid-19. Um deles seria feito entre três e quatro horas antes do encontro com o presidente russo. Procurados, nem o Itamaraty e nem o Palácio do Planalto responderam se Bolsonaro vai acatar o pedido.
 
 
PODER DO LIVRO
Segundo o grande tribuno romano Cícero: “Uma casa sem livros, é como um corpo sem alma”. Realmente, os livros são importantíssimos, para o nosso bem e progresso. Contêm a história da humanidade, suas descobertas, a sabedoria e a experiência acumuladas durante séculos; amparam-nos na desgraça; consolam-nos na tristeza e no sofrimento; fazem nossas horas de tédio, horas de delícia espiritual; enchem nosso espírito de ideias e de pensamentos sábios e benefícios, fazem-nos sair, enfim de nós mesmos e das nossas próprias limitações e misérias. O bom livro, é farol que o pensador acende nas trevas do mundo... Sem a materialização do pensamento, por meio da imprensa, falada, escrita, televisada, além da poderosa redes sociais.
 
 
A BÍBLIA SAGRADA
Dessa forma, jamais a humanidade poderia criar, edificar iluminar e engrandecer civilizações. Porém, encontrei no livro dos livros - A Bíblia Sagrada – a filosofia mais sublime, a qual educa, ensina e resgata o homem que vive nesse mundo globalizado, cheio de ambição, interesse e miséria.
Sem os livros, os homens ainda estariam na fase lendária verbal, imersos na obscuridade da noite e impedidos de usufruir as grandes conquistas do gênero humano. E tudo isso, tem por base o livro, onde encerra-se todos os tesouros do mundo... bem superior ao ouro o material nobre.
 
 
ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO
A chegada das águas do rio São Francisco ao Rio Grande do Norte foi celebrada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Em discurso na sessão plenária, o parlamentar pedessista classificou o fato como "um dia histórico" para o povo do semiárido nordestino, local de origem de Ezequiel Ferreira que conhece bem a realidade do sertanejo, sendo natural de Currais Novos, na região Seridó. Ezequiel relembrou o empenho da Assembleia Legislativa ao longo do tempo em lutar a favor da conclusão da obra. "Esta Casa nunca se conformou com a vida severina de nosso povo que sente as agruras da seca", disse o deputado. Durante esse tempo, vários eventos foram realizados pelo Legislativo, como o "Rio Grande do Norte pela Transposição, em 2015”.
 
 
PROMESSA DE POLÍTICO
Reza a lenda que Jéfferson Brant saiu do município de Uberlândia (MG) e, em Brasília (DF), pediu emprego ao primo Rondon Pacheco, líder do presidente da República, general Emílio Médici, na Câmara dos Deputados. “Claro! É só esperar. Você será agente administrativo da Casa Legislativa”. O tempo foi passando, e nada. O primo só dizia: “Vai sair”. E advertia: “Não fale para ninguém, guarde segredo”. Certo dia um jornal de Brasília informou que 20 mil candidatos disputam as vagas para agente administrativo na Câmara. Jérfeson jamais esquecerá a desculpa esfarrrapada do primo: “Eu não disse para não falar a ninguém? Vazou”.
 
 
PROPAGANDA ELEITORAL
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu o tempo da propaganda partidária gratuita em rádio e televisão para o primeiro semestre de 2022. A norma, publicada na terça-feira, 25 de janeiro, apresenta os critérios que foram aplicados para a distribuição dos 305 minutos de veiculação que foram disponibilizados aos 23 partidos que cumpriram os requisitos para utilizá-los em até 610 inserções durante o período. Os partidos com mais minutos de antena no primeiro semestre de 2022 serão DEM, MDB, PDT, PL, PP, PSB, PSD, PSDB, PSL, PT e Republicanos, ocorrido nesse período com 20 minutos e 40 inserções cada.Segundo o TSE, foram levados em conta a quantidade de deputados federais eleitos em 2018, desconsideradas as trocas de legendas que tenham ocorrido, as eventuais retotalizações de eleições para a Câmara dos Deputados que tenham sido feitas por decisão da Justiça Eleitoral e as fusões e incorporações de partidos que tenham.
 
 
NOTÍCIAS FÚNEBRES...
. Aposentado do Banco do Brasil morre de acidente próximo a Jardim de Piranhas (RN), depois de participar de motociata em Caicó (RN). A quarta-feira, 9 de fevereiro foi de tristeza para a família e os muitos amigos de Jackson Wanderley da Silva, de 65 anos. A bordo de sua Harley Davidson, ele participou da motociata do presidente Jair Bolsonaro, e sofreu um acidente quando se dirigia a Jardim de Piranhas, na estrada RN-288, não resistindo aos ferimentos, chegando a óbito. O corpo do ex-gerente do Banco do Brasil foi velado no Memorial da Rua São José em Lagoa Seca em Natal, sendo sepultado no Cemitério Parque de Nova Descoberta.
 
