SPVA FEITO DIA DE DOMINGO
Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVARN) - uma associação literária e artística, de utilidade pública, democrática, sem fins lucrativos, com 27 anos de existência e 68 atuantes associados de importante atuação no meio cultural do Estado.
16/02/2025 04h45
Carta-apresentação (SPVA Feito Dia de Domingo)
AUTORIA: Adélia Costa – é poeta, atual presidente da SPVA, servidora estadual, mãe de Rebeca e Artur, organizadora de antologias e autora do livro: “A vida e obra de Câmara Cascudo em... Carroça Caída: uma contação de história na feira.
Prezados(as) Leitores (as),
SPVA Feito Dia de Domingo é um espaço literário que se abre aqui no Potiguar Notícia para que você, leitor(a) assíduo (a) e amante das artes, das letras e cultura (assim como o foi o nosso grande entusiasta Pinto Júnior), possa se deleitar com textos poéticos de diferentes gêneros. Aqui, você encontrará poemas, biografias, cartas, entrevistas, contos, conselhos, artes, críticas, contação de histórias e/ou causos, comentários e/ou agenda literária, cronogramas de ações, crônicas, dentre outros que o gênero textual portal suportar e permitir.
Esse será o espaço “SPVA Feito Dia de Domingo”... Explico: domingo é dia de lazer, praia, encontros familiares, amoroso, descanso, shows, mesa farta, cinema, igrejas, saraus... Tudo cabe de bom nesse tão especial dia. Aliás, Domingo rima com “CHAMINGO” - uma mistura de chamego com domingo... E esse será o nosso espaço de CHAMINGO: um cantinho cheio de textos lindos para por vocês serem lidos. Você deve tá se perguntando: E quem é a SPVA, mesmo no jogo do bicho, para já estar com esse CHAMINGO todo? (A propósito: domingo também é dia de jogo...)
Peço perdão por não ter me apresentado, nem muito menos o citado grupo, pois como esse ano faremos já 27 anos de existência, pressupomos que o mundo inteirinho já nos conhece (modéstia à parte - risos). Aliás, se você é um dos que ainda não nos conhece, saiba que “Você, precisa saber de ‘nós’. Baby, baby, I love you.” Você precisa e nós precisamos de “você, de seu calor, da sua companhia”... Então, que tal fazermos um pacto: todo domingo enviaremos um CHAMINGO em forma de texto para você, em contrapartida, ao se deleitar com a leitura, você nos dará um feedback, tanto aqui pelo portal, quanto por nossas redes sociais. Vamos CHAMINGAR? Por que se tu quiser, ah, se tu quiser... “se tu quiser/poemo um poema bem cheio de rima/acendo a estrela mais bonita lá de cima/faço tudo que puder pra tu ficar mais eu”.
Mas, deixemos as músicas de lado e voltemos para o quem nós somos: Os Poetariados Chamingueiros...
Somos um grupo cultural poético, lítero-musical, sem fins lucrativos, democrático, com eleição realizada de três em três anos, cujo objetivo principal é o de fomentar a literatura, cultura, artes em geral. A ideia da criação do nosso grupo surgiu há 27 anos, em um 12 de junho, Dia do Amor, em uma época em que Natal, a nossa “Linda, baby”, vivia os anos dourados da chamada efervescência cultural.
Como tudo aconteceu... Um dia, um grupo de 17 jovens poetas e afins, liderados pelo jornalista Paulo Augusto (idealizador sócio-fundador da SPVA), resolveu institucionalizar os encontros poéticos e artísticos do grupo - que na época, eram realizados na FUNCARTE. Inspirados naquele famoso filme, criamos vida e corpo e ficamos sendo chamados assim: Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte – SPVARN (Para saber mais a respeito, é só nos procurar na redação do portal Potiguar Notícia e nas nossas redes sociais: instagram, facebook, youtube... e mundo afora!).
Isso não quer dizer, queridos(as) leitores (as), que nesse espaço virtual só teremos produções de associados. Antes que a pergunta venha, já respondemos: Não necessariamente! É claro que a nossa prioridade será a de abraçar os textos de nossos associados. Afinal, são eles que apostam, contribuem com suas obrigações associativas, participam das nossas ações e levam o nome da SPVARN mundo afora. Contudo, queremos lembrar que, como bons “CHAMINGADOS” que somos, o espaço estará aberto para todos os outros escritores e também coletivos. Inclusive, para vocês prezados(as) leitores(as) escritores(as) amigos(as). Ou seja: desde que o texto enviado atenda aos nossos objetivos e critérios, ele poderá sim compor o nosso acervo de publicações.
Ainda que tenhamos quase três décadas de contribuições literárias, artísticas e culturais em nosso Estado, ainda não dispomos de sede própria, um chão nesse latifúndio para chamar de nosso, mas já nascemos grandes! Executando projetos variados, desde o início e ao longo do tempo, amadurecendo e partindo para outras ações mais abrangentes e complexas.
Atualmente, temos vários projetos e frentes de atuação: Projeto Poetas na Escola e no Mundo, realização de lançamentos de livros, de saraus e/ou outros eventos, oferecemos oficinas pedagógicas e poéticas, participamos de feiras literárias e culturais, publicamos antologias e livros, através de nosso próprio selo editorial, dentre outros projetos realizados com e/ou sem parcerias. Alguns outros projetos estão adormecidos, precisando saírem do onírico para ocuparem o mundo da concretude. Mas, apesar deles, temos consciência de que, para nós, o céu é o limite.
Apoiamos a poetas e/ou artistas, iniciantes ou consagrados, bem como também somos ajudados por eles. E a ideia da fundação da SPVA é e sempre foi essa: a de ser uma grande rede de apoio mútuo, enfincada no mar da poesia. Como diz o nosso artista SPVA multicultural Jaime Galvão em nosso hino oficial:
“Canta Natal, canta meu Rio Grande do Norte
Canta Natal, eu quero ouvir o teu cantar
Canta o poema da Paz
Faz da tua vida uma oração
Eu quero navegar contigo
Ombro a ombro, lado a lado
No teu mar de poesia
SPVA, SPVA, é paz, é amor, é alegria
É poesia no ar
Vem meu amigo, vem meu irmão
De além mar, além fronteiras
Navegar comigo nos mares da poesia
Seja bem-vindo
À nossa terra Natal
A nossa linda Praieira
Sempre Alegre e sorridente
É nosso cartão postal
SPVA, SPVA, é paz, amor, é alegria
É poesia no ar”
E quanto a mim, Adélia Costa, atual presidente da SPVARN, autora dessa “Carta-apresentação” e coordenadora desse Espaço Virtual SPVA Feito Dia de Domingo no âmbito da sociedade, só tenho a agradecer ao portal Potiguar Notícia, na pessoa de Irandi Pinto e de toda a redação, por essa porta que se abre com o fim de divulgar a nossa literatura. A SPVARN é como o Potiguar Notícia: É luta! E é na luta que seguimos divulgando a nossa cultura, nossos livros, nossas artes.
A você que dedicou momentos do seu dia para ler essa carta-apresentação prometemos:
No próximo domingo teremos mais textos. Não definimos ainda o gênero dele, nem a autoria, mas lhe damos uma certeza: será um texto que fará você curtir a SPVA Feito Dia de Domingo, criando memórias afetivas como as que criamos em nossos quintais, parques, praças e jardins, bem como em nossas janelas. Até lá, vai nos seguindo aí em nossas redes sociais. Vocês serão mui bem-vindos (as). Até breve!
Nossas redes: @spvarn.oficial
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).