Evandro Borges

17/06/2022 09h33

 

As entrevistas com os pré-candidatos ao Senado
 
 
Iniciamos nas terças-feiras na primeira edição do jornal do Potiguar Notícias uma série de entrevistas com os pré-candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Norte, que já assumiram esta condição. O programa é ao vivo e se inicia às 9h, associado a uma rede de emissoras por todas as Regiões do Estado. Tudo acertado com o editor, o jornalista Renato de Moraes e a timoneira do PN -  Irandi Pinto. 
 
Para todos os pré-candidatos serão realizados perguntas fixas que estão na ordem do dia, e que o pré-candidato ao Senado deverá ser questionado na rua, quando se encontrar com o eleitorado e na sua futura atuação na Casa Legislativa que representa os Estados da federação brasileira. Assim serão dispostas as seguintes questões: Por que é pré-candidato? A Constituição da República; o STF; a urna eletrônica; critérios para distribuição das emendas parlamentares individuais; a questão ambiental com a exibição de uma foto de satélite da amazônia, a Região Metropolitana de Natal e a educação.
 
O que vai interessar será a opinião do pré-candidato, pois assim o eleitor, o internauta, o telespectador e o radiouvinte deseja saber e conhecer. O entrevistador não poderá polemizar, não pode interferir na opinião do entrevistado. No momento atual do processo eleitoral, o que mais deve ser colocado com transparência e clareza será a opinião do pré-candidato, a fim de oferecer uma boa base de esclarecimento a opinião pública.
 
As perguntas escolhidas não esgotam o posicionamento dos pré-candidatos, podendo haver uma variaçã. No entanto, há um tempo para o programa, dentro de uma perspectiva do jornal diário, não constitui um programa especial com uma duração mais adequada e alongada. Corresponde uma tentativa de contemplar as reivindicações efetuadas até de forma insistente pelo público que gentilmente nos dar audiência, conquistada ao longo dos anos e dá construção efetuada com presença importante do saudoso jornalista Pinto Júnior que nos deixou um imenso legado.
 
O veículo de comunicação pode ter uma linha editorial e o Potiguar Notícias ao longo de sua existência marcou um posicionamento a favor da democracia, da pluralidade, dando espaço a todos os segmentos econômicos, sociais e humanos, compreendendo a diversidade brasileira e buscando o desenvolvimento com sustentabilidade, oferecendo informações jornalísticas a opinião pública norte-rio-grandense, e neste momento do processo eleitoral buscar com imparcialidade a opinião dos pré-candidatos ao Senado que tanto tem interessado a sua preciosa audiência.
 
As entrevistas começaram, e o primeiro entrevistado foi o pré-candidato ao Senado, o professor Ney Lopes de Souza, advogado, jornalista e que conta em seu curriculum político com seis mandatos de deputado federal, e deverá concorrer pelo PMB – Partido da Mulher Brasileira, submetendo a sua pretensão a convenção eleitoral. Respondeu todas as perguntas de forma gentil. A entrevista está disposta no Portal do Potiguar Notícias, de fácil acesso aos homens e mulheres que procuram diariamente a internet.
 
As entrevistas consistem em uma oportunidade aos pré-candidatos de colocarem a sua opinião e as ideias que trabalharão na campanha e em caso de vitória o posicionamento no Senado. Aos internautas, telespectadores e radiouvintes um momento de conhecer com franqueza e transparência os pré-candidatos. E ao jornalismo do Potiguar Notícias de mais uma vez contribuir com a sociedade Norte-Rio-Grandense.
 

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).