Claudino Leite

22/02/2022 09h17
 
ESPERANÇA SÓ EM DEUS!
 
PARE E RERFLITA...
“Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação; na oração
perseverantes” (Romanos 12:12).
 
ESPERANÇA SÓ EM DEUS!
Prezado leitores, nasci num lar evangélico. Meus saudosos pais, seu Claudino e dona Maria Leite, hoje, gozando às bem-aventuranças eternas, sempre me ensinaram às Sagradas Letras. Indubitavelmente, foi na vida cristã que cheguei a conclusão que é possível que toda a ação de Deus, o Supremo Pastor, quando nos molda para a eternidade, nos faz experimentar, nesta vida, verdades eternas. Julgamos que a percepção da abrangência e da profundidade do pecado seja uma dessas experiências. Tal visão é desesperadora quando não associada ao verificarmos à Maravilhosa Graça de Cristo. É como na hora da morte sem a esperança de uma vida feliz além-túmulo. É como a percepção das nossas reais limitações e imperfeições sem a esperança de um Salvador, alguém que possa nos socorrer na hora da adversidade. Parece-nos que nessa experiência da eternidade está à luta, o embate, a relutância, entre o confiar (ter esperança) em si mesmo e confiar no Criador. Chegamos, enfim, ao final da jornada, despojados de tudo aquilo que nos dava esperança e, relutamos, muitas vezes com profundo desespero, em atravessar as ondas bravias do mar com sua fúria encapelada porque a glória eterna não foi forjada, pela fé em nossas mentes.Talvez, seja para este benefício eterno: forjar em nossas mentes a glória perene, suprema e segura esperança, que o Senhor Jesus nos despoja das nossas esperanças e seguranças. A morte é desposamento último e inapelável. Carecemos de um futuro com Cristo que transcenda as nossas esperanças falíveis. Afinal, todas elas. É completamente no que homem encontra, de Deus - a vida.
 
 
CONTRASSENSO
Que contrassenso, os mortos bem-aventurados! Na lógica, os vivos é que deveriam estar felizes, muito felizes pela oportunidade da vida. Mas, a Bíblia Sagrada diz: “Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os sigam” (Apocalipse11:13).Vejam que nem todos os que morrem são bem-aventurados, entretanto só os que morrem no Senhor Jesus, os que morrem salvos pelo sangue precioso de Cristo derramado na cruz do Calvário. Esses são bem-aventurados, felizes, felizes para sempre. Não são bem-vindos os ricos que morrem nem os pobres, nem os políticos, nem os reis, nem os chefes religiosos, no entanto, são os bem-aventurados os que morrem crentes em Jesus!
 
 
IGREJA MISSINÁRIA?
Muitas pessoas estão confortáveis com a vida que levam. Vejam só: o problema não é com ninguém da minha família ou amigo mais próximo.Como pode uma igreja que se diz missionária, mas não preocupa com o sofrimento alheio. Não sou dono da razão e não quero generalizar. Urge, portanto, que se acorde do sono da indolência espiritual. São realizados uma gama de eventos inoperantes, gastando-se a peso de ouro, porém mínguem ouvi sequer um clamor pela Nação Brasileira, e nem pelos países que vivem em conflito pela falta de Cristo nos corações dos homens. Não se vê e não se houve os pastores, padres, rabinos, além de outros religiosos realizarem uma campanha em prol da moral tão escassa nestes dias difíceis e momentosos em que atravessamos. Será que uma campanha de jejum e oração seria contraditório? Jesus voltará! E quando voltar, como será? A maior missão da Igreja de Cristo na terra não é fazer política partidária, focalizando os políticos como “Salvadores da Pátria”. Por fim, a maior missão da igreja na terra é levar a mensagem pura do Santo Evangelho, enviado das promessas inconfundíveis do Sermão do Monte, cheia de perdão, amor e misericórdia para resgatar as almas perdidas. Dessa maneira, teremos dias melhores.
 
