Valério Mesquita

26/05/2022 03h16

 

CANTO DE CISNE

 

Há 53 anos, Alfredo Mesquita Filho disputou a última eleição de sua vida. Lembrei-me da data, no último dia de finados. Passado todo esse tempo, nenhuma bruma encobre a memória daquele pleito desigual e doloroso, repleto de mágoas e feridas grandes. Aos 67 anos, disputava ao lado do seu vice Magno da Fonsêca Tinôco a prefeitura municipal de Macaíba pela quarta vez. Os seus adversários, tabelião Geraldo Pinheiro e Heronides Mangabeira de Araújo, contavam com o apoio maciço do governo do estado (Walfredo Gurgel), do poder local (Manoel Firmino de Medeiros, então prefeito de Macaíba), além do poderio econômico representado pelo casal de deputados e industriais Francisco Seráfico Dantas e Mônica Nóbrega Dantas.

A luta foi singular, desconforme e desequilibrada. Um verdadeiro massacre do poder injusto e da força do dinheiro contra dois velhos líderes, desarmados e empobrecidos, que se opuseram ao domínio político dos forasteiros. O cartório eleitoral fraudando e a farta distribuição de emprego na Usina Nóbrega e Dantas para em seguida demitir, após o pleito, tudo foi rotina e armadilha permanente para os incautos. Qualquer espectador à época, notava a superioridade dos governistas, cuja sanha por obras em Macaíba chegou a ponto de demolir a casa onde nasceram Auta de Souza e Henrique Castriciano de Souza para reconstruir uma escola nova (caixa de sapato), apagando a memória histórica da cidade (1967/1968). Até o jasmineiro da poetisa do “Horto” não escapou.

Mas faltava chegar o dia da eleição. Pairavam cuidados, entre os situacionistas, sobre a vencibilidade do jogo apesar de todo o favoritismo. Era preciso armar escaramuças com a cumplicidade da justiça eleitoral local para imobilizar a oposição. Foi aí que se tramou o mais bem urdido e ignominioso plano para prejudicar os candidatos oponentes. A casa de Alfredo Mesquita Filho da rua dr. Francisco da Cruz nº 39, foi cercada pela polícia militar que durante horas não permitiu que ninguém entrasse ou saísse, bem como, qualquer meio de transporte. A atitude discricionária do juiz ajudou muito e selou a vitória dos candidatos oficiais, porque a notícia que se espalhara no restante do município foi de que a casa de Mesquita fora invadida pela polícia e que ele estava preso. Inclusive, desistira até de concorrer. Eram 11 horas da manhã, no início da apuração dos votos. Ademais, acresce lembrar que, para consumar a arbitrariedade, a justiça eleitoral de Macaíba havia dispensado a força federal a fim de garantir o pleito, semanas antes do dia da eleição.

Retomo a memória desse episódio político/eleitoral para refletir o quanto Alfredo Mesquita sofreu no exercício da vida pública de mais de quarenta anos. Desgostoso e doente faleceu pouco depois no dia 12 de abril de 1969, pobre e no ostracismo, mas limpo e honrado. “Não se acaba o homem. Constrói-se a cada dia a sua perfórmance”. O último embate político revelou a vitória da honradez sobre o poderio econômico.

Hoje, peco licença aos internautas para lembrar a sua data aniversaria: 23 de maio de 1901.

 

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).