Prefeitura e CMDCA implantam projeto contra as drogas

24/07/2013

Por: Jorge Moreira
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ceará-Mirim-CMDCA, fará nesta quarta-feira 24/07 a implantação do "II Projeto de Arte e Cultura na Prevenção e Combate ao Uso de Drogas". O evento, como parte da programação alusiva aos 155 anos de emancipação política do município, acontece a partir das 8h no auditório "Prefeito Roberto Varela" da Estação Cultural.
 
Apresentado aos parceiros e à sociedade no último dia 27 de junho, o projeto caracteriza como público alvo, alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, e conta com os seguintes parceiros: Prefeitura de Ceará-Mirim, Secretarias Municipais de Educação, Defesa Social, Assistência Social, Administração, Gabinete Civil, Juventude Esporte Cultura e Lazer, Fundação de Cultura Nilo Pereira, Escolas Públicas e Particulares, Jornal Litoral Notícias, Conselho Tutelar e Grupo de Escoteiros Nossa Senhora da Conceição.
 
O objetivo do projeto é implantar atividades no ambiente escolar que tenham a incumbência de incentivar na coletividade estudantil e na comunidade em geral, a discussão e a reflexão sobre as drogas e seus efeitos na escola, na família e na comunidade.
 
Esse projeto também consiste de seus objetivos específicos, como por exemplo, combater o uso de drogas na comunidade escolar através de atividades educativas de sensibilização e reflexão, envolver crianças, jovens e adolescentes na proposta de projetos educacionais e sociais preparando-os para o exercício da cidadania, bem como, diagnosticar causas e problemas vivenciados nos estabelecimento de ensino e no seu entorno, buscar soluções para as diferenças e problemas diagnosticados em conjunto com os parceiros, provocar mudanças nas relações escola/comunidade aproximando a sociedade das instituições de ensino e demais entidades envolvidas no combate ao uso de drogas.
 
Mas, de acordo com o presidente do CMDCA, professor Gerinaldo Moura da Silva, para alcançar esses objetivos estabelecidos, será necessário um monitoramento das ações, por parte do Conselho, reuniões sistemáticas com os parceiros para exposição de motivos, troca de experiências, apresentação de diagnósticos, assim como, participação em palestras, mesas redondas e seminários, tendo por objetivo a capacitação e o envolvimento dos participantes, promoção de concursos de cartazes, produção de vídeos, poesias que versem sobre o tema proposto, bem como de outros que venham a ser ventilados como, indisciplina escolar, violência, sexualidade na adolescência, etc.
O Projeto terá sua culminância durante a semana da criança, em outubro próximo, quando será realizado o Seminário de Prevenção e Combate às Drogas e seus efeitos na Escola, na Família, no Trabalho e na Comunidade.
DADOS PREOCUPANTES
Nos últimos anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack.
E é importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente a violência e a Aids.
Dentro desse contexto, todos concordam que a escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas, pela ampliação das possibilidade de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade.
E foi pensando nisso, que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes-CMDCA, apresentou e está lançando oficialmente o "Projeto de Arte e Cultura na Prevenção e Combate ao Uso de Drogas", na escola, na família e na comunidade.
 
PREOCUPAÇÃO
Por causa disso, professores de educação infantil, ensinos médio e fundamental têm sido constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção de escolas e pela opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas em sala de aula, e para saberem o que fazer com estudantes que precisam de atenção especial nesta área.
 
Sabemos que muitos professores estão preocupados com este problema, mas pela correria diária eles não têm tempo para organizar uma proposta que envolva ações planejadas e bem estruturadas para tratar dessa questão tão preocupante.
 
Assim surgiu o projeto "Arte e Cultura na Prevenção e Combate ao uso de Drogas", do CMDCA, para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas alcoólicas, fumo, crack, etc) em nossa comunidade.
 
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO NESTA QUARTA-FEIRA 24/07
- 8 horas
- Abertura Oficial
- Auditório Prefeito Roberto Varela - Estação Cultural
- Hino Nacional Brasileiro
- Exaltação ao Ceará-Mirim
- Implantação do Projeto Arte e Cultura
- Saudação poética ao Ceará-Mirim
- Mensagem do Prefeito Antônio Marcos de Abreu Peixoto - Ceará-Mirim 155 anos
- Celebração Lítero-Musical

Fonte: Assesoria