 
IGREJA ANGLICANA
A Igreja da Inglaterra (em inglês: Church of England), também denominada Igreja Anglicana, é a igreja nacional e de denominação cristã estabelecida, oficialmente na Inglaterra, a matriz principal da atual Comunhão Anglicana internacional, bem como é membro-fundador da Comunhão de Porvoo. A igreja inglesa traça sua história na igreja cristã existente na província romana da Grã-Bretanha no século III, e para a missão gregoriana do século VI a Kent liderada por Agostinho da Cantuária. Fora da Inglaterra, a Igreja Anglicana é geralmente denominada de Igreja Episcopal, principalmente nos Estados Unidos (EUA) e países da América Latina.
 
 
ORIGEM
O termo Anglicano tem origem em ecclesia anglicana, e que significa Igreja Inglesa ou igreja do povo inglês. A igreja inglesa renunciou a autoridade papal e voltou a ser independente de Roma, através do ato do Parlamento no Ato de Supremacia em 1534, iniciando uma série de eventos conhecidos como a Reforma Inglesa, o que iniciou uma grande disputa entre os líderes e polarizando o cristianismo inglês. A Reforma Inglesa subsequente foi fortalecida pelos regentes de Eduardo VI, precedendo uma restauração católica promovida por Maria I, o Ato de Supremacia de 1559 promulgado no reinado de Isabel I renunciou a autoridade papal e permitiu que a igreja adotasse uma posição ambígua de liturgia católica e teologia reformada. (Fonte: Wikipédia Enclopédia livre).
 
 
JARDIM AEROPORTO
Roberto Carlos, que não é o famoso cantor da música popular brasileira da jovem guarda que surgiu a partir de 1964. E por manusear com propriedade a Santa Bíblia, conhecedor profundo da doutrina de Cristo, bom caráter, moral ilibada, defensor irretorquível da fé cristã, trabalhador incansável na Obra de Deus, o pastor Roberto Carlos Avelino Paiva foi em boa hora designado pelo pastor Claudionor Machado Bezerril da congregação da Assembleia em Deus Jardim Aeroporto, campo eclesiástico de Parnamirim, com o aval do pastor e escritor, Elinaldo Renovado de Lima, como coopastor da abençoada igreja pentecostal. Sem dúvida, é um reforço de grande valia, pois entende bem do “mèetier”.
 
 
PREFEITO E O PRESIDENTE
O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, evangélico da Igreja de Cristo  foi recebido pelo presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (IEADERN), pastor Martim Alves da Silva. O encontro aconteceu no gabinete pastoral na sede da igreja, no Alecrim, em Natal. O pastor Martim parabenizou o prefeito Allyson pelo trabalho realizado na Prefeitura de Mossoró. “Mantenha sempre esse nível de administração, esse olhar clínico, especialmente olhando para os mais carentes”, afirmou ele. “Essa visão administrativa de olhar para o mais carente é o caminho”, pontuou o presidente da IEADERN. “Um grande prazer recebê-lo e estamos aqui para servir”, concluiu. O prefeito Allyson e pastor Martim dialogaram sobre a administração em Mossoró, e parcerias entre a igreja e a sua gestão.
 
 
PROVA DE VIDA
Há coisas assim, caríssimo leitor, sem o menor sentido, como a prova de vida. Outro dia um amigo ligou, na manhã de uma sexta-feira, sem festa e sem foguete, como no samba de Noel Rosa, avisou: o seu nome está na relação do Ministério da Educação e se você, até segunda, cinco da tarde, não for à Universidade Federal (UFRN) provar que está vivo, sua aposentadoria será suspensa. Será dado como morto para todos os efeitos e defeitos da douta Previdência Social. Dizem os burocratas que a prova de vida é a garantia dos cofres públicos, pois só assim ficam preservados contra as ambições humanas. Engano! Os que se fazem de mortos são, justamente, os mais perigosos. Não bastasse a arte de arrombar argolas de metal, como nos castelos medievais, ainda por cima assaltam e invadem os salões mais íntimos da alma, e de lá arrancam os nossos sonhos, guardados longe da dor e do medo, como no poema do meu saudoso ex-professor da Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, Berilo Wanderley. 
 
