Eliade Pimentel

13/06/2022 17h52

Lula é livre e valoriza a agricultura familiar

 

A fome e a desigualdade alcançaram níveis alarmantes no Brasil. Recentemente, foram divulgados dados que revelam uma situação como não se via há muito tempo. Segundo o Instituto Vox Populi, 33 milhões de brasileiros e brasileiras estão passando fome, ou seja, 15,5% da população. No Nordeste, a situação é mais grave e atingiu o pico de 21%, totalizando cerca de 12 milhões de pessoas. Preocupado com a situação, o ex-presidente Lula anunciou que irá debater com governadoras e governadores do Nordeste essa questão tão preocupante.

 

Ele estará em Natal (RN) nesta quinta-feira (16), na Arena das Dunas, sendo que antes deverá marcar presença no Fórum de Governadores(as) do Nordeste, composto pelos noves estados nordestinos. A reunião ocorrerá em paralelo à I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que será realizada nesta semana, de 15 a 19 de junho, no Centro de Convenções de Natal. O Governo do Rio Grande do Norte está realizando o evento e bancando boa parte da estrutura, como compete ao estado anfitrião em eventos semelhantes.

 

A I FENAFES é uma iniciativa que partiu da Câmara Temática da Agricultura Familiar, ligada ao Consórcio Nordeste, que é acompanhada pela governadora Fátima Bezerra e coordenada pelo secretário Alexandre Lima (Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar). Ele, titular do principal órgão executor do evento. Sendo gestora de comunicação da Sedraf-RN e coordenadora de comunicação da Feira Nordestina, estou escrevendo tudo isso com bastante propriedade.

 

Bem, aonde quero chegar com essas explanações? Desde dezembro de 2021, quando os gestores e as gestoras da agricultura familiar do Nordeste se reuniram na Bahia, foi definido que haverá uma feira anual com a função de ser uma grande vitrine da diversidade do segmento, responsável por produzir aproximadamente 70% dos alimentos saudáveis que chegam à mesa da população brasileira. Na ocasião, foi determinada a data e a cidade/estado para realização desta que vem ser a primeira feira nordestina, tratada desde então como “A grande festa da colheita”.

 

Nesse meio tempo, Lula vem anunciando que vai marcar presença na feira nordestina, porque ele sempre deu e dá valor ao meio de produção representado por milhares de agricultores e agricultoras familiares, tão favorecidos em seus dois mandatos e no mandato interrompido da companheira Dilma Roussef, e abandonados no atual mandato do governo federal. É do conhecimento de todo mundo que acompanha noticiários, e entende um mínimo da política nacional, que o pré-candidato tem afinidades com as maiores lideranças da região.

 

É sabido por todos e todas que Lula é a cara do Nordeste e, por consequência, da agricultura familiar e da economia solidária. Aliás, a política “Ecosol” foi criada em seu primeiro mandato. Então, é fácil entender porque o ex-presidente, que já provou por A mais B que tem motivos de sobra para estar livre pro que der e vier, tem total direito de visitar a feira e dar aquele alô para expositores(as) que representam todos os nove estados da região.

 

Se chegue, Lula, seja bem-vindo à I FENAFES. Se achegue à grande festa da colheita. Vão fazer todas as inferências, vão fazer todo tipo de alarde, mas até onde eu sei, o senhor é livre para ir e vir para onde quiser e achar melhor. Com certeza, será uma honra para agricultores e agriculturas de todo o Nordeste conversarem com aquele que um dia fez tanto pelo setor.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).