Salão Rota 101 Nordeste reúne oito mil visitantes

10/07/2013

Por: Jacqueline Serafim Santos

O Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, realizado de quinta-feira a sábado da semana passada, em Natal, recebeu cerca de oito mil visitantes. Quase cinco mil crachás foram distribuídos entre expositores (128 estandes) e profissionais de Turismo (operadores, agentes de viagem, hoteleiros e jornalistas, em geral) e em torno de três mil para o público final. 

Estiveram no Salão cerca de 500 agentes de viagem e operadores de Turismo. Foram 308 agentes visitantes (Paraíba, Pernambuco e Alagoas), que vieram em caravanas (sete ônibus) das operadoras CVC, Trend, Tambaú e Maxtour, além de 21 agentes de viagem do interior do Rio Grande do Norte, convidados da Foco Operadora, e 54 agentes de viagem de Natal. 

Em nível nacional, o Salão credenciou 72 operadores e agentes de viagem. As oito capacitações de destinos e produtos turísticos, realizadas em dois dias do Salão (no primeiro dia não houve treinamento), motivaram a presença de cerca de quase 300 agentes de viagem. Da imprensa regional, dos três estados do Nordeste visitantes, vieram 29 jornalistas convidados. Da imprensa nacional, sete profissionais. Do Rio Grande do Norte (capital e interior) foram credenciados 66 jornalistas.

 Ainda de acordo com os organizadores do evento, foram comercializadas quase 1.400 refeições típicas nos espaços do RN, PB, PE e AL no Salão Gastronômico, durante os três dias. O Salão do Artesanato também gerou bom movimento de vendas, porém os números finais não foram repassados pelos Estados. No palco principal do evento houve 12 apresentações culturais (quatro atrações por dia). Já o Encontro de Prefeitos e Gestores de Turismo da Rota 101 Nordeste, realizado na sexta-feira (5), contou com a participação de cerca de cem pessoas no auditório.

O Salão de Turismo Rota 101 Nordeste é uma promoção dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além da prefeitura de Maceió. Conta com o patrocínio da CVC, Sebrae e Banco do Nordeste. A organização é das empresas Espacial Eventos e Argus Eventos de Turismo, sediadas em Natal.

Fonte: Assessoria