 
“POR DENTRO DE TUDO...”
É o título da coluna que circula de segunda a sexta-feira, nas redes sociais, editada pelo colega e amigo desde o Atheneu, no ano de 1969, jornalista Paulo Tarcísio Cavalcanti de Albuquerque, editor de O Correio Brasiliense, sempre antenado. A coluna é bem recheada de notícias dessa aldeia de Poty. Paulão é craque na notícia. Um belo trabalho.
 
 
SEU ALVES, O SUPERINTENDENTE
Quando alguém de jeito mais implacável cobrava a Luiz Maria Alves, Diretor-Superintendente do Diário de Natal e o Poti (Diários Associados), as duras manchetes policiais, como se de suas palavras escorresse sangue, ele não fazia por menos e respondia, assim: “Você não gosta, mas a humanidade gosta do trágico e do grotesco”. Até hoje, não sei se aquilo era coisa de seu Alves mesmo ou se fora buscar nas suas leituras de José Ingenieros, um dos seus autores prediletos, ele que tinha na sua estante uma velha edição de “El Hombre Medíocre”, em espanhol. 
 
 
O RÁDIO
Segunda-feira, 14 de fevereiro foi comemorado o “Dia Mundial do Rádio”. Apesar do avanço da tecnologia com a televisão e das redes sociais pelo mundo afora, o rádio ainda continua, exercendo o seu papel preponderante na informação, por meio do som. Ele foi o primeiro veículo de comunicação de massa a invadir e encher de alegria os lares do mundo inteiro. A primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil transcorreu durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil, ocorrido no dia 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro, registrando o discurso do então presidente da República Epitácio Pessoa. O rádio marcou no país, grandes mudanças como, o crescimento da economia nacional, fatos e acontecimentos históricos. A diversão com programas de auditório, as rádios novelas, a história da música popular brasileira, assim como os muitos outros acontecimentos do dia a dia que chegavam ao conhecimento da população por intermédio desse meio de comunicação - o Rádio. Por isso, ele nunca será esquecido.
 
 
A MARINHA DO BRASIL
Estão abertas as inscrições do concurso para Soldado Fuzileiro Naval. São ofertadas 960 vagas para brasileiros, do sexo masculino, com 18 anos completos e menos de 22 anos no dia 30 de junho de 2023, com ensino médio/técnico completo. As inscrições poderão ser realizadas, até 24 de março, pelo site www.marinha.mil.br/cgcfn, no menu “Concursos para o CFN”, ou presencialmente. Há vagas para Natal. No momento da inscrição, o candidato poderá optar, inicialmente, por concorrer às vagas nos seguintes locais: Unidades da Marinha no Rio de Janeiro (RJ); Unidades da Marinha em Brasília (DF); Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande (RS); 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Manaus (AM); 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Belém (PA); 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Ladário (MS); Grupamento de Fuzileiros Navais de Nata (RN); Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (BA); e Batalhão de Defesa NBQR de Aramar (SP). A distribuição das vagas ocorrerá de acordo com as necessidades da Administração Naval.
 
 
NA POLÍTICA É ASSIM:
Do jornalista Vicente Serejo em sua coluna “Cena Urbana”, no matutino
Tribuna do Norte: “Em política, e a assertiva é velha como a noite, ninguém está eleito antes de apurados os votos. Mas, essa certeza não pode ser levada aos extremos. A vitória começa pela escolha de nomes naturais, passa pela formação de uma chapa com chances reais de vitória e pela reunião de nomes em torno da luta. Os fenômenos não são fáceis, ainda que a história mostre alguns casos raros, como a inesperada e avassaladora vitória de Agenor Maria sobre Djalma Marinho, no passado no Rio Grande do Norte”.
 
 
COBERTURA VACINAL
Uma ampla cobertura vacinal para a população associada a um sistema robusto de monitoramento da Pandemia foi a receita para que alguns países do Velho Mundo abandonassem as medidas de restrição contra a Covid-19 e passassem a um novo cenário: o de endemia. Júlio Croda, médico infectologista e pesquisador da  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), explica que uma doença é considerada endêmica quando ela é comum em certas regiões, tem um número de mortes esperado e apresenta períodos de surto. Dessa maneira, é possível prever o impacto do vírus e estar pronto para contê-lo em caso de circulação.
 
