Claudino Leite

24/05/2022 09h21

 

PARE E REFLITA...
“Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40:31).
 
 
 “NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE”
O belo tema do texto supramencionado encontrei no Novo Testamento, precisamente, (Evangelho de Marcos 5:36). Prezado leitor, você, que está lendo estas mal traçadas linhas dedilhadas por este mau rabiscador, se está precisando de ajuda em suas necessidades, então, por gentileza, tem alguém que tem todo o poder para enfrentar qualquer situação e dar vitória. Sim, é Jesus Cristo, o filho de Deus. Somente, Ele pode iluminar a sua situação e romper todas as correntes que lhe amarram e prendem, levando ao desespero. Cada um pode experimentar pessoalmente essa salvação por meio Dele. Talvez, meus queridos e poucos leitores estejam passando sobre o Mar: “E sobreveio uma tempestade de vento no lago, corendo eles o perigo de afundar”. “Mestre, Mestre, estamos perecendo”! E sua pergunta é: “O que devo fazer na minha situação sem solução?” Pois bem, seja qual seja a sua necessidade, clame a Jesus Cristo, o verdadeiro amigo inseparável de todas às horas e experimente salvação. Porque Ele é o socorro bem presente nas aflições, tribulações e nas angústias. Por fim, relembro as palavras preciosas do profeta Jeremias, que ele diz nas Santas Escrituras: “Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque Ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se perturba nem deixa de dar fruto” (Jeremias 3:7-8). Afinal, “ não temas, crê somente”.
 
RESSURREIÇÃO E A VIDA
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto”? A Bíblia relata que Jesus disse essas palavras quando ocorreu a morte física de Lázaro, irmão de Marta e Maria, suas amigas na pequena aldeia de Betânia, pertinho de Jerusalém. Ao proferir tais palavras, com tanta autoridade, o Filho de Deus deixou claro que, para Ele, não há impossível, mesmo se tratando da morte  física de uma pessoa.Para o homem, a morte é o fim de uma trajetória. A morte é sinônimo de dor e da perda de um ente querido. Significa a separação, a partida para uma longa viagem sem volta, sem um reencontro futuro. Entretanto, do ponto de vista das Escrituras Sagradas, e da visão pela fé, há a morte espiritual, que, em resumo, é a separação do homem, de Deus, como consequência do pecado. Quando Jesus afirmou ser a ressurreição, Lázaro estava morto há quatro dias e, segundo a palavra, o corpo já cheirava mal, mas Jesus o ressuscitou.
 
“PÉROLAS DO ENTARDECER”
O pastor batista Josoniel Fonseca diz: “Se importar e conectar-se é saber das fragilidades, limites e também dos valores pessoais. Isso nos ajuda a perceber que a humildade tempera a forma como interagimos com os outros, sabendo que somos todos humanos, imperfeitos e careceremos da Graça de Deus. Quanto mais estivermos próximos de Deus mais nossas expressões de amor, graça e perdão serão verdadeiras. Deus nos ama e nos oferece vida plena e autêntica. Viver de aparência cansa e esgota a vida”.
 
AS ORQUÍDEAS
Num dia da semana ganhei uma orquídea! Confesso que minhas emoções afloraram e a inspiração se escondeu por entre uma floresta de sentimentos bons. É sempre bom ganhar flores. Ser presenteado com orquídeas ainda é melhor. Elas são as flores mais imponentes da natureza. Obra prima do Criador. Orgulho para quem as cultiva. A orquídea não sobrevive roubando seiva de um caule qualquer. É dependente de cuidados e carinho. As orquídeas brancas tem um significado todo especial. Elas representam o amor como ele realmente é: puro, inocente, sem malícia, sem mácula. Entendi o quero cuidar e amar com riqueza de detalhes!
 
UM LIVRO COMPLETO
O presidente da Honra da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), pastor José Wellington Bezerra da Costa gravou um vídeo, parabenizando os deputados federais que votaram pela urgência do Projeto de Lei n° 4.606 de autoria do deputado pastor Sargento Isidório que proíbe mudanças na Bíblia.O líder da Assembleia de Deus Ministério Belém em São Paulo (SP) comemorou o avanço do projeto. “Há no último livro da Bíblia uma maldição para aqueles que querem acrescentar ou diminuir”, disse ele citando Apocalipse 22:19. “A Bíblia é um livro completo, é santa e ela não precisa de emenda ou qualquer subtração”, continuou o religioso em um vídeo publicado pelo deputado federal Paulo Freire, seu filho,que votou pela urgência projeto .
 
