Liliana Borges

09/07/2022 10h48

 

FAZENDA SÃO BRAZ, Reencontros à Brasileira…

 

Verão europeu, temporada de férias, viagem ao Brasil, muitos reencontros…

Neste período vou relatar sobre os lugares que visitarei mostrando um pedacinho deste imenso país com uma porção de sua história, pois cada região tem seu valor…

Meu primeiro fim de semana por aqui fui ao “São Pedro dos Primos” realizado na Fazenda São Joaquim, mais conhecida como Fazenda São Braz, situada no Município de Mamanguape na divisa do Estado da Paraíba e Rio Grande do Norte, bem próximo da pequenina e graciosa Pitanga da Estrada no Nordeste do Brasil.

Mamanguape está situada na Zona da Mata Paraíbana e possui uma população aproximadamente 45.000 habitantes, cidade que teve destaque na colonização da Capitania da Paraíba marcando a sua história com a exploração do pau-brasil e mais adiante o cultivo da cana-de-açúcar.

Eliane Carlos Freire e sue esposo Leonel proporcionaram um agradabilíssimo reencontro dos primos da “Família Oliveira” na sua fazenda, herdade em Portugal, uma tradicional Festa de São Pedro à Brasileira. Nossas Festas Juninas são originárias das Festas dos Santos Populares portuguesas, porém com diferenças culturais em decorrência da influência de diversas etnias que formaram nossa população.

O sábado começou o dia por um delicioso churrasco preparado em grande estilo por Alfa Confraternizações, regado por caipirinhas e caipifrutas com a variedade de nossas maravilhosas frutas tropicais, embalado por um “Forró Pé de Serra”, pelos “Titans Nordestino”. A emoção era imensa com uma alegria contagiante que até esquecemos de tirar fotografias, ainda bem que a anfitriã lembrou de reunir todos para registrar o momento.

Ao longo do fim de semana o Chefe Ricardo Layca e sua equipe de apoio prepararam inúmeras iguarias regionais com seus segredos, arte e saber que tornaram cada prato uma preciosidade. Desde o Café da manhã com tapioca quentinha, cuscuz, canjica, queijo assado, bolos ao almoço do domingo com feijão verde, macaxeira, galinha de capoeira, farofa, carne do sol com queijo de coalho, arroz de graxa, entre outros.  A gastronomia nordestina é simplesmente deliciosa, como eu estava com saudades…

O domingo amanheceu chuvoso, um espetáculo da natureza que no campo enriquece a paisagem, parece que a vegetação canta uma bela melodia acompanhada com a repercussão do inebriante som dos pingos da chuva nas folhagens e na terra. Estava saudosa em apreciar nosso cenário rural, neste local são lindos vales até onde a vista alcança em harmonia com a beleza da imensidão das plantações como os verdejantes canaviais…

Tive o privilégio de conhecer a fazenda em companhia do anfitrião Leonel Freire que apresentou o empreendimento com muito gosto e atenção, percorremos os graciosos caminhos entre os roçados até chegarmos aos galpões de criação de frango que encheu meus olhos com sua beleza e grandiosidade.

A fazenda contém dez galpões e cada um com a capacidade para 35.000 frangos composto por equipamentos adequados para controlar temperatura e iluminação, como também, o abastecimento de alimentação e água, onde seu sistema tecnológico e estrutural está entre os mais modernos do mundo.

Sua produção como todas as criações tem seu período de crescimento até a época ideal para sua comercialização, aos 28 dias atinge a forma de galeto que já pode ser retirado para a venda e a partir de 40 dias assume a forma de frango definitivo, preferido por vários mercados.

Conhecer uma criação ao vivo e a cores é uma experiência ímpar, além de percorrer os caminhos de uma fazenda em um dia de chuva é mais gratificante ainda. Ademais um fim de semana inteiro com primos que não se encontravam por longos anos, bate papos infindáveis, maravilhosas recordações, boas risadas, além de tudo isso rever o Brasil…

Emoção a flor da pele, sem mais palavras…

Confira o vídeo sobre o assunto no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL: https://youtu.be/yHH7gV099j8

 

 

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).