 
O PONTA ESQUERDA LULA
Sempre atento quando lê a coluna o jornalista José Vanilson Julião, ex-editor de o extinto JORNAL DE NATAL faz a observação: “Depois de ler na coluna que o falecido ponteiro-esquerdo pernambucano Lula teria sido titular no ABC resolvi enviar este esclarecimento para o amigo colunista Claudino Leite. Não há nenhum registro dele como jogador no elenco principal alvinegro. Em jogo oficial ou amistoso. O único acontece no treino noticiado pelo "Diário de Natal" (sábado, 23/3/1963) titulares 1 x 2 aspirantes. O atleta não entra de saída entre os 11 suplentes. Mas comparece ao lado de outros reservas, como Magno, Marujo e Litan.
 
 
E MAIS:
O jornal Associado registra com foto-legenda do imberbe Lula, ao lado de Wilton, Joca, Biura e Domilson, na equipe de salão abecedista depois de empate, 3 x 3, contra uma equipe cearense no Palácio dos Esportes (sábado, 11/4/1964). Lançado pelo treinador José Djalma (Tenente) estreia no amistoso Ferroviário 4 x 1 Globo (sexta-feira, (12/1/1964). Mas, ainda sem se desligar do salonismo. A surpresa fica para o torneio início (sexta-feira, 15/5). Com o Tricolor campeão ao eliminar Riachuelo, ABC e na final vence o Santa Cruz. Com gol dele. De penalti. Em janeiro de 1965 se encontra treinando no Fluminense, indicado pelo falecido radialista Aluízio Memezes. Com o mesmo apelido havia outros três em outras posições (defesa e ataque): no Riachuelo, no alvirrubro Globo e no tricolor Santa Cruz.  Obrigado Julião pelo esclarecimento.
 
 
NOTÍCIAS FÚNEBRES...
... Partiu para a eternidade na noite de domingo, 13 de fevereiro, o pastor José Barros, 94 anos, vítima de insuficiência respiratória e pulmonar. Aposentado há mais de 30 anos da Prefeitura de Natal, o ministro evangélico dirigiu várias  congregações na capital potiguar, entre elas a Vila de Ponta Negra, Tirol, Rocas, Lagoa Seca, além de  outras. Zelozo com a doutrina pentecostal e dedicado na Obra de Deus, notabilizou-se no ensino da Palavra de Deus, apresentando na Rádio Nordeste Evangélica AM, o programa semanal “Estudando a Bíblia”, de grande audiência. Cumpriu uma jornada cristã de 54 anos, homem de fé, fiel à Casa de Deus, amante das Escrituras, doutrinador ortodoxo e exímio ensinador da Palavra da Verdade, o pastor Barros era casado com a irmã e professora Ester Lira de Lima Barros há 48 anos, deixa quatro filhos, sete netos e um bisneto a caminho e não poucas ovelhas que o tiveram como seu pastor ao longo de trajetória ministerial. Fica-nos a saudade do  obreiro amigo e companheiro fiel, sentimento atenuado somente pelos frutos do seu trabalho que a história registra.
 
... O jornalista e cineasta Arnaldo Jabor encantou-se terça-feira,15 de fevereiro, aos 81 anos, em São Paulo (SP). Internado desde dezembro no hospital Sírio-Libanês devido a um acidente vascular cerebral (AVC)l, que o levou a óbito. Conhecido do grande público devido às suas participações como comentarista em programas jornalísticos da TV Globo, desde o início dos anos 90, Arnaldo Jabor já tinha uma reconhecida carreira como cineasta. Seu primeiro longa-metragem foi "A Opinião Pública", de 1967, um mosaico da classe média do Rio de Janeiro. Na produção seguinte, "Pindorama", de 1970, foi sua primeira investida na ficção. Um fracasso. Porém, o trabalho seguinte, seria o início de uma sequência poderosa - "Toda Nudez Será Castigada", de 1973, adaptando a peça homônima de Nelson Rodrigues. Tratando sobre relações amorosas e sensualidade, ele foi o responsável por "O Casamento", de 1975, inspirado em um romance de Nelson Rodrigues. Também assinou "Tudo Bem", em 1978, que ele considerou seu melhor filme, e também teve parcerias com Sônia Braga, em "Eu Te Amo" e "Eu Sei que Vou Te Amar", de 1986. Houve, inclusive, indicação à Palma de Ouro em Cannes. No jornalismo, foi colunista de importantes jornais de TV, Rádio e impresso, dando uma nova forma de se fazer crônicas no país. Ele permaneceu na ativa até 18 de novembro de 2021, quando falou sobre o Enem. Jabor deixa uma filha, Carolina, e oito livros publicados.
 
