Liliana Borges

07/05/2022 00h01

 

MADEIRA, Terra, Céu e Mar…

 

A Madeira é uma ilha paradisíaca de origem vulcânica, montanhosa com altos picos e falésias recheados nas suas encostas com belos casarios, florestas com uma vegetação exuberante em grande parte por “Laurissilva” e levadas que cortam graciosamente suas ribanceiras compondo a paisagem que enchem nossos olhos.

Levadas são canais de irrigação margeados por percursos de pedestres nas colinas que foram originários da necessidade de transportar água, muito comum na Madeira, onde há a maioria das plantações como a cana de açúcar e a banana em abundância.

 O Arquipélago da Madeira é composto por um conjunto de ilhas desertas, selvagens e habitadas, porém apenas duas são povoadas especificamente o Porto Santo e a Madeira com uma população de 250.769 habitantes (2021). Situado no Oceano Atlântico a 978 Km de Lisboa, por volta de uma hora e meia de voo da capital portuguesa. Seu principal acesso é pelo Aeroporto Cristiano Ronaldo no Funchal, Capital da Madeira, e o Aeroporto de Porto Santo.

O arquipélago foi descoberto oficialmente pelos navegadores portugueses entre 1418 e 1419, em 1420 iniciaram sua colonização. Atualmente é uma região autônoma que faz parte do território português, dotada de um estatuto político-administrativo e de órgãos de governo próprios como a assembleia legislativa e o governo regional, anexada à União Europeia.

A soberania da República é retratada por um representante nomeado e exonerado por ato exclusivo do presidente português e, o presidente do governo regional é nomeado por este representante da República de acordo com os resultados eleitorais à Assembleia Legislativa.

O clima é marítimo temperado que ao longo do ano a temperatura varia entre os 12 aos 26 graus, dificilmente a mínima é inferior a 10 e a máxima superior a 26, um dos fatores que atraem muitos visitantes à região. O turismo é uma de suas principais atividades econômicas possuindo uma vasta rede hoteleira, além de favorecer com sua beleza natural, patrimônio histórico e cultural entre outros atrativos.

Tive a oportunidade de conhecer a Ilha em companhia de amigas queridas e minha filha na passagem de meu aniversário. Comemoramos no “Barreirinha Bar Café”, ambiente descontraído à beira mar, “Esplanada do Atlântico”, considerado um espaço de intervenção cultural, lugar de encontros com amigos e criar novos laços, tomamos um bom vinho petiscando queijos, azeitonas e bolo do caco, iguaria tradicional da região semelhante ao pão árabe crocante com manteiga e alho.

Nossa estada não foi suficiente para conhecer todas as suas preciosidades como a Rota dos Vinhos, Rota da Cana e, assim, tivemos que fazer algumas escolhas que foram difíceis. Entretanto todos os lugares que visitamos são espetaculares. Caminhar pelo Funchal já é mais valia e, ainda, seguir pelo Teleférico que faz a ligação da zona antiga ao Monte, por volta de 15 minutos, é indescritível…

 No Monte fomos a igreja construída no séc. XVIII e na capela lateral está o túmulo de Carlos Habsboug, último imperador da Áustria, exilado em 1921 na Madeira. Vimos o local de partidas dos tradicionais “Carreiros do Monte”, originários no século XIX na época em que graciosos cestos eram utilizados pelos habitantes como meio transporte rápido entre o Monte e a cidade do Funchal, hoje apenas uma atração turística cheia de emoção.

 Em seguida passeamos na localidade para apreciar a vista panorâmica e fizemos uma paradinha na “Sweet Monte” para um cafezinho acompanhado com deliciosas broas de mel de engenho. Muitos dos sabores da Madeira estão relacionados a cana de açúcar, banana, aguardente de cana e daí a famosa meladinha, iguarias que lembram a todo instante as maravilhas do Nordeste do Brasil…

Descendo à cidade passamos por várias frutarias que ficamos com água na boca com suas apetitosas variedades, feirinha de antiguidade e o Mercado dos Lavradores que foi inaugurado em 1940, onde vendem diversificados produtos em harmonia com diferentes sabores, cheiros, cores e gente de todo mundo. Mercado é a expressão natural da cultura de um povo, lugar imperdível ao conhecer alguma localidade.

Neste dia almoçamos na “Taberna Ruel” na rua Santa Maria, 119 na Zona Velha. Iniciamos com o tradicional “Bolo do Caco” e azeitonas acompanhado com vinho regional e como pratos principais “Filete de Espada com Banana à Taberna” e “Espetada de Peixe Mista” para finalizar como sobremesas “Torta de Maçã com Gelado de Baunilha”, “Creme Brulee” e “Mousse de Chocolate”. Lugar aconchegante e repleto de delícias…

O “Destino Madeira” foi eleito pelo sétimo ano consecutivo por “World Travel Awards”, considerado os “Óscares do Turismo”, o “Melhor Destino Insular do Mundo, 2021”. Cabe destacar que concorreu na mesma categoria com outros renomados como Bali, Bora Bora, Jamaica, Maldivas, Creta entre muitos…

A Madeira é Fabulosa, Encantadora, Deslumbrante…

Continuarei no próximo artigo…

Confira o vídeo sobre o assunto no meu canal no YouTube: LILIANA BORGES EM PORTUGAL - https://youtu.be/adnIYP7KUTA

 

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).