A IGREJA BATISTA
Em nosso país caracteriza-se pela intensa e ativa cooperação entre suas igrejas. Não havendo nenhum poder que possa constranger a igreja local, a não ser a vontade de Deus, manifestada através de seu Santo Espírito, os batistas, baseados nesse princípio da cooperação voluntária das igrejas, realizam uma obra geral de missões, em que foram pioneiros entre os evangélicos nos tempos modernos; de evangelização, de educação teológica, religiosa e secular; de ação social e de beneficência. Para a execução desses fins, organizam associações regionais e convenções estaduais e nacionais, não tendo estas, no entanto, autoridade sobre as igrejas; devendo suas resoluções ser entendidas como sugestões ou apelos. Para os batistas as Escrituras Sagradas, em particular o Novo Testamento, constituem a única regra de fé e conduta, mas, de quando em quando, as circunstâncias exigem que sejam feitas declarações doutrinárias que esclareçam os espíritos, dissipem dúvidas e reafirmem posições, com a exigência insubstituível de serem rigorosamente fundamentadas na palavra de Deus. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).
 
VIOLÊNCIA NA CASA DE DEUS
Um homem armado invadiu uma congregação da Igreja Presbiteriana  em Genebra em Laguna Woords (California/EUA),e abriu fogo, matando um fiel e deixando outros quatro feridos. O ataque aconteceu durante um almoço que era realizado após o culto matinal do último domingo, 15 de maio. O atirador suspeito foi identificado como um homem asiático de 60 anos, que não tem vínculos conhecidos com a Igreja Presbiteriana. Pelas informações iniciais, ele não seria morador da vizinhança da igreja. Os quatro feridos graves foram internados, e uma quinta pessoa sofreu ferimentos leves. Todas as vítimas são adultas e foram transportadas para hospitais da região. De acordo com informações do portal The Christian Post.O criminoso foi detido por membros da igreja, que o amarraram até que a Polícia chegasse ao local. A ação rápida dos fiéis foi elogiada pelas autoridades como um gesto de “heroísmo e bravura excepcionais”.
 
CRÍTICAS DO PASTOR
O pastor Ailton José Alves, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE), chamou a atenção de milhares de fiéis e ganhou uma grande repercussão. Em uma pregação doutrinária, no Templo Central  da Av. Cruz Cabugá, ele ensinou sobre os louvores que são criados sem nenhuma finalidade de exaltar a Deus, e sim, ao homem. Na ocasião, o reverendo fez um convite à genuína adoração e questionou sobre os cantores que fazem músicas evangélicas com tom de desabafo. “Hoje, escrever um hino é a coisa mas fácil que tem. É só começar, querem que eu comecem? Você está no deserto em aflição, angústia e tribulação, não se preocupe, Deus vai te dar vitória, vai mandar Gabriel, Miguel e Serafins. Pronto, está um hino. Minha gente, isso não é composição que adore e enaltece. Ou se não, se joga uma pedra em você, você construa um castelo. Eu digo: Meu Deus, é só desabafo. Que Deus nos ajude, irmãos. Vamos exaltar o Senhor, Criador de todas coisas. Reconhecer os atributos de Deus”, dasabafa.
 
FÉ E ORAÇÃO
Domingo, 15 de maio passado foi de muita fé e oração para o prefeito de Natal Álvaro Dias, que esteve presente no “Domingo da Nova História”. O evento, realizado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal, reuniu mais de 15 mil evangélicos. O culto foi presidido pelo Bispo Júlio Freitas, genro do Bispo Edir Macedo, fundador da (IURD). Durante a pregação, o Bispo pediu que o prefeito subisse ao palco para receber as orações dos fiéis. Álvaro Dias parabenizou a organização e agradeceu pelo momento de oração.“Estamos aqui orando, participando dessa cerimônia religiosa para renovar a nossa fé, pra orar, e pedir a Deus que ajude a todos a encontrar os melhores caminhos, para escrever um futuro melhor para todos. Estou muito feliz em estar participando do culto. É com as nossas orações e fé que vamos conseguir mudar o mundo”.
 
O BRASIL PRESBITERIANO
Apesar da Internet e das redes sociais a Igreja Presbiteriana do Brasil, com sede em São Paulo (SP), ainda mantém o seu jornal imprenso, além de online “O Brasil Presbiteriano” com circulação mensal, trazendo notícias, comentários e artigos evangélicos, são verdadeiras mensagens para os corações aflitos e desprovidos de fé e esperança, colocando os fiéis num lugar de relevo na imprensa evangélica brasileira. Um belo trabalho. Merece nosso aplauso.
 