 
. Luís Ribeiro Pinto Neto, conhecido no futebol como Lula, morreu na noite de sexta-feira, 11 de fevereiro, aos 75 anos. Nascido em Arco Verde (PE), porém  foi revelado pelo futebol potiguar. Lula sofreu uma parada cardíaca e não resistiu às complicações. Nas redes sociais, Internacional, Fluminense e Palmeiras lamentaram a perda do ex-atleta, que foi campeão brasileiro pelos três clubes.Lula foi destaque no Ferroviário de Natal, clube licenciado do futebol em 1963. Teve sua primeira oportunidade como profissional no ABC e, depois de voltou ao Ferroviário, sendo levado ao Fluminense após indicação do falecido  advogado e radialista espotivo Aluízio Menezes, olheiro do clube carioca no Estado. Emprestado ao Palmeiras em 1967, conquistou a Taça Brasil, equivalente ao Campeonato Brasileiro, de acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De volta ao Fluminense, clube pelo qual defendeu até 1974, foi campeão da última edição do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, torneio equivalente ao Brasileirão. Pelo Tricolor do Rio de Janeiro, conquistou três títulos e marcou mais de 100 gols. Em 1974, transferiu-se  para o Internacional, clube pelo o qual foi bicampeão nacional em 1975/1976, sendo ainda convocado para a seleção brasileira. Ele ainda defendeu o Sport Clube de Recife (PE), antes de se pendurar as chuteiras em 1980, aos 34 anos. Descansou em paz.
 
 
. Faleceu, sábado 12 de fevereiro, em Natal, Anderson Abreu Júnior, 88 anos, vítima de pneumonia. Seu Abreu foi bancário e fundador e sócio da Imobiliária Abreu Imóveis, porém tinha orgulho de ser agropecuarista. Minhas condolências aos filhos Ricardo, Alexandre, Sabrina, Nino, além a viúva Cinaura. O velório de Abreu Júnior foi realizado na capela do Cemitério Morada da Paz em Emaús (Parnamrim), mas restrito à família, em seguida o sepultamento.
 
GIRO PELO TWITTER...
... As Águas do São Francisco entraram no Rio Grande do Norte na madrugada desta quinta-feira, 10 de janeiro. Por falha no cálculo do tempo
 a água não chegou no momento da inauguração,  em Jardim de Piranhas, mas o Rio Piranhas/Assú, logo na comunidade Barra de São Pedro, a cerca de 10 quilômetros de Jardim, começou a receber;
 
... Já em circulação o número 69, da revista da Academia Norte-rio-grandense de Letras, correspondendo ao último trimestre de 2021, 85 anos da fundação da Casa da Cultura. São 82 páginas de boa leitura: crônicas, artigos, ensaios, poesia, discursos. Um belo trabalho;
 
... O médico potiguar, ex-diretor do Serviço Médico do Ginásio do Campus Universitário da Universidade Federal (UFRN), Roberto Vital segue como uma das principais autoridades médicas no esporte mundial. Na semana passada, o correto profissional  esteve no Rio de Janeiro (RJ), para receber o Prêmio Memória Paralímpica, concedido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB);
 
... O ABC é campeão do primeiro turno do Campeonato Potiguar e da Taça Cidade do Natal. O título veio com um empate em 1 a 1 com o América, na noite de quinta-feira,10 de janeiro, no Estádio Frasqueirão. O Alvinegro assegura a vaga na decisão do certame e na Copa do Brasil 2023;
 
... A mortalidade por Covid-19 no Brasil equivaleu a quatro vezes a média mundial por milhão de habitantes: 2.932 mortes contra 720. O País teve 6,7% dos registros da doença no planeta, mas concentrou 11% das mortes. Os números estão no Boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz. O documento faz um balanço dos dois anos da Pandemia. Lamentável!
 
... O Lar do Ancião Evangélico (LAE), situado na Rua Poços de Caldas, no conjunto Pirangi, Zona Sul de Natal, continua sem receber visitas presencias devido a Covid-19 e a vairante Omicrôn, porém recebe doações de pessoas de bom coração. Qualquer doação poderá ser feita no Banco do Brasil - Agência: 1246-7 – Conta corrente: 205.458-2 ou Pix: 08 589.186.000l.78;
                                 
... O salário mínimo ideal para atender às necessidades de uma família de quatro pessoas deveria ter sido de R$ 5.997,14 em janeiro. É o que afirma a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O valor corresponde a 4,95 vezes o piso federal atual, de R$ 1.212; e
 
... A crise econômica é sistêmica. Pesquisa demonstra: a inflação começa afetar a vida da classe média-alta. Nem os generais suportaram perdê-la. O ex-chefe da Casa Civil, do governo João Figueiredo, general Golberi do Couto e Silva foi quem avisou. 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).