Liliana Borges

02/07/2022 00h32

FESTAS POPULARES, São Pedro em Montijo…

 

Continuando nosso passeio pelas Festas dos Santos em Portugal que no Brasil são celebradas no mesmo período das Festas Juninas…

 

Esta semana tem as Festas Populares de São Pedro em Montijo, cidade situada na região metropolitana de Lisboa na margem sul do Rio Tejo,  começaram no último 28 e se estenderá até segunda-feira 04 de julho, a festividade é composta de extensa e interessante programação.

 

Sua agenda é recheada com inúmeras atrações desde os concertos de diversos segmentos musicais, uma verdadeira riqueza cultural como a música portuguesa, a brasileira e outras internacionais em vários palcos distribuídos ao longo da cidade, ainda mais, o “Bibe Elétrico”, semelhante ao nosso trio elétrico que agrega muitos seguidores no seu percurso com muita alegria.

 

Ademais apresentações de grupos de ginásticas, artes marciais, largadas de touros, procissão de São Pedro, encontro de embarcações tradicionais de São Pedro, cruzeiros do pôr do sol, enfim atividades para todos os gostos ao longo dos dias da festa.

 

Conheci a festividade em 2019 no primeiro ano que comecei a residir nas Terras Lusitanas, porém nos dois seguintes foi suspensa devido a pandemia e em 2022 voltou a acontecer ainda mais bonita. Emoção a flor da pele pela satisfação de poder se aglomerar novamente, todos juntos e misturados. Nada melhor que conviver harmonicamente, principalmente, com segurança, isto é um grande diferencial dos eventos por aqui, simplesmente é fabuloso.

 

Dia 28 de junho quando abriram as comemorações aproveitei para apreciar um bocadinho da festa em companhia de minha filha e amigos, entretanto somente foi possível sentir esta maravilha neste único dia porque viajei ao Brasil para passar uma temporada de férias, mesmo assim fiquei encantada com o que meus olhos presenciaram.

 

Percorremos as ruas da cidade que estão graciosamente decoradas, algumas mimosas pequeninas vilas ornamentadas com o tema do santo popular, padroeiro dos pescadores, e até me deparei com uma à brasileira repleta de comidas típicas a exemplo da “Georgia Brigadeiros” mais o simpático atendimento de Bruna Barros e Anne Carolina, ainda, ao som de nossa música, como a dupla de Tiago e Marcelo.

 

Não podia esquecer de mencionar as iguarias portuguesas que podemos apreciar por todos os cantos com estrutura convidativa para permanecer no local por muito tempo, o difícil é mesmo escolher qual delas saborear. Entre elas nos deliciamos com as tradicionais “Bifanas” que são pequenos bifes suculentos com corte bem finos de carne de porco e servidos em um delicioso pão quentinho e crocante, simplesmente “Sabores dos Deuses”.

 

O grande concerto neste dia foi de Matias Damásio no Palco da Zona Ribeirinha, cantor angolano nascido em Benguela, começou sua carreira em 2000 cantando em festivais religiosos e abarcou uma próspera carreira em outros segmentos, entre suas canções mais conhecidas é o tema “Loucos” em que fez muito sucesso em Portugal em 2016. Belo show!

 

O encerramento do evento será com o concerto de Dulce Pontes, nascida em Montijo, uma das cantoras portuguesas mais populares e reconhecida internacionalmente, considerada uma artista “World Music” e, mais adiante às 00hs00 ocorrerá “Fogo de Artifício com a Tradicional Queima do Batel”.

 

Mais um dia muito bem passado na minha “Cidade Lusitana, Montijo”. Festa esplendorosa…

 

Confira o vídeo sobre o assunto no meu canal no YouTube: LILIANA BORGES EM PORTUGAL: https://youtu.be/YB5zpQhEw9o


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).