Cláudia Fragoso

21/06/2022 11h56

 

O PENSAMENTO CRIA REALIDADE?

 

Você provavelmente já deve ter ouvido frases como “Acredite, que você consegue! ” ou “Pense positivo que tudo vai dar certo!”. Na verdade, há uma onda, um modismo desse tipo de fala, que, dependendo do contexto e para quem se fale pode ser extremamente prejudicial, mas para alguns pode servir como um incentivo a mais para alcançar o que deseja! Mas, e então, como saber se essas expressões de fato são reais e positivas para alguém?

Vamos pensar em situações distintas e depois avaliaremos se existe alguma veracidade no conteúdo que é falado. Imagine uma pessoa em depressão profunda. Agora suponha que a mãe diga para ela (Saiba que esse tipo de situação é muito mais comum do que pode supor): “Saia dessa cama, pense positivo, seja forte, que tudo vai dar certo! ” Será que isso pode ajudar alguém nessa situação? Infelizmente muita gente acredita que sim, pois já ouvi muito isso quando atendia como psicoterapeuta. Agora pense em um candidato a um emprego que tem se esforçado bastante; entregado currículos, se preparado, tem experiência, boa educação formal e não-formal, que já passou por etapas anteriores de um processo seletivo, mas que por uma insegurança, está prestes a desistir da última fase da seleção. Alguém chega para essa pessoa e diz: “Acredite, você consegue! ”. Pode ser que isso provoque nele a energia necessária para se vestir e comparecer à entrevista final. E nesse caso, foi positivo.

Uma pergunta ainda fica engasgada: “Mas quem garante que se alguém pensar positivo, vai dar certo? ” Ninguém pode garantir isso e a vida nos mostra que sempre precisamos lidar com o fracasso, no entanto, existe algo muito importante em todo ser humano, que é a tríade do “Pensamento / Sentimento / Ação”. Todos nós somos regidos pelos nossos pensamentos, é por lá que tudo começa. Então, se você tem um determinado pensamento sobre uma situação específica, significa que irá expressar uma emoção decorrente desse pensamento e, da mesma forma, irá agir de acordo com essa emoção. Na prática, funciona assim: Se você tem o pensamento (de forma repetida e automática) de que não vai passar na seleção, há uma grande tendência de que seja gerado medo (emoção) dentro de você, e a partir desse medo, sua atitude seja de paralisia. Dessa forma, através dos pensamentos que você cultiva, sem perceber, você acaba agindo de acordo com eles.

Isso significa dizer que qualquer pessoa que esteja doente mentalmente, se começar a pensar que está saudável irá ficar curada de quaisquer patologias? Não, embora todos desenvolvam esse mecanismo, uma pessoa que está emocionalmente fragilizada irá ter a tendência de criar pensamentos negativos e ainda que se esforce para mudá-los, ela precisará de cuidados, às vezes medicações e tratamento específico. Do mesmo modo, alguém que esteja doente fisicamente, provavelmente não terá as mesmas condições de executar ações necessárias para a sua cura dessa forma. O contexto é outro esses casos e requerem um aprofundamento maior nas patologias.

Para além da força do pensamento positivo, o que trago aqui é uma reflexão sobre como o seu pensamento gera, sem que você perceba, ações em direção ao seu fracasso ou sucesso. O seu pensamento, se bem trabalhado, pode sim criar realidades incríveis, não de forma mágica – afinal, não é o pensamento sozinho quem faz isso, mas as suas ações que são oriundas dele. Investigue o que anda pensando, principalmente, se esses pensamentos contribuem com o que deseja alcançar. Caso não contribua, simplesmente escreva, refaça novos pensamentos mais congruentes com a vida que quer viver! Esse poder é só seu!

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).