Liliana Borges

04/06/2022 08h39

FESTAS CULTURAIS, Flores, a Juventude…

 

As festas populares estão voltando conforme o abrandamento da pandemia. As cidades, freguesias e vilas portuguesas retomando os eventos que proporcionam agradáveis convívios, todos juntos desde crianças aos idosos no mesmo espaço, onde cultivam as tradições que se complementam com sua cultura e história.

 

Estas festividades não somente promovem muita diversão, como também, fomenta a economia e incrementa o setor turístico, consequentemente favorece o desenvolvimento da região. As festas são empreendimentos organizados com estrutura adequada, destacando-se a segurança que é um dos fatores que nos encantam nestas terras portuguesas, ainda, graciosamente ornamentadas e somadas a vasta programação cultural que se tornam muito atrativas.

 

Em Montijo na minha “Cidade Lusitana” comecei pela Feira Nacional do Porco na sua 25ª Edição realizada em 12 a 14 de maio no Parque de Exposições Acácio Doris, a qual visitei em companhia de amigas queridas que a vida me presenteou fruto das minhas atividades na Universidade Sénior, onde assistimos o Concerto de Quim Barreiros com seu repertório de “Música Pimba”.

 

O gênero musical é ligado a ruralidade portuguesa com letras derivadas de metáforas que conotam duplo sentido, melodias e refrãos engraçados e repetitivos que são fáceis de acompanhar e memorizar, o qual é instrumentalizado com o acordeão ou nossa sanfona propiciando muita animação.

 

O evento é voltado ao público profissional da área da suinicultura em um espaço de 7.000 m² com aproximadamente 350 expositores, desde exposição de animais aos mais modernos processos e equipamentos tecnológicos do setor, porém promove atividades aos cidadãos como programas lúdicos para toda a família, shows musicais e em um dos 4 pavilhões havia uma grande praça de alimentação com a tradicional culinária portuguesa recheada de deliciosas iguarias.

 

Mais adiante em 27 a 29 de maio aconteceu a “Festa da Flor”. É uma tradicional festa, pois o Concelho é o maior produtor de flores de corte do país. No dia 26 no Centro Comercial, “Alegro Montijo”, foi a Apresentação Oficial da Festa e abriu seu espaço decorado, “Music Box, uma Viagem a História da Música”.

 

A inauguração ocorreu no dia 27 na Praça da República marcada pela presença do Presidente da Câmara, o Sr. Nuno Canta, empresários, parceiros, colaboradores e todos que trabalharam em prol de fazer acontecer um dos mais belos eventos da região.  Sua programação foi muito convidativa com animação de rua, workshops, oficinas, espetáculos, concertos, degustação de produtos regionais, entre outros.

 

A Praça estava fabulosamente decorada com lindos painéis, cantos e recantos ornamentados com muitas flores coloridas que encheram nossos olhos de pura beleza. Personagens lindamente fantasiados passeavam entre o público ao som de uma banda que juntos animavam todo o ambiente; comércio de alimentação, flores e plantas fluíam; mesas de madeira afixadas para o evento que aconchegavam o ambiente; cafeterias repletas de gente e o agradável burburinho dos visitantes que completavam o esplendor do evento.

 

A Escola Profissional do Montijo também abrilhantou com apresentação de iguarias preparadas com flores comestíveis oferecidas para degustação, elaboradas pelos alunos do Curso de Cozinha e Bar, supervisão e orientação do Sr. Filipe Severo, Diretor do Curso. Saboreei duas de suas propostas, a primeira uma salgada de cachaço de porco, corte da carne dianteira do lombo, fumado e cozinhado por 18 horas e a outra doce, um pudim com a particularidade de usar gordura animal na sua calda como o torresmo. Simplesmente, Sabores dos Deuses!

 

Ademais, à noite encontrei bons amigos na Praça que nos divertimos regado ao vinho e algumas Imperiais, pois teve quem preferisse a cerveja porque a temperatura estava propícia a uma gelada, ao som do Concerto de Luís Trigacheiro, quem foi eleito como um dos 10 melhores vencedores do “The Voice” do mundo.

 

Nesta altura, também, acontece a “Semana da Juventude” que iniciou em 27 de maio e irá até 04 de junho no Parque Municipal do Montijo com rica programação, a cultura a flor da pele e entretenimento com inúmeras atividades desportivas, danças, workshops, música, concertos…

 

No sábado à noite fui assistir o Show de Deejay Telio, músico, produtor e compositor Angolano. O espaço era compartilhado por muita gente de todas as idades com muita animação que juntos cantavam acompanhando o cantor, e assim, o cenário se tornava esplendoroso.

 

Curiosamente sai de casa sozinha às 23 horas, estacionei meu carro distante do evento, caminhei até o local com tranquilidade sem medo de alguma situação constrangedora, isto é uma das maravilhas por aqui, o direito de ir e vir em paz com segurança.

 

Quem dera um dia o Brasil se tornar um imenso Portugal como menciona Chico Buarque na sua música “Fado Tropical”!

“… Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal, ainda vai tornar-se um imenso Portugal!”

 

Confira o vídeo sobre o assunto no meu canal no YouTube: LILIANA BORGES EM PORTUGAL: https://youtu.be/W8Y2Pmp-7zI

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).