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Passei quatro anos na Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, ouvindo o meu professor de Técnica de Jornal Periódico, Woden Madruga, um dos arautos da imprensa potiguar ensinar: “Não há jornalismo sem liberdade de expressão”. Por sinal, foi tema da aula da saudade ministrada pelo craque da notícia da Tribuna do Norte, aos jornalistas de1975, no Salão dos Grandes Atos da Fundação José Augusto. Pois bem, a liberdade faz medo, é verdade. Mas, amedronta os chefes. É aliada indispensável dos líderes, desde que sejam líderes e não chefes.
 
PESADELO TENEBROSO
Não há nada de mais ridículo do que um chefe de estado com medo da palavra, vivendo um pesadelo tenebroso de tentar proibi-la ao peso e estampido dos fuzis. Porém, sabem eles que a palavra é também uma espada e mais afiada, talvez do que aquelas que transpassam a cinta dos que ferem os direitos dos homens em nome do poder. Afinal, sabemos que a liberdade de expressão desse país amado e idolatrado, é garantido pela Constituição Federal promulgada em 1988. Viver não é fácil. Não é, e pronto. Mas, ninguém precisa fazer da vida alguma coisa tão mais difícil. Dia desses andava este mau rabiscador de ânimo quieto e calado quando veio a pergunta soltando fiasco, como num rastilho de pólvora: quem corre mais risco, a essa altura do debate sobre a liberdade de expressão:  a mentira ou o jornalismo?
 
ESTILO
O estilo malicioso fez este colunista já imaginar o prazer de quem fez essa pergunta e limpando os beiços. Porém, confesso que fiquei pensando como anda em sujos lençóis nossa razão democrática. A vítima da falta de liberdade de expressão não é o jornalista. É a democracia. Se falta liberdade de expressão a alguém, individualmente, ou ao povo de uma Nação inteira, o efeito é a desgraça de ferir a grandeza humana. A liberdade não é um atributo que um poderoso conceda a alguém. É algo intrinsecamente inseparável como direito universal. 
 
CHICO ANYSIO
A edição de o Jornal “O Dia”,  de 24 de março de 2021, entrou para a história ao prestar uma homenagem póstuma a Chico Anysio, ícone do humor brasileiro.  A capa da edição mostrava várias fotos do ator caracterizado pelos principais personagens que interpretou ao longo de sua carreira na televisão. O ator Bruno Mazzeo, filho de Chico, escreveu , em seu Instagram: "Linda e histórica capa de @odiaonline". Já Pedro Bial, recentemente em seu programa na TV Globo, classificou "Morreram Chico Anysio", o título da primeira página, como "um bárbaro acerto de concordância". 
 
O FUTURO DO RÁDIO                                                
O Rádio foi o primeiro veículo de comunicação de massa a invadir e encher de alegria os lares do mundo inteiro. A primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil transcorreu durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil, ocorrido no dia 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro, a qual registrou o discurso do então presidente da República Epitácio Pessoa. O Rádio marcou no País, grandes mudanças como, o crescimento da economia nacional, fatos e acontecimentos históricos. A diversão com programas de auditório, as rádio novelas, a história da música popular brasileira, assim como os muitos outros acontecimentos do dia a dia que chegavam ao conhecimento da população por intermédio desse meio de comunicação - o Rádio. Afinal, o Rádio continua vivo, tendo um seleto público de ouvintes.
 
. OBITUÁRIO...
. A morte de uma juíza paraibana que atuava no Rio Grande do Norte está sendo investigada. Na manhã de terça-feira, 17 de maio, a magistrada de Martins (RN), Mônica Andrade Figueiredo de Oliveira foi encontrada morta dentro de um carro e com marca de disparo de arma de fogo em uma garagem de prédio em Belém, no Pará. O marido dela, o também juiz João Antônio Figueiredo, que atua no Pará, foi quem comunicou a morte à Polícia Civil paraense. O que chamou a atenção foi que o magistrado levou o corpo até a Divisão de Homicídios de Belém, antes mesmo da perícia ou chegada de policiais ao local da morte. Condomínio apontado como local de morte da juíza do RN nega informação de juiz. Indo de encontro ao que diz o padrão dos procedimentos de investigação policial, o magistrado João Augusto Figueiredo levou o corpo de Mônica à Polícia Civil e disse, em depoimento, que a juíza teria cometido suicídio num momento de fragilidade dentro de um veículo pertencente ao juiz, na garagem do prédio onde ele reside. Lamentável!
 