... Considerada uma das maiores escultoras do Rio Grande do Norte, Luzia Dantas de Araújo faleceu no último sábado, 12 de fevereiro, aos 85 anos, em Currais Novos ,região do Seridó. A obra dedicada em boa parte às imagens sacras lhe rendeu o título de “santeira”, apesar de outros personagens típicos do Nordeste também fazerem parte de seu rico acervo.  A artesã artistas populares e mestres do folclore para que possam manter sua produção. O detalhismo de Luzia Dantas e sua franca inspiração no barroco são fatos que tornaram memoráveis a obra da artista. seridoense era contemplada com o Registro do Patrimônio Vivo (RPV), uma lei criada no estado para auxiliar.
 
GIRO PELO TWITTER...
... ANIVERSÁRIOS: Pastor Jonas de Paiva Júnior, 2º vice-Presidente da Assembleia de Deus no RN, 14 de fevereiro; Professora Ana Maria Cocentino Ramos, ex-diretora do Centro de Humanas da Universidade Federal (UFRN), 14 de fevereiro; e Engenheiro, presbitério Carlos Alfredo de Melo, fundador de Igreja Presbiteriana Memorial de Natal, 19 de fevereiro. Que os nataliciantes tenham longuras de anos e longevidade devida;
 
... Os bancos não terão expediente nas agências bancárias no carnaval, nos dias 28 de fevereiro e primeiro de março. O expediente será retomado na Quarta-Feira de Cinzas, dia 2, a partir das 12 horas, com o encerramento no horário regular;
 
... Posse - Quarta-feira, 14 de fevereiro, o meu querido sobrinho advogado José Claudino Neto tomou posse com todas as pompas que manda o figurino na Academia Mundial de Cultura e Literatura do Rio de Janeiro, ocupando a cadeira 65 cujo patrono é Chico Buarque de Holanda. Parabéns! Ponto para a “Família Santos Leite”;
 
... A Academia Norte-rio-grandense de Letras e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal (UFRN), juntas, na promoção da mesa que vai discutir a presença do Rio Grande do Norte no modernismo de 2022. O professor e historiador Luiz Eduardo Brandão Suassuna, da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL), será o coordenador do debate;  
 
...Não diria que, o ser humano será outro e melhor do que aquele que foi no segundo milênio. Ainda que não lhe falte esperança e convicção. Mas, há novidades nos seus dias vividos nas duas décadas do terceiro milênio;
 
... Uma delas floresce no chamado seio do capitalismo, na velha e austera Inglaterra, berço da lição dada ao mundo de que tempo é dinheiro. Pode não ser tanto assim, pelo menos para alguns, mas não deixa de ser uma forma de renovação;
 
...Será que vai ter baile de carnaval na Via Costeira diante de uma estatística monstruosa de casos de Ômicron, aqui, no Brasil e no mundo? E será um baile de máscara? Ou o Bal Masqué da tragédia?; e
 
... Ressaca Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo: - Outro dia, um amigo de férias em Paris, foi a uma farmácia ao lado do Hotel Lutetia, na Rive Gauche, e pediu Oxiboldine. A atendente disse que tinha acabado porque “tem muito brasileiro nas redondezas”. - Oxiboldine é um remédio efervescente à base de boldo muito badalado no Brasil porque Vinicius de Moraes (1913-1980) dizia ser a melhor solução para a ressaca.”

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).