. A família do economista José Rubens de Araújo, 65 anos, comunica seu falecimento, ocorrido na noite de sábado, 14 de maio findo, vítima de infarto fulminante em Natal. O velório transcorreu em Natal no Centro Funeral da Rua São José, em Lagoa Seca. Em seguida, o cortejo fúnebre seguiu para Caicó (RN), onde foi sepultado. Zé Rubens, como era mais conhecido, foi funcionário do BANDERN por 19 anos e Secretário de Administração de Caicó durante as duas gestões do ex-prefeito Roberto Germano. Foi também presidente do Lions Clube, Diretor do Atlético Clube Corintinans e do Iate Clube de Caicó. Era o Guardião do acervo histórico do saudoso governador do Estado, Monsenhor Walfredo Gurgel, seu tio. Era casado com a médica Graça Fernandes, com quem teve dois filhos: Pedro Gurgel e Camila Gurgel. Era um avô dedicado de Clarinha. Meus sentimentos à família enlutada.
 
. Um servidor da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi morto a tiros na unidade do município de Rodolfo Fernandes, no Oeste potiguar. O crime aconteceu na tarde de quarta-feira, 18 de maio último. O caso ainda será investigado. O funcionário foi identificado como Francisco Nilton de Carvalho, de anos 52 de idade dos quais trabalhava na Caern há 32 anos. Não se tem notícia ainda de como aconteceu o crime e nem quem seria o autor dos disparos. A Caern divulgou uma nota em que se solidariza com os amigos e familiares e se mostra "consternada com o ocorrido".
 
GIRO PELO TWITTER...
... O pastor Martim Alves da Silva, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte - IEADERN, foi eleito membro da diretoria da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB). Ele recebeu o diploma das mãos do pastor José Wellington Costa Junior, presidente da CGADB;
 
... A TV da Câmara Municipal de Natal (CMN) fez uma ótima aquisição em contratar a colega jornalista e amiga, Tarcyla Costa, minha ex-editora de o extinto vespertino, “O Correio da Tarde”. Ressalte-se que, Mestre da Notícia entende bem do “mèetier”;
 
... O jornalista Aluísio Lacerda, diretor do Memorial da Assembleia Legislativa, prepara a equipe para fazer um curso de “Introdução à Linguagem das Exposições” a ser ministrado em Natal pelo museólogo Albino de Oliveira Júnior, da equipe técnica da Fundação Joaquim Nabuco, Recife; 
 
... Sem dúvida, foi Comovente a cena dos 200 colchões, travesseiros e cobertores na nave da Catedral da Sé, São Paulo (SP), para receber os moradores de rua nas noites frias da Paulicéia. No chão, entre as belas arcadas ogivais do seu estilo gótico. É como um abraço de Deus para abrigar os desvalidos; 
 
... “Discurso de ódio contra as mulheres na Internet: diagnóstico e soluções para o caso brasileiro”, será um dos principais temas do Fórum da Internet no Brasil (FIB12), que vai ser realizado em Natal de 31 de maio a 3 de junho, no Hotel Holiday. As inscrições são gratuitas; 
 
... O jornalista e professor Cassiano Arruda Câmara, uma das estrelas da imprensa potiguar, que formou gerações nas redações e nas salas de aula diz: “O curso de Jornalismo, aos 60 anos, perdeu o protagonismo dentro e fora da Universidade Federal (UFRN). Excesso de teoria, em curso profissional, é como remédio: Cassiano tem razão, afirmando que for se a dose é excessiva vira um veneno”; 
 
...O saudoso Luís da Câmara Cascudo é um produto hoje nacional e internacional por seu mérito pessoal, na solidão da sua sala de trabalho, chegando pela via do talento às maiores editoras do seu tempo, mas nunca, nem depois de morto, foi valorizado e transformado numa força seminal para novas conquistas;
 
... A cultura da intolerância cresce no Brasil e a constatação é fácil nos exemplos mais comuns. Bastaria um pacto entre OAB e a área de segurança e esse conflito de posições estaria resolvido. Não. Cada lado quer mostrar autoridade sobre o outro e o bom senso que se exploda; e
 
... Enfim, veio a Reforma da Previdência Social, indispensável, não se nega, mas vendida como saída para vencer todas as crises. Não evitou privilégios, não conteve o déficit e a economia ficou bem pior. E agora, José?;
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).